Ir para o conteúdo PPGENF Ir para o menu PPGENF Ir para a busca no site PPGENF Ir para o rodapé PPGENF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

Para o grupo de trabalho “Internacionalização” da CAPES (2019) “A avaliação da internacionalização refere-se à forma e ao conteúdo da formação oferecida pelos programas de pós-graduação, indicada por pesquisa colaborativa multilateral, divulgação da produção intelectual, mobilidade de docentes e discentes em colaboração e atuação institucional, além de condições institucionais específicas de apoio.” (Relatório CAPES)

O PPGENF da UFSM possui acordos de cooperação com outras instituições o que oportuniza a docentes e discentes a possibilidade de parcerias e intercâmbio interinstitucional.

HISTÓRICO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGENF

O Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PPGENF) está lotado no Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria Campus Sede em Camobi, cidade de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul. Compreende os Cursos stricto sensu Acadêmico na Área de Enfermagem de Mestrado e Doutorado.

INSTITUIÇÕES DE COOPERAÇÃO

LINHAS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS EM COOOPERAÇÃO INTERNACIONAL

PLANEJAMENTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

GCUB – Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 95 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. A colaboração entre estas universidades proporciona aos estudantes o acesso a uma variedade de recursos que se estendem para além do ambiente tradicional da sala de aula. Isto inclui o acesso a software líder da indústria, ferramentas de análise de dados, e a oportunidade de comparar as melhores práticas com especialistas de todo o mundo. Através de tais colaborações, os estudantes têm sido capazes de adquirir conhecimentos sobre a forma como diferentes países abordam a regulamentação do jogo e desenvolver estratégias para promover um comportamento de jogo responsável em diferentes comunidades. Ao fazerem parte desta colaboração, estas instituições têm acesso a uma gama mais ampla de conhecimentos e recursos que podem levar a importantes avanços na compreensão de como funciona o jogo a dinheiro. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Em 2024 os estudantes selecionados GCUB são:

PDSEPrograma de Doutorado-sanduíche no Exterior

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior. A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por divulgar o PDSE, homologar as candidaturas aprovadas pelos programas de pós-graduação elegíveis, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Em 2023, os doutorandos Michael Vieira de Amarante, orientando da professora Silviamar Camponogara, e Cíntia Beatriz Goi, orientanda da professora Eliane Tasch Neves realizaram o doutorado sanduiche em Portugal.

Em 2024 as discentes de Doutorado Marculina da Silva, orientanda da Profa Rafaela Andolhe, e Kelen da Costa Pompeu, orientanda da Profa Graziele Dalmolin tiveram as propostas habilitadas pela CAPES para o doutorado sanduíche no exterior. A IES de destino de Marculina será a Universidade do Minho, em Portugal, e de Kelen o Instituto Politécnico de Leiria, também em Portugal.