Política de Autoavaliação |
A Política de Autoavaliação do PPG Filosofia é desenvolvida por um Grupo de Trabalho que coordena um conjunto de instrumentos e de ações voltadas à avaliação permanente do Programa por docentes, por discentes e egressos. A partir delas, tem a incumbência de elaborar relatórios, colaborar na publicização dos resultados e auxiliar na articulação dos objetivos, das metas e dos resultados da autoavaliação com o planejamento estratégico do Programa em cada quadriênio. Em sua atuação, de igual modo, observa o Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM, que considera sete desafios institucionais: 1- Internacionalização; 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; 3 – Inclusão social; 4 – Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento local, regional e nacional; e desafio 7 – Gestão ambiental. |
Instrumentos de Auto avaliação |
O PPG Filosofia com base nas práticas de autoavaliação institucional, aplicar uma série de questionários em nível docente, discente e egressos a fim de manter uma avaliação regular das atividades do Programa. Na sequência indicamos os procedimentos mais importantes e que vem dando resultados extremamente positivos, tanto no que se refere à formação e produção discente quanto docente. |
A) Política de Cadastramento/Recadastramento Docente: Desde 2014 o nosso PPG implementou uma política de credenciamento/ recredenciamento docente com o objetivo avaliar a produção científica dos professores e pesquisadores, bem como sua efetiva adequação e contribuição às linhas de pesquisa do programa. A cada 2 anos os docentes que já fazem parte do programa devem preencher uma planilha com uma série de requisitos que é avaliada por uma comissão escolhida pelo Colegiado. Novos docentes podem ser avaliados a qualquer momento pela mesma comissão. Como já mencionado no item 1.2, a adoção deste processo já teve impactos significativos no PPG, levando ao descredenciamento de vários docentes. Abaixo, seguem os critérios que temos adotado e que estão na Planilha que os docentes devem submeter ao programa.
Normas para o Credenciamento e Recredenciamento de Docentes do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM
9.1. No que diz respeito à docência, estabelece-se um mínimo de 2 disciplinas no quadriênio. 9.2. No que diz respeito à formação, estabelece-se um mínimo de 1 dissertação de mestrado ou tese de doutorado defendida ou 2 em andamento no quadriênio, com tempo de titulação efetivo ou previsto não superior a 26 meses para o caso de dissertação de mestrado e 50 meses para o caso de tese de doutorado.
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B) Acompanhamento da produção discente. O nosso PPG também implementou uma política para acompanhamento da produção discente e que também serve para estabelecer critérios de seleção para bolsistas. A cada 2 anos (para o doutorado) e 1 ano (para o mestrado) os discentes devem apresentar um relatório com as atividades desenvolvidas no período. Dentre as atividades que devem ser indicadas destacamos: as publicações, participações em eventos, disciplinas cursadas, organização de eventos, dentre outros. |
C) Atração de pesquisadores por meio de Pós-Doutorado Voluntário Tendo em vista a escassez de postos de trabalho e a quantidade de profissionais sem vínculo institucional, notamos a possibilidade de oferecer uma oportunidade para pesquisadores de excelência que ainda estão buscando sua inserção no mercado. Através de um processo seletivo aberto, selecionamos bolsistas de pós-doutorado voluntário (não remunerado). Dessa maneira, estes profissionais podem continuar produzindo e podem realizar atividades que somaram aos seus currículos. E, obviamente, são convocados pelo PPG a participarem de todas as suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Essa política tem sido especialmente frutífera como uma maneira de mantermos uma relação importante com os egressos do PPG. |
D) Questionários de autoavaliação: docente, discente e de Egressos
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Os instrumentos desenvolvidos e os relatórios síntese de autoavaliação são disponibilizados em aba específica no site do Programa, sendo também publicizados, por meio dos canais de comunicação interna, a todo corpo docente e discente.
Resultado Última avaliação – Aqui. |
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