A interface do PPGL com a Educação básica, através de projetos de pesquisa e de extensão, coordenados pelos docentes do programa, com participação de alunos de graduação e pós-graduação. Salienta-se que muitos desses projetos são financiados com recursos de fundos institucionais de fomento à pesquisa, extensão e formação (FIPE; FIEX; PROLICEN; PIBIC; PROBIC), com bolsas para alunos graduandos.
Destacamos as atividades desenvolvidas pelos docentes abaixo:
Festa Literária de Santa Maria, 11 a 13 de setembro de 2019, realizada na Cooperativa de Estudantes de Santa Maria, Santa Maria/RS. Esse evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e do Edital Pró-Cultura/RS e, como contrapartida, realizou atividades em escolas localizadas na periferia do município. Palestras em escolas sobre Música e Literatura, Fomento à Leitura.
Título: Ateliê de Textos: práticas orientadoras para a produção e avaliação de textos na perspectiva sistêmico-funcional. Local e entidade: Escola Municipal d Produção de dois cadernos didáticos: uma para leitura e escrita de episódios em coautoria com minha orientanda de doutorado Carla Carine Gerhardt, e outro para leitura e escrita de biografias multimodais com minha orientanda de doutorado Anidene de Siqueira Cecchin. Ministrei três minicursos para professores da rede de ensino e estudantes de licenciaturas: um em Jaquirana, outro em Gramado e outro em Rio Grande. Coordenei as ações de extensão na E.M.E.F. Maria de Lourdes Castro, organizei a publicação dos textos produzidos durante as oficinas na escola e coordenei a sessão de lançamento da coletânea. e Ensino Fundamental Maria de Lourdes Castro, em Santa Maria, RS.
Residência Pedagógica
Descrição: Com base na Pedagogia dos (Multi)letramentos, que destaca o papel da agência no processo de construção de significado e insiste na promoção de ambientes que se caracterizem pelo caráter emancipatório do processo de ensino e aprendizagem, bem como nos pressupostos da Base Nacional Comum Curricular que orienta para um ensino de leitura e de produção textos de gêneros variados como atividades interdependentes, este subprojeto de residência pedagógica tem como objetivo geral a inserção dos alunos do curso de Letras Português da UFSM no universo escolar do Ensino Fundamental e Médio, com o intuito de promover a inter-relação entre a teoria e a prática pedagógica na área das Linguagens – Língua Portuguesa, com ênfase nas práticas de (multi)letramentos.. Situação: Em andamento; Natureza: Ensino.
PINTON, F. M.; STEINHORST, C. ; VARGAS, S. K. . Desvendando os segredos da linguagem – do conto à fanfic. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para ensino fundamental). 3. PINTON, F. M.. Leitura e produção textual: princípios básicos. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático). 4. PINTON, F. M.; BORDIN, C. ; SCHMIDT, R. M. . Produzindo artigo de opinião – Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para ensino fundamental). 5. PINTON, F. M.; BARRETO, T. . Produzindo resenha – Coleção Produzindo Gêneros textuais na escola. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional – Material didático para ensino fundamental).
Coordenação do Núcleo de Estudos em colaborativos em contextos escolares (Necce). Realização de leituras orientadas para alunos de graduação e pós-graduação. Programa de formação continuada de professores sob um viés colaborativo e subsequente desenvolvimento de categorias analíticas argumentativas.
A parte prática das pesquisas – orientadas por mim – em nível de mestrado/doutorado são dinamizadas na Escola Básica. Tal característica contribui com esse nível de ensino, uma vez que os trabalhos buscam a qualificação da produção textual de estudantes de Ensino Fundamental e Médio, com repercussão, inclusive, no trabalho do docente responsável pelos estudantes – sujeitos das pesquisas. Essa troca favorece impactos positivos no campo teórico-metodológico da pós-graduação e da Escola Básica, pois aproxima pesquisador e professor em busca de um objetivo comum. Além disso, tal parceria provoca reflexão teórico-prática fundamental para todos os envolvidos.
Grupo de Estudos em Linguística do Texto e Ensino (GELTE) – devidamente registrado no CNPq. Participam, atualmente, do grupo: professores de Escola Básica, mestrandos e doutorandos.(Alguns integrantes do grupo atuaram como a) oficineiros em Curso de Formação para professores de Escola Básica no município de São Borja-RS ; b) palestrantes em Semana Acadêmica da UFFS-Cerro Largo;/ c) oficineiros em Semana Acadêmica na UFFS-Cerro Largo)
Coordenadora da CADE, trabalho diretamente com Fórum Permanente de Apoio à Formação Docente – FEPAD/RS, atualmente FORPROFE/RS, que todas as instituições de ensino superior do RS, públicas e privadas, junto à Secretaria de Educação do RS, e que desenvolve ações que impactam diretamente na educação básica gaúcha e no relacionamento entre as escolas públicas e a universidade, como é o caso da implantação da BNCC nas escolas e o desenvolvimento de estratégias conjuntas para a formação continuada de professores e a adequação dos projetos pedagógicos das escolas à BNCC.
Oficina de formação para Professores de Espanhol. Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana.
Oficina na Coordenadoria Regional de Educação, de Cachoeira do Sul, com orientanda Caroline Guerra.
NÚCLEO DE ESTUDOS EM LÍNGUA PORTUGUESA (NELP) – FASE II: O Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP), fase II, é um projeto de professores de língua portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas, do curso de Letras, do Centro de Artes e Letras, e está voltado para os estudos em nível de graduação e de pós-graduação. Caracteriza-se por ser constituído de um grupo de pesquisadores cujos interesses estão voltados para o desenvolvimento e a aplicação da Linguística Sistêmico-Funcional em língua portuguesa. Também está voltado para questões de ensino de língua materna e inserção nos ambientes educativos dos ensinos fundamental e médio. As atividades são realizadas na UFSM e em escolas de Santa Maria, onde alguns participantes trabalham.
Membro Conselho Municipal de educação de Silveira Martins. Coordenação de projetos PIBIC/Júnior, com bolsistas de escolas de Escolas de Ensino Médio. Orientadora de pesquisa de alunos de ensino médio, atendendo a demandas de 3 escolas públicas em Santa Maria e em Silveira Martins, envolvendo jovens com a pesquisa, todos eles apresentaram os resultados parciais na JAI. A acadêmica de Mestrado Thaís Costa e a acadêmica de doutorado Kelly Guasso colaboraram com a orientação dos alunos. Edital Jai Jovem – uma bolsista do Ensino Médio da Escola Estadual Erico Verissimo.
Tutora do PET Letras desenvolveu ações no interior de um projeto coordenado pela profa. Amanda Scherer, intitulado “Memória e história como objeto de ensino e extensão nas escolas municipais e estaduais de Silveira Martins” – O referido projeto foi realizado, quinzenalmente, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Frederico Savegnago, a qual se localiza na região rural da cidade de Silveira Martins. Além da equipe do PET Letras, duas mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM participaram do projeto. Na Escola, trabalhamos com a turma do sétimo ano, composta por 24 alunos, descendentes de famílias italiana, todos moradores da região da quarta colônia. Em um primeiro momento, aplicamos um questionário para iniciar o contato com os alunos. Em seguida, apresentamos a proposta de produção de um vídeo e de um folder de expressões regionais da região. No decorrer dos encontros, os alunos desenvolveram diversas atividades relacionadas à linguagem: entrevista com moradores mais velhos da cidade, jogos envolvendo saberes locais, redublagem de vídeos, exibição de vídeos regionais e documentário sobre Silveira Martins, gravação do vídeo e oficina de dicionário no espaço multidisciplinar da UFSM Silveira Martins.
Projeto PROLICEN (Programa de Incentivo à Licenciatura). Título: Fábulas e refábulas: uma viagem através dos textos
Coordenação de projetos PIBIC/Júnior, com bolsistas de escolas de Escolas de Ensino Médio.