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Visibilidade |
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SITE |
O site institucional (www.ufsm.br/ppgh) é um dos principais suportes usados para tornar públicos os eventos organizados pelo Programa, assim como a produção intelectual dos pesquisadores e a participação de docentes e discentes em eventos científicos. Por meio do site, também se dá visibilidade ao histórico do Programa, às linhas de pesquisa e à atuação de cada pesquisador, bem como aos projetos desenvolvidos. Desde suas primeiras versões parte de seu conteúdo foi traduzido para outros quatro idiomas, inglês, espanhol, francês e italiano, conforme as diretrizes da CAPES, e atualmente, vislumbrando uma maior internacionalização do Programa, o objetivo é que todo o site seja traduzido. O site é atualizado permanentemente. Entende-se que o site é a principal fonte para todos os interessados nas atividades do Programa, especialmente futuros candidatos e comunidade acadêmica em geral. É instrumento de uso cotidiano por parte dos docentes e discentes, visto que congrega todas as informações atualizadas que envolvem tanto os eventos como os documentos do Programa, em vigor. O site oferece como principais links:
Sendo importante ressaltar que os sites dos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM atuam de forma integrada com o site principal, com identidade visual e organização das informações de forma padronizada. O atual sítio principal da UFSM foi disponibilizado ao público em agosto de 2018. É o sétimo desde que a Universidade deu início a sua presença digital em 1997. A proposta atual foi construída coletivamente a partir de diretrizes definidas pelo Grupo de Trabalho em Mídias Digitais, integrado por técnicos e professores das áreas de Tecnologia da Informação, Comunicação Social, Arquivologia e Acessibilidade. A alteração do menu também foi pensada para facilitar o acesso de internautas cegos ou com baixa visão. Os leitores de tela, como NVDA (Non Visual Desktop Access), não lerão mais todo o menu horizontal a cada novo acesso à página inicial. Todos os sites da UFSM, incluindo o do PPGE&D, são acessíveis em LIBRAS. |
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Em 2021, foi criada uma conta na rede social online Instagram (http://www.instagram.com/ppgh_ufsm). As imagens, vídeos e pequenos textos característicos da ferramenta deram ênfase, especialmente, à divulgação da participação de docentes e discentes em eventos científicos e às defesas de dissertações e teses do Programa. As atividades do Programa são divulgadas nesta rede social. Acesso ao Instagram PPGH. |
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Com o objetivo de potencializar o acesso às informações divulgadas no site, buscou-se ampliar a divulgação do Programa também nas redes sociais. Em 2021 foi criada a fanpage do PPGH/UFSM no Facebook com o objetivo de ampliar a divulgação das informações oficiais que são publicadas no site do Programa, além de garantir outra forma de contato com alunos, professores e comunidade em geral. Além de textos, são compartilhadas fotos de atividades promovidas, chamadas de eventos e demais informações de interesse da comunidade acadêmica.
Acesso Facebook PPGH. |
“Mais História, por favor” |
O “Mais História, por favor” é o projeto de popularização das pesquisas e atividades desenvolvidas no âmbito do PPGH/UFSM e do ProfHistória/UFSM. O projeto é coordenado pelo professor João Malaia e compõe-se de um podcast exibido uma vez por mês pelas Rádio Universidade e UniFM e disponível em diversas plataformas digitais: AnchorFM, Spotfy e GoogleCast. A cada mês realiza uma entrevista com um dos docentes dos programas, além de pesquisadores PNPD e professores visitantes. Os discentes dos cursos de mestrado e doutorado também participam, apresentando dados de suas investigações. O programa também desenvolveu participação por meio do Twitter, onde aborda temas atuais em perspectiva histórica, evitando explicações reducionistas aos desafios enfrentados por nossa sociedade. O objetivo é noticiar as produções do mundo acadêmico da História (eventos, chamadas para artigos, lançamentos de livros, palestras), explorando as pesquisas feitas pelos professores e pelas professoras e seus orientandos e orientandas. O podcast oferece uma grande variedade temática, dada a participação de profissionais em diferentes níveis de formação e com diferentes investigações realizadas ou em curso. para acompanhar o projeto e sua programação acesse seu site e Aqui e pelo Youtube acesso Aqui . |
RÁDIO E TV DA UFSM |
Quanto aos veículos de comunicação (mídia), a UFSM possui TV Universidade e Rádio Universidade, ambos com penetração densa junto à comunidade regional. Nos seus mais variados programas, são divulgadas as atividades do PPGH, sendo que em alguns momentos há a participação dos professores emitindo opiniões sobre a atualidade. Temos também a cobertura de mídia através da Assessoria de Comunicação do Centro de Ciências Sociais e Humanas CCSH, e pela Assessoria de Comunicação Social da Universidade, vinculado à Reitoria. Ambos os órgãos divulgam as realizações e notícias referentes ao Programa em nível estadual e regional, bem como tem a participação diversas dos docentes em programas dos dois veículos citados. |
CIHIS/UFSM |
O Congresso Internacional de História da UFSM – CIHIS/UFSM promovido pelo PPGH tem como objetivo do CIHIS/UFSM é reunir QUEM PESQUISA, PENSA E PRODUZ CIÊNCIA NA ÁREA DE HISTÓRIA E NAS CIÊNCIAS HUMANAS
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Grupos de Pesquisa |
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Grupo de História Medieval e Renascentista |
O Virtù visa ser um espaço permanente de pesquisa, debate e contato com as fontes primárias, a bibliografia básica e especializada da área de História Medieval e História do Renascimento, permitindo que os alunos dos cursos de História da UFSM, tanto na graduação quanto na pós-graduação, aprofundem seus conhecimentos nas áreas propostas, possibilitando que realizem debates acadêmicos, pesquisas e produzam material de qualidade acerca destes temas. Além disso, o Virtù nasce também como uma ação para possibilitar que os alunos tenham contato com pesquisadores já consolidados nas áreas de pesquisa às quais se direcionam o grupo, tanto em nível nacional quanto em nível internacional. O Virtù atuará como plataforma que permita o diálogo e o intercâmbio entre os discentes e tais pesquisadores, buscando viabilizar uma experiência formativa e de atuação tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Nesse sentido, o Virtù terá a permanente preocupação de buscar por diálogos interdisciplinares, a fim de enriquecer e experiência formativa de seus participantes, bem como a sua produção acadêmica. |
História Platina: Sociedade, Poder e Instituições |
O Grupo de Pesquisa “História Platina: Sociedade, Poder e Instituições” prevê como repercussões de suas ações e atividades: ampliar e valorizar os estudos e a produção do conhecimento na área de História e demais áreas; ampliar o diálogo acadêmico entre grupos de pesquisa, interinstitucional e com pesquisadores individualmente, tanto em nível regional, nacional como internacionalmente; propiciar a produção do conhecimento com um caráter inter/multidisciplinar; colaborar na qualificação do pós-graduação na UFSM; interação/integração entre a pesquisa acadêmica do pós-graduação e graduação (Iniciação Científica), bem como no âmbito da Extensão e do Ensino; divulgação da produção em eventos, publicações, etc. em âmbito internacional, nacional e regional. É vinculado as redes: Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e a AHILA. |
Horizontes Atlânticos, grupo de estudos sobre a Ibero-américa moderna |
Grupo de estudos voltado à iniciação científica de alunos de graduação e pós-graduação em História com concentração nas áreas de História Moderna e História da América Ibérica. O grupo intenta estudar e analisar bibliografia sobre a História Social e Política da Ibero-América privilegiando perspectivas imperiais, transnacionais e atlântica, ou seja, compreendendo a interconexão de espaços em diferentes continentes e as múltiplas influências entre os mesmos durante o período da Modernidade (compreendida entre os séculos XVI e XIX) a fim de compreender as entidades sociais e construtos políticos da época a partir dos valores e hierarquias estabelecidos, bem como de suas tensões intrínsecas. Projetado para funcionar em reuniões regulares o grupo investe na capacitação de estudantes a fim de apropriarem-se de conhecimento específico, desenvolverem aptidões reflexivas sobre o conhecimento histórico e realizarem atividades de pesquisa.
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Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas – LASCA |
Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas – Coordenador pelo Prof. André Luis Ramos Soares que possui os seguintes objetivos: I – Realizar e apoiar projetos de pesquisa arqueológica; II – Promover ações de conservação e documentação do acervo arqueológico; III – Realizar exposições visando a comunicação do acervo e do conhecimento científico produzido pelas pesquisas arqueológicas; IV – Realizar atividades de educação patrimonial que estimulem o pensar crítico em relação à preservação e valorização do patrimônio arqueológico.
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Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação (POVO DE CLIO) |
Núcleo de Estudos sobre Memória e Educação – CLIO na UFSM, coordenado pelo Prof. Dr. Jorge Luiz da Cunha, vem, desde a sua criação em 1996, desenvolvendo trabalhos que enfatizam as temáticas: memória/s e narrativa/s (Auto) Biográficas, História da Educação, Políticas Públicas, Ações Afirmativas, Cultura, Educação e História, o que, destaca sua relevância de pesquisa nos campos da História e da Educação, sempre com diálogo interdisciplinar. Uma trajetória marcada ao longo de seus vinte anos pela inserção acadêmico-científica e comunitária, abrindo espaço para graduandos, mestrandos e doutorandos, assim como, profissionais do ensino básico, superior e outros segmentos sociais, com considerável número de monografias, dissertações e teses concluídas. Desenvolvendo investigações sobre temas geradores de conhecimento e de paradigmas sócio-políticos e culturais emergentes da Educação e da História e suas inter-relações com as práticas educativas institucionalizadas e com as funções sociais da escola, o Núcleo, numa referência à Musa Clio – Musa da História, “Proclamadora” dos tempos passados – concebe a memória como uma construção do presente, a partir de experiências e vivências do passado. Entende que a Memória está aberta à dialética da lembrança e do esquecimento, pela qual busca salvar o passado do esquecimento e edificar o presente e o futuro. Segundo Cunha (2008, p. 202), “memória é uma construção do presente, alicerçada em experiências e vivências do passado”. Partindo dessa perspectiva, podemos pensar na memória como ressignificação do passado e a história como reinterpretação desta memória, concepções das quais, pode-se tratar questões pertinentes e necessárias à contemporaneidade. É nesse sentido que a narrativa (Auto) Biográfica sobre e no processo de formação, no agenciamento de seus conceitos descritivos torna-se tão potente, considerando sua característica de dar conta de emergir um sujeito em formação que é global, que é social, que não está descolado das muitas variáveis intrínsecas à sua própria vida enquanto singularidade.
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