-
Objetivo: Apresentar aos discentes uma visão abrangente e integrada sobre a gestão de sistemas, com foco nos riscos e na prevenção, promovendo a compreensão da gestão integrada de sistemas. Mostrar que a excelência do desempenho e o sucesso das organizações requerem que todas as atividades inter-relacionadas sejam compreendidas e gerenciadas segundo uma visão de processos, com a energia como elemento transversal e fundamental.
-
Descrição: A Gestão Integrada e de Energia é a combinação de processos, procedimentos e práticas adotadas por uma organização para implementar suas políticas e atingir seus objetivos de forma mais eficiente do que por meio de múltiplos sistemas de gestão. A linha utiliza ferramentas para analisar os processos que permitem integrar, de forma mais eficiente, as operações, os aspectos e objetivos da produção, do desempenho ambiental, da segurança e saúde ocupacional, da responsabilidade social e a gestão da energia, priorizando fontes renováveis e o uso eficiente dos recursos energéticos.
-
Disciplinas sugeridas: As ementas das disciplinas sugeridas à Linha de Pesquisa (Ferramentas de Processos, Controle Estatístico de Processo, Gerenciamento de Processos, Gestão de Custos de Produção, Diagnósticos e Cenários em Energia e Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica) asseguram ao discente a construção do conhecimento na aplicação de uma gestão empresarial sustentável aplicada de forma economicamente viável, dentro do princípio da melhoria contínua. A coerência entre as disciplinas e suas inter-relações garantem ao discente a adoção de um sistema de gestão de energia e utilidades baseado em Liderança, Conhecimento Técnico e Método, com ganhos que vão muito além dos financeiros.
-
Docentes: Julio Cezar Mairesse Siluk e Leandro Michels.
-
Projeto de sustentação da linha de pesquisa em andamento: Eficiência ambiental: inovações tecnológicas em engenharia do produto e de processos.
« Anterior (Inteligência Organizacional)
Próxima (Mobilidade Sustentável) »