Na tarde de ontem, 17 de setembro de 2024, na UFSM Silveira Martins, foi inaugurada a exposição “Steampunk Brasileiro: As Engrenagens Literárias de um Gênero Fantástico”, uma exposição física instalada na Sala Nelson Ellwanger, parte integrante do CDM da UFSM Silveira Martins. A exposição deriva da pesquisa de mestrado do discente do PPGL/UFSM Daniel Bonesso, sob orientação do Professor Enéias Tavares, que é destaque da exposição por sua produção ficcional ao lado de outros professores da UFSM como André Cordenonsi e Nikelen Witter, além do quadrinista Fred Rubim, egresso do Centro de Artes e Letras da UFSM.
A exposição tem um viés histórico-cronológico e detalha os temas e as principais fontes do gênero steampunk, um tipo de ficção científica que mistura temporalidades diversas, personagens em domínio público e temas contemporâneos como sociedade e tecnologia. Segundo Bonesso, a “ideia da exposição surgiu da união de dois esforços. O primeiro, da UFSM Silveira Martins de integrar a comunidade local com a acadêmica. Em segundo, do meu interesse em homenagear autores, artistas e idealizadores que trabalham com o Steampunk no Brasil e, sobretudo, em Santa Maria e na UFSM”.
Além de painéis cronológicos e temáticos, a exposição apresenta uma linha do tempo das publicações steampunk no Brasil, tanto ficcionais quanto acadêmicas, além de acessórios de cena usados na gravação da série A Todo Vapor! e um figurino original do personagem Juca Pirama vivido por Felipe Reis. Além da curadoria de Daniel Bonesso, a exposição conta com design de Bruna Luzzi. A ação também inclui um braço virtual que une arte, cultura e tecnologia, assinado por Bruno Accioly e com apoio do Projeto Rede Básica. A versão virtual pode ser acessada aqui: https://metaverso360.dotweb.com.br/exposicao-steampunk-brasileiro/.
Steampunk Brasileiro ficará em cartaz até 17 de novembro, com entrada gratuita e atividades especiais às quartas-feiras, com visitas guiadas com o curador, além de oficinas de literatura e quadrinhos, rodas de conversa e outras ações escolares e acadêmicas. Para participar dessas atividades, basta acompanhar o perfil do ORC Studio no Instagram [https://www.instagram.com/orcstudio.ufsm/]. A exposição é uma ação do CDM e do ORC Studio, projetos sediados na UFSM Silveira Martins, com o apoio do Rede Básica UFSM, do Território Imembuy PRE/UFSM, do Centro de Artes e Letras (CAL/UFSM), do Laboratório CORPUS da UFSM.