Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Doutorado sanduíche: imersão cultural e intercâmbio acadêmico



Juliano Kreutz, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria, orientado pela Profa. Dra. Raquel Trentin Oliveira, complementa seus processos formativos e de investigação acadêmica na Universidade de Coimbra, em um estágio apoiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES). Em Portugal desde setembro deste ano, articula a imersão cultural, o intercâmbio acadêmico e a consulta a acervos bibliográficos não disponíveis no Brasil, relacionados a sua proposta de tese.
A experiência inclui participações em eventos bastante diversos, como o Festival Literário Internacional de Óbidos, que reuniu escritores de África, Europa e América, em especial os de língua portuguesa, como Conceição Evaristo, Carola Saavedra,Afonso Cruz, Ellen Wassau, Mia Couto, Kaká Werá, José Eduardo Agualusa entre tantos outros; e o encontro de Jornalismo Cultural de Coimbra, a fim de se aproximar da cena local de diferentes manifestações, movimentos e organizações artísticas, do Hip Hop ao jazz, das companhias de teatro aos festivais. Esses são apenas exemplos, dentre as inúmeras atividades artístico-culturais, como as visitas a exposições, ao patrimônio histórico-cultural, a museus, galerias e outros espaços públicos, intercaladas na rotina de leituras, de escritas, de aulas e de seminários acadêmicos.
O intercâmbio acadêmico vincula-se, em sua maior parte, ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), que tem sua origem na Sala do Brasil, fundada em 1925, inicialmente como uma biblioteca, que se expandiu e compreende também ações de ensino e de investigação, a partir da conformação, em 1941, do Instituto, atualmente coordenado pelo Prof. Dr. Osvaldo Manuel Silvestre, orientador do estágio de doutoramento. Destacam-se, na programação mais recente, as sessões de apresentação dos projetos de tese de doutorado, a programação do Seminário Vox Media: a voz na literatura, conferências de pesquisadores convidados e eventos como o Lá e aqui: leitura e conversa com jovens autores brasileiros, que no dia 30 de outubro contou com a presença de Antonio Puppin, por ocasião do lançamento de Os cadernos azuis (Sete Letras, 2024).
Dentre as atividades do estudante previstas para as próximas semanas, salientam-se a apresentação do trabalho Narrar memórias do futuro e ativar “inabilidades” politicas, no IX Congresso Internacional em Estudos Culturais, Culturas, ativismos e mudanças culturais, entre 13 e 15 de novembro de 2024, na Universidade de Aveiro; a discussão da proposta de tese, no IEB, no dia 19 de novembro; e o debate do estudo Efeitos poético-políticos de encontros entre diferentes modos (narrativos) de fabricar mundos, no evento A Racionalidade Hermenêutica e o Futuro das Humanidades, na FLUC, entre 26 e 28 de novembro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-4100

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes