Alguns integrantes do Horizontes Atlânticos compareceram ao VI Encontro Internacional Fronteiras e Identidades, promovido pelo PPG em História da UFPel entre os dias 10 e 12 de dezembro.
Junto à professora Eliane Fleck (UFPel) e Artur Barcelos (FURG), o professor Adriano Comissoli coordenou o simpósio Espaço, sociedade e territórios nas fronteiras coloniais do Extremo Sul. O simpósio contou com nomes como os de Eduardo Neumann e Fábio Kühn, ambos da UFRGS, de Murillo Dias Winter (UFFS), de Leandro Goya Fontella (IFFar) além de mestrandos e doutorandos de diferentes instituições. Ao final das apresentações, o grupo discutiu iniciativas para fortalecer os estudos sobre o período moderno realizados a partir das instituições no Rio Grande do Sul. Tudo indica que teremos novidades em breve, dentre elas as retomadas das ações do grupo de pesquisa Sociedades de Antigo Regime no Atlântico Sul (SARAS).
Foi uma ocasião de cooperação junto às investigações e à valorização dos trabalhos que dedicam ao intervalo de tempo entre os séculos XVI e início do XIX.
O projeto Encontros Piratas teve resultados parciais apresentados pelo professor Comissoli.