NÚCLEO DE EXTENSÃO EM DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO TERRITÓRIO NOROESTE COLONIAL (NEDET)
Pesquisa Em Atividade
Contato:
nedt-noroestecolonial@hotmail.com +55 (55) 3220-8000 Sala:120 – Bloco do curso de AdministraçãoApresentação
O governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário, vem propondo ações de desenvolvimento rural para os espaços da produção e convivência da agricultura familiar do país. Nesse sentido, desde 2004, definiu o mapeamento de atuação em territórios, sendo que esses, na sua fase inicial, enfocaram a questão rural. Em sequência, já a partir do ano de 2008, os territórios rurais migraram para a denominação de territórios da cidadania, isso determinado pelo Índice de Desenvolvimento Humano, partindo-se das necessidades identificadas nesses índices, como carentes de políticas públicas de inclusão social. Neste sentido, o Território Noroeste Colonial consiste em promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.
Histórico
O Território de Cidadania Noroeste Colonial é composto por 34 municípios: Ajuricaba, Augusto Pestana, Barra do Guarita, Boa Vista do Cadeado, Bom Progresso, Bozano, Braga, Campo Novo, Catuípe, Chiapetta, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Crissiumal, Cruz Alta, Derrubadas, Esperança do Sul, Humaitá, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Miraguaí, Nova Ramada, Panambi, Pejuçara, Redentora, Santo Augusto, São Martinho, São Valério do Sul, Sede Nova, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Três Passos e Vista Gaúcha. Deve-se destacar que a região norte é caracterizada pela grande concentração de atividades no contexto rural, predominantemente distribuída entre agricultores familiares, em função da estrutura fundiária com propriedades de pequeno porte, o que representa número significativo de habitantes no espaço rural, em relação a outras regiões do estado e do país.
Além disto, a região se destaca pela existência de comunidades tradicionais de indígenas e assentados da reforma agrária, com um número expressivo de jovens rurais e mulheres trabalhadoras. Com essas características, os municípios deste espaço geográfico vêm recebendo atenção destacada de políticas pública dos governos, tanto estadual como federal, objetivando melhor aproveitamento destas características, tanto na produção agrícola, como no capital social de seus habitantes.
Em 2009 se constituiu efetivamente o Território da Cidadania Noroeste colonial/RS. A partir disto, foi iniciado um processo de sensibilização das entidades governamentais e da sociedade civil, visando à mobilização e organização dos atores sociais territoriais para constituírem a instância organizativa do Colegiado de Desenvolvimento Territorial – CODETER.
CONTATOS: