OBJETIVO:
Identificar, gerenciar e aplicar as ferramentas da Gerência da Produção, por meio da compreensão dos conceitos relacionados à inovação e competitividade, reconhecendo a relação entre os conceitos de estratégia empresarial e gestão da produção, e desenvolvendo competências para gerenciar o processo de formulação e implementação de estratégias.
DESCRIÇÃO:
A rapidez e a dinâmica das transformações que ocorrem na globalização dos mercados é um ponto fundamental para que as empresas percebam a necessidade de mudanças e lidem positivamente com as mesmas, está diretamente relacionado com a capacidade de identificar e fazer uso, de forma eficiente e eficaz, dos conhecimentos dos processos organizacionais para a gestão de seus negócios, e canalizar os recursos da organização para a produtividade e competitividade. A linha de pesquisa de Inteligência Organizacional abrange as técnicas e procedimentos modernos de gestão de negócios e, por último, as técnicas de diagnóstico e avaliação de desempenho para a utilização inteligente dos recursos da organização.
DISCIPLINAS:
Empreendedorismo, Planejamento Estratégico, Inovação e Estratégia Empresarial para a Competitividade, Análise e Gestão da Cadeia de Produção, Gestão da Segurança da Informação, Mudança Organizacional, Inovação e Gestão Tecnológica e Sistemas de Medição de desempenho.
PROJETOS:
-
Educação, Inovação e Competitividade
-
Empreendedorismo em organizações, redes e arranjos produtivos locais.
-
Ensino em Engenharia de Produção
-
Gestão estratégica na pequena e média empresa.
-
Gestão da Segurança da Informação
-
Inovação e Competitividade
-
Planejamento Pessoal e Gestão Estratégica
-
Sistemas produtivos, diferencial competitivo e redes de cooperação.
DOCENTES:
LABORATÓRIOS:
Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação e Competitividade (NIC)
« Anterior (Métodos Quantitativos para a Tomada de Decisão)
Próxima (Gestão Integrada e de Energia) »