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Planejamento estratégico

O planejamento estratégico da instituição, conforme delineado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 e ajustado conforme o último Plano de Metas, está diretamente relacionado à gestão do desenvolvimento futuro da universidade, focando em adequações e melhorias de infraestrutura e na formação de seus alunos. Um dos objetivos fundamentais do PDI é o fortalecimento da inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia para a sociedade, com ênfase em pesquisas científicas, produção intelectual e internacionalização.

O Planejamento Estratégico do PPGEnf foi homologado em 2022 e está em revisão para o próximo quadriênio (2025-2028).

Autoavaliação do Programa

O processo de autoavaliação da Instituição envolve uma metodologia estruturada para avaliar diferentes aspectos institucionais, com foco na melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), juntamente com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), coordena as etapas que englobam três avaliações principais: a Avaliação Geral, a Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem e a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos. Semestralmente a avaliação Ensino-Aprendizagem, com foco na formação discente, capta a percepção do aluno sobre sua satisfação em relação ao conteúdo da disciplina, a atuação do professor e sobre as estratégias de ensino adotadas para o atingimento dos objetivos de aprendizagem, além de comentários dos alunos que desejarem inserir. Os resultados são apresentados, observado os critérios para cada segmento, via portal para os respectivos docentes, seus chefes bem como disponibilizadas neste link, via painel Power BI para toda comunidade.

O PPGEnf realiza revisão de suas metas, a partir da autoavaliação. No ano de 2023, as metas foram revisadas. Para 2024 foram realizadas três reuniões para autoavaliação. Na oportunidade, os DP foram divididos em grupos e apresentaram os resultados da autoavaliação, de acordo com os critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, os quais retroalimentarão o planejamento estratégico do Curso. Os discentes, egressos e técnicos administrativo auxiliaram no planejamento da metas para o final do quadriênio 2021-2024 e novo quadriênio. Há um Grupo de Trabalho (GT) composto pelas professoras Rosângela Marion da Silva, Etiane de Oliveira Freitas, Stela Maris Padoin, Silviamar Camponogara, Nara Marilene Girardon-Perlini, egressos Oclaris Lopes Munhoz e Daiani Cherubini. A Profa. Dra. Lucieli Dias Pedreschi Chaves, da Universidade de São Paulo é a avaliadora externa do Programa.

Acompanhamento de egressos

O PPGEnf possui um Grupo de Trabalho de acompanhamento dos discentes egressos. As professoras Graziele Dalmolin e Rafaelha Andolhe são responsáveis pela coleta anual de informações. Conhecer a atividade desenvolvida após a titulação no programa, o cargo ocupado, vinculação a pesquisas financiadas são importantes indicadores para nortear futuras ações de solidariedade.

Cita-se que a UFSM realiza Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, e os dados podem ser acessados na página institucional.

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