Nome do aluno: DENISE SE SOUZA AMARAL
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: ESTUDO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DE AUSUBEL PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA
Área de concentração: Ensino de Física
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física
Palavras-chave: Ensino de astronomia. Ensino fundamental. Aprendizagem significativa. Atividade prática.
Sujeitos: alunos do sexto ano do Ensino Fundamental
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Farencena, Santa Maria – RS
Link da dissertação:
Nome do aluno: FERNANDA GALL CENTA
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: ARROIO CADENA: CARTÃO POSTAL DE SANTA MARIA?”: POSSIBILIDADES E DESAFIOS EM UMA REORIENTAÇÃO CURRICULAR NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA
Área de concentração: Ensino de Física
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física
Palavras-chave: Reorientação Curricular. Abordagem Temática Freireana. Enfoque CTS/PLACTS. Três Momentos Pedagógicos. Tema Gerador.
Sujeitos: Educadores e educandos do curso
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antonio Reis (Santa Maria – RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: FRANCIELI FACCIN
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: IMPLEMENTAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS SOBRE FÍSICA TÉRMICA PARA ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
Área de concentração: Ensino de Física
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa-UEPS. Calor . Temperatura.
Sujeitos: alunos do segundo ano do ensino Médio
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: JAQUELINE MENEZES DIAS
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DO “HABITUS” NO ENSINO DA SEGUNDA LEI DA TERMODINÂMICA
Área de concentração: Ensino de Física
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física
Palavras-chave: Ensino superior. Contextualização. Aquisição do habitus.
Sujeitos: três turmas de cursos de engenharia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que cursavam a disciplina de Física Geral e Experimental II
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: JOSIANE MARQUES DA SILVA
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: ENFOQUE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE NOS SEMINÁRIOS INTEGRADOS: POTENCIALIDADES E DESAFIOS IDENTIFICADOS A PARTIR DE UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Área de concentração: Ensino de Física
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Física
Palavras-chave: Ensino Médio. Ensino Médio Politécnico. Seminários Integrados.
Sujeitos: Assessora pedagógica da 8ª CRE; professores que lecionam Física; professores de Física, Biologia, História e Artes que participaram da reunião sobre a proposta didática; alunos do Ensino Médio Politécnico de escola de Caçapava do Sul
Nível escolar: Ensino Médio Politécnico
Local de realização da pesquisa: Caçapava do Sul
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: TATIANE MARIA SCHNEIDER
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: A ABORDAGEM TEMÁTICA E O ENSINO DE FÍSICA: ARTICULAÇÕES COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO
Área de concentração: Ensino de Física
Linha de pesquisa: Ensino de Física
Palavras-chave: Abordagem temática. Educação do Campo. Ensino de Física.
Sujeitos: Educadores de Escola de Campo
Nível escolar: Ensino Fundamental, Ensino Médio Politecnico
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação: https://repositorio.