Ir para o conteúdo PPGLETRAS Ir para o menu PPGLETRAS Ir para a busca no site PPGLETRAS Ir para o rodapé PPGLETRAS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PESQUISA DE MESTRADO DO PPGL INAUGURA EXPOSIÇÃO SOBRE STEAMPUNK



Na tarde de ontem, 17 de setembro de 2024, na UFSM Silveira Martins, foi inaugurada a exposição “Steampunk Brasileiro: As Engrenagens Literárias de um Gênero Fantástico”, uma exposição física instalada na Sala Nelson Ellwanger, parte integrante do CDM da UFSM Silveira Martins. A exposição deriva da pesquisa de mestrado do discente do PPGL/UFSM Daniel Bonesso, sob orientação do Professor Enéias Tavares, que é destaque da exposição por sua produção ficcional ao lado de outros professores da UFSM como André Cordenonsi e Nikelen Witter, além do quadrinista Fred Rubim, egresso do Centro de Artes e Letras da UFSM.

A exposição tem um viés histórico-cronológico e detalha os temas e as principais fontes do gênero steampunk, um tipo de ficção científica que mistura temporalidades diversas, personagens em domínio público e temas contemporâneos como sociedade e tecnologia. Segundo Bonesso, a “ideia da exposição surgiu da união de dois esforços. O primeiro, da UFSM Silveira Martins de integrar a comunidade local com a acadêmica. Em segundo, do meu interesse em homenagear autores, artistas e idealizadores que trabalham com o Steampunk no Brasil e, sobretudo, em Santa Maria e na UFSM”.

Além de painéis cronológicos e temáticos, a exposição apresenta uma linha do tempo das publicações steampunk no Brasil, tanto ficcionais quanto acadêmicas, além de acessórios de cena usados na gravação da série A Todo Vapor! e um figurino original do personagem Juca Pirama vivido por Felipe Reis. Além da curadoria de Daniel Bonesso, a exposição conta com design de Bruna Luzzi. A ação também inclui um braço virtual que une arte, cultura e tecnologia, assinado por Bruno Accioly e com apoio do Projeto Rede Básica. A versão virtual pode ser acessada aqui: https://metaverso360.dotweb.com.br/exposicao-steampunk-brasileiro/.

Steampunk Brasileiro ficará em cartaz até 17 de novembro, com entrada gratuita e atividades especiais às quartas-feiras, com visitas guiadas com o curador, além de oficinas de literatura e quadrinhos, rodas de conversa e outras ações escolares e acadêmicas. Para participar dessas atividades, basta acompanhar o perfil do ORC Studio no Instagram [https://www.instagram.com/orcstudio.ufsm/]. A exposição é uma ação do CDM e do ORC Studio, projetos sediados na UFSM Silveira Martins, com o apoio do Rede Básica UFSM, do Território Imembuy PRE/UFSM, do Centro de Artes e Letras (CAL/UFSM), do Laboratório CORPUS da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-559-4014

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes