Professora Titular voluntária junto ao Programa de Pós-graduação em História Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história e memória, história e saúde, história da homeopatia, história da medicina e patrimônio cultural da saúde.
Doutorou-se em História Social do Trabalho pela Unicamp, cursou mestrado em História pela UFRGS e graduou-se em História pela UFSM. Cursou estágio pós-doutoral em História das Ciências e da Saúde na Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ.
Contato beatriztweber@gmail.com
Linha de pesquisa
Temas de pesquisa
História da saúde e da medicina
História cultural
História da ciência
Projetos de pesquisa ativos
Espiritismo, Religião e Assistência no Rio Grande do Sul na Primeira Metade do Século XX – etapa II.
Principais produções:
1.WEBER, Beatriz Teixeira. Vínculos entre homeopatia e espiritismo no Rio Grande do Sul na passagem para o século XX. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 26, p. 1299-1315, 2019.
2.WEBER, Beatriz Teixeira. As artes de curar. Santa Maria/Bauru: Ed. da UFSM/EDUSC, 1999.
3.WEBER, Beatriz Teixeira. Fragmentos de um Mundo Oculto: Práticas de cura no sul do Brasil. In: Gilberto Hochman; Diego Armus. (Org.). Cuidar, controlar, curar. Ensaios históricos sobre saúde e doença na América Latina e Caribe. 1ed.Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2004, v. 1, p. 157-215.
4.WEBER, Beatriz Teixeira. Médicos e charlatanismo: uma história de profissionalização no Sul do Brasil. In: Mozart Linhares da Silva. (Org.). História, Medicina e Sociedade no Brasil. 1ed.Santa Cruz do Sul: Editora da UNISC, 2003, v. , p. 95-128.
5.WEBER, Beatriz Teixeira; SABBI LINS, Dalvan Alberto. Relações entre religião e ciência no Rio Grande do Sul/Brasil: a apometria como uma prática de cura espírita. ANUARIO COLOMBIANO DE HISTORIA SOCIAL Y DE LA CULTURA, v. 45, p. 245-266, 2018.