CARTILHA DA DENGUE
– A cartilha educativa para a prevenção da dengue é produto de projeto de extensão denominado SOLVERDE I e II (duração de sete anos) desenvolvido numa Escola de Ensino Fundamental. Ao longo desse período, uma das temáticas trabalhadas foi a prevenção da dengue. Nesse projeto, tem-se o vínculo entre a graduação e pós-graduação, tendo sido desenvolvidas duas dissertações de mestrado do PPGEnf. Foi elaborada com equipe técnica composta por membros da área da saúde e do designer e validada por juízes-especialistas e público-alvo. É uma produção técnica que mantém coerência com a AC e com a LP, conta com a autoria de docente, discentes/egressos e externos ao PPGEnf, com relevância e impacto social para a comunidade por se tratar de uma cartilha para escolares (educação básica).
ÁLBUM SERIADO DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA – É uma produção técnica do tipo material didático, aplicada com usuários em salas de espera de serviços de saúde como Unidade de Saúde e Hospital Universitário. Mantém coerência com a AC e com a LP, conta com a participação de docente e discentes do programa, com relevância e impacto social para a comunidade por se tratar de um álbum específico sobre hipertensão arterial sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM), apresenta a fisiopatologia, fatores de risco, agravos, cuidados de saúde. Todas essas informações referem-se às patologias DM e HAS apresentadas por meio de imagens coloridas.
VÍDEO EDUCATIVO. CAPACITAR FAMILIARES E PACIENTES SUBMETIDOS A CIRURGIA DE COLOSTOMIA POR CÂNCER QUANTO AOS CUIDADOS E MANEJO DA COLOSTOMIA NO DOMICÍLIO
O vídeo educativo é uma produção técnica que mantém coerência com a AC e com a LP, conta com a participação de docente e discentes/egressos e externos ao PPGEnf, com relevância e impacto social para a comunidade por se tratar de um vídeo que objetiva capacitar familiares de pacientes submetidos a colostomia, por câncer para manejo domiciliar. Com mérito científico da Enfermagem e com possibilidades de desdobramentos para outras pesquisas. Constitui-se em recurso educativo que media as ações desenvolvidas em projeto de extensão de para preparo da alta hospitalar de pacientes submetidos a cirurgia de confecção de estoma intestinal.
Disponível intranet no HUSM para prática clínica dos profissionais de enfermagem.
Link: https://youtu.be/5oGRcFGy694
Produções associadas:
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11394/7513
https://www.scielo.br/j/tce/a/xm7r8rMqXyTgVMhNF7mvqgD/?format=pdf&lang=pt
https://www.revistaestima.com.br/estima/article/view/415/pdf
LACTASHOW: O CICLO DA LACTAÇÃO
Este PTT corresponde a uma tecnologia educativa audiovisual, produto do projeto de pesquisa matricial FISIOLAC 1, produção do GP-PEFAS/UFSM em parceria com o curso de música e Núcleo de tecnologia educacional (NTE/UFSM). Possui artigos publicados: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0528 e https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0564. Apresenta inovação pela sua finalidade que compreende uma tecnologia criada por meio de uma abordagem participativa, com conteúdo baseado em evidências científicas, e validada em conteúdo por profissionais da área da saúde como ferramenta para introduzir o tema e mediar ações de educação em saúde. Vinculado a AC do PPGEnf e a LP Cuidado e educação em enfermagem/saúde. Corresponde a um PPT que resulta na melhoria da saúde dos indivíduos, pois seu impacto se estabelece em promover a aprendizagem da fisiologia da lactação, podendo repercutir positivamente no aleitamento materno.https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1617720387
CATÁLOGO EDUCAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID
O presente PTT corresponde a composição de material didático de natureza vídeo educativo. Seu impacto social é coerente com a demanda sanitária emergente, sendo uma resposta rápida na oferta de formação profissional e de educação permanente aos profissionais de saúde vinculados à assistência e gestão da Atenção Primária à Saúde e Educação em Saúde à população em geral. Material dinâmico, de fácil acesso, com vistas a instrumentalizar no atendimento aos casos de COVID-19 e aos casos suspeitos ou confirmados no domicílio. Vinculado a AC do PPGEnf e a LP Cuidado e educação em enfermagem/saúde. Alto de inovação de processo. Espera-se com seu impacto inovador contribuir com os cuidados de prevenção e controle da COVID-19. Ainda, espera-se contribuir com o achatamento da curva quanto aos casos da CoViD-19.https://ntetube.nte.ufsm.br/catalogo/248-Educa%C3%A7%C3%A3o_para_o_Enfrentamento_da_COVID
EDUCAÇÃO PARA MORTE: PESQUISA-AÇÃO COM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Tratam-se de materiais técnicos de cunho educativo advindos dos resultados obtidos na dissertação “Educação para morte: pesquisa-ação com profissionais de enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”. Os vídeos educativos e cartilha possuem como objetivo abranger conceitos específicos sobre luto e como realizar um acolhimento humanizado frente ao óbito neonatal, auxiliando sobretudo na maneira de ofertar um suporte aos familiares enlutados.
Os materiais são: uma cartilha em que consta o ISBN e já está no repositório da UFSM ( http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29174) e três vídeos educativos.
Cartilha Educação para a morte – YouTube
PARTE 3 Profissional de Saúde – YouTube
CARTILHA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES POR DOADOR FALECIDO
Este PTT, produto da Dissertação de Mestrado de Cintia Maria Lovato, sob orientação da professora Rosângela Marion da Silva, corresponde a composição de material didático do tipo cartilha que tem como objetivo instrumentalizar as pessoas sobre a morte encefálica e as tratativas para o processo de doação de órgãos e tecidos. É um produto com relevante impacto social que visa conscientizar a população para a importância de conversar sobre o desejo de ser doador. Possui imagens ilustrativas e linguagem de fácil acesso. Está vinculado a AC do PPGEnf UFSM e a linha de pesquisa Trabalho, Saúde, Educação e Enfermagem. Espera-se que possa contribuir para minimizar as dúvidas sobre esse tema e ampliar o quantitativo de doadores. A seguir estão apresentadas a cartilha e outros produtos relacionados aos resultados da dissertação.
Cartilha e registro da obra DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS PARA TRANSPLANTES POR DOADOR FALECIDO
Vídeo Youtube: Doação de Órgãos e tecidos para transplantes por doador falecido
Artigo publicado: ASSISTÊNCIA AO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS EM MORTE ENCEFÁLICA EM PRONTO-SOCORRO ADULTO: PERSPECTIVA CONVERGENTE-ASSISTENCIAL
PAB – PROGRANA DE ACOMPANHAMENTO DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO BIOLÓGICA
Trata-se de um programa de computador para acompanhamento e assistência de trabalhadores da saúde pós acidente com exposição a material biológico, PTT resultado de Tese de Doutorado de Paula Hubner Freitas, sob orientação da professora Rosângela Marion da Silva. Possui impacto social e tecnológico na medida que amplia a visibilidade de profissionais da saúde e qualifica o cuidado aos trabalhadores, o que poderá repercutir positivamente na assistência à saúde. A inovação tecnológica apresentada pode fornecer um registro detalhado do acidente, orientações imediatas sobre condutas a serem tomadas, acesso rápido a protocolos de profilaxia, comunicação efetiva entre os profissionais de saúde e acompanhamento do trabalhador ao longo do tempo.
Certificado expedido pelo INPI: Processo No: BR512023001583-0; Resumo digital hash: 1b71126570a2de7862b72dae3eb41d70
Artigo publicado: https://www.scielo.br/j/tce/a/5ppz8cXbnBJYNHbtX4zz6Fd/?lang=pt
MODELO PRÁXICO PARA DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS (MPDT)
PTT vinculado a Tese de Doutorado de Cléton Salbego intitulada “Modelo Práxico para o Desenvolvimento de Tecnologias: construção e validação na enfermagem”. Corresponde a um modelo metodológico de pesquisa, construído e validado para auxiliar pesquisadores na produção de tecnologias. Esta criação está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde (GP-GEPES), e foi orientada pela Enfª Drª Elisabeta Albertina Nietsche. O Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias (MPDT) teve sua produção por derivação ao referencial teórico e filosófico de práxis humana, proposto pelo filósofo espanhol Adolfo Sanchez Vázquez.
Modelo Práxico para Desenvolvimento de Tecnologias (MPDT)
Artigo Publicado: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/YvD9V7bZM4f3FydwHWY3N8q/?format=pdf&lang=pt
Outro PTT é o Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias (IAMDT), que auxilia os pesquisadores no cenário do desenvolvimento tecnológico quanto à validade interna do conteúdo e aparência de modelos de pesquisa criados empiricamente para este propósito, permitindo maior confiabilidade e validade investigativa.
Artigo Publicado: https://www.scielo.br/j/reben/a/WdZfZSpNrywmzfFtRVBxg9q/?format=pdf&lang=pt
INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO FORMATIVA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM (IAFEE)
É um PTT vinculado a Tese de Doutorado de Tierle Kosloski Ramos que objetiva possibilitar a condução da avaliação durante o estágio curricular supervisionado (ECS), podendo ser utilizado tanto pelo professor, como pelo enfermeiro supervisor e pelo próprio estudante, viabilizando sua auto avaliação. Baseado no conceito de avaliação formativa de Philippe Perrenoud, o instrumento deverá servir como um meio para individualizar o percurso do processo de ensino aprendizagem ao longo do estágio. Por este motivo, recomenda-se que o instrumento não seja utilizado somente ao final do processo avaliativo, com o intuito somente de dar nota ao estudante. Mas que sirva como uma ferramenta para a avaliação diagnóstica contínua da aprendizagem, permitindo identificar problemas e dificuldades ao longo do desenvolvimento do ECS, monitorando o processo de formação, na forma de feedback do desempenho dos estudantes, e, permitindo intervenções para a melhoria da aprendizagem.
Instrumento Para Avaliação Formativa De Estudantes De Enfermagem (IAFEE)
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA: UM OLHAR SOBRE A SAÚDE E A ERGONOMIA NO TRABALHO DE LIMPEZA HOSPITALAR
PTT vinculado a Tese de Doutorado de Emanuelli Mancio Ferreira da Luz, registrado na Câmara Brasileira do Livro (ISBN 978-65-00-32625-3) tem como objetivo promover experiências de aprendizado para os trabalhadores, admitidos no Serviço Hospitalar de Limpeza com a finalidade de aprimorar o processo de trabalho e minimizar a exposição aos riscos ergonômicos.
O material pode ser encontrado na ´íntegra clicando aqui