Nos dias 7 e 8 de outubro foi realizado o Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2024, que reuniu especialistas, professores e representantes acadêmicos para debater importantes temas relacionados à pós-graduação. Organizado pela PRPGP (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa), PROPLAN (Pró-Reitoria de Planejamento) e outras unidades da Universidade, o evento trouxe discussões sobre a avaliação dos programas de pós-graduação e a implementação de ações afirmativas.
O seminário teve como objetivo reunir os coordenadores de cursos de pós-graduação Stricto sensu ( em sentido específico) para discutir os rumos da pós-graduação no cenário nacional e internacional. Além disso, foram realizadas sessões temáticas de boas práticas sobre temas de interesse para a pós, visando fortalecer a qualidade e a competitividade dos cursos da instituição.
A abertura ocorreu na tarde do dia 7, com a participação da professora Isabela Pordeus, Pró-Reitora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que discutiu a avaliação dos programas de pós-graduação. Um dos destaques foi a apresentação da proposta “5 + 1”, que visa integrar graduação e mestrado em seis anos, com um projeto piloto voltado ao curso de Engenharia Elétrica.
No dia 8, o foco esteve nas ações afirmativas e na inclusão, com uma mesa-redonda mediada pelo Observatório dos Direitos Humanos (ODH), Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e Associação de Pós Graduandos (APG). Além disso, Sabrina Castro, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) do CTISM, participou como palestrante, apresentando dados da Coordenação de Ações Educacionais (CAED), a qual participa como chefe da Coordenação de Acessibilidade, destacando os esforços para garantir acessibilidade e inclusão. Outros especialistas, como o professor Anderson, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) , e o professor Onorio Tavendy de Moura, do povo Kaingang, abordaram os desafios das ações afirmativas na pós-graduação. Também foram discutidas as demandas de acessibilidade para estudantes com deficiência e a assistência estudantil voltada aos pós-graduandos.
O seminário reafirmou o compromisso da Universidade com o desenvolvimento de políticas de inclusão e excelência acadêmica, fortalecendo a integração entre graduação e pós-graduação e promovendo políticas públicas educacionais inclusivas.