Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Naturais e Exatas - Santa Maria
01/08/2018 07:00 - 03/03/2018 17:30
Descrição
No período compreendido entre os dias 01 a 03 de agosto de 2018, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estará promovendo a VI Escola de Inverno de Educação Matemática (VI EIEMat); o 4o Encontro Nacional Pibid-Matemática e o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática (XIII EGEM). Os mesmos são organizados pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), ambos do Centro de Ciências Naturais e Exata (CCNE) e pelo Programa de P&0acute;s-Graduação em Educação de Centro de Educação (CE). A UFSM sedia desde 2008 a EIEMat, que em 2012 agregou o Encontro Nacional Pibid-Matemática e agora, em 2018, tem o privilégio de receber o EGEM. Neste ano a temática que permeia estes eventos é “Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”. A mesma é proposta com o intuito de promover um espaço de discussão, atualização e troca de experiências sobre temas de relevância para a Educação Matemática, em especial no momento atual que vivenciamos e que imprime a importância da defesa dos direitos de todos à educação de qualidade e a manutenção e criação de políticas públicas importantes (duradouras) que garantam isso. Assim, estão programadas palestras, mesas redondas, apresentação de comunicações científicas, relatos de experiência, pôsteres, mostras didático-científicas, além de minicursos. Intenciona-se que essas ações contribuam tanto para divulgar práticas desenvolvidas na área da Educação Matemática, quanto subsidiem reflexões sobre a Educação Matemática no campo de atuação de professores, estudantes e pesquisadores.
Esperamos contar com a sua presença!
A Comissão Organizadora
Histórico EIEMat e Encontro Nacional Pibid-Matemática
A Escola de Inverno de Educação Matemática (EIEMat) ocorre desde 2008, no Campus da UFSM, em anos pares, nos meses de julho e/ou agosto e, normalmente, na semana que antecede o início do segundo semestre letivo do ano de sua realização.
Quanto aos seus objetivos, visa a congregar professores que ensinam Matemática dos ensinos fundamental, médio e superior; alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e de Pedagogia; e estudantes e professores de Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e áreas afins, para discutir questões teórico-metodológicas relacionadas ao processo de ensino e de aprendizagem das matemáticas na Educação Básica e Superior, questões relativas ao processo de formação—inicial e continuada—do docente de Matemática desse nível de ensino; compartilhar reflexões acerca de experiências vividas nesse processo em diferentes momentos históricos e divulgar trabalhos acadêmicos na área da Educação Matemática com vistas a—e, principalmente—fomentar pesquisas nessa área de inquérito.
A primeira edição, ocorrida em 2008, teve como tema norteador as “Práticas e as Matemáticas do Professor de Matemática da Educação Básica”. A segunda edição, a de 2010, se pautou pelo tema “Formação de Professores de Matemática para a Educação Básica e suas Práticas Docentes: história e atualidade”.
A terceira edição, a de 2012, propôs o tema “Políticas Públicas no contexto da Educação Matemática: implicações na sala de aula”. Partindo da preocupação com as políticas públicas e da compreensão da importância dessas na formação inicial de professores que ensinam matemática, nesse ano a EIEMat agregou o Encontro Nacional Pibid-Matemática. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid) foi criado a partir de uma ação do Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educaçáo Superior (SESu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com o objetivo de fomentar a iniciação à docência de estudantes de licenciaturas de Instituições de Ensino Superior para atuarem na Educação Básica. Desde o lançamento de seu primeiro edital, em 2007, este programa ampliou-se, configurando-se como a principal política pública atual de formação inicial de professores.
A IV EIEMat e o 2o Encontro Nacional Pibid-Matemática aconteceu em 2014, permeado pela temática (Educação Matemática para o Século XXI: trajetória e perspectivas).
O tema proposto para a V EIEMat (2016) e o 3o Encontro Nacional Pibid-Matemática foi “A sala de aula de Matemática: que lugar é esse?”. Para nortear as reflexões decorrentes desse tema, foram compostos os seguintes grupos temáticos a ele associados: Formação de professores, Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC, História e Educação Matemática, Ensino e aprendizagem na Educação Matemática (práticas docentes, tendências pedagógicas, propostas curriculares, EJA, no ensino técnico da educação básica), Educação Inclusiva e Etnomatemática.
No ano de 2018, juntamente com a VI EIEMat e o 4o Encontro Nacional Pibid-Matemática, realiza-se o XIII Encontro Gaúcho de Educação Matemática, proposto a partir da temática “Desafios e possibilidades na Educação Matemática: para onde estamos caminhando?”. A partir dessa temática, o evento organiza-se no seguintes eixos: Formação de professores que ensinam Matemática; Resolução de problemas, Modelagem Matemática e TIC; História e Educação Matemática; Ensino e aprendizagem na Educação Matemática; Educação Matemática e Inclusão; Etnomatemática; Livros Didáticos na Educação Matemática.
Eixos Temáticos
Formação de professores que ensinam Matemática
O eixo “Formação de Professores que Ensinam Matemática” visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre formação inicial de professores (contemplando cursos de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação Especial), bem como programas de formação continuada. Envolve, entre outros aspectos, questões curriculares de cursos de formação;prática de ensino e prática como componente curricular;estágio supervisionado; formação específica e formação didático pedagógica;políticas públicas de formação; Pibid; PNAIC; práticas formativas e práticas profissionais.
Resolução de problemas / Modelagem Matemática / TIC
Os trabalhos submetidos a esse eixo temático deverão versar a respeito de TIC, Resolução de Problemas e Modelagem Matemática como procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas)de Matemática, nos diversos níveis de ensino.
1. TIC inclui estudos e resultados a respeito do uso de softwares utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim sucessivamente.
2. Resolução de Problemas inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
3. Modelagem Matemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, comunidades e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos, etc.
História e Educação Matemática
Os trabalhos a serem submetidos a essa seção devem versar sobre a História da Educação Matemática, sobre a História na Educação Matemática e/ou sobre a História da Matemática onde, em linhas gerais:
1. A História da Educação Matemática inclui estudos de natureza histórica que investigam atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles relacionados aos processos de ensino e aprendizagem da Matemática; a pessoas, a comunidades e a instituições que se envolveram nesses processos; a obras e a documentos oficiais que tratam dessa temática, etc.
2. A História na Educação Matemática inclui estudos que objetivam analisar o uso da história (da Matemática, da Educação Matemática ou da história em sentido amplo) na formação pré-serviço e continuada de professores, na prática docente em salas de aula, na formação matemática de estudantes de quaisquer níveis de ensino, em livros didáticos de Matemática de quaisquer épocas, em documentos oficiais relacionados ao ensino da Matemática, na investigação em Educação Matemática, e assim por diante.
3. A História da Matemática inclui estudos de natureza histórica relacionados à gênese e ao desenvolvimento do pensamento matemático, suas aplicações e seus fundamentos filosóficos e epistemológicos.
Ensino e aprendizagem na Educação Matemática
O eixo (Ensino e Aprendizagem em Educação Matemática) visa acolher e discutir pesquisas e relatos de experiência sobre ensino e aprendizagem da matemática nos diferentes níveis e modalidades. Envolve, entre outros aspectos, questões relacionadas a práticas docentes; tendências pedagógicas; metodologias de ensino; experiências inovadoras; materiais didáticos; avaliação.
Educação Matemática e Inclusão
Incluem-se nesse eixo estudos e experiências que envolvem conceitos relacionados ao tema Inclusão na perspectiva da Educação Matemática. Dentre outras, abrange questões voltadas à reflexões sobre práticas docentes em cenários inclusivos; discussões em torno da aprendizagem matemática frente a diversidade e as diferentes necessidades e habilidades do educando e, também, investigações em torno de currículos e políticas públicas que contemplam essa temática.
Etnomatemática
Os trabalhos propostos, a partir da temática do evento, deverão contemplar programas e projetos de Etnomatemática como procedimentos de ensino e de aprendizagem – pesquisas ou experiências – que tomem a sala de aula (bem como possíveis práticas) de Matemática, nos diversos níveis de ensino. Todas propostas deverão obedecer as normas de formatação do evento. Os trabalhos que não estiverem dentro de tais padrões serão devolvidos às (aos) respectivas (respectivos) autoras (autores), o que pode causar transtorno quanto ao tempo ou à aprovação dos mesmos. A Etnomatemática inclui estudos e resultados a respeito do uso deste procedimento de ensino e de aprendizagem utilizados em atividades matemáticas no âmbito da Educação Matemática como, por exemplo, aqueles que investigam processos de ensino e aprendizagem da Matemática; pessoas, grupos de alunos e professores, grupos étnicos, comunidades e organizações socioculturais e instituições que se envolveram nesses processos; obras e documentos oficiais que tratam desses processos e assim por diante.
Livros Didáticos na Educação Matemática
Nos últimos anos, os livros didáticos de Matemática, tanto atuais como num contexto histórico, têm atraído o interesse de estudos e pesquisas. Portanto, seguindo a temática do evento, para onde estamos indo com relação ao livro didático? Qual é a sua importância e papel didático, tanto histórico como atual?
Educação Estatística / Educação Financeira
Nos últimos anos, a Educação Estatística e a Educação Financeira têm obtido muito mais ênfase que os termos Estatítica e Matemática Financeira. Isso reflete a importância dessas disciplinas na formação integral dos alunos e acadêmicos.
Comitê Científico | Entidades Promotoras |
---|---|
Andre Luis Andrejew Ferreira (UFPEL) | Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes (UFSM) | Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-RS) |
Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa (ULBRA – Canoas) | Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE/UFSM) |
Carmen Teresa Kaiber (ULBRA – Canoas) | Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (UFSM) |
Cátia Maria Nehring (UNIJUI) | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (UFSM) |
Claudia Lisete Oliveira Groenwald (ULBRA – Canoas) | Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM) |
Cláudio José de Oliveira (UNISC) | Pró-Reitoria de Graduação (UFSM) |
Clarissa de Assis Olgin (ULBRA – Canoas) | Curso de Matemática (UFSM) |
Elisabete Zardo Búrigo (UFRGS) | Pibid UFSM |
Gelsa Knijnik (UNISINOS) | |
Isabel Cristina Machado de Lara (PUCRS) | |
José Carlos Leivas (UNIFRA) | |
Liane Teresinha Wendling Roos (UFSM) | |
Lori Viali (PUCRS) | |
Luiz Henrique Ferraz Pereira (UPF) | |
Malcus Cassiano Kuhn (IFSUL – Lajeado) | |
Nilce Fátima Scheffer (UFFS) | |
Ricardo Fajardo (UFSM) | |
Tânia Cristina Baptista Cabral (PUCRS) |
Pareceristas ad hoc |
---|
Adriana Fátima de Souza Miola |
Alex Jordane (IFES) |
Alexandre Krüger Zocolotti (IFES) |
Alexsandra Senna |
Algacir Rigon (UNIPAMPA – Dom Pedrito) |
Aline Brum Ottes (IFFR – Júlio de Castilhos) |
Anderson Oramisio Santos Oramisio |
Andressa Wiedenhoft Marafiga |
Ângela Maria Hartmann (UNIPAMPA) |
Aparecida Ferreira Lopes (IFES) |
Bruna Dalle Prane |
Bruno Silva Silvestre |
Carine Daiana Binsfeld |
Carmen Vieira Mathias (UFSM) |
Cátia Palmeira (REEES) |
Cintia Fogliatto Kronbauer (UFSM) |
Crístian Wallao Rosa (UFSM) |
Cristiane Antonia Hauschild (UNIVATES) |
Daniela Cristina de Oliveira |
Dilza Côco (IFES) |
Diogo Franco Rios (UFPEL) |
Diva Silva (UFU) |
Edinalva da Cruz Teixeira Salai |
Eliciane Brüning de Salles (UFSM) |
Fabiana Fiorezi de Marco (UFU) |
Fabiane Cristina Hopner Noguti (UFSM) |
Fabrício Fernando Halberstadt (IFF – São Vicente do Sul) |
Gabriella Gabbi Fontana |
Geraldo Cláudio Broetto (IFES) |
Guilherme Henrique Gomes da Silva (UNIFAL) |
Halana Garcez (UFRN) |
Ieda Maria Giongo (UNIVATES) |
Ilaine da Silva Campos (UFMG) |
Inês Farias Ferreira (UFSM) |
Josias Bravim (IFES) |
Júlia Schaetzle Wrobel (UFES) |
Karina Miranda D’Ippólito Leite |
Karla Priscila Schreiber (FURG) |
Kelison Ricardo Teixeira |
Kely Fabricia Pereira Nogueira (UFMS) |
Laura Pippi Fraga (UFSM) |
Lauro Chagas e Sá (IFES) |
Leandra Anversa Fioreze (UFRGS) |
Leugim Corteze Romio (UNIPAMPA – Itaqui) |
Lidiane Schimitz Lopes (IFFR – São Borja) |
Luis Sebastião Barbosa Bemme (UNIFRA) |
Marcia Jussara Hepp Rehfeldt (UNIVATES) |
Márcia Souza da Fonseca (UFPEL) |
Marco Antonio Escher (UFJF) |
Marco Aurélio Kistemann Júnior (UFJF) |
Maria Arlita da Silva Soares (UNIPAMPA – Caçapava do Sul) |
Maria Cecília Pereira Santarosa (UFSM) |
Maria Madalena Dullius (UNIVATES) |
Maria Marta da Silva |
Mariane Ocanha |
Marisol Vieira Melo (UFFS) |
Marli Teresinha Quartieri (UNIVATES) |
Mauren Porciúncula (FURG) |
Mariuciy Menezes de Arruda Gomes |
Natália Alessandra Kegler (IFFR – Júlio de Castilhos) |
Nickson Moretti Jorge |
Organdi Mongin Rovetta (SEEES) |
Patrícia Perlin (IFFR – Alegrete) |
Patrícia Sandalo Pereira (UFMS) |
Reginaldo Fernando Carneiro (UFJF) |
Rita de Cássia Pistóia Mariani (UFSM) |
Rodolfo Chaves (IFES) |
Rosana Martins Mattiuzzi dos Santos (IFES) |
Rosangela Cardoso Silva Barreto (IFES) |
Rozane da Silveira Alves (UFPEL) |
Rubia Carla Pereira (IFES) |
Sabrine Costa Oliveira (SEDU/ES – UNESC) |
Sandra Aparecida Fraga da Silva (IFES) |
Sérgio Carrazedo Dantas (UNESPAR – Apucarana) |
Silvana Cocco Dalvi (EDUCIMAT/IFES) |
Silvia Pereira Gonzaga de Moraes (UEM) |
Simone Pozebon (UFRGS) |
Susi Samá Pinto (FURG) |
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade (UNIOESTE) |
Thanize Bortollini Scalabrin (UFSM) |
Thiarla Xavier Dal-Cin Zanon (IFES) |
Vanessa Züge (UFSM) |
Vito Franzosi (IFES) |
Wanderley Sebastião de Freitas (IFRJ) |
Wellington Lima Cedro (UFG) |
Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos |
Coordenação
Comissão Organizadora (UFSM) | Instituição |
---|---|
Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes | UFSM |
Carmen Vieira Mathias | UFSM |
Fabiane Cristina Hopner Noguti | UFSM |
Inês Farias Ferreira | UFSM |
Liane Teresinha Wendling Roos | UFSM |
Ricardo Fajardo (Coordenador Executivo) | UFSM |
Rita de Cássia Pistóia Mariani | UFSM |
Sandra Eliza Vielmo | UFSM |
Sandra Aparecida Fraga da Silva | IFES |
Comissão Organizadora (SBEM-RS) | Instituição |
---|---|
Carmen Teresa Kaiber | ULBRA |
Claudia Lisete Oliveira Groenwald | ULBRA |
Programação
Lista de restaurantes no Campus.
Programação geral, incluindo conferências, mesas redondas com o local e horário (atualizado em 31-07-2018).
Minicursos/Oficinas com resumo, dia, horário e local (atualizado em 31-07-2018).
A inscrição nos minicursos/oficinas ocorrerá durante o credenciamento (Anfiteatro C, a partir das 7h) no dia 01 de agosto de 2018.
Para os trabalhos na modalidade CC e RE, cada apresentador terá 15 (quinze) minutos para apresentar. Em cada sala haverá um computador e data show disponível. Não há um modelo padrão de apresentação.
Comunicação Científica (CC) [atualizado em 02-08-2018]
Relato de Experiência (RE) [atualizado em 02-08-2018]
Mostra Didático Científica (MDC) [atualizado em 31-07-2018]
Pôster (PO) [atualizado em 31-07-2018]
Inscrição
Certificados:
- Participação: 40 (quarenta) horas
- Palestra, apresentação de trabalho e minicurso/oficina
Investimentos
15/03 – 15/06 | 16/06 – 27/07 | 28/07 – 03/08 | |
---|---|---|---|
Professores e pesquisadores da Educação Superior e profissionais de outras áreas (normal) | 150,00 | 180,00 | 210,00 |
Professores e pesquisadores da Educação Superior e profissionais de outras áreas (sócio SBEM) | 105,00 | 126,00 | 147,00 |
Acadêmicos de pós-graduação e professores da Educação Básica (normal) | 120,00 | 140,00 | 170,00 |
Acadêmicos de pós-graduação e professores da Educação Básica (sócio SBEM) | 84,00 | 98,00 | 119,00 |
Acadêmicos de pós-graduação e professores da Educação Básica (desconto para grupo) | 90,00 | 105,00 | 127,50 |
Acadêmicos de graduação (normal) | 100,00 | 120,00 | 150,00 |
Acadêmicos de graduação (sócio SBEM) | 70,00 | 84,00 | 105,00 |
Acadêmcos de graduação (desconto para grupo) | 75,00 | 90,00 | 112,50 |
O participante que estiver efetivamente inscrito e não comparecer ao evento poderá solicitar o material do evento somente por meio de procuração.
- Efetuar um depósito identificado (Nome completo ou CPF) referente ao valor “normal” da inscrição correspondente no quadro acima: Banco do Brasil, Agência: 1484-2, Conta: 39.993-0 (Fatec-Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciencia, CNPJ: 89.252.431.0001-59)
- Prencher a ficha de inscrição
- Enviar para o e-mail “escoladeinverno.ins@gmail.com”: cópia do depósito identificado e a ficha de inscrição
- Efetuar um depósito identificado (Nome completo ou CPF) referente ao valor “Sócio SBEM” da inscrição correspondente no quadro acima: Banco do Brasil, Agência: 1484-2, Conta: 39.993-0 (Fatec-Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciencia, CNPJ: 89.252.431.0001-59)
- Prencher a ficha de inscrição
- Enviar para o e-mail “escoladeinverno.ins@gmail.com”: cópia do depósito identificado, a ficha de inscrição e comprovante de anuidade da SBEM, ano 2018.
- Efetuar um depósito identificado (Nome completo ou CPF) referente ao valor “desconto para gupo” da inscrição correspondente no quadro acima: Banco do Brasil, Agência: 1484-2, Conta: 39.993-0 (Fatec-Fundação de Apoio a Tecnologia e Ciencia, CNPJ: 89.252.431.0001-59)
- Prencher a ficha de inscrição
- Enviar para o e-mail “escoladeinverno.ins@gmail.com”: cópia do depósito identificado e a ficha de inscrição
- [IMPORTANTE] O Coordendor do Curso ou o Gestor Administrativo deverá enviar a lista completa do grupo de membros para o e-mail: escoladeinverno.ins@gmail.com. No assunto do e-mail incluir: “inscrição com desconto para grupos”.
Submissão de trabalhos
- Para submeter o trabalho, pelo menos o autor principal deverá estar inscrito no evento;
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal (primeiro autor);
- Para publicação nos Anais todos os autores deverão estar inscritos no evento.
(RE) Relato de Experiência: nesta modalidade poderão ser apresentadas experiências de sala de aula, de projetos ou experiências vivenciadas durante a graduação ou pós-graduação.
(PO) Pôster: nesta modalidade poderão ser apresentadas tanto relatos de pesquisa quanto relatos de experiência. Após a aprovação do trabalho dessa modalidade, use o modelo de arquivo para a produção do pôster.
(MIN/OF) Minicurso/Oficina: nesta modalidade poderão ser apresentadas tanto minicursos quanto oficinas relacionadas aos eixos temáticos do evento.
(MDC) Mostra Didá Mostra Didático-Científica: espaço destinado à apresentação de produto educacional e/ou material pedagógico. Os que desejarem participar deverão submeter um resumo expandido ao Comitê Científico do evento.
- Para os trabalhos nas modalidades CC, RE, PO, e MIN/OF use o modelo de arquivo dessas modalidades. Para a Mostra Didático-Científica, use o modelo de arquivo próprio.
- Deverão ser enviados para o e-mail escoladeinverno.trb@gmail.com 2 (dois) arquivos: uma versão cega e uma não cega. Nos modelos de arquivos encontram-se as instruções de como proceder para o envio de cada versão.
- Em cada versão de arquivo, será necessário informar: o eixo temático, a modalidade e a categoria. As categorias são as seguintes e se referem ao PRIMEIRO AUTOR (autor principal).
- Aluno de Graduação
- Aluno de Graduação/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Aluno de Pós-Graduação
- Aluno de Pós-Graduação/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Pesquisador/Professor de Nível Superior
- Pesquisador/Professor de Nível Superior/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Professor da Escola Básica
- Professor da Escola Básica/Pibid (trabalho relacionado ao Pibid)
- Serão aceitos até 3 (três) trabalhos do autor principal.
- O trabalho na modalidade PO tem duas etapas: 1) submissão do artigo; 2) produção do pôster.
Os trabalhos serão avaliados em relação aos seguintes itens:
-
- Com relação ao resumo do artigo: o resumo está de acordo com o conteúdo do trabalho, incluindo objetivos, resultados e conclusões?
- Com relação ao corpo do artigo:
- Introdução: A introdução está corretamente formulada?
- O(s) objetivo(s) está(ão) enunciado(s) e refere(m)-se ao presente artigo?
- Metodologia: o artigo apresenta uma metodologia?
- Resultados, conclusões ou considerações finais: o artigo apresenta resultados, conclusões ou considerações finais?
- Referências: as referências bibliográficas estão de acordo com as normas da ABNT?
- Com relação à relevância do artigo para o evento: o artigo apresenta uma relevância na área da Educação Matemática e com a temática do evento (eixos temáticos)?
- Com relação à redação do texto:
- Está de acordo com as normas da ABNT?
- Necessita de reformulações?
Anais do Evento
Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Pareceristas ad hoc. Para cada trabalho submetido será emitido um parecer. Os trabalhos aceitos serão publicados, na íntegra, nos anais online do evento, se todos os autores estiverem inscritos no mesmo. Além do mais, atentamos para a importância de usar o arquivo modelo para a submissão do trabalho. Nesse arquivo encontram-se informações importantes de como proceder. No caso de dúvidas, o Comitê Científico emitirá o parecer final.
Contato
Secretaria do Evento
Centro de Ciências Naturais e Exatas
CCNE – Prédio 13
Sala 1220
Telefone: (55) 3220-6163
E-mail: escoladeinverno@gmail.com
Hospedagem
Alojamento
Caros participantes:
Para preencher a ficha de inscrição, acesse o link aqui
Hóteis
Camobi (Campus da UFSM)
Centro de Santa Maria
Hotel Itaimbé
Hotel Morotin
Hotel Continental Santa Maria
Hotel Nino
Pousadas
Camobi
Pousada do Alemão
Pousada Campus Santa Maria
Telefones: (55) 3026-5227 e (55) 9129-1754 (Édila) ou (55) 9178-9694 (Marcelo)
Centro de Santa Maria
Transporte Coletivo
Estação Rodoviária de Santa Maria
Endereço: Rua Pedro Pereira, 1450
97050 – 590
Santa Maria – RS
Fone: (55) 3222 – 4747
Estação Rodoviária de Porto Alegre
Endereço: Largo Vespasiano Júlio Veppo, n0 70
90035 – 040
Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3228 – 0699 / (51) 3210 – 0101
Horários de ônibus:
Centro de Santa Maria — Campus da UFSM (ida e volta)
Táxi:
Rádio Táxi Coopaver: (55) 3221 – 1304 / (55) 3222 – 4500
Rádio Táxi Universitária LTDA: (55) 3221 – 3606 / (55) 3222 – 3606
Eventos Culturais e Turismo
Secretaria de Turismo e Eventos de Santa Maria
Origem Lendária de Santa Maria
Mapas
Localização
Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Ciências Naturais e Exatas
Roraima - 13 - Camobi - CCNE
Santa Maria - 97105-900 - Rio Grande do Sul