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Sobre o Curso

HISTÓRICO DO PROGRAMA

Contexto do Envelhecimento Populacional Brasileiro

Para falarmos do Programa Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Federal de Santa Maria PPGERONTO- UFSM) se faz necessário, inicialmente contextualizar sua relevância para a sociedade brasileira, contemporânea e futura. Em termos históricos, para a civilização humana, viver até idades tardias é consequência direta das melhorias socioculturais e econômicas das populações, que diminuíram as taxas de mortalidade infantil e também de fecundidade, representado pelo número médio de filhos que cada mulher. Entretanto, o fenômeno, conhecido como transição demográfica, que transforma uma sociedade predominantemente composta por jovens em uma sociedade com maior proporção de idosos, está sendo vivido de modo muito rápido pelo Brasil, e as projeções indicam que, em 2050, 29% da população brasileira será composta por pessoas com 60 ou mais anos.

Contexto Interdisciplinar do Programa

A rapidez nas mudanças demográficas do País, tem repercussões sociais bastante acentuadas, principalmente considerando a necessidade de criação de estratégias que absorvam e ofereçam condições para que a população envelheça de modo bem-sucedido, já que envelhecer não significa adoecer. Por outro lado, é cada vez mais premente desenvolver estratégias que diminuam as incapacidades, disfunções doenças crônicas não-transmissíveis, fragilidade e vulnerabilidade dos idosos.

Em ambos contextos, existe cada vez mais a necessidade de formação de recursos humanos capacitados em gerontologia e no manejo do idosos. Entretanto, a formação de gerontólogos guardam enormes desafios, uma vez que o envelhecimento biológico ocorre através de uma rede intrincada de múltiplos fatores interativos, considerando a necessidade de uma abordagem que integra quatro dimensões inter-relacionadas conhecidas como: gerontologia biológica, psicológica, clinico-funcional e social. De fato, estas dimensões só podem ser trabalhadas, a partir de um olha interdisciplinar da gerontologia. Assim, no contexto do Brasil atual, existe uma necessidade premente de formação de profissionais capacitados a manejarem de forma competente os principais aspectos do envelhecimento biopsicológico, da saúde, integração sócio comportamental e qualidade de vida dos idosos.

Por este motivo, o PPGERONTO foi concebido para ser um Programa Interdisciplinar estando adequado aos preceitos conceituais descritos no documento da área interdisciplinar da CAPES, que baseado na seguinte premissa: “A multidisciplinaridade representa um avanço no tratamento de um dado problema de investigação complexo, porque pressupõe a interlocução de várias perspectivas teórico metodológicas. Entende-se por multidisciplinar o estudo que agrega diferentes áreas do conhecimento em torno de um ou mais temas, no qual cada área ainda preserva sua metodologia e independência.”

UFSM: histórico de ações de extensão e serviços a pessoa idosa

Considerando a gerontologia uma área relativamente nova, no que tange a investigação e formação de recursos humanos, até bem pouco tempo, um número relativamente pequeno de instituições brasileiras tinham experiência concreta no desenvolvimento de atividades voltadas aos idosos. Este é o caso UFSM, no qual PPGERONTO foi construído a partir de práticas históricas de atividades de extensão e assistência voltadas a comunidade idosas. Este trabalho pioneiro começou a ser desenvolvido por profissionais do Centro de Educação Física e Desportos- CEFD da Universidade Federal de Santa Maria onde foi fundado o Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade, o NIEATI ainda no ano de 1984. O NIEATI é considerado o primeiro Núcleo de Estudos de Educação Física em uma Universidade Federal Brasileira do País que proporcionou a disseminação da temática do envelhecimento na comunidade acadêmica da UFSM e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Por este motivo, ao longo da sua existência contribuiu ativamente na elaboração de Políticas Públicas de Educação como também da Política Nacional de Saúde do Idoso. O NIEATI também passou a promover, e ainda promove eventos sociais para a comunidade idosa, com destaque ao Acampavida, e que reúne durante 2-3 dias idosos que compartilham experiências socioculturais em um “acampamento” organizado dentro do Campus central da UFSM e o Ciclo de Cinema.

Além destes, na UFSM foi desenvolvido a partir de 1992 o Projeto Universidade e idosos: voltando a estudar, no qual abriu a oportunidade para idosos se matricularem na Instituição na categoria “aluno especial” em disciplinas de qualquer curso de graduação da UFSM. Este projeto, que ainda se encontra ativo, tem como pré-requisitos a idade mínima de 55 anos e ser alfabetizado. Essa inserção dos idosos nos mais variados cursos, gera um debate intergeracional, estimulando a compreensão dos mais velhos pelos mais jovens, e vice-versa.

No âmbito da saúde, a partir de 2005 o Curso de Medicina da UFSM incorporou no seu programa curricular a disciplina Saúde do Idoso, que deu origem ao Ambulatório de Geriatria no Hospital Universitário da UFSM (HUSM). Em 2011 o ambulatório se consolidou como um espaço interdisciplinar passando a ser denominado Ambulatório Interdisciplinar do Doente Crônico. Atualmente, o ambulatório atende idosos oriundos de secretarias de saúde de cidades da região central do estado ou em pós-alta hospitalar do HUSM. Também, desde 2005, foi criado o Serviço de Internação Domiciliar do Hospital Universitário de Santa Maria (SIDHUSM) que passou a complementar a formação geriátrica e gerontológicos dos alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

UFSM: histórico de ações pesquisa voltadas ao Idoso

Além das atividades de extensão que consolidaram a experiência da UFSM voltada a atenção ao idoso, pesquisas relacionadas com diversas abordagens gerontológicas também foram, pouco a pouco implantadas e consolidadas, impulsionando assim a criação do PPGERONTO. Tais investigações estão associadas a diversos grupos de pesquisa credenciados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e validados pela Instituição, com destaque ao grupo de pesquisa Exercício Físico e Qualidade de Vida, e ao grupo de pesquisa Cuidado, Saúde e Enfermagem, ambos criados em 2002. Em 2007 também foi criado o grupo de pesquisa Biogenômica do Desenvolvimento e Envelhecimento, que passou a desenvolver na UFSM estudos sobre envelhecimento biológico e doenças crônicas não-degenerativas prevalentes nos idosos, a partir de uma perspectiva translacional que envolve desde investigações in vitro até estudos populacionais longitudinais. Este grupo possui interação, há bastante tempo com diversas universidades brasileiras, com destaque a Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade do Estado do Amazonas (UnATI-UEA) e universidades internacionais, com destaque a Tokyio Metropolitam University (TMU- Japão), Universidade de Leon, Universidade de Barcelona (Espanha) e University of Toronto (Canadá). No ano de 2008, foi criado o Grupo de Estudos e Pesquisa em Gerontologia, cujos pesquisadores estiveram à frente da mobilização, organização e coordenação do projeto para o credenciamento do PPGERONTO junto a CAPES. Em 2009 ocorreu a criação do do Grupo de Pesquisa GECEDH- Grupo de Estudos Sobre o Cuidado nas Etapas do Desenvolvimento Humano. Posteriormente, em 2014 foi criado o Grupo de Pesquisa NUREN – Núcleo de Referência em Estudos do Envelhecimento Humano, e mais recentemente, em 2017 foi criado o grupo de pesquisa GIANA – Grupo de Investigação em Avaliação Nutricional e Aterosclerose associado ao PPGERONTO.

A criação e consolidação destes grupos de pesquisa foi possível graças a incorporação nos quadros de professores da UFSM, de muitos profissionais com histórico de pesquisas e orientação em nível de mestrado e doutorado relacionado ao envelhecimento biopsicossocial; profissionais já com formação em nível de doutorado nas áreas de Gerontologia Biomédica, Clínica Médica (Geriatria) ou que desenvolveram seus estudos de pós-graduação com uma abordagem gerontologica.

UFSM: criação do PPGERONTO

O conjunto das pesquisas que estavam já sendo realizadas na UFSM atendia em grande parte, a concepção multidimensional e interdisciplinar da gerontologia, baseada na integração de estudos que contemplem aspectos gerontológicos sociais, psicológicos, biológicos e clínico-funcionais. Por este motivo, tais pesquisa serviram como a principal base para a construção do projeto do PPGERONTO. De fato, o credenciamento do PPGERONTO pela CAPES acabou ocorrendo no ano de 2014. É importante salientar que, o PPGERONTO e outro Programa em Gerontologia desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco, também credenciado em 2014 foram os primeiros programas de mestrado em nível Strictu sensu credenciados em universidades públicas federais, já que os Programas mais antigos eram, até então desenvolvidos em instituições privadas ou estaduais.

Atendendo os pressupostos da interdisciplinaridade incorporou no seu quadro de professores, profissionais com formação diversificada. Dos Professores que auxiliaram a credenciar o Programa junto a CAPES, 12 permaneceram ativos e atuantes no Programa. Entretanto, cabe destacar que todos os professores possuem formação na área do movimento humano, saúde ou ciências biológicas, não existindo nenhum professor oriundo das áreas das ciências humanas ou com formação, em nível de doutorado nas áreas sociais.

Dos professores credenciados no início do Programa, 85% são oriundos da UFSM, e apenas 15% são externos (UNOESC e UNIJUI). Este grupo de professores se manteve estável até o presente momento. Entretanto, a demanda de novos professores que ingressaram na UFSM e passaram a solicitar o seu credenciamento como orientadores no PPGERONTO cresceu bastante neste último ano. Além disto, aumentou o número de alunos interessados em realizar seus estudos em nível de mestrado na área de Gerontologia. Dentro deste contexto, em 2017 o Programa hoje conta com 20 orientadores.

PPGERONTO: EVOLUÇÃO DAS LINHAS DE PESQUISA, PROJETOS E DISCIPLINAS

No seu formato inicial o PPGERONTO foi concebido como tenho uma única área de concentração – Gerontologia com duas linhas de pesquisa integradas: Linha 1 – Saúde, Funcionalidade e Qualidade de Vida no Envelhecimento Humano e Linha 2 – Sociedade e Cultura no Envelhecimento Humano. Entretanto, mesmo sendo inegável a relevância das duas linhas, por uma questão de formação do quadro de orientadores que compõe hoje o Programa, a Linha de Sociedade e Cultura no Envelhecimento Humano estava visivelmente com menor número de pesquisadores e orientandos. Em um primeiro momento, o Programa buscou incentivar o ingresso de novos orientadores que desenvolvessem pesquisas mais voltadas para esta Linha, entretanto, dentro da realidade da UFSM não foi possível incrementar a mesma.

Entretanto, após a primeira avaliação do Programa pela CAPES e também considerando que, grande parte dos professores realiza estudos que acabam sobrepondo pesquisas que se relacionavam com as duas linhas de pesquisa, a Reunião dos Professores do Programa realizada em dezembro de 2017 decidiu que, a fim de manter interdisciplinaridade e também fomentar a interação entre os grupos de pesquisa. Por este motivo, uma única grande linha de pesquisa foi organizada denominada SOCIEDADE, ENVELHECIMENTO E SAÚDE DO IDOSO.Com base na reestruturação da linha e do ingresso de novos professores permanentes no Programa, e também na sugestão da avaliação quadrienal feita pela CAPES, as disciplinas do PPGERONTO também foram recentemente reestruturadas e ampliadas.

PPGERONTO: DESAFIOS FUTUROS

Acredita-se que o PPGERONTO, apesar da sua curta existência já está bem consolidado. No momento, já formou duas turmas de Mestres e sua produção intelectual começa, pouco a pouco a aumentar. Assim, o grande desafio do Programa será qualificar suas ações com a perspectiva de obtenção junto a CAPES do credenciamento do Curso em nível de Doutorado.

Para vencer este desafio o PPGERONTO tem desenvolvido diversas estratégias, do qual se destacam:

    REPRINTE – apesar do PPGERONTO ter menos de quatro anos de existente, o Programa participou da criação e consolidação da Rede Interdisciplinar de Programas de Pós-Graduação em Gerontologia (REPRINTE) que é constituída por um total e 11 programas de pós-graduação Strictu sensu que, atualmente existem no Brasil, e que realizou recentemente (2017) o seu primeiro Encontro presencial, de compartilhamento de experiências científicas. A participação nesta Rede tem sido de fundamental importância para a troca de experiências entre os programas, principalmente para aqueles, como é o caso do PPGERONTO que ainda estão enfrentando suas primeiras atividades relacionadas a coleta de informações na Plataforma Sucupira-CAPES; 

    Bolsa de Pós-Doutorado (PNDP) – Reativação de uma bolsa de pós-doutorado subsidiada pela CAPES (PNPD) que foi implantada há dois anos atrás, permaneceu inativa durante um ano, que é estratégico para consolidar e implementar novas atividades de extensão e pesquisa associadas ao PPGERONTO,
incluindo Mini Cursos voltados a qualificação de cuidadores informais de idosos.

    Página Web – Considerando os desafios históricos relacionados a implantação de infraestrutura e recursos humanos alocados a novos Programas de Pós-Graduação Strictu sensu, foi somente no ano de 2017 que o Programa conseguiu estruturar a sua página na internet. Entretanto, além de veicular informações administrativas e acadêmicas do Programa, foram criadas seções voltadas a divulgação de informações científicas para profissionais interessados na área e também para a comunidade em geral. Em 2018, o Programa pretende veicular sua página em Língua Inglesa.

   Internacionalização – Apesar de já existirem algumas cooperações com universidades do exterior, o PPGERONTO buscará incentivar seus professores a participar de eventos internacionais e também a estabelecer novas parcerias relacionadas as pesquisas gerontológicas. 

    Produção Científica Docente-Discente: com a perspectiva de aumentar e qualificar a produção dos alunos do PPGERONTO, o mesmo implementou um sistema de avaliação no edital de seleção de bolsas de mestrado ofertadas pela CAPES (cujo o número ainda é bastante limitado) a alunos que estão cursando o 2º ano e na produção intelectual dos mesmos ao longo do 1º ano do Curso. Além disto, o Curso destinou e incentivou a participação dos seus alunos em eventos nacionais. Para o próximo período esta estratégia deve ser mantida, sendo também incluída a possibilidade de disposição de recursos para a participação dos alunos em eventos internacionais. A avaliação do Programa pela CAPES e o debate sobre a sua estrutura e conjuntura pelos docentes e discentes permite hoje construir estratégias que subsidiem a construção das condições para que, em um futuro próximo o PPGERONTO obtenha credenciamento em nível de doutorado.

Objetivos (geral e específicos)

Gerar conhecimento e inovação para formação de recursos humanos, com amplo domínio de seu campo de saber, para o exercício das atividades do ensino, da pesquisa, da extensão, através de uma abordagem interdisciplinar, na área do envelhecimento humano e cuidado do idoso, considerando as quatro principais dimensões da gerontologia: social, biológica, psicológica e clínica.

Perfil do Egresso

– Estar capacitado a atuar na docência, na extensão e na pesquisa, na área da gerontologia, com embasamento interdisciplinar e convicção científica de cidadania e de ética;
– Identificar, conhecer e aplicar métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
– Manter espírito crítico e aberto às novas informações e tecnologias, e estar preparado para aplicar os resultados das investigações que irão fomentar o conhecimento no âmbito do ensino e da pesquisa.

Inserção Social

O Mestrado em Gerontologia da UFSM surge como desdobramento de um Programa para a Terceira Idade, o “Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade- NIEATI”, consolidado a 30 anos, e desenvolvido no Centro de Educação Física e Desportos da UFSM, onde se situa o Curso de Mestrado. A representatividade, conforme já pontuado no item “Integração com a Sociedade”, acontece de formas variadas,seja na organização de uma instância deliberativa com os idosos, seja na inserção política do Conselho Municipal e o Fórum Gaúcho das I.E.S. com ações voltadas ao envelhecimento, seja na formação de recursos humanos com base teórico-prática. Vários dos Projetos dos discentes do Mestrado carregam essa característica de se debruçar sobre problemas concretos enfrentados pelos idosos, fruto dessa interlocução permanente.

Interfaces com a Educação Básica

Considerando o pouco tempo do curso de mestrado ainda não estabelecemos essa interfacem no primeiro quadriênio. Entretanto, a partir da Reunião de Professores do Programa que ocorreu em dezembro de 2017 foi concebida uma disciplina optativa denominada “Educação para o Envelhecimento no Ensino Básico, (30h – 2 Créditos)” que visa estimular docentes e discentes a desenvolverem atividades voltadas tanto aos professores quanto aos alunos e pais do ensino básic