-
Objetivo: Proporcionar ao estudante a capacidade de compreender e gerenciar as tecnologias mais importantes para o futuro da mobilidade no contexto da sustentabilidade.
-
Descrição: Desde o advento da revolução industrial, a mobilidade afetou sensivelmente o meio social e o dia a dia das pessoas. No Brasil, a mobilidade é responsável por 30% de toda a energia consumida no país. Níveis semelhantes são encontrados nos EUA e um pouco inferiores na Europa. Sistemas de mobilidade que ofereçam menor impacto ambiental são altamente necessários. Da mesma forma, o trânsito em grandes cidades é responsável por grande parte da poluição sonora, demandando soluções urgentes para melhoria de qualidade de vida da população. A recente marca de 7 bilhões de pessoas no mundo coloca ainda maiores desafios no que tange à mobilidade. De um lado, a indústria automotiva busca intensamente soluções veiculares que permitam a economia de energia e a diminuição de emissões de poluentes, no intuito de preservar a mobilidade independente. Por outro lado, soluções de transportes coletivos mais ecológicos, mais seguros e silenciosos são cada vez mais comuns e novas tendências têm surgido, muito em virtude dos excessivos níveis de congestionamento. Tais desafios tornam necessária uma abordagem multidisciplinar, que combine competências de diversas áreas do conhecimento, tais como as engenharias, economia, administração e gestão, entre outras.
-
Disciplinas sugeridas: As ementas das disciplinas sugeridas à Linha de Pesquisa (Desenvolvimento Integrado de Produtos, Projeto de Motores e Tendências para o Futuro, Análise Exergética de Sistemas e Métodos Matemáticos aplicados à Engenharia de Produção) foram pensadas com coerência a fim de que a formação estabelecida pelo PPGEP seja atingida. O conjunto de conteúdos oferecidos proporciona ao discente o desenvolvimento que responde às necessidades das discussões sobre Mobilidade Sustentável. Um processo de desenvolvimento que concilia o tripé sustentabilidade ambiental, econômica e social, estabelecendo um círculo virtuoso entre estes três polos; que garanta a eficácia econômica e a proteção do meio ambiente e a busca da equidade.
-
Docentes: Mario Eduardo Santos Martins e Nina Paula Gonçalves Salau.
-
Projeto de sustentação da linha de pesquisa em andamento: Mobilidade Sustentável.
« Anterior (Gestão Integrada e de Energia)
Próxima (Linhas de Pesquisa) »