Em 22 de novembro, acontecerá o evento “Gibi em debate”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Oficina de Escrita, História em Quadrinhos e Tradução (GPOQT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL). O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o cenário de trabalho com quadrinhos no Brasil, reunindo editoras, autores da área e o público para uma troca de experiências e perspectivas. Abaixo a programação do evento.
Oficina: Zines de histórias em quadrinhos com Diego Gerlach
Local: Biblioteca Central da UFSM 09h30
Duraça:o: 2h
Diego Gerlach é autor de São Leopoldo, um dos mais importantes do meio underground das histórias em quadrinhos contemporâneas. Embora seja publicado hoje por diferentes editoras, como a Pé-de-Cabra e Monstra, que compilaram duas de suas séries de zines desenvolvidos desde os anos 2010, é no zine, autoeditado e distribuído de forma artesanal, que se concentra boa parte de seu trabalho. Sua estética “punk” advém de uma inteligência apurada sobre as formas artísticas contemporâneas e já foi objeto de pesquisa (CARNEIRO & ZENI, 2021). A oficina apresentará o formato do zine e convidará os participantes a realizarem um pequeno exemplar.
Ministrante: Diego Gerlach, artista gráfico (UFPB).
Público-alvo: estudantes de ensino médio de escolas pu´blicas, a partir de 14 anos, Inscrição pelo formulário. Após a oficina, haverá um passeio até o acervo de quadrinhos da Biblioteca Central.
Debate: A edição de histórias em quadrinhos no Rio Grande do Sul
Local: Antiga Reitoria – Sala 111 14h
Duraça:o: 1h
Nos últimos meses, assistimos a diversos chamados em auxílio ao Rio Grande do Sul. A editora Hipotética, entre as diversas editoras que tiveram boa parte de seu estoque destruído pelas chuvas, adesivou os livros que na:o foram perdidos com a etiqueta “Sobrevivente a enchente”. A editora Brasa, que ficou longas semanas sem endereço após as chuvas, retomou as atividades tambe´m com um espaço físico dedicado a encontros de diferentes artistas em Porto Alegre.
A cena editorial já é bastante precária no Brasil, e a cena dos quadrinhos depende ainda mais da realizaça:o de eventos e feiras para se fazer sustentável. É nesse contexto que convidamos duas editoras do Sul a apresentarem esse cenário, falarem da economia criativa como opção de trabalho, também destacando sobre no que consiste o trabalho de editar histórias em quadrinhos em 2024.
Debatedoras:
- Iriz Medeiros: Editora, Mestre em Histo´ria da Arte (UFRGS) e Jornalista (UFSM).
- samanzuca (Samantha Desimon): Editora, Ilustradora (UFGRS). Mediaça:o: Dr. Lielson Zeni (UFRJ)
Debate: Narrar a história de escravizados, e a luta depois
Local: Antiga Reitoria – Sala 111 15h15
Duraça:o: 1h
O dia 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares, marca uma história atravessada por muitas lutas que estão longe de terminar. O artista Braziliano, muralista e autor de Valongo (Veneta, 2024), e João Heitor Silva Macedo, Historiador, Arqueólogo e Museólogo, Diretor do Museu Comunitário Treze de Maio, vão comentar um pouco sobre essas lutas e as narrativas em seu entorno.
Debatedores:
- Braziliano: Ilustrador, muralista, estudante de Letras (UFSM).
- Joa:o Heitor Silva Macedo, Diretor do Museu Comunitário Treze de Maio. Mediaça:o: Mestrando Gabriel Lucas Cavalcanti (UFSM)
Lançamento do livro em quadrinhos Valongo
Local: Antiga Reitoria – Sala 111 16h30
O livro, ilustrado pelo santamariense Braziliano e roteirizado pela pesquisadora Silvana Jeha, apresenta uma história ficcional escrita a partir de leitura de arquivos históricos em torno da regia:o do Cais do Valongo, no Rio de Janeiro. Conforme descrição no site da Editora Veneta, “Entre 1774 e 1831, o Valongo foi o lugar das Américas onde mais desembarcaram africanos na história da escravida:o moderna: cerca de um milhão de pessoas. Silvana Jeha e Braziliano apresentam uma narrativa gráfica que explora a importância desse lugar, entrelaçando ficção e pesquisa histórica, passado e presente.”
Rock’n Gibi
Local: Gárgula Bar 19h
Duraça:o: 1h30 (debate)/1h (lançamento)
Realizaça:o de debate seguido de lançamento de livros.
Por acaso, alguns lançamentos recentes de histórias em quadrinhos de autores residentes em Santa Maria têm a música como cenário ou assunto. Damasco, de Lielson Zeni (Brasa, 2023) e Edifício Celeste, de Thiago Krening (Hipotética, 2024), têm personagens que tocam ou já tocaram em bandas, e a música dá o tom em algumas das histórias. Sobreviventes da fronteira, de Fred Rubim (Hipotética, 2024), é um “road-gibi” em que personagens atravessam, de fato, a fronteira até a Argentina para assistirem a um show dos Ramones. Assim, convidamos esses autores “daqui” e Diego Gerlach, direto de São Leopoldo, autor de uma novela conspiracionista rodeada de referências musicais dos anos 1990, Alvorada dos corações macabros (Pé-de-Cabra, 2024), a conversarem sobre a relação bastante estreita entre música e histórias em quadrinhos.
Após o debate, haverá lançamento dos livros, com autógrafo dos autores e show surpresa.
Debatedores: Fred Rubim (Santa Maria), Diego Gerlach (São Leopoldo), Lielson Zeni (Santa Maria), Thiago Krening (Santa Maria).
Mediação: Profa. Dra. Maria Clara Carneiro
QR code para divulgação da programação.