Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Produções Bibliográficas e Tecnológicas

A seguir podem ser visualizados os artigos publicados em periódicos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM:

  • 2024
  • 2023
  • 2022
  • 2021
  • 2020
  • 2019
  • 2018
  • 2019
  • 2017
  • 2016
  • 2015
  • 2014
  • 2013

A seguir são listadas as 5 (cinco) produções de destaque, no período de 2021 a 2024, que possuem participações de discentes/egressos, artigos em periódicos relevantes relacionados às dissertações e teses, com distribuição nas linhas de pesquisa do programa:

 

A seguir são listadas as 5 (cinco) produções de destaque, no período de 2017 a 2020, que possuem participações de discentes/egressos, artigos em periódicos relevantes relacionados às dissertações e teses, com distribuição nas linhas de pesquisa do programa:

1. Título: Synthesis and Comparative Analysis of Very High Step-Up DC-DC Converters Adopting Coupled-Inductor and Voltage Multiplier Cells
– Autores: António Manuel Santos Spencer Andrade (Egresso); Everson Mattos (Discente); Luciano Schuch (Docente); Hélio Leães Hey (Docente); Mário Lúcio da Silva Martins (Docente)
– Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência
– DOI: 10.1109/TPEL.2017.2742900
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: IEEE Transactions on Power Electronics
– Fator de impacto: 6,373
– Número de citações no Web of Science: 47
– Número de citações no Scopus: 52
– Descrição: artigo aborda de forma didática várias técnicas de ganho de tensão. São 17 páginas com análises detalhadas e resultados experimentais. Este artigo é um dos trabalhos oriundos da tese, António Manuel Santos Spencer Andrade, que recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES Tese – Edição 2019.

2. Título: Sliding Mode Controller in a Multiloop Framework for a Grid-Connected VSI With LCL Filter
– Autores: Rodrigo Padilha Vieira (Docente); Leandro Tomé Martins (Discente); Jorge Rodrigo Massing (Egresso); Márcio Stefanello (Externo)
– Linha de Pesquisa: Controle Aplicado
– DOI: 10.1109/TIE.2017.2772143
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
– Fator de impacto: 7,515
– Número de citações no Web of Science: 29
– Número de citações no Scopus: 32
– Descrição: o artigo traz uma nova abordagem para controle de corrente de conversores estáticos conectados à rede através de filtro de saída do tipo LCL. Nesta abordagem, propõe-se um esquema de controle de corrente multi-malhas, onde a malha interna robusta é desenvolvida a partir de um controlador por modos deslizantes em tempo discreto. A malha externa é projetada usando controladores ressonantes. Análises teóricas e experimentais demonstram a boa capacidade de rastreamento e robustez do método proposto. O artigo foi desenvolvido associado ao estudo de uma dissertação de mestrado, Leandro Tomé Martins, e tem impacto em termos de contribuição científica e aplicações industriais.

3. Título: Active Damping Scheme for Leakage Current Reduction in Transformerless Three-Phase Grid-Connected PV Inverters
– Autores: Julian Cezar Giacomini (Egresso); Leandro Michels (Docente); Humberto Pinheiro (Docente); Cassiano Rech (Docente)
– Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência
– DOI: 10.1109/TPEL.2017.2711785
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: IEEE Transactions on Power Electronics
– Fator de impacto: 6,373
– Número de citações no Web of Science: 25
– Número de citações no Scopus: 28
– Descrição: o artigo é produto da tese de doutorado de Julian Cezar Giacomini, sob orientação do prof. Cassiano Rech. Os autores propõem uma técnica de amortecimento ativo aplicada a inversores fotovoltaicos trifásicos sem transformador conectados à rede utilizando um filtro LCL modificado. A estratégia de amortecimento ativo do circuito de modo comum proporciona a redução da corrente de fuga do sistema fotovoltaico, garantindo a segurança e o desempenho do conversor. Resultados experimentais comprovam a efetividade da técnica em comparação com outros métodos da literatura. A relevância e o impacto científico do artigo são justificados pela qualidade do periódico em questão e também pelo elevado número de citações desde sua publicação.

4. Título: LED Driver Based on Input Current Shaper Without Electrolytic Capacitor
– Autores: Guilherme Gindri Pereira (Egresso); Marco Antonio Dalla Costa (Docente); José Marcos Alonso Álvarez (Externo); Maicol Flores De Melo (Egresso); Carlos Henrique Barriquello (Docente)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Iluminação
– DOI: 10.1109/TIE.2017.2652365
– Ano de publicação: 2017
– Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
– Fator de impacto: 7,515
– Número de citações no Web of Science: 25
– Número de citações no Scopus: 27
– Descrição: artigo que apresenta um circuito inédito e inovador para confecção de um driver de LEDs. O trabalho é oriundo da orientação de um aluno de mestrado, Guilherme Gindri Pereira, com cooperação internacional com a Universidad de Oviedo – Espanha (José Marcos Alonso Alvarez). Periódico com alto fator de impacto e grande número de citações, comprovando seu impacto no meio científico.

5. Título: Projection of the diffusion of photovoltaic systems in residential low voltage consumers
– Autores: Laura Lisiane Callai dos Santos (Egresso); Luciane Neves Canha (Docente); Daniel Pinheiro Bernardon (Docente)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Energia
– DOI: 10.1016/j.renene.2017.09.088
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: Renewable Energy
– Fator de impacto: 6,274
– Número de citações no Web of Science: 18
– Número de citações no Scopus: 19
– Descrição: o artigo apresenta uma nova metodologia para projeção da difusão de sistemas fotovoltaicos em consumidores residenciais de baixa tensão, em duas dimensões: ao longo do tempo e ao longo do espaço. Artigo de aplicação prática que auxilia no planejamento estratégico, em políticas energéticas e no aumento das energias renováveis na matriz elétrica. O trabalho é oriundo da tese de doutorado da Laura Lisiane Callai dos Santos.

Para demonstrar o impacto local, regional, nacional ou internacional das produções tecnológicas do programa, com participações dos discentes/egressos e distribuídas em suas linhas de pesquisa, foram selecionados 4 (quatro) produtos no período de 2021 a 2024:

Para demonstrar o impacto local, regional, nacional ou internacional das produções tecnológicas do programa, com participações dos discentes/egressos e distribuídas em suas linhas de pesquisa, foram selecionados 4 (quatro) produtos no período de 2017 a 2020:

1. Tipo de Produto: Patente de Invenção (concedida)
– Registro: BR1020180156640
– Título: INVERSOR MULTINÍVEL COM PORTA CC BIDIRECIONAL SECUNDÁRIA E MÉTODO DE OPERAÇÃO DE INVERSOR MULTINÍVEL COM PORTA CC BIDIRECIONAL SECUNDÁRIA
– Autores: Cassiano Rech (Docente), Silvio Antonio Teston (Egresso)
– Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência
– Ano: Depósito – 2018 / Concessão – 2020
– Descrição: conversor para integração de sistemas de armazenamento de energia elétrica em aplicações com fonte adicional de potência, tais como sistemas fotovoltaicos. A patente é relacionada à tese de doutorado do Silvio Antonio Teston.
– Financiador: UFSM
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada e concedida no INPI, e em processo de prospecção de parceiros industriais para licenciamento da tecnologia.
– Abrangência: Nacional

2. Tipo de Produto: Patente de Invenção (depositada)
– Registro: BR1020190248327
– Título: SISTEMA E MÉTODO DE PREVISÃO DE CARGA BASEADO EM UM ÍNDICE DE TEMPERATURA CALCULADO A PARTIR DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS DE TEMPO
– Autores: Alzenira da Rosa Abaide (Docente); Leonardo Nogueira Fontoura da Silva (Discente); Franciano Scremin Puhales (Externo); Vagner Anabor (Externo); Clarisse Lacerda Gomes Kaufmann (Externo); Kauan Vargas Casarin (Externo)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Energia
– Ano: Depósito – 2019
– Descrição: a presente invenção tem como objetivo utilizar modelagem numérica de tempo para obter previsões de temperatura para os municípios em uma determinada região, e com isso, utilizar o número de consumidores para dar pesos maiores para a temperatura nos municípios onde há mais consumidores. Assim, obtém-se um índice de temperatura representativo a demanda de energia elétrica da região analisada, chamado de Temperatura Média Ponderada pelo Número de Consumidores (TMPNC). A partir do índice desenvolvido e dos dados históricos de carga, são feitas regressões polinomiais de segunda ordem para encontrar a relação entre a carga e a TMPNC. Tais regressões são feitas para cada horário de dias úteis, sábados, domingos e feriados, sendo isso feito para cada mês do ano. Com essa informação é possível prever a carga, assim, contribuindo para o melhor gerenciamento dos recursos energéticos e maior sustentabilidade no setor elétrico.
– Financiador: Petrobras
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada no INPI e termo de cooperação assinado entre a UFSM e a Petrobras (projeto P&D/ANEEL).
– Abrangência: Nacional

3. Tipo de Produto: Patente de Invenção (depositada)
– Registro: BR1020190151676
– Título: MÓDULO E SISTEMA DETECTOR DE FALHAS EM ARRANJOS FOTOVOLTAICOS E PROCESSO PARA DETECÇÃO DE FALHAS EM ARRANJOS FOTOVOLTAICOS
– Autores: Leandro Michels (Docente); Charles Andre Haab (Discente); Renan Diego de Oliveira Reiter (Egresso)
– Linha de Pesquisa: Controle Aplicado
– Ano: Depósito – 2019
– Descrição: a presente invenção descreve um sistema detector de falhas em arranjos fotovoltaicos e um processo para detecção de falhas em arranjos fotovoltaicos. Especificamente, a presente invenção compreende um sistema detector de falhas que monitora continuamente todos os módulos de um arranjo fotovoltaico e identifica a desconexão ou mau funcionamento de um ou mais módulos fotovoltaicos. Sendo as ações de furto uma das causas mais frequentes de falhas em arranjos fotovoltaicos, a presente invenção também aplica-se a sistemas antifurto de módulos fotovoltaicos. A presente invenção se situa nos campos da engenharia de energia e engenharia elétrica, voltada para a área de circuitos elétricos aplicados em módulos fotovoltaicos. A patente é relacionada à dissertação de mestrado do Charles Andre Haab.
– Financiador: UFSM
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada no INPI e em processo de licenciamento com a empresa Hi-Mix.
– Abrangência: Nacional

4. Tipo de Produto: Patente de Invenção (depositada)
– Registro: BR1020200068431
– Título: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA RESIDENCIAL CONSIDERANDO RECURSOS ENERGÉTICOS FLEXÍVEIS
– Autores: Rodrigo Motta de Azevedo (Egresso); Luciane Neves Canha (Docente); Vinicius Jacques Garcia (Externo); Rafael Gressler Milbradt (Egresso); Daniel Pinheiro Bernardon (Docente); Alzenira da Rosa Abaide (Docente); Tiago Augusto Silva Santana (Externo); Zeno Luiz Iensen Nadal (Externo); Carlos Henrique Barriquello (Docente); Wagner da Silva Brignol (Egresso)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Energia
– Ano: Depósito – 2020
– Descrição: o sistema de gerenciamento de energia residencial considerando recursos energéticos flexíveis é um processo de otimização de gerenciamento residencial que utiliza como recursos energéticos distribuídos como fontes flexíveis de energia. Este processo de gestão de energia residencial é integrado à inversores híbridos por meio de protocolos de comunicação e permite analisar e atuar junto aos recursos de forma a minimizar os custos diários de energia elétrica, levando em consideração critérios técnicos e operacionais sob a ótica dos consumidores e das concessionárias de energia elétrica. O modelo desenvolvido consegue replicar situações na qual o planejamento e a operação em tempo real se fazem necessários. Para isto, o caráter estocástico apresentado pelo modelo desenvolvido, tanto na variação estocástica da geração, carga e tarifa se tornam importantes porque o planejamento é corrigido com base nas estimativas de correção pré-estabelecidas, ou seja, é tratado o caráter estocástico no modelo e com isto a proposta do modelo torna-o viável e aplicável para a operação, diferente dos outros. Desta forma, as principais características e vantagens da invenção estão relacionadas a um modelo de gerenciamento de energia residencial que não realiza o corte de carga; que permite uma reserva mínima técnica de energia por meio do banco de baterias, preservando assim sua vida útil e permitindo uma capacidade técnica de reserva de energia que pode ser utilizada pelo consumidor para atender determinadas cargas e/ou atender as concessionárias de energia elétrica mediante contratos pré definidos; interage em tempo real com a carga, sistema de tarifação dinâmico, inversor híbrido, sistema de geração distribuída (GD) solar fotovoltaico, Banco de baterias e critérios técnicos operacionais das redes de distribuição tais como: nível de tensão no ponto de conexão, carregamento e fator de potência. A patente é relacionada à tese de doutorado do Rodrigo Motta de Azevedo.
– Financiador: COPEL Distribuição S.A.
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada no INPI e termo de cooperação assinado entre a UFSM e a COPEL-DIS (projeto P&D/ANEEL).
– Abrangência: Nacional

O PPGEE também promove eventos técnico-científicos internacionais e nacionais de grande porte com participação dos discentes nas comissões organizadoras, como o IEEE PES Innovative Smart Grid Technologies Conference Latin America (IEEE PES ISGT LA 2019), realizado em Gramado-RS, e o XXIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2020), realizado de forma virtual, além do Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2017 e 2018), realizados em Santa Maria-RS.

Periódico Internacional: IEEE Transactions on Industrial Electronics (Qualis A1)
Editor: Prof. Cassiano Rech – Período: 2018 – Atual 

Periódico Internacional: IEEE Transactions on Industrial Electronics (Qualis A1)
Editor: Prof. Marco Antônio Dalla Costa Período: 2018 – Atual 

Periódico Internacional: IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics (Qualis A1)
Editor: Prof. Marco Antônio Dalla Costa – Período: 2018 – Atual 

Periódico Internacional: Journal of Control, Automation and Electrical Systems (A4) 
Editor: Prof. Daniel Pinheiro Bernardon – Período: 2021 – Atual 

Periódico Internacional: Energies (Qualis A2) 
Editor: Prof.ª Alzenira da Rosa Abaide – Período: 2022 – 2024 
Editor: Prof. Daniel Pinheiro Bernardon – Período: 2022 – 2023 

Periódico Internacional: IEEE Transactions on Transportation Electrification (Qualis A1)
Editor: Prof. Rodrigo Padilha Vieira – Período: 2023 – Atual 

Periódico Internacional: Sustainability (Qualis A2)
Editora: Prof.ª Fernanda de Morais Carnielutti – Período: 2023 – 2023 

Periódico Nacional: Revista Eletrônica de Potência (Qualis A4)
Editora: Prof.ª Fernanda de Morais Carnielutti – Período: 2024 – Atual 

 

Ressalta-se que no quadriênio 2017-2020 apenas os docentes Cassiano Rech e Marco Antônio Dalla Costa atuavam como editores de periódicos. Já no quadriênio 2021-2024 o PPGEE contou com 6 docentes atuando como editores de periódicos relevantes. 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.