Planejamento estratégico do Programa
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O Planejamento Estratégico do PPGF/UFSM, a partir de seus indicadores de avaliação e de autoavaliação, atua em estrita consonância com o PDI da UFSM. Os desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (2016-2026) da UFSM compreendem, cada um, as seguintes dimensões: alunos e sociedade, processos, aprendizado e infraestrutura.
São desafios constantes no PDI/UFSM: desafio 1- Internacionalização; desafio 2 – Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica; desafio 3 – Inclusão social; desafio 4 – Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica; desafio 5 – Modernização e desenvolvimento organizacional; 6- Desenvolvimento regional e nacional; e desafio 7 – Gestão ambiental. Sistematizou-se um conjunto de aspectos relativos às suas forças e debilidades no âmbito interno, e suas oportunidades e ameaças no âmbito externo ao programa. Eles são delineados à continuação, em conjunto com objetivos, metas, indicadores e ações para cada desafio.
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Os sete desafios do PPG Filosofia da UFSM
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Desafios
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Âmbito Interno
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Âmbito Externo
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Internacionalização
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- Forças – Internacionalização é um desafio que o PPG Filosofia enfrenta desde sua criação, dada a origem da titulação e inserção dos pesquisadores que o compreendem. Acrescida a isto está a condição geoestratégica da UFSM, nos confins do Brasil e amplamente comunicada com universidades argentinas, chilenas, colombiana e Uruguaias através, dentre outras iniciativas, do projeto Colóquios Conesul de Filosofia das Ciências Formais, que tem sido sistematicamente contemplado com auxilio nos Editais CAPES para eventos, bem como do projeto “Fenomenología Hermenéutica em la interpretación de la experiência de la enfermedad em el cáncer infantil” mantido com a a Faculdad de Medicina e Ciencias de la Saude da Universidad Militar Nueva Granada,em Bogotá, na Colômbia, que recebeu financiamento do governo colombiano. No âmbito interno, dentre as forças encontram-se ainda o número de docentes que participam diretamente em projetos contemplados no Programa CAPES-PRINT implementado 2018 e que se estende até 2022; aprovação de acordo de cooperação internacional com as Universidades de Grenoble, na França, e Universidade de Colônia, na Alemanha, que proporcionou o intercâmbio docente e discente, de 3 alunos bolsistas de doutorado no programa CAPES/Print e 1 docente em estágio pós-doutoral. Registra-se ainda a previsão de mais 3 saídas de docentes para pós-doutorado através do programa CAPES/Print.
- Debilidades – As debilidades do âmbito interno concentram-se na escassa pretensão dos acadêmicos, notadamente doutorandos, que preferem dedicar-se a procurar sua inserção e fixação no mercado de trabalho antes que investir em sua formação intelectual com vivências no estrangeiro. A baixa qualidade dos serviços de tradução cujas licitações observam o quesito do mais baixo preço, prejudicando a qualidade dos artigos submetidos a periódicos internacionais. A contratação de revisores de idioma recomendada por periódicos internacionais está igualmente vedada no sistema administrativo vigente, exigindo que a cobertura de custos seja efetivada diretamente pelo pesquisador em projetos pessoais.
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- Oportunidades – São oportunidades do âmbito externo ao programa aquelas concentradas na interinstitucionalidade internacional de projetos desenvolvidos conjuntamente em convênios firmados com universidades estrangeiras. São convênios em andamento: Universidade de La Plata, CONICET, na Argentina; Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, em Portugal; Universidade de Salamanca, Universidad Autonoma de Madrid, na Espanha; Universidad Militar Nueva Granada no Chile; Université Jean-Moulin – Lyon III, Université Grenoble-Alpes, na França; Universidade de York e College London Reino Unido; Northwestern University, RUTGERS University, University of Pennsylvania e University of California em Davis e Irvine, nos EUA; Universität zü Köln e Technische Universität Berlin, na Alemanha. Através destes convênios bilaterais com instituições parceiras o PPG em Filosofia foi capaz de proporcionar no último quadriênio o intercâmbio de 4 discentes em estágio sanduíche, bem como 4 docentes tiveram saídas em estágio pós-doutoral. Infelizmente algumas saídas que estavam previstas, 2 discentes e 2 docentes, foram postergadas devido à pandemia de COVID-19.
- Ameaças – As ameaças decorrem notadamente das ameaças de cortes do orçamento público federal dado que o subsídio governamental é imprescindível para implementação das propostas desenvolvidas até o presente momento. A relação da universidade pública na área da Filosofia com o mercado privado é restrita, dado que os oligopólios manifestam pouco interesse pelas atividades de pesquisa. A política que deprecia as relações Sul-Sul matizada por uma visão colonialista na produção e circulação do conhecimento. Outras fontes de financiamento, como o Estado do Rio Grande do Sul, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, igualmente apresenta restrições ao financiamento da pesquisa e, ademais, desconsidera a importância de atividades de pesquisa que não estejam vinculadas a aspectos claramente produtivistas.
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Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
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- Forças – Educação inovadora com excelência acadêmica é um desafio que possui forças no âmbito interno referentes ao suporte do Departamento de Filosofia, e que conta com 18 professores, sendo 4 titulares, e 4 técnicos administrativos. Ademais, o programa conta com bom número de docentes permanentes (14 docentes em 2020) e colaboradores (4 docentes no quadriênio); Tivemos ainda 1 pós-doc (CAPES/PNPD) registrado como colaborador que ministrou disciplinas; e 3 pós-docs voluntários; a realização de um seminário discente anual organizado pelos alunos com mais 100 trabalhos apresentados. Formação heterogênea dos docentes provenientes de variadas instituições nacionais e internacionais. Exigência de presença de membros externos à UFSM em todas as bancas de qualificação e de defesa mestrado e de doutorado. Os padrões de exigência na formação dos discentes na condução de processos de pesquisa são exigentes e pautados pela formação heterogênea de seus docentes pesquisadores. A exigência do exame de qualificação, normalmente ocorrente ao final do sexto semestre, pretende evidenciar a preocupação com a excelência.
- Debilidades – Dentre suas debilidades, identificaram-se duas referentes a docentes com problemas de renovação do credenciamento e o restrito estímulo à carreira pesquisador no sistema público federal que ignora, em termos remuneratórios, o esforço realizado por docentes de pós-graduação. Igualmente, as dificuldades no entendimento sobre as características do desempenho de um pesquisador num departamento que, em dez anos, dobrou o número de professores, tem se revelado entrave para a distribuição em termos equitativos de encargos didáticos. Outra debilidade caracteriza-se na remediação com as redes de wifi que não se mostram suficientes para segurança às comunicações online.
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- Oportunidades – As oportunidades no âmbito externo ao programa permitem a recepção de uma clientela de alta qualidade intelectual, atraídos pelo ambiente universitário qualificado da UFSM, com sua Cidade Universitária dotada de amplas condições de trabalho, com infraestrutura de pesquisa compatível com as exigências pós-graduação, como salas, rede elétrica e rede lógica.
- Ameaças – O cenário ameaçador de remodelações e cortes definido pelo Governo Federal em agências como CNPq e CAPES não permite um planejamento sustentável das atividades de pesquisa. A localização da UFSM no coração do Estado do Rio Grande do Sul, distante 300 quilômetros de outros programas. A linha aérea disponível é de alto custo e, em geral, apresenta-se de uso inviável. As ameaças no âmbito externo ao programa decorrem ainda do cesse de investimentos em infraestrutura por parte governo federal, o que representa no sucateamento previsto num horizonte de poucos anos, dada a rapidez com que equipamentos de informática, notadamente, devem ser repostos.
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Inclusão social
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- Forças –Adoção no nome social para alunos que assim o desejarem. Adoção de política de quotas raciais na graduação. Adoção de quotas para alunos provenientes de escola pública. Adoção de quotas para alunos portadores de necessidades especiais. Casas do Estudante para alunos de graduação e de pós-graduação que possibilitam e asseguram condições de permanência na universidade pública. Meia passagem estudantil para deslocamentos de ônibus para a Cidade Universitária. Restaurantes Universitários e regime de carência para estudantes que requisitarem o benefício.
- Debilidades – Escassa presença de alunos indígenas e afro-descendentes. Inexistência de política de quotas na pós-graduação.
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- Oportunidades – Acolhimento social e reconhecimento das políticas referentes à extensão de benefícios e recebimento de alunos em diversas condições sociais e étnicas raciais.
- Ameaças -Restrição de recursos do Governo Federal para a manutenção das Casas de Estudante e de Restaurantes Universitários.
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Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica
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- Forças – Os debates realizados no Programa de pós-graduação em Filosofia da UFSM sabem que se faz necessário avançar o debate sobre as transições tecnológicas e suas interações, as quais estão vinculadas a outras temáticas, como a construção de espaços de maior autonomia e resistência pelas famílias de produtores mesmo com a verificação de alternativas mais sustentáveis em relação aos atuais padrões de desenvolvimento, cujas externalidades já ultrapassam as barreiras do tolerável pelo planeta. As inovações ou a produção de novidades como têm sido abordadas por diversos autores, são processos sociais que possuem potenciais de modificar e gerar novas formas de desenvolvimento.
- Debilidades -Os estudos articuladores das dimensões de comunicação, inovação e desenvolvimento têm abarcado uma série de novas configurações sóciotécnicas, temáticas que vêm sendo desenvolvidas no Projeto Lazos América Latina, as quais ainda carecem de estudos e evidenciações para sua compreensão e discussão no m acadêmico.
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- Oportunidades – As inovações são as demonstrações de adaptações e respostas dos atores, no nível de nicho, que são dominados pelas crises econômicas do mercado amplo, ou do regime e da paisagem. A criação de novos bens e novos serviços tornam-se alternativas geradas para responder às falhas dos mercados hegemônicos, de forma a manter a sustentabilidade e a sobrevivência de grupos excluídos dos monopólios econômicos. São respostas dinâmicas, como uma forma de rever e recriar as formas de reprodução social dos atores em processos de resiliência, isto é, de conseguir se adaptar e evoluir apesar das adversidades.
- Ameaças – O que chamamos de novidades são novos conhecimentos, redes sociais, mercados etc, novos processos, entre outras inovações que têm construído mudanças significativas. Mas que apesar disto, podem causar disrupturas importantes , assim, requerem uma atenção e estudo mais aprofundado, o que infelizmente não ocorre com frequência devido a falta de incentivos.
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Modernização e desenvolvimento organizacional
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- Forças – Adoção do Sistema de Informações do Ensino – SIE, programa informático desenvolvido pelo Centro de Processamento da UFSM que articula toda a atividade da instituição, com possibilidades de registro de informações de cunho administrativo, acadêmico, de pessoal, orçamentário e legal. Conta com aplicativos para smartphones que facilitam o acesso a bancos de dados integrantes de sua plataforma e que podem ser reconhecidos e atualizados como o Portal do Professor, Portal do Alunos, Portal Recursos Humanos, Portal de Projetos, e outros. Conta igualmente com a possibilidade de educação a distância, através de suportes ao uso de ambientes como Moodl GoggleClassroom. Conta com o repositório Farol para conteúdo audiovisual e o repositório Manancial para publicações. Conta igualmente com o banco de Tese Dissertações, com permanente atualização. Passou a contar com um sistema de inserção no acervo do Arquivo Geral com cópias digitalizadas das publicações da FAC UFSM Editora.
- Debilidades – A complexidade das atividades supra discriminadas que exige treinamento e pessoal altamente capacitado e dedicado em tempo integral. Os registros como oferta de disciplinas, produção de cadernos didáticos, publicação de notas avaliações e histórico escolar, fluxo de qualificações e de defesas demandam um sistema operacional extremamente complexo e robusto. A conexão à rede lógica não permite segurança de que as atividades realizadas online se efetivarão da maneira prevista. Necessidade de revisão das linhas de pesquisa e revisão curricular. A necessidade de deslocamento de docentes e alunos por vários prédios para realizar suas atividades dispersas por locais distintos, o que dificulta o encontro de pessoas.
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- Oportunidades – A modernização progressiva do ambiente organizacional da UFSM requer atenção sistemática e continuada de seus técnicos e docentes. O regime de aposentadorias em curso poderá encaminhar a uma renovação de seus recursos humanos.
- Ameaças –A migração dos sites eletrônicos das universidades federais, alterada de Joomla para Windows, supõe maior segurança e estabilidade do sistema renovação, por parte do governo federal, do sistema operacional utilizado para comunicação eletrônica e sites também pelas universidades federais, alterada de Joomla para Windows, tem conduzido a sucessivas renovações de sites eletrônicos, gerando retrabalho e perda de informações. O regime de aposentadorias em curso poderá encaminhar a uma perda de recursos humanos caso a universidade pública não disponha de códigos de vagas para a reposição de seus quadros. A escassez de investimentos infraestruturas por parte do governo federal ameaça a continuidade da realização de atividades a distância como a participação em bancas, transmissão de eventos, etc. cortes orçamentários têm restringido fortemente a circulação de docentes e discentes tanto para eventos, como para ministrar/assistir conferências e/ou banca planejamento financeiro engessado e padecendo de contingenciamentos.
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Desenvolvimento regional e nacional
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- Forças – o potencial do programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM concentra-se na interinstitucionalidade nacional de projetos, a serem desenvolvidos conjuntamente com a Universidade Federa do Rio Grande do Sul, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Federal do Pampa, Pontifícia Universidade Católica Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Roraima e Universidade da Integração Latino-Americana.
- Debilidades – As debilidades decorrem da escassa inserção dos estudos da filosofia nas atividades mais gerais e amplas da sociedade.
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- Oportunidades – O acompanhamento de movimentos internacionais de reconexão da agricultura e do campo com as populações urbanas e sua abordagem comunicacional permite conhecer que a produção de alimentos locais e com qualidades específicas (com indicações geográficas, artesanais, baseados em conhecimentos específicos, fair trade, da agricultura social, etc.) desempenham um papel central e contam com forte apreço regional no Sul do Brasil. No estrangeiro, são os casos movimentos como o SlowFood, os grupos de aquisições solidárias de alimentos na Itália (GruppodiAquistoSolidale – GAS), os mercados e feiras locais de agriculto (mercaticontadini), que reconstroem novas dinâmicas de desenvolvimento rural e alimentar, buscando conexões sociais, produtivas, ambientais e econômicas crescentes com os consumidores . Estes e outros exemplos em nível internacional e América Latina têm sido denominados de cadeias curtas de comercialização e redes agroalimentares alternativas, já que visam, sobretudo, aproximar e (re)ligar produtores, organizações internacionais de desenvolvimento e consumidores ao nível local/regional, gerando transições importantes em práticas sociais sedimentadas no regime sociotécnico atual, tendo em vista as oportunidades que o projeto Lazos tem propiciado nas discussão entre a UFSM e FAO.
- Ameaças –Gestões governamentais que contrariam tendências internacionais, ou que flexibilizam um conjunto de normas já estabelecidas pela comunidade científica podem entrar em contradição com o desenvolvimento dos estudos desenvolvidos na UFSM.Destaca-se também o ambiente institucional e sua competitividade em rela aos grandes agentes econômicos, o que tem levado a oligopolização dos mercados.
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Gestão ambiental
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- Forças – A participação de 2 pesquisadoras e seus alunos no Projeto Universidade de Meio Ambiente – UMA de sustentabilidade reflete a preocupação da UFSM com o tema. As instalações na Cidade Universitária são de alta qualidade ambiental, ao contar com uma área de mais 600 hectares onde se concentram as atividades do campus sede. Arborizado e com instalações de qualidade, com Casas do Estudante e Restaurantes Universitários, a Cidade Universitária é modelo para muitas universidades no Brasil e no mundo.
- Debilidades – A amplitude térmica do clima de Santa Maria – RS com frequência exige a utilização de aparelhos de ar condicionado para clima frio, quente, úmido e se A falta de manutenção e de higienização dos aparelhos instalados e que funcionam apresenta-se como uma debilidade da infraestrutura da Cidade Universitária.
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- Oportunidades – A valorização da chamada economia verde ou sustentável conta com grande acolhimento nas atividades da UFSM e pode representar um tema interesse para a atividade de pesquisa em Filosofia em conexão direta com a Bioética. Os esforços de investigação de situações extremas como calamidades climatéricas, catástrofes naturais e outras têm recebido resposta nos trabalhos do programa.
- Ameaças – A pandemia determinada pela circulação do COVID-19 representa uma séria ameaça à continuidade das atividades na UFSM como, de regra, o é para o resto do mundo.As contradições nas formas de coordenação e regulação do moderno sistema capitalista expõem fissuras nele próprio e em atores sociais que constroem rede sistemas alternativos aos padrões hegemônicos estabelecidos, conforme atestam amplamente os estudos de Comunicação que conhecemos. Neste contexto, emergem atores sociais que começam a construir circuitos de produção-distribuição-consumo diferenciados em relação aos dominantes, como por exemplo, os mercados locais e regionais de conteúdos noticiosos, editoriais, publicitários e promocionais em geral, trazendo a preocupação com a sustentabilidade das práticas ambientais.
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Objetivo, meta, indicador e ações para cada desafio
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Depois dos sete desafios trabalhados, a equipe começou a desenvolver aspectos atinentes a objetivo, meta, indicador e ações para cada desafio. Suscintamente, estão em debate para sua progressiva implementação:
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Desafio
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Objetivo – meta
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Indicador – ação
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Internacionalização
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- Objetivo – O objetivo do desafio é o de que todo discente tenha algum tipo de experiência no estrangeiro (doutorado sanduíche, estância de pesquisa para mestrando e doutorandos, participação em eventos). Também é objetivo que a internacionalização de publicações se efetive de forma sistemática em todos os grupos de pesquisa. Outro objetivo é de que o periódico Voluntas: Revista Internacional de Filosofia se consolide ainda mais enquanto periódico internacional. Participação em painel temático por membro de cada grupo de pesquisa em evento internacional. Contar com a participação de pesquisadores estrangeiros nos projetos de pesquisa do programa. Promoção do domínio da língua inglesa.
- Meta – A meta proposta é de aumento de alunos em doutorado sanduíche e incremento da atuação docente e discente em nível internacional. Outra meta é de que cada docente pesquisador e cada aluno invistam em publicações internacionais. Estruturar a produção de dossiês temáticos com participação de pesquisadores estrangeiros. Conceder visibilização dos pesquisadores através da participação em painel temático em eventos internacionais. Incrementar o vínculo de pesquisa com pesquisadores estrangeiros. Realizar publicações em outros idiomas.
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- Indicador – O indicador previsto é de 5 docentes ingressando na atividade de internacionalização no quadriênio e de duplicação da participação discente. Outra meta é de que cada docente pesquisador e cada aluno detenha uma publicação internacional no quadriênio. Outro indicador previsto é de organização de 4 dossiês com participação de pesquisadores estrangeiros a serem publicados em periódicos de conhecida relevância pela comunidade. Organização de um painel temático por grupo de pesquisa em evento internacional. Participação de pesquisadores estrangeiros em pelo menos uma banca examinadora de qualificação ou defesa de dissertação/tese por grupo/linha de pesquisa. Publicar em outros idiomas um artigo por docente com discente no quadriênio.
- Ações – Como ações estabelece-se o ingresso de docentes e discentes nos convênios existentes na UFSM e em projetos Print-CAPES, bem como submissão em editais de fomentos da FAPERGS, CAPES e CNPq. Outra ação proposta é de submissão por cada docente pesquisador e cada aluno em publicação internacional no quadriênio. Como a prevê-se a formalização de convites a pesquisadores estrangeiros vinculados aos grupos de pesquisa para a realização de dossiês com chamadas temáticas. Sistematização dos vínculos com pesquisadores estrangeiros através da proposição de painéis temáticos para eventos internacionais. Convite para participação em bancas examinadoras de qualificação ou defesa de dissertação/tese de pesquisadores estrangeiros. Encaminhar solicitações de versão para idiomas estrangeiros de artigos científicos. Promoção do conhecimento de outros idiomas junto aos alunos de graduação e de pós-graduação com adoção de textos em sua versão original.
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Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica
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Inclusão social
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- Objetivo – Criação e manutenção das políticas de inclusão social vigentes na Instituição.
- Meta–Valorizar o ingresso de alunos contemplados com as políticas sociais vigentes.
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- Indicador – Contar com pelo menos 30% do aluno incluído nas políticas de inclusão social da UFSM.
- Ações – Assegurar que os estudantes tenham acesso às políticas de inclusão social.
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Inovação, geração de conhecimento e transferência tecnológica
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- Objetivo – Promover a visibilização das atividades científicas. Incorporar criticamente o debate sobre Filosofia, inovação e desenvolvimento nas atividades de pesquisa do programa.
- Meta – Como meta, propõe-se que cada dissertação/tese gere produtos. Tem ainda como meta qualificar as publicações de periódicos e livros produzidos pelo PPG Filosofia. Por fim, manter as atividades de mobilização dos discentes através da realização dos Seminários Discentes. Inserir o Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM nos esforços sobre inovação e desenvolvimento.
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- Indicador – Tem como indicador um número proporcional de produtos ao de dissertações/teses defendidas; a ascensão no Qualis de seus periódicos; realização de Seminários Discentes. Produção de quatro artigos científicos publicáveis no tema da Filosofia, Informação, Política, Conhecimento e Desenvolvimento.
- Ações – E tem como ações a criação e manutenção de um canal do PPG Filosofia no YouTube com posterior armazenamento no repositório institucional da UFSM, registrando atividades cotidianas de seus pesquisadores docentes e discentes; criação de podcasts referentes a cada artigo produzido e um vídeo de 2 minutos de cada dissertação/tese defendida; manutenção do Portal de e-books; permanência no Portal de Periódicos da UFSM da Revista Voluntas. Tem ainda prevista o registro dos e-books já produzidos no repositório institucional, bem como a criação da editora Filos-UFSM. Por fim, a promoção das atividades do PPG ampliando a participação de pós-graduandos do interior do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e da Argentina, bem como a captação de estudantes de fora do país.
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Modernização e desenvolvimento organizacional
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- Objetivo – Assegurar que as atividades de modernização das rotinas da UFSM afetem positivamente as atividades do Programa de Pós-graduação em Filosofia. Debater a estrutura do programa em suas linhas de pesquisa e currículo. Promoção de seminários de relato de atividades de doutorado sanduíche, missões de trabalhos e intercâmbios.
- Meta – Manter as rotinas de controle de fluxo de defesas de dissertações/teses, histórico escolar e site do programa estejam permanentemente fiáveis e atualizadas. Proceder à revisão das linhas de pesquisa e da estrutura curricular. Promoção das atividades de intercâmbio.
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Indicador – Registrar a tempo e hora todas as atividades requeridas pelo sistema de registro e controle acadêmico da UFSM. Criar a disciplina de seminários de relato de intercâmbio.
Ações – Treinamento da equipe de docentes e técnico no sistema de atualização de registros SIE. Adequar as linhas de pesquisa aos pesquisadores e criar no disciplinas, dentre elas a disciplina de seminários de relato de intercâmbio.
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Desenvolvimento regional e nacional
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- Objetivo – promover o debate por parte da comunidade acerca da penetração e da recepção da Filosofia.
- Meta – articular relações com instituições locais, regionais e nacionais.
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- Indicador – Participação de eventos que tenham como alvo a comunidade na tentativa de tornar pública e acessível a pesquisa realizada dentro da academia.
- Ações – apoiar as atividades e eventos com a comunidade externa.
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Gestão ambiental
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- Objetivo – Apoiar o descarte de materiais eletrônicos em desuso.
- Meta – Promover a consciência ambiental através do debate filosófico em bioética.
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- Indicador – Realizar o redirecionamento do zelo patrimonial de equipamentos do programa.
- Ações – transferir o zelo patrimonial de equipamentos eletrônicos considerados superados do controle do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSM. Realizar ações de apoio de descarte consciente de eletro-eletrônicos e suprimentos.
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Planejamento futuro
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Visando a manutenção e aperfeiçoamento da qualidade de ensino, na formação de Mestres e Doutores, e da produção de conhecimento por seus pesquisadores (docente discentes), o PPG Filosofia/UFSM tem os seguintes planos a serem executados nos próximos anos:
- – sedimentar os convênios internacionais em andamento com universidades da Europa, América Latina e EUA;
- – promover a oferta de disciplinas em língua estrangeira;
- – aumentar a mobilidade entre estudantes e professores nas atividades previstas pelos convênios internacionais: estágios pós-doutorais, doutorado-sanduíche, missões estudo;
- – buscar novas possibilidades de convênio internacional;
- – buscar novas possibilidades de fomento;
- – incrementar a produção bibliográfica dos docentes em revistas internacionais, preferencialmente avaliadas nos estratos A1 e A2 ;
- – promover cursos de atualização teórica e metodológica com a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros destacados do campo da Filosofia e áreas afins, como forma de incrementar a renovação e a originalidade das pesquisas em andamento no Programa;
- – incentivar os docentes a buscar recursos em órgãos de fomento e editais para participação em eventos internacionais;
- – atingir a meta de pós-doutoramentos para todo o quadro de Docentes Permanentes.
- – aperfeiçoar políticas de inclusão social;
- – promover políticas de inovação.
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