O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial do Território Centro Serra (Nedet Centro Serra) realizou na última sexta-feira (29), a primeira reunião do Comitê de Povos Indígenas na comunidade Mbya Guarani do município de Salto do Jacuí (RS).
O encontro contou com a presença das lideranças das Aldeias Guaranis Tekoá Porã do município de Salto do Jacuí e Tekoá Kaaguy Poty do município de Estrela Velha, e da Aldeia Kaingang de Júlio Borges. Também estiveram presentes os representantes das instituições Ascar/Emater de Salto do Jacuí e a Fundação Nacional do Índio (Funai) de Passo Fundo.
A reunião objetivou mapear as comunidades indígenas do território centro serra, suas origens, principais atividades, demandas vigentes, visando seu fortalecimento e desenvolvimento territorial.
O Nedet Centro Serra é um programa de extensão coordenado pelo professor José Marcos Froehlich, do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da UFSM, submetido em nome do Núcleo de Estudos em Agricultura Familiar (Nesaf) da UFSM.
O programa de extensão foi aprovado na chamada pública CNPq-MDA 11-2014 e objetiva disponibilizar equipe de assessoria às ações territoriais e ao Colegiado do Território Centro Serra.