O Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica possui duas linhas de pesquisa:
1) Formação Docente, Políticas Públicas, Mundo do Trabalho em EPT.
Áreas relacionadas: Educação Profissional e Tecnológica
- Descrição
-
Orienta seus estudos pela análise crítica da formação docente e das práticas formativas e pedagógicas, além do estudo do mundo do trabalho para a EPT e aborda e descreve o trabalho pedagógico em EPT. Situa a EPT no contexto das políticas educacionais brasileiras e globais, das mudanças socioeconômicas e das políticas relacionadas ao trabalho.
- Objetivos específicos
-
- Investigar sobre a formação docente para a Educação Básica e para a EPT: convergências, especificidades e contradições;
- Pesquisar sobre as práticas docentes em locais formais e não formais de ensino; • Aprofundar estudos sobre práticas pedagógicas relativas à integração entre Educação Básica, a Educação Profissional e o Ensino Superior;
- Relacionar a formação docente e a diversidade étnico-cultural; • Compreender as mudanças conjunturais da sociedade, situando a função do Estado e suas implicações no campo das políticas da Educação Básica, da EPT e Ensino Superior;
- Estabelecer relações entre trabalho e educação, com ênfase na EPT; • Conhecer as diferentes formas de organização do trabalho, da incorporação de novas tecnologias na produção e as diferentes implicações na Educação Básica, na EPT e Ensino Superior;
- Desenvolver estudos sobre avaliação das políticas, dos programas e dos projetos relativos à EPT;
- Analisar o trabalho pedagógico na EPT: historicidade, características e desafios. • Compreender as trajetórias de estudantes da Educação Profissional, vinculados à permanência e ao êxito;
- Compreender as interfaces da Educação Especial e da Educação Profissional e Tecnológica na perspectiva da Educação Inclusiva;
- Articular estudos envolvendo direitos humanos, gênero e mundo do trabalho.
- Docentes
- Alejandro Lezcano Schwarzkopf
- Angela Isabel dos Santos Dullius
- Ascísio dos Reis Pereira
- Belkis Souza Bandeira
- Claudemir de Quadros
- Francisco Nilton Gomes de Oliveira
- Leila Maria Araújo Santos
- Mariglei Severo Maraschin
- Marcelo Freitas da Silva
- Sabrina Fernandes Castro
- Melina de Azevedo Mello
2) Inovação e Gestão para a EPT e suas Práticas Pedagógicas
Áreas relacionadas: Educação Profissional e Tecnológica
- Descrição
-
Investiga, com base na ciência e nas técnicas e tecnologias que lhes são correlatas, possibilidades de aplicação de novas tecnologias ou de aperfeiçoamento daquelas que já existem, objetivando aprimorar procedimentos pedagógicos em EPT, desenvolver produtos e metodologias e analisar impactos das inovações tecnológicas nas ações pedagógicas em EPT.
- Objetivos específicos
-
- Explicitar de que maneira a utilização de aparatos tecnológicos pode impactar no desempenho cognitivo e interacional de sujeitos da aprendizagem, a partir dos princípios básicos das ciências, da tecnologia, da arte e da formalização linguística;
- Investigar o impacto da utilização das ferramentas tecnológicas existentes no desempenho na educação formal e informal, tanto para professores quanto para estudantes, verificando a implicação no aumento da produtividade intelectual e operacional, bem como a relação custo-benefício dessa utilização no processo educacional;
- Desenvolver produtos e metodologias educacionais para o auxílio do ensino na Educação Profissional mediada por tecnologias da informação e da comunicação;
- Realizar estudos e pesquisas sobre os impactos do uso das inovações tecnológicas nas ações pedagógicas em EPT.
- Docentes
- Angela Isabel dos Santos Dullius
- Claudia Smaniotto Barin
- Leila Maria Araújo Santos
- Marcelo Freitas da Silva
- Maria Emília Camargo
- Melina de Azevedo Mello
- Renato Preigschadt de Azevedo
- Ricardo Machado Ellensohn
- Rogério Correa Turchetti
- Silvana Maldaner
- Simone R. Ceolin
- Walter Priesnitz Filho
- Tiago A. Rizzetti – Professor colaborador