Comunicação Científica
GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA ANÁLISE DOS REGISTROS MOBILIZADOS POR UM GRUPO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA
Franciele Catelan Cardoso, Catia Maria Nehring, Maria Arlita da Silveira Soares
ETNOMATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA O PROEJA
Heitor Achilles Dutra da Rosa
MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Greicy dos Santos Agostiniaki, Hellen Cristina Spengler, Jacqueline Marques Lara de Almeida, Ricardo Nazar Rodrigues
MATEMÁTICA, SOCIEDADE E ESCOLA: DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE VISANDO A MELHORIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA.
Agatha Penteado de Almeida, Daniela da Rosa Teza, Vitor José Petry
AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Daiani Finatto Bianchini, Cátia Maria Nehring
MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTO PEDAGÓGICO MATEMÁTICO EM ESTATÍSTICA BÁSICA POR UM GRUPO DE PROFESSORES POLIVALENTES1 DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO PAULO
Carlos Ricardo Bifi, Cileda de Queiroz e Silva Coutinho
OS JOGOS SUDOKU E SOKOBAN COMO MEDIADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Vera Lúcia Biscaglia Pereira, Frederico M. Schaf
CC_Brandao_Rosi
Rosi Méri Dornelles Brandão Costa, Silvia Maria de Aguiar Isaia
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ESCOLAR: segundo estudos de Fiorentini
Mariza de Andrade Brum
TRANSFORMAÇÕES LINEARES NO PLANO E O SOFTWARE GEOGEBRA
Débora Dalmolin, Lauren Bonaldo, Carmen Vieira Mathias
A MATEMÁTICA DO ORIGAMI
Jaqueline Engelmann
O DIÁLOGO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIO DO PIBID CIÊNCIAS EXATAS
Ângela Maria Hartmann
SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E A TOMADA DE DECISÃO DE INDIVÍDUOS-CONSUMIDORES
Marco Aurélio Kistemann Jr.
APPLETS PARA O ENSINO DE TRIÂNGULOS E SUAS PROPRIEDADES
Roberta Lied, Carmen Vieira Mathias
DETERMINAÇÃO DO VOLUME DO CILINDRO HORIZONTAL – SOLUÇÃO PERTINETE PARA UM TRABALHADOR COM FORMAÇÃO BÁSICA
Marcos Pinheiro de Lima, Rodrigo Zanette, Delair Bavaresco,
SOFTWARE EDUCACIONAL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA A PARTIR DE TESES E DISSERTAÇÕES
Reinaldo Feio Lima, João Francisco Staffa da Costa, Lorí Viali
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO JOGO PARA O ALUNO COM DÉFICIT COGNITIVO
Paula Lucion, Renata Corcini Carvalho Canabarro
UMA ABORDAGEM PARA A DISCIPLINA DE CÁLCULO A
Pedro André Pires Machado
CC_Nascimento_Luiz_Henrique_Almeida_de_Souza
Luiz Henrique Almeida de Souza do Nascimento, Nathalia Teixeira Larrea, Luzia Aparecida de Souza
MATEMÁTICA E MÍDIAS SOCIAIS – UM OLHAR PARA A COOPERAÇÃO INVESTIGATIVA
Kátia Luiza Niederle, Keli Jacoby, Lucí dos Santos Bernardi
A “REINVENÇÃO” DA ESCOLA PASSANDO PELA INCLUSÃO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Fernando de Freitas Nunes, Leandra Anversa Fioreze
OPERAÇÕES ARITMÉTICAS COM NÚMEROS NATURAIS EM SISTEMAS DE NUMERAÇÃO DE BASES DISTINTAS COMO RECURSO DE COMPREENSÃO DESTAS OPERAÇÕES NO SISTEMA DECIMAL
Mariane Ocanha, Juliana Alencar da Silva, Kelly Maira Amaral Soares, Osmar Jesus Macedo
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS – IMPLICAÇÕES NO TRABALHO EDUCATIVO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Santa Otani
ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS: UM ESTUDO DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO EM ERECHIM – RS
Bárbara Cristina Pasa, Adriana Richit, Gisele Carla May
A CONSTRUÇAO DO CONCEITO DE NÚMERO PELA CRIANÇA
Franciele Perego Garcia, Ivania Gerini Camargo
ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Eliana do Carmo Pinheiro, Elisa Seer Splett, Mari Lúcia Militz, Simone Munari Franco
EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES: UM VIÉS HISTÓRICO PARA INTRODUZIR ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO EM PROBLEMAS DE INDETERMINAÇÃO LINEAR
Wagner Marcelo Pommer
CC_Portella_Thiago_Vinicius
Thiago Vinícius Portella, Nestor Oliveira Neto, Carine Girardi Manfio
APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Alexandre Xavier dos Santos, Maurício Aires Vieira
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A REALIZAÇÃO DO CIRCUITO DE OFICINAS NO IFFARROUPILHA
Luciana Dalla Nora dos Santos, Anajara dos Santos Floriano, Elenir Gonçalves
INSUCESSO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CAUSADO PELA FALTA DE DOMÍNIO NA LINGUAGEM MATEMÁTICA
Carla R. da Silva, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena B. Costa, Maria Izabel C. Rosário
ENEM VERSUS APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Patrícia Lima da Silva
EXPLORANDO DIVERSOS SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE ÁREA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Maicon Teixeira, Caroline Miano Lima, Maiza Hyodo dos Santos, Paulo Cesar Augusto Miranda, William Antonio da Silva, Daniele Rocha
VISUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA DE FRAÇÕES ORDINÁRIAS USANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Willian Valverde, Daniela Guerra Ryndack, Elisangela de Campos, Jaquelini Rocha Simão, Michele Pilato
CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO DE VÍDEOS INSTRUCIONAIS (PVI): UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO IFG
Pedro Itallo Vaz, Adelino Candido Pimenta
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL: PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Andrea Cristina Vieira
O PIBID COMO POLÍTICA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE BOLSISTAS E EX-BOLSISTAS NA UNESP DE RIO CLARO
Ana Cláudia Molina Zaqueu, Heloisa da Silva
FORMAÇÃO-CONSCIENTIZAÇÃO: A AVALIAÇÃO EM NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICAJoacir Marques da Costa, Celso Ilgo Henz
A AVALIAÇÃO MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PIBID/CAPES/IFCE
José de Araújo Matos, Maria Cristina do Nascimento Braga, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
ATIVIDADES COM O GEOGEBRA: INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE DERIVADA
Paula Gabrieli Santos de Assumpção, Inês Farias Ferreira
SOBRE A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM ATIVIDADES DIDÁTICAS
Thanise Azzolin dos Santos, João Carlos Gilli Martins
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA EM EVENTOS CIENTÍFICOS
Ana Júlia dos Santos da Silva, Cátia Maria Nehring, Marta Cristina Cezar Pozzobon
O IMPACTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NAS ESCOLAS COM BOM DESEMPENHO EM MATEMÁTICA: O CASO DA REDE ESCOLAR SESI-SP
Dimas Cássio Simão, Laurizete Ferragut Passos
PROPORCIONALIDADE E O CONEITO DE FUNÇÃO: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS
Maria Arlita da Silveira Soares, Cátia Maria Nehring
Relato de Experiência
Carine Girardi Manfio, Cristiane Hahn, Ricardo Fajardo
Carine Pedroso da Rosa, Lizemara Costa Ribas, Milene Barazzutti
PROPRIEDADES DA ADIÇÃO: POSSIBILIDADES DE ENSINO A PARTIR DE UMA HISTÓRIA VIRTUAL
Gisele Tamara Bittencourt, Gabriela Fontana Gabbi, Halana Garcez Borowsky Vaz, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
O ENSINO DE ÁLGEBRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA
Maiara Francine Bollauf, Regina Helena Munhoz
Maria Cristina do Nascimento Braga, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha, Camila Nogueira Sampaio, José Araujo Matos
JOGOS MATEMÁTICOS: APRENDIZAGENS DISCENTE E DOCENTE NO PIBID/CAPES/IFCE
Aline Nayara Silva Campos, Carlos Eduardo Oliveira Nunes, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
MÓDULO INSTRUCIONAL PARA O ENSINO BÁSICO DE MATEMÁTICA: FÓRMULAS PARA O CÁLCULO DA ÁREA DE POLÍGONOS
Ana Maria Kaleff,Anne Michelle Dysman, Cristiane Guimarães Lima,Matheus Freitas de Oliveira, Stella Diniz de Oliveira
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ENSINO E PESQUISA MEDIADOS PELA EXTENSÃO
Kaled Sulaiman Khidir, Rochelande Felipe Rodrigues, Wanderson Mamedes da Silva
O EXPERIMENTO ALEATÓRIO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ESTUDO DE PROBABILIDADE. ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE SEQUENCIA DIDÁTICA, BASEADA NA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Thafarel Rodrigues da Costa, Thafarel Rodrigues da Costa
ALUNOS EM PROCESSO DE FORMAÇÃO EXPERIMENTANDO E REFLETINDO SOBRE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Cristiane da Silva Stamberg, Lucilaine Goin Abitante
ESTUDO DA EQUAÇÃO DA RETA UTILIZANDO O SOFTWARE GRAFEQ
Jordana Donelli Stremel, Walter Mendes Haselein, Walter Mendes Haselein
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: UMA DATA COMEMORADA
Aline Vaccari, Dwer Wewer Vitkoski, Edinéia Moreira de Souza, Luciano Matulle, Doroteya Gavanski
MATEMÁTICA EM AÇÃO: UMA ATITUDE INTERDISCIPLINAR NO ESPAÇO PÚBLICO ESCOLAR
Rodrigo Viana Pereira, Felipe Augusto de Oliveira Martins, Leonardo Pinheiro da Silva, Wanderley Moura Rezende
PROJETO PET MATEMÁTICA NA ESCOLA: UMA OUTRA VISÃO DA MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
Vagner Weide Rodrigues, Gláucia Lenita Dierings
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Vanessa Züge, Dionéia Antunes da Silva, Leandra Anversa Fioreze, Liane Teresinha Wendling Roos
PIBID-MATEMÁTICA/UNESP, RIO CLARO: RESULTADOS E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA ESCOLA PARCEIRA
Camila Libanori Bernardino, Ana Claudia Ferreira Fernandes
Pôster
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE INTERVALOS REAIS POR MEIO DE JOGOS
Jéssica Ayumi Uehara Aguilera, Alessandra Querino da Silva, Cintia da Silva Mascarin, Maria Aparecida Cabral da Silva do Nascimento
ALUNOS ESPECIAS NA CONTEMPORANEIDADE: APRENDIZAGENS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
André Martins Alvarenga, Bruna Borges Telmo
MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha
TENDÊNCIA SÓCIO INTERACIONISTA APLICADA AO ESTUDO DAS MATRIZES: UMA INICIATIVA PIBID/CAPES/IFCE
Thyago Amaro Camelo, Francisco Ricardo Pereira da Silva, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
PROBLEMATIZANDO FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES
Camila Duarte de Araújo, Jéssica Fernanda da Cruz Silva, Maria Lúcia de Carvalho Fontanini
ATIVIDADE DE POTENCIAÇÃO COM O USO DE CARTAS NA 5ª SÉRIE
Weverton Augusto da Vitória, João Paulo Milanez, Edilene Gomes Pires, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Josiane Gonçalves da Silva
POLÍTICAS PÚBLICAS: PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA – PIBID NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Sofia Camargo Baleeiro, Franciele Batista Dias
CONCEITOS E APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS NOTICIAS: VIVÊNCIAS DE ALUNOS DOS 1º ANOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL IRMÃ MARIA HORTA – VITÓRIA/ES
Rosangela Cardoso Silva Barreto, Jacqueline S. Schneider
A GEOMETRIA DOS ORIGAMIS
Débora Bussolotto, Marcos Antonio Carraro, Marina Rampon, Felipe Luy Valério
ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO–APRENDIZAGEM
Bruna Larissa Cecco, Luciano Carlos, Fernanda Paula Wappler
AS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA E O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES COMO FORMA DE MINIMIZAR OS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DA SILVA, Renata Moura, MOREIRA, Francisca Danielly Lopes, DA SILVA, Márcio Nascimento
ROLETA DAS EQUAÇÕES
Noé Franco de Jesus, Camila Ferreira Abreu
UMA EXPERIÊNCIA COM O JOGO DA BATALHA NAVAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Simone Pereira Dias, Milena Aparecida Batelo Ramos
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE POTÊNCIAS
Felipe de Almeida Duarte, Marila de Torres Aguiar, Cristiane Ap. P. Martinez
RELATO SOBRE GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDA EM UM SÉTIMO ANO COM METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Marcelo Renan Augusto Ferreira, Raphael Peres Correia dos Santos, Milton Kist
AS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: EXPERIÊNCIA DO PIBID/UVA/MATEMÁTICA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SINHÁ SABÓIA
Caroline Gomes Ferreira, Liduina Monteiro Gomes, Miguel Jocélio Alves da Silva
TRABALHANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NUMA PERSPECTIVA DE APROFUNDAMENTO DAS PROPRIEDADES FUNDAMENTAIS OPERATÓRIAS
Carla R. da Silva, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena B. Costa, Maria Izabel C. Rosário, Wallace Juan Teixeira Cunha, Fabio Amaral Fernandes
AS INTERFACES DO TEATRO EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA
Cassia Lutiane Moraes Goulart, Keli Pereira Soares, Douglas Joziel Bitencourt Freitas, Ivonne Gassen
ESCOLARIZAÇÃO DO JOVEM E ADULTO TRABALHADOR NOS CURSOS PROEJA-IFES: DIFICULDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Veronica B. Marcarini, Antonio Henrique Pinto
ENSINO DA DISCIPLINA DE GEOMETRIA ANALÍTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Divane Marcon, Fabiane C. Höpner Noguti
ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA ANALÍTICA: O SOFTWARE GEOGEBRA COMO POSSIBILIDADE NA EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E REPRESENTAÇÕES
Elyanara Moreira Matheus, Fernanda Araújo da Silva, Greiton Toledo de Azevedo, Janice Pereira Lopes, Katiucy Freire de Oliveira, Mirian Cristianne da Silva
O PIBID EM FOCO NA ESCOLA EJORB
Cléia Ferreira da Costa da Matta, Geirto de Souza, Damião Alves da Silva
FEIRA DE MATEMÁTICA: MOTIVANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 6º AO 9º ANO A ESTUDAR MATEMÁTICA
Ana Paula de Melo da Costa, Janynne Collienne Braga Alves
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS
Francine L. Monteiro, Ricardo Fajardo
PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA AS AULAS DE TRIGONOMETRIA NO ENSINO MÉDIO
Matheus Monteiro Nascimento, Diomar Reus Sbardelotto
PIBID: DESCOBRINDO METODOLOGIAS DE ENSINO E RECURSOS DIDÁTICOS QUE PODEM FACILITAR O ENSINO DA MATEMÁTICA O ENSINO DE ESTATÍSTICA E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
Naiane Novaes Nogueira, José Cassiano Teixeira Santos, Marcelo de Araújo Lino
O ENSINO DE ESTATÍSTICA E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS
Diego Pataro Viana de Oliveira, João Filipe Serafim Malaquias, Maria de Fátima Marrinhas
OS CONCEITOS DE ERRO, OBSTÁCULO E CONTRATO DIDÁTICO SEGUNDO GUY BROUSSEAU
Joselba Liliane de Oliveira, Aline Mendes de Arruda, Fernando Carneiro da Silva, Joseli Almeida Camargo
PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS: APRIMORANDO CONHECIMENTOS
Regiane da Cruz Oliveira, Pedro Júnior Ribeiro de Moura, Pedro Júnior Ribeiro de Moura
GEOMETRIA NA SALA DE AULA: CONSTRUÇÃO DE POLIEDROS UTILIZANDO MATERIAL CONCRETO
Rubia Oliveira da Silva, Rodrigo Schroeder dos Santos, Marcelo Araujo Lino
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva
SOMA E PRODUTO DAS RAÍZES DA EQUAÇÃO QUADRÁTICA: CONHECER PARA APLICAR
Denise Ritter, Alessandra Vargas, Suziane Bopp Antonello, Luciani Missio
MODELAGEM MATEMÁTICA: DIMENSÕES DE JANELAS ESCOLARES
João Valmor Barros da Rocha, Lizemara Costa Ribas, Carine Girardi Manfio
PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) – UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE
Aricléia Damasceno Rodrigues, Luciana Tavares de Sousa, Kaled Sulaiman Khidir, Severino Cassiano de Souza Filho
MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PARTIDA DE BOCHA
João Valmor Barros da Rocha, Lizemara Costa Ribas, Carine Girardi Manfio
O USO DO TEODOLITO COMO METODOLOGIA DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS
Eunice Moreira dos Santos, Alessandra Querino da Silva, Maria Aparecida Cabral da Silva do Nascimento, Luciano Antonio de Oliveira
SUPERANDO TRAUMAS EM MATEMÁTICA
Luciene da Costa Santos, Joelma Patez de Almeida
CONVERSÃO DE MEDIDAS DE ÂNGULOS NO CICLO TRIGONOMÉTRICO COM O JOGO BATALHA NAVAL
Tatiana Silva dos Santos, Alessandra Querino da Silva, Dihellen Thayse Moreira Cubas, Luciano Antonio de Oliveira
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Mônica Cristina Bogoni Savian, Luciane Flores Jacobi, Roselaine Ruviaro Zanini
EXPERIÊNCIAS A CERCA DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Wilian Schmidt, Lidiane Buligon, Carmen Vieira Mathias, Luciane Gobbi Tonet
TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ
Rodrigo Schroeder dos Santos, Evaneila Lima França, Rubia Oliveira da Silva, Valéria Lago da Silva, Marcelo Araujo Lino
LABORATÓRIO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA: UM AMBIENTE PRÁTICO, DINÂMICO E INVESTIGATIVO
Adriano Cavalcante da Silva
APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS
Alaiane Silva da Cunha Mendonça, Alzenira de Oliveira Carvalho, Roger Henrique Silva dos Santos, Everson Bonfim Ramos de Lima
JOGO DE EQUAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Alessandra Querino da Silva, Priscila Rodrigues Simis, Jóice Gomes dos Santos
RELATO SOBRE UMA ABORDAGEM LÚDICA DOS CONCEITOS DE ÁREA E PERÍMETRO
Camila Sibelle Marques da Silva, Lidiane Pereira de Carvalho
MAT ÀS DÚVIDAS: ARTICULANDO TEORIA DO CONHECIMENTO E PRÁTICA NA ESCOLA ESTADUAL MARIA CONSTANÇA BARROS MACHADO
Cleverson Borges da Silva, Emily Monge Silva, Luzia Aparecida de Souza
O ENSINO DE FRAÇÕES POR MEIO DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Dayani Quero da Silva, Iara de Souza Doneze, Joselene Marques, Simone Alves da Silva, Loriane Trombini Frick
EXPERIÊNCIAS DO PROJETO “EXPRESSÕES NUMÉRICAS E RADICIAÇÃO: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA” NA ESCOLA MARIA DO CARMO CARNEIRO.
SILVA, Francisca Valdielle Gomes, NASCIMENTO, Tânia Moraes, SILVA, Márcio Nascimento da
A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS DIDÁTICOS COM EQUIPAMENTOS DE FÁCIL ACESSO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID-MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
Márcio Nascimento da Silva, Renata de Vasconcelos Fonteles
PROJETO MUSEU DO DESCARTE: A MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA NA ARTE DA CONSCIENTIZAÇÃO
Samantha Pinto da Silva, Ingrid da Rosa Mathias, Bruna de Farias Xavier, Luis Tiago Osterberg
RELATOS DOS ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
Valéria Lago da Silva, Evaneila Lima França, Marcelo Araujo Lino
SITUAÇÃO DE DIFICULDADE EM MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Bianca Silveira, Bianca Silveira, Lidiane Garcia Pereira
EXPERIÊNCIAS DO PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO)
Luciana Tavares Sousa, Regiane da Cruz Oliveira, Aricléia Damasceno Rodrigues, Kaled Sulaiman Khidir
TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES
SOUSA, Maria Jéssica Ximenes, LOIOLA, Suiane Virginia Pereira, MELO, Vanessa Sousa, DA SILVA, Márcio Nascimento
O TRANÇADO EM PAPEL COLORIDO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA E GEOMETRIA
Danilo Santos Sousa, João Moreira Chaves Júnior, Maria Nilza Fernandes Alves, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha
REFLEXÕES DOCENTES ACERCA DA DISCALCULIA
Liziane Batista Souza, Danieli Martins Ambrós
MULHERES NA MATEMÁTICA: CONHECENDO SOBRE O MARCO QUE DEIXARAM NA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS
Vanessa Steindorf, Simone Munari Franco, Eliana do Carmo Pinheiro
TRABALHANDO O PROTAGONISMO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SINHÁ SABÓIA, SOBRAL-CE
Verônica de Souza Tabosa, Luana Sousa de Sales, Miguel Jocélio da Silva
LIVRO DAS FRAÇÕES: UM RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Gisele Terres Teixeira, Marluce Dorneles Neves, Marluce Dorneles Neves, Liane Teresinha Wendling Roos
A IMPORTÂNCIA DAS METODOLOGIAS DIFERENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Alessandra Vargas, Denise Ritter, Luciana Dalla Nora dos Santos, Mara Rubia Machado Couto
PESQUISA, INTERDISCIPLINARIEDADE E TRANSDISCIPLINARIEDADE LIGADAS AO ENSINO DE MATEMÁTICA
Camila Sousa Vasconcelos, Érika Souza Ferreira, Miguel Jocélio Alves da Silva
ENSINANDO “CIRCUNFERÊNCIA” POR MEIO DA METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Nayara Bibiano Zebediff, Pedro Augusto Mazini dos Santos, Joselene Marques, Loriane Trombini Frick, Simone Alves da Silva
TENDÊNCIA SÓCIO INTERACIONISTA APLICADA AO ESTUDO DAS MATRIZES: UMA INICIATIVA PIBID/CAPES/IFCE
Thyago Amaro Camelo, Francisco Ricardo Pereira da Silva, Luiza Santos Pontello, Francisco Gêvane Muniz Cunha
JOGO DAS FICHAS COLORIDAS
Charlene Taís Theisen, Janine Charlene Diogo
Mostra Didático-Científica PIBID
JOGOS MATEMÁTICOS FAZEM A DIFERENÇA
Aruana do Amaral, Bruna Fernandes Guimarães, Regina Helena Munhoz
TABULEIRO MATEMAGNÉTICO
Thais Clara da Costa, Marília Zabel, Ivanete Zuchi Siple
UTILIZANDO BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ABORDAR CONCEITOS DE IGUALDADES
Maisa Damazio Franco, Natália Caroline dos Passos, Marnei Luis Mandler
A HORA DO CONTO: REFLETINDO SOBRE A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Íngrid da Rosa Mathias, Tairane Elisane Teixeira Pires
JOGO MATEMÁTICO: O BINGO DA RADICIAÇÃO
Amanda Carvalho de Oliveira, Ingrid Mariana Rodrigues de Lima, Leticia Trzaskos, Luana Leal, Elisangela de Campos
JOGOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO – UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID/CAPES/IFCE
Myrlene Oliveira Nascimento, Janaína Marques e Melo, Janaína Marques e Melo, Francisco Gêvane Muniz Cunha
BAÚ DA MATEMÁTICA – UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS
Denise Ritter, Pâmela Franco Fernandes, Suziane Bopp Antonello, Luciani Missio
MATEMÁTICA E CIDADANIA NO CONTEXTO DA SALA DE AULA
Maria Nilza Fernandes Alves, Ana Paula de Oliveira Cardoso, Danilo Santos Souza, Jocasta Ribeiro Silva, Wallace Juan Teixeira Cunha
MOSTRA PIBID/MATEMÁTICA/FURB: JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Tânia Baier
MARCO ZERO
Jussileno Souza da Cunha
JOGO DA DIVISIBILIDADE
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos
UMA PROPOSTA PARA A INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE INCÓGNITA E RESOLUÇÃO DE SISTEMAS
Nedir do Espirito-Santo
O USO DO JOGO CORRIDA DAS FUNÇÕES E A RELAÇÃO ENTRE A FUNÇÃO LOGARÍTMICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL
Amanda Gonçalves Figueiredo
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS COM PAPELÃO
FONTELES, Renata de Vasconcelos, MONTE, Edymara Prado Ximenes, SILVA, Márcio Nascimento da
EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM O USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL
Marcia Lorena Martinez, Karine Gantes Monteiro
JOGOS MATEMÁTICOS DESENVOLVIDOS DURANTE O PIBID
Tamysia Canuto Nascimento, Darlysson Wesley da Silva, Tâmara Azevedo Nascimento, Fabíola Silva de Teive e Argolo, Silmara Jesca Xavier de Oliveira, Monize Barros Lima
TRABALHANDO COM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E JOGOS
Carmen Reisdoerfer, Daniele Holzschuh de Oliveira, Mariele Cunha de Moura, Patrícia Manfio Cocco
O USO DE JOGOS DE CARTAS COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Ana Paula VinoskiRengel, Mara Salete Bianchi, Marta de Gasperi
QUATRO OPERAÇÕES: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Carla Rocha, Lígia S. Bastos, Lisiane S. Gomes, Lorena Bonfim, Maria Izabel Carvalho,Wallace Juan Teixeira Cunha, Fabio Amaral Fernandes
MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Camila Sampaio Nogueira, Maria Aparecida Galdino de Souza, Luiza Santos Pontello
A UTILIZAÇÃO DO JOGO TORRE DE HANÓI COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS
Lilyan Dias dos Santos, Humberto Vinicius Rondon Silva
A MATEMATICA NA ARTE DO TRANÇADO
Rejane de Almeida Santos, Danilo Santos Souza, João Moreira Chaves Junior, Maria Nilza Fernandes Alves, Wallace Juan Teixeira Cunha
QUANTAS POSSIBILIDADES EXISTEM PARA PASSAR O CADARÇO NO TÊNIS
Ferreira dos Santos, Samantha da SilvaVargas, Vitor Hugo de Carvalho, Josivaldo Gonçalves dos Santos, Kelling Cabral Souto
ATIVIDADES COM GEOPLANO – PIBID-UFS
Darlysson Wesley da Silva, Tâmara Azevedo Nascimento, Tamysia Canuto Nascimento
O USO DO JOGO LABIRINTO RELATIVO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS
Humberto Vinicius Rondon Silva, Lilyan Dias dos Santos, Giovanne Pimentel da S. Júnior
INSERÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Daniela Nahuys Thormann, Rafaella Colares da Silva, Vanussa Braga Rezende
EM FUNÇÃO DO SKATE
Roselaine Maria Trens, Laura Leal Moreira
O USO DO TEODOLITO ARTESANAL NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA
Bruna de Farias Xavier, Samantha Pinto da Silva
GINCAMÁTICA
Marília Zabel, Airton Camilo Côrrea Júnior, Regina Helena Munhoz
UTILIZANDO BALANÇA DE DOIS PRATOS PARA ABORDAR CONCEITOS DE IGUALDADES
Maisa Damazio Franco, Natália Caroline dos Passos, Marnei Luis Mandler
DOMINÓ FATORNOTÁVEL
Camila Ferreira Abreu, Noé Franco de Jesus
JOGO DA DIVISIBILIDADE
Valéria Araújo de Paula, Milena Aparecida Batelo Ramos