Nome do aluno: ADRIANO TORRI SOUZA
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: UMA ANÁLISE DO TRATAMENTO DADO À TRIGONOMETRIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO PUBLICADOS NO BRASIL EM DIFERENTES DÉCADAS DO SÉCULO XX
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Livro Didático; História da Educação Matemática; Hermenêutica de Profundidade; Trigonometria.
Sujeitos: —
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: –
Link da dissertação: —
Nome do aluno: ANDRÉ EDUARDO VENTORINI
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES FUNCIONAIS ATRAVÉS DO SOFTWARE SCRATCH
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa:Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Relações funcionais, Função. Teoria dos Campos Conceituais. Teoria do Construcionismo. Scratch.
Sujeitos: alunos do primeiro ano do Ensino Médio
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Colégio Estadual Manoel Ribas – Santa Maria (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: ANDRIELI MARIA PAULI
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: FÍSICA E O FUTEBOL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Ensino de Física. Ensino Fundamental. Ensino Inovador. Construtivismo. Futebol. Mecânica.
Sujeitos: alunos do último ano do Ensino Fundamental (9º ano)
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Escola pública de Ensino Fundamental em Santa Maria (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: CARMEN REISDOERFER
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: SOBRE AS AÇÕES DO PIBID/MATEMÁTICA NA CONSTITUIÇÃO DE SABERES DOCENTES DE EXBOLSISTAS DESSE PROGRAMA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Formação de professores. Saberes docentes. História oral. PIBID. Professores que ensinam matemática.
Sujeitos: ex-bolsistas PIBID – hoje professores de matemática e
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: –
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: CAROLINE SCHÜTZ
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: MODELAGEM MATEMÁTICA E RECURSOS TECNOLÓGICOS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Modelagem Matemática. Recursos Tecnológicos. Formação Inicial de Professores.
Sujeitos: alunos de graduação (Matemática Licenciatura UFSM)
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação:http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: CRISTIAM WALLÃO ROSA
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: A MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS ESTADUNIDENSES E BRASILEIROS: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO DE LOGARITMOS
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Logaritmos; Livros didáticos; Educação Matemática; História da Matemática; Pesquisa Bibliográfica.
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: –
Link da dissertação: —
Nome do aluno: DIONÉIA ZANNON BARBIEIR
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: O ENSINO DE MATEMÁTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Políticas Públicas. Ensino Médio. Ensino de Matemática.
Sujeitos: —
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Rio Grande do Sul
Link da dissertação:http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: ELISA SEER SPLETT
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: INCLUSÃO DE ALUNOS CEGOS EM CLASSES REGULARES E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Matemática; Alunos Cegos; Educação Inclusiva; Processo Ensino e Aprendizagem.
Sujeitos: professores de matemática da escola que possuem alunos cegos em suas classes regulares, a educadora especial da escola e os alunos cegos
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Santa Maria (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: FABRÍCIO FERNANDO HALBERSTADT
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: A APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO E SUAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GRAFEQ
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Geometria Analítica. Teoria dos Registros de Representação
Semiótica. Engenharia Didática. GrafEq.
Sujeitos: alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Colégio Estadual Manuel Ribas (Santa Maria – RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: JANAÍNA XAVIER DE ALMEIDA
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES AO ENSINAR QUADRILATEROS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TIC
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Saberes Docentes. Tecnologias. Geometria. Formação de Professores.
Sujeitos: professores de Educação Básica da Rede Escolar Pública Municipal de Formigueiro/RS atuantes no ensino fundamental e os professores de Educação Básica da Rede Escolar Pública Municipal de Formigueiro/RS participantes do PNAIC/2014
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Formigueiro (RS) – REPM
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: MARINELA DA SILVEIRA BOEMO
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS NO ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES NO ENSINO MÉDIO
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Representações matemáticas. Registros de representação semiótica. Sistemas Lineares. Ensino médio.
Sujeitos: professores e alunos do segundo ano do Ensino Médio
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Colégio – São Sepé (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: PAULA GABRIELI DOS SANTOS DE ASSUMPÇÃO
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: PERÍMETRO E ÁREA: UMA ENGENHARIA DIDÁTICA UTILIZANDO O GEOGEBRA SOB O OLHAR DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Perímetro. Área. Registros de representação semiótica. GeoGebra
Sujeitos: alunos de duas turmas do 7ª ano do ensino fundamental
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Toropi (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: SIMÉIA TUSSI JACQUES
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: CONSTITUIÇÃO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS EM ALUNOS DE ANOS INICIAIS TENDO O GEOGEBRA COMO INSTRUMENTO MEDIADOR
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Escola Histórico-Cultural. Zona de Desenvolvimento Proximal. GeoGebra. Conceitos geométricos.
Sujeitos: estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I, de um colégio privado do município de Santa Maria/RS
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Santa Maria (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: SIMONE BRAGA CASTANHO
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: ANÁLISE DE ERROS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA TRANSIÇÃO DO 5º PARA O 6º ANO
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Análise de Erros. Ensino e aprendizagem. Estratégias de Ensino. Ensino Fundamental.
Sujeitos: alunos do 6º ano do Ensino Fundamental
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Escola rede pública de Santa Maria (RS)
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: VANESSA ZUGE
Ano de ingresso: 2013
Ano de defesa: 2015
Nome da dissertação: PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FORMAÇÃO: UM OLHAR A OARTIR DE DISCUSSÕES SOBRE O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL NO CONTEXTO DO PROGRAMA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Formação de Professores que ensinam Matemática. Sistema de Numeração Decimal. Aprendizagem da docência. Anos Iniciais. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
Sujeitos: professores orientadores de estudos do PNAIC
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: POLO SANTA MARIA
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: ALINE BRUM OTTES
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: EXPRESSÃO NUMÉRICA: A HIERARQUIA DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Expressões numéricas. Hierarquia. Operações aritméticas. Regra. Justificativa.
Sujeitos: —
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: –
Link da dissertação:https://repositorio.
Nome do aluno: ELICIANE BRÜNNING DE SALLES
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NA AVALIAÇÃO DE COORDENADORAS LOCAIS A PARTIR DE AÇÕES DO PNAIC EM MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO SUL
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Políticas Públicas Educacionais. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Ensino e aprendizagem de Matemática.
Sujeitos: professoras coordenadoras locais das ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: Rio Grande do Sul
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: MARI LÚCIA MILITZ
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: ANÁLISE DO CONTEÚDO DE GEOMETRIA ESPACIAL EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO: UMA ATIVIDADE NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Livro Didático. Mapa Conceitual. Aprendizagem Significativa. Formação de Professor.
Sujeitos: alunos do curso de Matemática Licenciatura Noturno da UFSM
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: MATHEUS BOTH
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: RELAÇÕES ENTRE GRANDEZAS GEOMETRICAS: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E ANÁLISE DE ERROS
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: GeoGebra. Aprendizagem Significativa. Análise de Erros. Grandezas Geométricas. Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Sujeitos: alunos ingressantes no ano de 2015 do curso de Matemática Diurno UFSM
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação: —
Nome do aluno: NATÁLIA ALESSANDRA KEGLER
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: O ASPECTO LÚDICO PRESENTE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Lúdico, Matemática, Cursos de Formação Inicial, Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Sujeitos: análise de projetos pedagógicos de cursos de Matemática Licenciatura
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: Rio Grande do Sul
Link da dissertação: —
Nome do aluno: OLGA REGINA SILVA ROSALES COSTA
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: A MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM). Análise de Conteúdo. Documentos Oficiais. Ensino Médio. Tendência em Educação Matemática.
Sujeitos: —
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: –
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: PATRICIA MANFIO COCCO
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA MARIA (RS) QUE POSSUEM ALUNOS INCLUÍDOS EM SUAS SALAS DE AULA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Análise de Singularidades e Análise de Convergências. Educação Inclusiva em aulas de Matemática. História Oral.
Sujeitos: professores de matemática da rede pública estadual de Santa Maria que trabalham com alunos incluídos
Nível escolar: anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Santa Maria
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: RENTA CEZAR PINTO
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: ANÁLISE DE QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO ENEM: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA PERSPECTIVA AUSUBELIANA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Teoria da Aprendizagem Significativa. GeoGebra. Exame Nacional do Ensino Médio.
Sujeitos: Participantes de dois minicursos na área de Educação Matemática na UFSM
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: ROBERTA LIED
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: CONTRIBUIÇÕES COM RÉGUA E COMPASSO ENVOLVENDO LUGARES GEOMÉTRICOS: UMA PROPOSTA DINÂMICA ALIADA A TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Lugares Geométricos. Registros de Representação Semiótica. GeoGebra.
Sujeitos: aluno do curso de Graduação em Matemática da UFSM
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: SHAYENE VIEIRA MOSSI
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: ANÁLISE DISCURSIVA DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS POR LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Funções. Análise discursiva. Licenciatura em Matemática.
Sujeitos: alunos do curso de Matemática Licenciatura
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFSM
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: TIELE AQUINO SCHUNEMANN
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA META-ANÁLISE SOB O PONTO DE VISTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Matemática Financeira. Educação Financeira. Registros de Representação Semiótica. Meta-análise.
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: WILIAN SCHMIDT
Ano de ingresso: 2014
Ano de defesa: 2016
Nome da dissertação: RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO: UMA META-ANÁLISE A PARTIR DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Raciocínio Combinatório. Meta-análise. Registros de representação.
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação: http://cascavel.cpd.
Nome do aluno: ALEXANDRE XAVIER DOS SANTOS
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COM MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE VOLUME EM UMA ESCOLA MILITAR DO RS
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Modelagem matemática. UEPS. Volume.
Sujeitos: alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Colégio Tirandentes – São Borja
Link da dissertação: https://repositorio.
ufsm.br/bitstream/handle/1/13501/DIS_
Nome do aluno: ÂNGELA JOANELLA CARDOSO ROCHA
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação:
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave:
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação:
Nome do aluno: CAROLINE RODRIGUES TRINDADE
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação:
Área de concentração:
Linha de pesquisa:
Palavras-chave:
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação:
Nome do aluno: HAKEL FERNANDES DE AWILA
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: UMA ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DO GEOGEBRA COMO RECURSO INTERATIVO PARA O ESTUDO DE ÁREAS E VOLUMES
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Área. Volume. Área e volume.Sequência didática. GeoGebra.
Sujeitos: Calouros de Graduação de Matemática da UFSM
Nível escolar: Graduação.
Local de realização da pesquisa: Universidade Federal de Santa Maria
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: IVONETE PEREIRA AMADOR
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO VISANDO CONHECER AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CACHOEIRA DO SUL (RS)
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Matemática. Dificuldades. Ensino. Aprendizagem.
Sujeitos: Professores e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental em escolas municipais rurais e urbanas de Cachoeira do Sul/RS
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Escolas de Cachoeira do Sul (RS)
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: JANAINA DA SILVA CÔRREA
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS NA OBTENÇÃO DO VOLUME DE UM CILINDRO: UMA ATIVIDADE ORIENTADA PELOS PRINCÍPIOS DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Volume do cilindro. Modelagem matemática. Geometria espacial.
Sujeitos: Acadêmicos do curso de Matemática Licenciatura da UFSM
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: Universidade Federal de Santa Maria
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: JULIANE DE CARLA BERLANDA
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: MOBILIZAÇÕES DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Trigonometria no triângulo retângulo. GeoGebra. Registros de representação semiótica. Engenharia didática.
Sujeitos: Alunos do primeiro ano do Ensino Médio de escola pública estadual do município de Erechim, RS
Nível escolar: Ensino Médio
Local de realização da pesquisa: Escola Pública Estadual de Erechim (RS)
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: KAREN RODRIGUES COPELLO
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E FUNÇÕES PEDAGÓGICAS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA SÉRIE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA PARA O ENSINO
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: História da Mátemática. Funções pedagógicas e perspectivas teóricas.
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação: https://repositorio
.ufsm.br/bitstream/handle/1/13786
Nome do aluno: MALUZA GONÇALVES DOS SANTOS
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO RIO GRANDE DO SUL: DIÁLOGOS COM PROFESSORES FORMADORES
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Licenciatura em educação do campo. Professores formadores. Educação matemática.
Sujeitos: Professores formadores do componente curricular voltado a área de Educação Matemática dos curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza, de três instituições de Ensino Federal do RS
Nível escolar: Graduação
Local de realização da pesquisa: UFRGS, UNIPAMPA – Dom Pedrito, UFFS – Erechim
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: MÁRCIO RICARDO DA SILVA HAETINGER
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: A CANOAGEM COMO ESPAÇO NÃO FORMAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Canoagem. Educação matemática. Espaço não formal.
Sujeitos: grupo de jovens canoístas, participantes de um projeto social e que praticam como atividade esportiva a canoagem, junto as margens do Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul/RS
Nível escolar: Espaço não formal
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: NANDYNE LONDERO
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: EXPLORANDO RECURSOS DO GEOGEBRABOOK NO ESTUDO DE QUÁDRICAS A PARTIR DE DIFERENTES REPRESENTAÇÕES
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Matemática
Palavras-chave: Superfícies quádricas. GeoGebraBook. Registros de representação semiótica.
Sujeitos: —
Nível escolar: —
Local de realização da pesquisa: —
Link da dissertação: https://repositorio.
Nome do aluno: PRISCILA ARCEGO
Ano de ingresso: 2015
Ano de defesa: 2017
Nome da dissertação: REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS NO ESTUDO DA ÁREA DO CÍRCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Área de concentração: Educação Matemática
Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos, Históricos e Epistemológicos
Palavras-chave: Registros de representação semiótica. Apreensões. Ensino de geometria. Área do círculo. Ensino Fundamental.
Sujeitos: estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental
Nível escolar: Ensino Fundamental
Local de realização da pesquisa: Escola de Ensino Fundamental
Link da dissertação:https://repositorio.