A multimodalidade como característica constitutiva de textos na construção de sentidos (Kress, 2003; 2010; van Leeuwen, 2005) tem se tornado proeminente, principalmente na era das tecnologias digitais em que os modos e os recursos semióticos são vistos como adequados e recorrentes para a comunicação e representação no cotidiano e nos contextos escolares para tratarem de questões sociais e culturais diversas. Nesta seara de pensamento, usuários têm reconhecido a importância da tecnologia digital e se utilizado cada vez mais de uma diversidade de mídias, ferramentas e linguagens na produção de textos construindo sentidos por meio dos vários modos semióticos. Uma das ferramentas que tem merecido destaque é a Inteligência Artificial por meio do ChatGPT, modelo de linguagem avançado generativo, que partindo do zero é capaz de produzir textos e realizar tarefas diversas usando artes visuais e linguagem natural de forma automática, rápida, criativa e gratuita. No entanto, essa ferramenta tem suscitado debates e pesquisas nos estudos da linguagem e educação devido ao seu impacto no ensino, na aprendizagem e no trabalho docente, especialmente, na questão do conhecimento nas diversas áreas, da autoria, da criatividade, da reflexividade e da ética.
Tendo em vista a relevância dessa discussão na atualidade, convidamos pesquisadores/as a contribuirem para este dossiê temático com artigos sobre pesquisas em que mostrem a interface entre multimodalidade, multiletramentos, inteligência artificial e tecnologia digital. Este número temático pretende abordar a multimodalidade na perspectiva da semiótica social em gêneros e textos diversos com foco na análise da produção e compreensão e/ou impacto na produção da linguagem, oral e escrita; nas análises de experiências de ensino e de trabalho docente utilizando a tecnologia digital, incluindo a IA. Serão recebidos estudos empíricos e revisões sistemáticas e reflexivas da literatura que contribuam para a Semiótica Social e a Linguística Aplicada. Serão aceitos artigos com extensão de 15 a 20 páginas, incluindo resumo e abstract, imagens, tabelas e gráficos, nas línguas portuguesa, inglesa, espanhola e francesa.
ORGANIZADORAS: Dra. Antonia Dilamar Araújo (UECE)
Dra. Clarice Gualberto (UFMG)
Dra. Michelle Soares Pinheiro (IFCE)
Período de submissão: março a maio de 2024.
Período de avaliação: maio a julho de 2024
Previsão de publicação: agosto de 2024.
Para submissão ver template no site da revista:
https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/submission/wizard