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Macroprojetos da área de Ensino de Física

Linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem de Física”.

Descrição da linha de pesquisa: Esta linha em como objetivo contemplar estratégias/abordagens contemporâneas, discutir e propor atualização curricular, propor a construção de materiais instrucionais inovadores e contribuir no diagnóstico dos fatores cognitivos e motivacionais envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de Física.

Projeto 1:

Ensino, aprendizagem e avaliação em Física

Docentes:

CRISTIANE MUENCHEN, EDUARDO ADOLFO, ISABEL KREY GARCIA, LUCIANA BAGOLIN ZAMBON.

Descrição:

A temática Ensino, Aprendizagem e Avaliação em Física vêm se constituindo e se consolidando, há décadas, como importante tema de investigação no âmbito da área de pesquisa em Ensino de Física, com importantes sinalizações e contribuições já estabelecidas na área, assim como antigas e novas problemáticas que se apresentam no que diz respeito aos processos de ensinar e aprender Física, em diferentes espaços, níveis e modalidades educacionais. Assim, este projeto, desenvolvido no âmbito do PPGEMEF, pretende contemplar um olhar crítico para estratégias e abordagens contemporâneas nos processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação da Física, visando analisar, discutir ou propor atualizações e configurações curriculares de Física, analisar e propor a construção de materiais didático-pedagógicos para o ensino de Física, investigar implicações de políticas públicas educacionais no ensino de Física em diferentes níveis e modalidades da educação, contribuindo assim com a análise de fatores envolvidos nos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação de Física. Os objetivos mencionados propõem repensar os processos educativos, contribuindo para que o conhecimento escolar seja mais significativo para os educandos. Os objetivos do projeto, envolvidos nos processos de ensinar, aprender e avaliar e coerentes com a linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem e Avaliação de Física, podem ser alcançados por meio da integração da formação específica da área e a formação didático-pedagógica, que se dá pelo aperfeiçoamento e atualização de conhecimentos científicos contemporâneos, bem como de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Física. Dentre as pesquisas desenvolvidas no contexto do presente projeto, que buscam analisar e discutir as implicações dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação, estão: a perspectiva curricular da Abordagem Temática, os Três Momentos Pedagógicos como Estruturantes de Currículos, a Educação CTS, as Práticas Freireanas no Ensino de Ciências, Recursos, estratégias e materiais didáticos no Ensino de Física, História e filosofia da Física, Concepções de Natureza da Ciência e Ensino de Física, Políticas educacionais e o Ensino de Física. Este projeto agrega professores e pesquisadores na área da Ensino de Física nos seguintes grupos de pesquisa: (1) Grupo de Estudos e Pesquisas Educação em Ciências em Diálogo (GEPECiD-UFSM); (2) Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPECISC-UFSC); (3) Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente – UFSM; (4) Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Práticas Educativas e Formação de Professores (PRATFORM-UFSM). As pesquisas realizadas no âmbito deste projeto de pesquisa pretendem contribuir para a melhoria dos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação de Física, em diferentes espaços, níveis e modalidades educacionais, constituindo um conjunto de resultados que permita estabelecer avanços para a compreensão da realidade educacional atual, bem como sinalizando possibilidades de transformações nesses processos.

Projeto 2:

Formação de professores em Ensino de Física

Docentes: EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN, LUCIANA BAGOLIN ZAMBON.

Descrição:

O campo da Formação de Professores, como espaço de investigações, é, hoje, um campo reconhecidamente importante no âmbito acadêmico-científico. No entanto, esse mesmo campo de pesquisa é entendido de múltiplas formas em instâncias diversas. No caso deste programa (PPGEMEF), este projeto de pesquisa pretende congregar os estudos, sejam desenvolvidos por discentes ou por docentes, que foquem em aspectos específicos relativos às ações ou práticas formativas de professores. Cabe ressaltar que tais ações e práticas podem se dar tanto na instância da Aprendizagem da Docência, como na instância do Desenvolvimento Profissional Docente. E também podem ocorrer tanto no âmbito da Formação Inicial, como no âmbito da Formação Continuada ou Permanente. Tais estudos enfatizam ações e/ou práticas formativas de professores voltados ao ensino da Física em alguma das etapas de escolaridade. A expectativa é de que os estudos realizados no âmbito deste macroprojeto contribuam, de forma clara e significativa, para a melhoria de tais ações e práticas, estabelecendo parâmetros e indicadores para tanto, bem como constituindo um corpo de conhecimento que permita agregar a este campo elementos sustentados para a compreensão do que está ocorrendo na realidade educacional atual e para prospecção, igualmente sustentadas, para as transformações que sofrerão essa mesma realidade. Fazem parte deste projeto, o seguintes Grupos: (1) Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções Práticas Educativas e Formação de Professores (PRATFORM-UFSM); (2) Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente – UFSM.

Projeto 3:

Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no processo de ensino e aprendizagem de Física e na formação de professores

Docentes:

DIONI PAULO PASTORIO, JOSEMAR ALVES, MURYEL PYETRO VIDMAR

Descrição:

No âmbito do ensino e aprendizagem de Física, em particular, e de Ciências, de forma mais ampla, diversas pesquisas, bem como diretrizes curriculares oficiais, explicitam a necessidade de ampliar a compreensão que os sujeitos têm do mundo em que vivem. Esse objetivo mais amplo requer, sobretudo, que os estudantes se apropriem de conhecimentos científicos e desenvolvam competências para lidar com as situações que vivenciam ou que venham a vivenciar. Nesta linha, autores como Pozo e Crespo (2009) abordam a velocidade de mudança dos conhecimentos e das demandas formativas na sociedade atual, enfatizando a importância de que os sujeitos sejam aprendizes flexíveis que possam dispor de procedimentos e capacidades de aprendizagem que os possibilite adaptar-se às referidas demandas. Balizados pelos pressupostos da Teoria da Flexibilidade Cognitiva, da Teoria da Aprendizagem Significativa, Teoria histórico cultural e da perspectiva de Resolução de Problemas, argumenta-se que a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) contribui de maneira significativa para a construção flexível de conhecimentos físicos, assim como a sua reestruturação face a novas situações e contextos de utilização. No que tange à formação (inicial e continuada) de professores, de forma análoga, diversas pesquisas e diretrizes curriculares oficiais têm enfatizado a importância da integração crítica e criativa das TDIC no sentido de enriquecer o processo formativo, assim como as práticas docentes desenvolvidas. É neste contexto que este projeto está inserido, visando a integração das TDIC no processo de ensino e aprendizagem de Física, bem como na formação e prática de professores de Física, nos diversos níveis (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior) e modalidades (presencial, remoto, EaD e híbrido). Neste âmbito, no que diz respeito aos objetivos do projeto, destacamos: (i) investigar as possibilidades, potencialidades e limitações da integração das TDIC no processo de ensino e aprendizagem de Física; (ii) investigar as possibilidades, potencialidades e limitações da integração das TDIC na formação (inicial e continuada) e prática de professores de Física e (iii) construir um referencial teórico que dialogue com a utilização das TDIC de forma crítica e reflexiva nos processos de ensino e aprendizagem. Como resultados esperados, sublinhamos: (i) promover a qualidade do processo de ensino e aprendizagem de Física, tendo em vista a construção dos conhecimentos físicos, bem como a sua reestruturação face a novas situações e contextos de utilização; (ii) contribuir no enriquecimento da formação e prática de professores de Física, a partir da integração crítica e criativa das TDIC no referido contexto; e (iii) construir um quadro teórico e metodológico coerente com a utilização das TDIC. Este projeto agrega professores e pesquisadores na área da Ensino de Física nos seguintes grupos de pesquisa: (1) Grupo de Estudos e Pesquisas em TDIC – Ensino e Aprendizagem de Ciências (GEPTDIC) e (2) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica e Tecnológica (GEPECT).