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Visibilidade do PPG em Historia

Em edição


    Visibilidade

SITE

        O site institucional (www.ufsm.br/ppgh) é um dos principais suportes usados para tornar públicos os eventos organizados pelo Programa, assim como a produção intelectual dos pesquisadores e a participação de docentes e discentes em eventos científicos. Por meio do site, também se dá visibilidade ao histórico do Programa, às linhas de pesquisa e à atuação de cada pesquisador, bem como aos projetos desenvolvidos. Desde suas primeiras versões parte de seu conteúdo foi traduzido para outros quatro idiomas, inglês,  espanhol, francês e italiano, conforme as diretrizes da CAPES, e atualmente, vislumbrando uma maior internacionalização do Programa, o objetivo é que todo o site seja traduzido.

    O site é atualizado permanentemente. Entende-se que o site é a principal fonte para todos os interessados nas atividades do Programa, especialmente futuros candidatos e comunidade acadêmica em geral.  É instrumento de uso cotidiano por parte dos docentes e discentes, visto que congrega todas as informações atualizadas que envolvem tanto os eventos como os documentos do Programa, em vigor. O site oferece como principais links:

  1.  Informações sobre área de concentração, histórico e indicadores do programa.
  2.  Linhas de Pesquisa com informações sobre as linhas e as disciplinas da grade curricular, com ementas e sequência aconselhada.
  3.  Corpo docente com informações sobre os docentes, sua área de atuação, Lattes e grupos de pesquisa.
  4.  Projetos de Pesquisa – breve resumo dos projetos por linha e por docente
  5.  Seleção no link editais – apresenta o regulamento de cada processo seletivo do Programa contendo todas as informações necessárias como etapas do processo de seleção, leituras indicadas, modelo de projeto, edital e resultados.
  6.  Documentos – disponibiliza o regulamento do programa, o modelo de relatório de Bolsista CAPES, normas para constituição das bancas, editais de seleção de bolsista, modelo de relatório de Docência Orientada e Planos de Estudos.
  7. Dissertações e teses – apresenta as dissertações e teses defendidas, as quais estão disponíveis no repositório Manancial, da UFSM. Os trabalhos são disponibilizados automaticamente no site do PPGH assim que atualizados pelo setor competente da Universidade.
  8. No site consta os links para Edital de seleção em cursos; e Notícias.

        Sendo importante ressaltar que os sites dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM atuam de forma integrada com o site principal, com identidade visual e organização das informações de forma padronizada. O atual sítio principal da UFSM foi disponibilizado ao público em agosto de 2018. É o sétimo desde que a Universidade deu início a sua presença digital em 1997. A proposta atual foi construída coletivamente a partir de diretrizes definidas pelo Grupo de Trabalho em Mídias Digitais, integrado por técnicos e professores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Arquivologia e Acessibilidade.

       A alteração do menu também foi pensada para facilitar o acesso de internautas cegos ou com baixa visão. Os leitores de tela, como NVDA (Non Visual Desktop Access), não lerão mais todo o menu horizontal a cada novo acesso à página inicial. Todos os sites da UFSM, incluindo o do PPGE&D, são acessíveis em LIBRAS.

Instagram

   Em 2021, foi criada uma conta na rede social online Instagram (http://www.instagram.com/ppgh_ufsm). As imagens, vídeos e pequenos textos característicos da ferramenta deram ênfase, especialmente, à divulgação da participação de docentes e discentes em eventos científicos e às defesas de dissertações e teses do Programa. As atividades do Programa são divulgadas nesta rede social. Acesso ao Instagram PPGH.

Facebook

    Com o objetivo de potencializar o acesso às informações divulgadas no site, buscou-se ampliar a divulgação do Programa também nas redes sociais. Em 2021 foi criada a fanpage do PPGH/UFSM no Facebook com o objetivo de ampliar a divulgação das informações oficiais que são publicadas no site do Programa, além de garantir outra forma de contato com alunos, professores e comunidade em geral. Além de textos, são compartilhadas fotos de atividades promovidas, chamadas de eventos e demais informações de interesse da comunidade acadêmica. 

Acesso Facebook PPGH.

“Mais História, por favor”

   O “Mais História, por favor” é o projeto de popularização das pesquisas e atividades desenvolvidas no âmbito do PPGH/UFSM e do ProfHistória/UFSM. O projeto é coordenado pelo professor João Malaia e compõe-se de um podcast exibido uma vez por mês pelas Rádio Universidade e UniFM e disponível em diversas plataformas digitais: AnchorFM, Spotfy e GoogleCast. A cada mês realiza uma entrevista com um dos docentes dos programas, além de pesquisadores PNPD e professores visitantes. Os discentes dos cursos de mestrado e doutorado também participam, apresentando dados de suas investigações. O programa também desenvolveu participação por meio do Twitter, onde aborda temas atuais em perspectiva histórica, evitando explicações reducionistas aos desafios enfrentados por nossa sociedade.

     O objetivo é noticiar as produções do mundo acadêmico da História (eventos, chamadas para artigos, lançamentos de livros, palestras), explorando as pesquisas feitas pelos professores e pelas professoras e seus orientandos e orientandas. O podcast oferece uma grande variedade temática, dada a participação de profissionais  em diferentes níveis de formação e com diferentes investigações realizadas ou em curso.  para acompanhar o projeto e sua programação acesse seu site e Aqui  e pelo Youtube acesso Aqui

RÁDIO E TV DA UFSM

      Quanto aos veículos de comunicação (mídia), a UFSM possui TV Universidade e Rádio Universidade, ambos com penetração densa junto à comunidade regional. Nos seus mais variados programas, são divulgadas as atividades do PPGH, sendo que em alguns momentos há a participação dos professores emitindo opiniões sobre a atualidade.

      Temos também a cobertura de mídia através da Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas  CCSH, e pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade, vinculado à Reitoria. Ambos os órgãos divulgam as realizações e notícias referentes ao Programa em nível estadual e regional, bem como tem a participação diversas dos docentes em programas dos dois veículos citados.

CIHIS/UFSM

 O Congresso Internacional de História da UFSM – CIHIS/UFSM promovido pelo PPGH tem como objetivo do CIHIS/UFSM é reunir QUEM PESQUISA, PENSA E PRODUZ CIÊNCIA NA ÁREA DE HISTÓRIA E NAS CIÊNCIAS HUMANAS

Grupos de Pesquisa

Grupo de História Medieval e Renascentista

      O Virtù visa ser um espaço permanente de pesquisa, debate e contato com as fontes primárias, a bibliografia básica e especializada da área de História Medieval e História do Renascimento, permitindo que os alunos dos cursos de História da UFSM, tanto na graduação quanto na pós-graduação, aprofundem seus conhecimentos nas áreas propostas, possibilitando que realizem debates acadêmicos, pesquisas e produzam material de qualidade acerca destes temas. Além disso, o Virtù nasce também como uma ação para possibilitar que os alunos tenham contato com pesquisadores já consolidados nas áreas de pesquisa às quais se direcionam o grupo, tanto em nível nacional quanto em nível internacional. O Virtù atuará como plataforma que permita o diálogo e o intercâmbio entre os discentes e tais pesquisadores, buscando viabilizar uma experiência formativa e de atuação tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Nesse sentido, o Virtù terá a permanente preocupação de buscar por diálogos interdisciplinares, a fim de enriquecer e experiência formativa de seus participantes, bem como a sua produção acadêmica.

História Platina: Sociedade, Poder e Instituições

          O Grupo de Pesquisa “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições” prevê como repercussões de suas ações e atividades: ampliar e valorizar os estudos e a produção do conhecimento na área de História e demais áreas; ampliar o diálogo acadêmico entre grupos de pesquisa, interinstitucional e com pesquisadores individualmente, tanto em nível regional, nacional como internacionalmente; propiciar a produção do conhecimento com um caráter inter/multidisciplinar; colaborar na qualificação do pós-graduação na UFSM; interação/integração entre a pesquisa acadêmica do pós-graduação e graduação (Iniciação Científica), bem como no âmbito da Extensão e do Ensino; divulgação da produção em eventos, publicações, etc. em âmbito internacional, nacional e regional. É vinculado as redes: Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a AHILA.

Horizontes Atlânticos, grupo de estudos sobre a Ibero-américa moderna

           Grupo de estudos voltado à iniciação científica de alunos de graduação e pós-graduação em História com concentração nas áreas de História Moderna e História da América Ibérica. O grupo intenta estudar e analisar bibliografia sobre a História Social e Política da Ibero-América privilegiando perspectivas imperiais, transnacionais e atlântica, ou seja, compreendendo a interconexão de espaços em diferentes continentes e as múltiplas influências entre os mesmos durante o período da Modernidade (compreendida entre os séculos XVI e XIX) a fim de compreender as entidades sociais e construtos políticos da época a partir dos valores e hierarquias estabelecidos, bem como de suas tensões intrínsecas. Projetado para funcionar em reuniões regulares o grupo investe na capacitação de estudantes a fim de apropriarem-se de conhecimento específico, desenvolverem aptidões reflexivas sobre o conhecimento histórico e realizarem atividades de pesquisa.

Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas – LASCA

      Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas – Coordenador pelo Prof. André Luis Ramos Soares que possui os seguintes objetivos: I – Realizar e apoiar projetos de pesquisa arqueológica; II – Promover ações de conservação e documentação do acervo arqueológico; III – Realizar exposições visando a comunicação do acervo e do conhecimento científico produzido pelas pesquisas arqueológicas; IV – Realizar atividades de educação patrimonial que estimulem o pensar crítico em relação à preservação e valorização do patrimônio arqueológico. 
    

Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (POVO DE CLIO)

       Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO na UFSM, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha, vem, desde a sua criação em 1996, desenvolvendo trabalhos que enfatizam as temáticas: memória/s e narrativa/s (Auto) Biográficas, História da Educação, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Cultura, Educação e História, o que, destaca sua relevância de pesquisa nos campos da História e da Educação, sempre com diálogo interdisciplinar. Uma trajetória marcada ao longo de seus vinte anos pela inserção acadêmico-científica e comunitária, abrindo espaço para graduandos, mestrandos e doutorandos, assim como, profissionais do ensino básico, superior e outros segmentos sociais, com considerável número de monografias, dissertações e teses concluídas.

         Desenvolvendo investigações sobre temas geradores de conhecimento e de paradigmas sócio-políticos e culturais emergentes da Educação e da História e suas inter-relações com as práticas educativas institucionalizadas e com as funções sociais da escola, o Núcleo, numa referência à Musa Clio – Musa da História, “Proclamadora” dos tempos passados – concebe a memória como uma construção do presente, a partir de experiências e vivências do passado. Entende que a Memória está aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, pela qual busca salvar o passado do esquecimento e edificar o presente e o futuro. Segundo Cunha (2008, p. 202), “memória é uma construção do presente, alicerçada em experiências e vivências do passado”. Partindo dessa perspectiva, podemos pensar na memória como ressignificação do passado e a história como reinterpretação desta memória, concepções das quais, pode-se tratar questões pertinentes e necessárias à contemporaneidade. É nesse sentido que a narrativa (Auto) Biográfica sobre e no processo de formação, no agenciamento de seus conceitos descritivos torna-se tão potente, considerando sua característica de dar conta de emergir um sujeito em formação que é global, que é social, que não está descolado das muitas variáveis intrínsecas à sua própria vida enquanto singularidade.

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