Ir para o conteúdo PPGEMEF Ir para o menu PPGEMEF Ir para a busca no site PPGEMEF Ir para o rodapé PPGEMEF
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ensino de Física

Nome do aluno: DENISE SE SOUZA AMARAL

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: ESTUDO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DE AUSUBEL PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA

Área de concentração: Ensino de Física

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física

Palavras-chave: Ensino de astronomia. Ensino fundamental. Aprendizagem significativa. Atividade prática.

Sujeitos: alunos do sexto ano do Ensino Fundamental

Nível escolar: Ensino Fundamental

Local de realização da pesquisa: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Santa Maria – RS

Link da dissertação: 

http://cascavel.cpd.ufsm.br/

tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=7608

Nome do aluno: FERNANDA GALL CENTA

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA?”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA

Área de concentração: Ensino de Física

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física

Palavras-chave: Reorientação Curricular. Abordagem Temática Freireana. Enfoque CTS/PLACTS. Três Momentos Pedagógicos. Tema Gerador.

Sujeitos: Educadores e educandos do curso

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antonio Reis (Santa Maria – RS)

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/

arquivo.php?codArquivo=7594

Nome do aluno: FRANCIELI FACCIN

Ano de ingresso: 2013

Ano de defesa: 2015

Nome da dissertação: IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS SOBRE FÍSICA TÉRMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

Área de concentração: Ensino de Física

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS. Calor . Temperatura.

Sujeitos: alunos do segundo ano do ensino Médio

Nível escolar: Ensino Médio

Local de realização da pesquisa: Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?

codArquivo=7597

Nome do aluno: JAQUELINE MENEZES DIAS

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DO “HABITUS” NO ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA

Área de concentração: Ensino de Física

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física

Palavras-chave: Ensino superior. Contextualização. Aquisição do habitus.

Sujeitos: três turmas de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que cursavam a disciplina de Física Geral e Experimental II

Nível escolar: Graduação

Local de realização da pesquisa: UFSM

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?

codArquivo=8732

Nome do aluno: JOSIANE MARQUES DA SILVA

Ano de ingresso: 2014

Ano de defesa: 2016

Nome da dissertação: ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS A PARTIR DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Área de concentração: Ensino de Física

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física

Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Médio Politécnico. Seminários Integrados.

Sujeitos: Assessora pedagógica da 8ª CRE; professores que lecionam Física; professores de Física, Biologia, História e Artes que participaram da reunião sobre a proposta didática; alunos do Ensino Médio Politécnico de escola de Caçapava do Sul

Nível escolar: Ensino Médio Politécnico

Local de realização da pesquisa: Caçapava do Sul

Link da dissertação: http://cascavel.cpd.

ufsm.br/tede/tde_busca/arquivo.php?

codArquivo=8405

Nome do aluno: TATIANE MARIA SCHNEIDER

Ano de ingresso: 2015

Ano de defesa: 2017

Nome da dissertação: A ABORDAGEM TEMÁTICA E O ENSINO DE FÍSICA: ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Área de concentração: Ensino de Física

Linha de pesquisa: Ensino de Física

Palavras-chave: Abordagem temática. Educação do Campo. Ensino de Física.

Sujeitos: Educadores de Escola de Campo

Nível escolar: Ensino Fundamental, Ensino Médio Politecnico

Local de realização da pesquisa: —

Link da dissertação: https://repositorio.

ufsm.br/bitstream/handle/1/13931/

DIS_PPGEMEF_2017_SCHNEIDER_TA

TIANI.pdf?sequence=1&isAllowed=y