Ir para o conteúdo PPGENF Ir para o menu PPGENF Ir para a busca no site PPGENF Ir para o rodapé PPGENF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Internacionalização

HISTÓRICO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO PPGENF

INSTITUIÇÕES DE COOPERAÇÃO

LINHAS TEMÁTICAS DESENVOLVIDAS EM COOOPERAÇÃO INTERNACIONAL

PLANEJAMENTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

GCUB – Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras

O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 95 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. A colaboração entre estas universidades proporciona aos estudantes o acesso a uma variedade de recursos que se estendem para além do ambiente tradicional da sala de aula. Isto inclui o acesso a software líder da indústria, ferramentas de análise de dados, e a oportunidade de comparar as melhores práticas com especialistas de todo o mundo. Através de tais colaborações, os estudantes têm sido capazes de adquirir conhecimentos sobre a forma como diferentes países abordam a regulamentação do jogo e desenvolver estratégias para promover um comportamento de jogo responsável em diferentes comunidades. Ao fazerem parte desta colaboração, estas instituições têm acesso a uma gama mais ampla de conhecimentos e recursos que podem levar a importantes avanços na compreensão de como funciona o jogo a dinheiro. A missão do GCUB é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Em 2024 os estudantes selecionados GCUB são:

PDSEPrograma de Doutorado-sanduíche no Exterior

O PDSE foi instituído em 2011, em substituição ao Doutorado Sanduíche Balcão e ao Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE). A alteração visou dar maior agilidade no processo de implementação das bolsas de estágio de doutorando no exterior. A Pró-Reitoria de Pós-graduação das IES, ou órgão equivalente, é responsável por divulgar o PDSE, homologar as candidaturas aprovadas pelos programas de pós-graduação elegíveis, divulgar os resultados, realizar o acompanhamento dos bolsistas e egressos, mantendo a CAPES informada sobre o andamento do estágio no exterior e garantindo o cumprimento das normas do PDSE.

Em 2023, os doutorandos Michael Vieira de Amarante, orientando da professora Silviamar Camponogara, e Cíntia Beatriz Goi, orientanda da professora Eliane Tasch Neves realizaram o doutorado sanduiche em Portugal.

Em 2024 as discentes de Doutorado Marculina da Silva, orientanda da Profa Rafaela Andolhe, e Kelen da Costa Pompeu, orientanda da Profa Graziele Dalmolin tiveram as propostas habilitadas pela CAPES para o doutorado sanduíche no exterior. A IES de destino de Marculina será a Universidade do Minho, em Portugal, e de Kelen o Instituto Politécnico de Leiria, também em Portugal.