Linha de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos, e Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática”.
Descrição da linha de pesquisa: Esta linha visa contemplar as relações entre os fundamentos filosóficos, históricos e epistemológicos voltados aos desafios pedagógicos relativos ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, tendo em vista a elaboração do conhecimento científico e considerados os contextos históricos e sócio-culturais em que esse conhecimento foi produzido e validado.
Projeto 1:
As Tecnologias Digitais e os processos de ensino e aprendizagem de Matemática
Docentes:
CARMEN VIEIRA MATHIAS, DANIEL MORIN OCAMPO, FABRICIO FERNANDO HALBERSTADT
Descrição:
As Tecnologias Digitais (TD) estão cada vez mais presentes no contexto educacional e podem ser recursos didáticos relevantes em sala de aula, desde que escolhidas e utilizadas corretamente. Tanto as políticas públicas educacionais quanto a literatura da área destacam a importância de integrar as TD nos processos de ensino e aprendizagem da Educação Matemática. Tal como discutido por Pierre Lévy ainda no século passado, não é questão de simplesmente adaptar a educação às novas tecnologias, tornando as TD mera alegoria que transmitem uma imagem de modernidade, sem o devido fim pedagógico. Especificamente no contexto da Educação Matemática, essas ferramentas podem contribuir desde a Educação Básica até o Ensino Superior, ao explorar a linguagem matemática, as habilidades de visualização e proporcionar diferentes experimentações. Dessa forma, trata-se de uma oportunidade de privilegiar o pensar do aluno e a construção do seu conhecimento, ou seja, formas pelas quais essas tecnologias podem contribuir para a mobilização do aluno em busca da compreensão dos conceitos matemáticos. Diante da relevância das TD no ensino de matemática descrita anteriormente, emerge a urgência de desenvolver pesquisas científicas nesta temática. Desta forma, o PPG Educação Matemática e Ensino de Física da UFSM se propõe a contribuir com as pesquisas sobre as TD no ensino de matemática partir do presente projeto, que objetiva investigar as possibilidades, potencialidades e limitações das diferentes abordagens que utilizam as TD no ensino e aprendizagem da matemática nos diferentes níveis de ensino. Com o objetivo supracitado, esperam-se implicações de duas naturezas. A primeira diz respeito ao impacto científico, propondo diferentes pesquisas atreladas ao presente projeto, que buscarão averiguar as possibilidades, potencialidades e limitações do uso das TD para o ensino de matemática. Nesse sentido, é esperado que o projeto impacte na área de Educação Matemática através de dissertações, artigos científicos, livros e capítulos de livro, além de trabalhos apresentados em eventos relevantes para a área. O segundo tipo de implicação esperada é o de uma devolutiva social, impactando o público pesquisado, tal como professores, alunos e licenciandos em matemática. Tal preocupação está atrelada a uma conduta de responsabilidade social assumida pelos proponentes do presente projeto.Em suma, espera-se com o projeto investigar a utilização das TD no ensino e aprendizagem da matemática e, com isso, gerar resultados tais como: o fomento da discussão e pesquisa sobre essa temática; planejar, elaborar, executar e avaliar ações didático-pedagógicas em diferente ambientes e níveis de ensino; discutir e propor ações de formação inicial e continuada de professores para o uso dessas tecnologias; articular as pesquisas e ações propostas com outros projetos desenvolvidos em diferentes espaços; publicar e publicizar resultados de pesquisas e ações em artigos, livros e demais meios científicos. Com isso, além das contribuições do projeto para a formação dos pesquisadores envolvidos, espera-se impactar em algum grau nos ambientes nos quais estará inserido, especialmente no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física, ambos cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e na rede pública de ensino da cidade de Santa Maria. Os docentes deste projeto estão engajados nos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Tecnologias – MathemaTIC – UFRGS, Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática – GPEACIM – UFSM, Grupo de Estudos e Pesquisas em Geometria – GEPGEO (UFN), EMgep – Educação Matemática: grupo de estudos e pesquisas (UFSM).
Projeto 2:
Docência e Formação: desafios para a pesquisa em Educação Matemática
Docentes:
ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, FABIANE CRISTINA HOPNER NOGUTI, MARIA CECILIA PEREIRA SANTAROSA, SIMONE POZEBON
Descrição:
Muitas pesquisas têm apontado para a estreita relação entre a aprendizagem dos estudantes e a atuação dos professores, intensificando as preocupações com a formação docente. É neste contexto que este projeto do PPGEMEF se propõe a desenvolver investigações sobre professores que ensinam Matemática, apontando possíveis encaminhamentos que contribuam para a sua formação. A atenção voltada a esta temática intensifica-se, em especial, dado o contexto em que se insere este programa, com parcela significativa de ingressantes que são professores de Matemática da Educação Básica e as parcerias estabelecidas com as redes públicas de ensino. É na estreita relação entre PPGEMEF, professores, futuros professores e mantenedoras, que se vislumbra o potencial investigativo para, tanto compreender os espaços formativos já existentes e seus impactos, quanto para identificar possibilidades de ampliação/melhoria da formação de professores de Matemática. Isto envolve compreender aspectos relativos à Aprendizagem da docência, Desenvolvimento profissional docente, Formação inicial, Formação continuada, Formação permanente, bem como as Políticas de formação de professores. Diante do exposto são desenvolvidos estudos com licenciandos de cursos de Matemática e Pedagogia; egressos e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Residência Pedagógica (RP), bem como professores atuantes em diferentes níveis de ensino. Além disso, estudam-se projetos pedagógicos de cursos de graduação, em especial, Matemática e Pedagogia, nas modalidades presencial e à distância. É por meio destas pesquisas que são firmadas e estreitadas as relações profissionais entre o público da Escola Básica e da Universidade, fomentando a formação continuada de professores/pesquisadores, em termos de aprofundamentos teóricos, metodológicos e epistemológicos. Os grupos de pesquisas vinculados a esse projeto são: Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM), Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP), Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática GPEACIM-UFSM), e Educação Matemática: Grupo de Estudos de Pesaquisa (EMgep-UFSM).
Projeto 3:
Reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem na Educação Matemática
Docentes:
ANEMARI ROESLER LUERSEN VIEIRA LOPES, FABIANE CRISTINA HOPNER NOGUTI, MARIA CECILIA PEREIRA SANTAROSA, RICARDO FAJARDO, RITA DE CASSIA PISTOIA MARIANI, SIMONE POZEBON, VANEZA DE CARLI TIBULO, VANIA BOLZAN DENARDI
Descrição:
Ensinar, aprender e avaliar são processos inerentes à educação escolar, cuja complexidade pode ultrapassar a sala de aula. Se por um lado cada vez mais temos nos deparado com a oferta de possibilidades que podem contribuir para essas ações, por outro, os índices de reprovação, bem como os resultados das avaliações em larga escala, trazem poucos indicativos sobre o desempenho esperado, fazendo-se necessário que se investigue, de forma mais apurada, esses processos. Nesse sentido, este projeto inserido no PPGEMEF, tem por objetivo investigar as implicações dos processos de ensino e aprendizagem sob a ótica da Educação Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior. Para tanto, buscam discutir sobre o ensinar considerando, por exemplo, unidades de ensino potencialmente significativas, investigações matemáticas e resolução de problemas. Além disso, analisam resoluções e normativas que regulamentam propostas curriculares de cursos de graduação, políticas de distribuição de livros e materiais didáticos e de ingresso de ensino superior, bem como livros, jogos e outros materiais. No âmbito da aprendizagem destacam-se estudos que consideram o processo de construção do conhecimento pelos estudantes fazendo uso de teorias de aprendizagem cognitivistas, tais como os registros de representação semiótica, a teoria histórico-cultural, a teoria da aprendizagem significativa e a teoria das situações didáticas, entre outras. Nestas pesquisas também podem ser discutidos aspectos relacionados aos processos de avaliação próprios dos conteúdos matemáticos e das metodologias desenvolvidas em sala de aula. Destaca-se que parte do público-alvo que ingressa no PPGEMEF são professores da Educação Básica que almejam dar continuidade aos seus estudos, em nível de formação continuada na pesquisa, buscando aprimorar seus conhecimentos a partir de indagações que afloram do seu contexto de trabalho. Somam-se a este público aqueles recém graduados na Licenciatura em Matemática de diferentes estados do país. Sendo assim, este projeto agrega professores e pesquisadores na área da Educação Matemática nos seguintes grupos: Grupo de Pesquisa em Educação Matemática (GEPEMat-UFSM), Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP), Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática GPEACIM-UFSM), e Educação Matemática: Grupo de Estudos de Pesaquisa (EMgep-UFSM).