Histórico e Contextualização
O processo de criação do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica teve início em meados do ano de 2012, quando um grupo de professores do Programa Especial de Graduação para a Formação de Professores para a Educação Profissional (PEG) reuniu-se para discutir a viabilidade da apresentação de uma proposta deste nível aos colegiados institucionais competentes à época, havia consenso entre o grupo sobre a existência de uma significativa demanda pública para a criação de um programa desta natureza, em especial entre os egressos do Programa Especial de Graduação, os servidores técnico-administrativos da UFSM e do Instituto Federal Farroupilha e os professores das redes públicas de Educação Básica, municipal e estadual.
Inicialmente a proposta baseou-se na oferta de um curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento, Inovação e Educação Tecnológica, de abrangência interdisciplinar, com duas linhas de pesquisas: 1) Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, e 2) Educação Profissional. A proposta inicial foi postergada em função da adesão massiva de professores da UFSM à greve geral ocorrida naquele ano.
Em 2013, com a intensificação das discussões, amadurecimento da proposta e sugestões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFSM, decidiu-se pela elaboração e encaminhamento de um projeto que contemplasse a temática em Educação Profissional e Tecnológica, em nível de Mestrado Acadêmico. Com isto, buscou-se agregar às discussões novo grupo de integrantes comprometidos com a Educação Profissional que pudessem contribuir para a qualificação da proposta inicial. A partir desta disposição, ocorreu a inclusão de docentes de outras unidades acadêmicas da UFSM e do Instituto Federal Farroupilha, tendo em vista seus campos de atuação e formação profissional.
Em 2015, a proposta do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional Tecnológica foi aprovada, com conceito 4, pela da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), iniciando suas atividades no segundo semestre do mesmo ano.
Objetivo Geral:
Seu objetivo prioritário é contribuir para a elevação da qualidade científica, didática e pedagógica da educação profissional através da ampliação do saber estrito de profissionais de diversas áreas para a atuação em Educação Profissional e Tecnológica.
Perfil do Egresso
Este curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) visa dar continuidade à formação científica de profissionais graduados em nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência, a gestão e para a pesquisa na área da Educação Profissional e Tecnológica: saberes e fazeres, considerando suas interfaces com os diferentes níveis e modalidades da Educação. Assim, o PPGEPT pretende formar um profissional com as seguintes características:
a) que seja dotado de conhecimento teórico-prático para atuar como docente-pesquisador no campo da educação profissional em todos os níveis, modalidades e formas, considerando suas inter-relações com a educação básica;
b) que tenha capacidade crítico-reflexiva autônoma e sólido posicionamento ético;
c) que seja capaz de analisar e investigar criticamente a sua própria prática a partir do confronto dialético com os outros, a fim de problematizar e redimensionar as ações educativas nos espaços onde atua;
d) que seja capaz de atuar na produção e difusão de conhecimentos científico e tecnológico em diferentes
contextos;
e) que seja capaz de pensar e produzir métodos, técnicas e estratégias para utilização em EPT.