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Política de Avaliação do Programa

 

Política de Autoavaliação

     A Política de Autoavaliação do PPG Filosofia é desenvolvida por um Grupo de Trabalho que coordena um conjunto de instrumentos e de ações voltadas à avaliação permanente do Programa por docentes, por discentes e egressos. A partir delas, tem a incumbência de elaborar relatórios, colaborar na publicização dos resultados e auxiliar na articulação dos objetivos, das metas e dos resultados da autoavaliação com o planejamento estratégico do Programa em cada quadriênio. 

     Em sua atuação, de igual modo, observa o Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM, que considera sete desafios institucionais: 1- Internacionalização; 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; 3 – Inclusão social; 4 – Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento local, regional e nacional; e desafio 7 – Gestão ambiental.

 Instrumentos de Auto avaliação

   O PPG Filosofia com base nas práticas de autoavaliação institucional, aplicar uma série de questionários em nível docente, discente e egressos a fim de manter uma avaliação regular das atividades do Programa.  Na sequência indicamos os procedimentos mais importantes e que vem dando resultados extremamente positivos, tanto no que se refere à formação e produção discente quanto docente.

     A) Política de Cadastramento/Recadastramento Docente:

    Desde 2014 o nosso PPG implementou uma política de credenciamento/ recredenciamento docente com o objetivo avaliar a produção científica dos professores e pesquisadores, bem como sua efetiva adequação e contribuição às linhas de pesquisa do programa. A cada 2 anos os docentes que já fazem parte do programa devem preencher uma planilha com uma série de requisitos que é avaliada por uma comissão escolhida pelo Colegiado. Novos docentes podem ser avaliados a qualquer momento pela mesma comissão. Como já mencionado no item 1.2, a adoção deste processo já teve impactos significativos no PPG, levando ao descredenciamento de vários docentes. Abaixo, seguem os critérios que temos adotado e que estão na Planilha que os docentes devem submeter ao programa.

 

     Normas para o Credenciamento e Recredenciamento de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM

  1. O credenciamento e recredenciamento de docentes será avaliado por uma Comissão de Credenciamento e Recredenciamento, escolhida pelo Colegiado do PPG-Fil, composta por um membro de cada uma das linhas de pesquisa do PPG-Fil e que deverá ser renovada a cada dois anos.
  2. A decisão sobre o credenciamento ou recredenciamento compete ao Colegiado, que decidirá com base na avaliação feita pela Comissão de Credenciamento e Recredenciamento seguindo os critérios estabelecidos neste documento.
  3. Solicitações de credenciamento poderão ser analisadas pela Comissão de Credenciamento e Recredenciamento a qualquer momento.
  4. A Comissão de Credenciamento e Recredenciamento se reunirá ao final de cada dois anos para fazer a avaliação dos docentes e decidir acerca do recredenciamento ou descredenciamento dos mesmos.
  5. O docente interessado em credenciar-se deverá manifestar-se formalmente à Comissão de Credenciamento e Recredenciamento do Programa, apresentando junto a solicitação um plano de trabalho que elucide pelo menos um (1) projeto de pesquisa, em vigência, que se enquadre com as linhas do Programa.
  6. Poderão ser credenciados os docentes cuja produção bibliográfica nos quatro anos anteriores a data do pedido de credenciamento perfaça um total de 310 pontos, dos quais até 50 pontos poderão ser calculados com base na Tabela 3 abaixo, o restante da pontuação deverá ser calculado de acordo com as Tabelas 1, 2 abaixo, todas elaboradas com base no Documento de Área mais recente. A produção a ser considerada nesta pontuação deve estar adequada às linhas de pesquisa do Programa.
  7. Poderão ser recredenciados os docentes cuja produção bibliográfica nos quatro anos anteriores a data da avaliação perfaça 360 pontos, dos quais até 50 pontos poderão ser calculados com base na tabela 3 abaixo, o restante da pontuação deverá ser calculado de acordo com as Tabelas 1, 2 abaixo, retiradas do Documento de Área 2016. A produção a ser considerada nesta pontuação deve estar adequada às linhas de pesquisa do Programa.
  8. A critério da Comissão de Credenciamento e Recredenciamento, periódicos no estrato C e livros autorais, coletâneas, capítulos e verbetes no estrato LNC poderão ser reclassificados ou classificados (caso não constem no Qualis).
  9. Com vistas ao recredenciamento de um professor adequado ao perfil almejado pelo PPGFil exigir-se-á como conjunto de atividades mínimas de docência e formação as seguintes:

          9.1. No que diz respeito à docência, estabelece-se um mínimo de 2 disciplinas no quadriênio.

         9.2. No que diz respeito à formação, estabelece-se um mínimo de 1 dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida ou 2 em andamento no quadriênio, com tempo de titulação efetivo ou previsto não superior a 26 meses para o caso de dissertação de mestrado e 50 meses para o caso de tese de doutorado.

  1. O descredenciamento do docente será realizado quando o mesmo não atingir a pontuação mínima exigida no item 6 para a categoria (permanente ou colaborador) no ano da sua avaliação.

  2. Caso um docente seja descredenciado, ele deverá preencher os critérios definidos nessa Resolução para poder ser recredenciado como docente. Contudo, um docente não poderá ser descredenciado e recredenciado na vigência do mesmo ano.
  3. Se no momento da avaliação o docente não alcançar a pontuação mínima definida por este documento, ele não poderá abrir novas vagas. Caso o docente possua orientações em andamento, ele terá um período de 06 (seis) meses para atingir a produção mínima para não ser descredenciado.
  4. Caso não atinja a pontuação requerida no prazo estabelecido, o descredenciamento do docente será efetivado. Ao(s) orientando(s) do docente descredenciado, caso ele ainda possua algum, será atribuído um novo orientador, que será definido pela comissão responsável, e o docente descredenciado será automaticamente cadastrado na condição de coorientador.
     14. O julgamento dos casos não mencionados neste documento ficará a critério da Comissão de Credenciamento e Recredenciamento

     B) Acompanhamento da produção discente.

    O nosso PPG também implementou uma política para acompanhamento da produção discente e que também serve para estabelecer critérios de seleção para bolsistas. A cada 2 anos (para o doutorado) e 1 ano (para o mestrado) os discentes devem apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas no período. Dentre as atividades que devem ser indicadas destacamos: as publicações, participações em eventos, disciplinas cursadas, organização de eventos, dentre outros.

      C) Atração de pesquisadores por meio de Pós-Doutorado Voluntário

    Tendo em vista a escassez de postos de trabalho e a quantidade de profissionais sem vínculo institucional, notamos a possibilidade de oferecer uma oportunidade para pesquisadores de excelência que ainda estão buscando sua inserção no mercado.  Através de um processo seletivo aberto, selecionamos bolsistas de pós-doutorado voluntário (não remunerado). Dessa maneira, estes profissionais podem continuar produzindo e podem realizar atividades que somaram aos seus currículos. E, obviamente, são convocados pelo PPG a participarem de todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa política tem sido especialmente frutífera como uma maneira de mantermos uma relação importante com os egressos do PPG.

      D) Questionários de autoavaliação: docente, discente e de Egressos

  • Instrumento de autoavalição do PPGF pelos docentes Aqui
  • Instrumento de autoavalição do PPGF pelos discentes Aqui
  • Instrumento de autoavalição do PPGF pelos egressos Aqui

      Os instrumentos desenvolvidos e os relatórios síntese de autoavaliação são disponibilizados em aba específica no site do Programa, sendo também publicizados, por meio dos canais de comunicação interna, a todo corpo docente e discente. 

  •      Da análise dos resultados obtidos nos três formulários, pudemos depreender os seguintes aspectos que demandarão a atenção do Programa nos próximos anos.

          Resultado Última avaliação – Aqui.

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