Nota de pesar pelo falecimento do Prof. Estevão de Rezende Martins
Publicado em
Nota de Pesar
A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do Professor Estevão de Rezende Martins, ocorrido na manhã desta terça-feira, 14 de janeiro, em Brasília.
O Professor Estevão Martins foi um destacado colaborador do Programa de Pós-Graduação em História e da Direção do CCSH da UFSM, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento acadêmico e institucional. Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, concluiu doutorado em Filosofia e História pela Universidade de Munique (Ludwig-Maximilian) em 1976, com uma notável dissertação sobre a concepção de liberdade na obra de Immanuel Kant.
Desde 1977, atuou como professor na Universidade de Brasília (UnB), onde se tornou professor titular em 2008 e recebeu o título de professor emérito em 2018, além de contribuir como Colaborador Sênior em História. Com extensa produção acadêmica, especialmente nas áreas de História e Teoria da História, o professor Estevão foi referência em debates sobre metodologia histórica, representações e historiografia.
Reconhecido internacionalmente, participou de eventos marcantes, como a 70ª Conferência da Comissão Internacional para a História das Instituições Representativas e Parlamentares, e foi co-organizador, junto a Héctor Pérez Brignoli, do volume final da Historia General de América Latina, da UNESCO, intitulado Teoría y metodología en la Historia de América Latina. Além disso, presidiu a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia entre 2009 e 2015, desempenhando papel central na promoção e fortalecimento dessas áreas no Brasil.
Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas do Professor Estevão Martins. Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e dedicação, deixa um legado inestimável para a História e as Ciências Humanas.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.