A seguir os procedimentos necessários para a solicitação de Exame de Qualificação, Defesa de Dissertação ou Defesa de Tese.
O exame de qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, bem como a capacidade do doutorando ou mestrando em sua consecução.
Mestrado
O discente somente poderá requerer e prestar o Exame de Qualificação após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos (18 créditos) requeridos e deverá ser feito em até doze meses após o ingresso do discente no Curso de Mestrado, sendo permitida apenas uma segunda defesa em até três (3) meses após a data da primeira. Caso não aprovado, o discente será desligado do Curso. O discente que não cumprir o prazo do Exame de Qualificação, poderá solicitar ao Colegiado do Programa, uma prorrogação do prazo, através de uma solicitação formal ao Colegiado do Curso com justificativa. O Colegiado do Programa poderá, a seu critério, conceder o prazo máximo de três (3) meses de prorrogação.
É responsabilidade do discente preencher o requerimento para solicitação do exame de qualificação, com a antecedência mínima de 10 dias da data agendada com a banca.
Requerimento para designação de Banca Examinadora para Exame de Qualificação
Doutorado
O discente somente poderá requerer e prestar o Exame de Qualificação após ter concluído, no mínimo, setenta e cinco por cento dos créditos (36 créditos) requeridos e deverá ser feito em até vinte quatro meses após o ingresso do discente no Curso de Doutorado, sendo permitida apenas uma segunda defesa em até três (3) meses após a data da primeira. Caso não aprovado, o discente será desligado do Curso. O discente que não cumprir o prazo do Exame de Qualificação, poderá solicitar ao Colegiado do Programa, uma prorrogação do prazo, através de uma solicitação formal ao Colegiado do Curso com justificativa. O Colegiado do Programa poderá, a seu critério, conceder o prazo máximo de três (3) meses de prorrogação.
É responsabilidade do discente a abertura, no Portal do Aluno, de processo à solicitação do exame de qualificação sugerindo, com a aprovação do orientador, a composição da banca examinadora, com a antecedência mínima de 20 dias da data agendada com a banca.
Tutorial para abrir o processo à solicitação do exame de qualificação:
Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT
É responsabilidade do discente a abertura, no Portal do Aluno, de processo à defesa de dissertação, tese ou trabalho de conclusão sugerindo a composição da banca examinadora (examinador com índice h mínimo de 3) e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, com antecedência mínima de 20 dias da data agendada com a banca. A comissão examinadora deverá ser constituída de três membros efetivos e um suplente, sendo, no mínimo, um dos membros efetivos externo à UFSM, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa de comum acordo pelo orientador e mestrando.
Abertura de processo à defesa de dissertação
Antes de abrir o de processo à defesa de dissertação, o discente precisa obrigatoriamente:
- Ter concluído, no mínimo, vinte e quatro créditos em disciplinas, dentre estes créditos, ter cursado, no mínimo, três disciplinas obrigatórias;
- Ter demonstrado capacidade de leitura e compreensão de 1 (uma) língua estrangeira (suficiência em língua estrangeira no histórico escolar);
- Ter obtido aprovação no Exame de Qualificação;
- Ter cursado a disciplina “Produção Científica e Intelectual” de acordo com a Resolução Interna do PPGEP N. 16;
- Obter nome completo, CPF ou passaporte, data de nascimento, titulação, sigla e nome completo da Instituição de Ensino Superior do membro da banca participante externo à UFSM.
As disciplinas (código e nome) que constam no Plano de Estudo deverão ser as mesmas do Histórico Escolar. A disciplina Elaboração de Defesa de Mestrado/Dissertação (EDT) não precisa constar no Plano de Estudos.
Tutorial para abrir o processo à defesa de dissertação:
Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT
É responsabilidade do discente a abertura, no Portal do Aluno, de processo à defesa de dissertação, tese ou trabalho de conclusão sugerindo a composição da banca examinadora (examinador com índice h mínimo de 5) e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, com antecedência mínima de 20 dias da data agendada com a banca. A comissão examinadora deverá ser constituída de cinco membros efetivos e dois suplentes, sendo, no mínimo, um dos membros efetivos externo à UFSM, que serão sugeridos ao Colegiado do Programa de comum acordo pelo orientador e doutorando.
Abertura de processo à defesa de tese
Antes de abrir o de processo à defesa de tese, o discente precisa obrigatoriamente:
- Ter integralizado, no mínimo, quarenta e oito créditos em disciplinas, dentre estes créditos, ter cursado, no mínimo, três disciplinas obrigatórias;
- Ter demonstrado capacidade de leitura e compreensão em duas línguas estrangeiras, sendo uma a língua inglesa (suficiências em línguas estrangeiras no histórico escolar);
- Ter obtido aprovação no Exame de Qualificação;
- Ter comprovado a publicação ou aceitação para publicação de, pelo menos, dois artigos científicos completos, referente à Tese, de acordo com a Resolução Interna do PPGEP N. 19;
- Obter nome completo, CPF ou passaporte, data de nascimento, titulação, sigla e nome completo da Instituição de Ensino Superior do membro da banca participante externo à UFSM.
As disciplinas (código e nome) que constam no Plano de Estudo deverão ser as mesmas do Histórico Escolar. A disciplina Elaboração de Dissertação/Tese (EDD) não precisa constar no Plano de Estudos.
Tutorial para abrir o processo à defesa de tese:
Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT