A place for the memory trace
O Laboratório de Filosofia da Memória (Mem-Lab), em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSM, gostaria de convidar a comunidade acadêmica para a palestra “A place for the memory trace“, a ser apresentada em língua inglesa pela Professora Sarah Robins, da University of Kansas (EUA). O evento ocorrerá no dia 20 de janeiro, às 16h, pelo Google Meet.
Os ouvintes devidamente inscritos e presentes no evento poderão requerer certificado de participação. As inscrições podem ser realizadas por meio do link bit.ly/mem-trace.
A filosofia da memória é uma área de pesquisa em constante crescimento, tecendo relações fundamentais com as outras ciências da mente humana – tais como a psicologia e a neurociência cognitivas. Na palestra do dia 20, será abordado um tema que se encontra na intersecção entre essas três áreas do conhecimento – a saber, os traços de memória. Também denominados de “engramas”, os traços correspondem a elementos que armazenam dados sobre o passado para a rememoração futura. Desse modo, a palestra da Professora Robins é de interesse não apenas a pesquisadores da filosofia, mas também àqueles que estudam a memória nos mais variados campos do saber.
Sarah Robins é uma especialista de renome internacional no que se trata de estudos da memória. Sua pesquisa é influente em muitas das principais áreas relacionadas à capacidade de lembrar, tais como a neurociência dos traços de memória, a distinção entre memória e imaginação, a relação causal entre o evento passado e a lembrança presente, entre outras. O trabalho da professora Robins já foi publicado em revistas internacionais de impacto, além de coletâneas com pesquisadores do mundo inteiro.
Com isso, estamos animados para receber a Professora Robins em um evento do Mem-Lab e para avançar a internacionalização do PPG em Filosofia e da UFSM como um todo.