Ir para o conteúdo PPGEQ Ir para o menu PPGEQ Ir para a busca no site PPGEQ Ir para o rodapé PPGEQ
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1:  Processamento de Biomassa por Rotas Químicas e Biotecnológicas

 

Descrição: Esta linha de pesquisa se concentra na produção de compostos de interesse industrial e de energia renovável a partir do processamento e/ou uso direto de biomassa. São desenvolvidos procedimentos e metodologias analíticas para a separação e quantificação dos biocombustíveis e dos produtos obtidos. Constituem também nessa linha avaliações sobre a eficiência energética e emissões de biocombustíveis, bem como o desenvolvimento de ferramentas computacionais visando à eficiência e otimização energética dos processos de conversão de biomassa.

 

 Projetos de Pesquisa desta Linha de Pesquisa:

 

1.Tecnologias Alternativas para a Produção de Biocombustíveis

Este projeto tem por objetivo a produção de biocombustíveis por rotas químicas catalíticas (catalisadores homogêneos/heterogêneos) e não-catalíticas na transformação das matérias-primas. São abordadas também a determinação experimental e a modelagem cinética de reatores para a produção de biocombustíveis, bem como o estudo da configurações destes reatores e dos parâmetros reacionais visando à otimização do binômio seletividade-rendimento.

 

2.Desenvolvimento de Processos Biotecnológicos para Valorização da Biomassa

O presente projeto tem por objetivo a transformação de biomassa através de processos biotecnológicos para a obtenção de produtos de interesse para a indústria química, farmacêutica, alimentos e agrícola. Para tal fim, são desenvolvidos processos fermentativos (fermentação submersa ou fermentação em estado sólido) e processos enzimáticos com enzimas livres ou imobilizadas. Tecnologias alternativas como ultrassom, micro-ondas e supercrítica são utilizadas como intensificadores dos bioprocessos. Metodologias e procedimentos analíticos são desenvolvidos e/ou aperfeiçoados para suportar as atividades de pesquisa. Ainda, o projeto contempla o desenvolvimento de formulações visando aumentar estabilidade, vida de prateleira e eficiência dos bioprodutos obtidos.

 

3.Processos de Conversão de Biomassa para Geração e Otimização Energética

Este projeto tem por objetivo avaliar a utilização do combustível renovável para a geração de energia, em relação a aspectos de emissões e eficiência energética, por meio de testes experimentais e estudos numéricos. Novos processos podem ser propostos para a geração de energia a partir de biocombustíveis.

 

 

Linha de Pesquisa 2: Engenharia de Processos de Separação e Valorização de Materiais

 

Descrição: Essa linha de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento de materiais sólidos com características diversificadas para aplicações em diversos ramos da área industrial, bem como a recuperação, aproveitamento e transformação de resíduos para aplicações em diversos processos químicos e tecnológicos. Visa também a aplicação de processos de separação convencionais e avançados individual e combinados para aplicações no tratamento de gases, líquidos e sólidos.

 

 

Projetos de Pesquisa desta Linha de Pesquisa:

 

1.Desenvolvimento de Materiais para Aplicações em Processos

Este projeto visa desenvolver materiais tais como adsorventes, biossorventes, catalisadores e meios filtrantes nanométricos para aplicação em processos industriais. As principais aplicações dos materiais desenvolvidos são para o tratamento de efluentes líquidos contendo poluentes orgânicos diversos e metais; a recuperação de metais valiosos a partir de resíduos eletrônicos e a filtração de gases e líquidos. Neste contexto, os materiais desenvolvidos são caracterizados e os processos nos quais estes são aplicados são avaliados no que tange a sustentabilidade, custo benefício e impactos ambientais.

 

2.Tratamento e Recuperação de Resíduos Sólidos

Este projeto tem por objetivo propor rotas alternativas para o tratamento e aproveitamento de resíduos sólidos industriais, municipais e tecnológicos, através da aplicação de diferentes processos (mecânicos, hidrometalúrgicos, pirometalúrgicos, eletrometalúrgicos, membranas, fluídos supercríticos, entre outros) visando aumentar a eficiência e reduzir custos relacionados aos processos convencionais.

 

3. Caracterização e Tratamento de Correntes Fluidas

Este projeto visa caracterizar e tratar as correntes de entrada e saída de líquidos ou gases envolvidos durante os processos industriais, através da aplicação de diferentes tecnologias (processos com separação por membranas, processos oxidativos avançados, adsorção, filtração de gases, entre outros) visando com isso atender as demandas industriais ou as normas regulamentadoras de fiscalização.

 

4. Operações Unitárias aplicadas ao Desenvolvimento de Processos

Este projeto objetiva pesquisar e aplicar as operações unitárias convencionais (destilação, evaporação, absorção, extração líquido-líquido, etc) e avançadas (alta pressão, vácuo, membranas, ultrassom, micro ondas, etc) e, igualmente, determinar correlações e parâmetros termofísicos e de transporte, visando o desenvolvimento e caracterização dos processos de separação e de valorização dos materiais, especialmente os resíduos gerados nas diversas etapas das cadeias produtivas.