Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Produções Bibliográficas e Tecnológicas

A seguir são listadas as 5 (cinco) produções de destaque, no período de 2017 a 2020, que possuem participações de discentes/egressos, artigos em periódicos relevantes relacionados às dissertações e teses, com distribuição nas linhas de pesquisa do programa:

1. Título: Synthesis and Comparative Analysis of Very High Step-Up DC-DC Converters Adopting Coupled-Inductor and Voltage Multiplier Cells
– Autores: António Manuel Santos Spencer Andrade (Egresso); Everson Mattos (Discente); Luciano Schuch (Docente); Hélio Leães Hey (Docente); Mário Lúcio da Silva Martins (Docente)
– Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência
– DOI: 10.1109/TPEL.2017.2742900
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: IEEE Transactions on Power Electronics
– Fator de impacto: 6,373
– Número de citações no Web of Science: 47
– Número de citações no Scopus: 52
– Descrição: artigo aborda de forma didática várias técnicas de ganho de tensão. São 17 páginas com análises detalhadas e resultados experimentais. Este artigo é um dos trabalhos oriundos da tese, António Manuel Santos Spencer Andrade, que recebeu menção honrosa no Prêmio CAPES Tese – Edição 2019.

2. Título: Sliding Mode Controller in a Multiloop Framework for a Grid-Connected VSI With LCL Filter
– Autores: Rodrigo Padilha Vieira (Docente); Leandro Tomé Martins (Discente); Jorge Rodrigo Massing (Egresso); Márcio Stefanello (Externo)
– Linha de Pesquisa: Controle Aplicado
– DOI: 10.1109/TIE.2017.2772143
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
– Fator de impacto: 7,515
– Número de citações no Web of Science: 29
– Número de citações no Scopus: 32
– Descrição: o artigo traz uma nova abordagem para controle de corrente de conversores estáticos conectados à rede através de filtro de saída do tipo LCL. Nesta abordagem, propõe-se um esquema de controle de corrente multi-malhas, onde a malha interna robusta é desenvolvida a partir de um controlador por modos deslizantes em tempo discreto. A malha externa é projetada usando controladores ressonantes. Análises teóricas e experimentais demonstram a boa capacidade de rastreamento e robustez do método proposto. O artigo foi desenvolvido associado ao estudo de uma dissertação de mestrado, Leandro Tomé Martins, e tem impacto em termos de contribuição científica e aplicações industriais.

3. Título: Active Damping Scheme for Leakage Current Reduction in Transformerless Three-Phase Grid-Connected PV Inverters
– Autores: Julian Cezar Giacomini (Egresso); Leandro Michels (Docente); Humberto Pinheiro (Docente); Cassiano Rech (Docente)
– Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência
– DOI: 10.1109/TPEL.2017.2711785
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: IEEE Transactions on Power Electronics
– Fator de impacto: 6,373
– Número de citações no Web of Science: 25
– Número de citações no Scopus: 28
– Descrição: o artigo é produto da tese de doutorado de Julian Cezar Giacomini, sob orientação do prof. Cassiano Rech. Os autores propõem uma técnica de amortecimento ativo aplicada a inversores fotovoltaicos trifásicos sem transformador conectados à rede utilizando um filtro LCL modificado. A estratégia de amortecimento ativo do circuito de modo comum proporciona a redução da corrente de fuga do sistema fotovoltaico, garantindo a segurança e o desempenho do conversor. Resultados experimentais comprovam a efetividade da técnica em comparação com outros métodos da literatura. A relevância e o impacto científico do artigo são justificados pela qualidade do periódico em questão e também pelo elevado número de citações desde sua publicação.

4. Título: LED Driver Based on Input Current Shaper Without Electrolytic Capacitor
– Autores: Guilherme Gindri Pereira (Egresso); Marco Antonio Dalla Costa (Docente); José Marcos Alonso Álvarez (Externo); Maicol Flores De Melo (Egresso); Carlos Henrique Barriquello (Docente)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Iluminação
– DOI: 10.1109/TIE.2017.2652365
– Ano de publicação: 2017
– Periódico: IEEE Transactions on Industrial Electronics
– Fator de impacto: 7,515
– Número de citações no Web of Science: 25
– Número de citações no Scopus: 27
– Descrição: artigo que apresenta um circuito inédito e inovador para confecção de um driver de LEDs. O trabalho é oriundo da orientação de um aluno de mestrado, Guilherme Gindri Pereira, com cooperação internacional com a Universidad de Oviedo – Espanha (José Marcos Alonso Alvarez). Periódico com alto fator de impacto e grande número de citações, comprovando seu impacto no meio científico.

5. Título: Projection of the diffusion of photovoltaic systems in residential low voltage consumers
– Autores: Laura Lisiane Callai dos Santos (Egresso); Luciane Neves Canha (Docente); Daniel Pinheiro Bernardon (Docente)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Energia
– DOI: 10.1016/j.renene.2017.09.088
– Ano de publicação: 2018 (online first publication em 2017)
– Periódico: Renewable Energy
– Fator de impacto: 6,274
– Número de citações no Web of Science: 18
– Número de citações no Scopus: 19
– Descrição: o artigo apresenta uma nova metodologia para projeção da difusão de sistemas fotovoltaicos em consumidores residenciais de baixa tensão, em duas dimensões: ao longo do tempo e ao longo do espaço. Artigo de aplicação prática que auxilia no planejamento estratégico, em políticas energéticas e no aumento das energias renováveis na matriz elétrica. O trabalho é oriundo da tese de doutorado da Laura Lisiane Callai dos Santos.

Para demonstrar o impacto local, regional, nacional ou internacional das produções tecnológicas do programa, com participações dos discentes/egressos e distribuídas em suas linhas de pesquisa, foram selecionados 4 (quatro) produtos no período de 2017 a 2020:

1. Tipo de Produto: Patente de Invenção (concedida)
– Registro: BR1020180156640
– Título: INVERSOR MULTINÍVEL COM PORTA CC BIDIRECIONAL SECUNDÁRIA E MÉTODO DE OPERAÇÃO DE INVERSOR MULTINÍVEL COM PORTA CC BIDIRECIONAL SECUNDÁRIA
– Autores: Cassiano Rech (Docente), Silvio Antonio Teston (Egresso)
– Linha de Pesquisa: Eletrônica de Potência
– Ano: Depósito – 2018 / Concessão – 2020
– Descrição: conversor para integração de sistemas de armazenamento de energia elétrica em aplicações com fonte adicional de potência, tais como sistemas fotovoltaicos. A patente é relacionada à tese de doutorado do Silvio Antonio Teston.
– Financiador: UFSM
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada e concedida no INPI, e em processo de prospecção de parceiros industriais para licenciamento da tecnologia.
– Abrangência: Nacional

2. Tipo de Produto: Patente de Invenção (depositada)
– Registro: BR1020190248327
– Título: SISTEMA E MÉTODO DE PREVISÃO DE CARGA BASEADO EM UM ÍNDICE DE TEMPERATURA CALCULADO A PARTIR DE SIMULAÇÕES NUMÉRICAS DE TEMPO
– Autores: Alzenira da Rosa Abaide (Docente); Leonardo Nogueira Fontoura da Silva (Discente); Franciano Scremin Puhales (Externo); Vagner Anabor (Externo); Clarisse Lacerda Gomes Kaufmann (Externo); Kauan Vargas Casarin (Externo)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Energia
– Ano: Depósito – 2019
– Descrição: a presente invenção tem como objetivo utilizar modelagem numérica de tempo para obter previsões de temperatura para os municípios em uma determinada região, e com isso, utilizar o número de consumidores para dar pesos maiores para a temperatura nos municípios onde há mais consumidores. Assim, obtém-se um índice de temperatura representativo a demanda de energia elétrica da região analisada, chamado de Temperatura Média Ponderada pelo Número de Consumidores (TMPNC). A partir do índice desenvolvido e dos dados históricos de carga, são feitas regressões polinomiais de segunda ordem para encontrar a relação entre a carga e a TMPNC. Tais regressões são feitas para cada horário de dias úteis, sábados, domingos e feriados, sendo isso feito para cada mês do ano. Com essa informação é possível prever a carga, assim, contribuindo para o melhor gerenciamento dos recursos energéticos e maior sustentabilidade no setor elétrico.
– Financiador: Petrobras
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada no INPI e termo de cooperação assinado entre a UFSM e a Petrobras (projeto P&D/ANEEL).
– Abrangência: Nacional

3. Tipo de Produto: Patente de Invenção (depositada)
– Registro: BR1020190151676
– Título: MÓDULO E SISTEMA DETECTOR DE FALHAS EM ARRANJOS FOTOVOLTAICOS E PROCESSO PARA DETECÇÃO DE FALHAS EM ARRANJOS FOTOVOLTAICOS
– Autores: Leandro Michels (Docente); Charles Andre Haab (Discente); Renan Diego de Oliveira Reiter (Egresso)
– Linha de Pesquisa: Controle Aplicado
– Ano: Depósito – 2019
– Descrição: a presente invenção descreve um sistema detector de falhas em arranjos fotovoltaicos e um processo para detecção de falhas em arranjos fotovoltaicos. Especificamente, a presente invenção compreende um sistema detector de falhas que monitora continuamente todos os módulos de um arranjo fotovoltaico e identifica a desconexão ou mau funcionamento de um ou mais módulos fotovoltaicos. Sendo as ações de furto uma das causas mais frequentes de falhas em arranjos fotovoltaicos, a presente invenção também aplica-se a sistemas antifurto de módulos fotovoltaicos. A presente invenção se situa nos campos da engenharia de energia e engenharia elétrica, voltada para a área de circuitos elétricos aplicados em módulos fotovoltaicos. A patente é relacionada à dissertação de mestrado do Charles Andre Haab.
– Financiador: UFSM
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada no INPI e em processo de licenciamento com a empresa Hi-Mix.
– Abrangência: Nacional

4. Tipo de Produto: Patente de Invenção (depositada)
– Registro: BR1020200068431
– Título: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ENERGIA RESIDENCIAL CONSIDERANDO RECURSOS ENERGÉTICOS FLEXÍVEIS
– Autores: Rodrigo Motta de Azevedo (Egresso); Luciane Neves Canha (Docente); Vinicius Jacques Garcia (Externo); Rafael Gressler Milbradt (Egresso); Daniel Pinheiro Bernardon (Docente); Alzenira da Rosa Abaide (Docente); Tiago Augusto Silva Santana (Externo); Zeno Luiz Iensen Nadal (Externo); Carlos Henrique Barriquello (Docente); Wagner da Silva Brignol (Egresso)
– Linha de Pesquisa: Sistemas de Energia
– Ano: Depósito – 2020
– Descrição: o sistema de gerenciamento de energia residencial considerando recursos energéticos flexíveis é um processo de otimização de gerenciamento residencial que utiliza como recursos energéticos distribuídos como fontes flexíveis de energia. Este processo de gestão de energia residencial é integrado à inversores híbridos por meio de protocolos de comunicação e permite analisar e atuar junto aos recursos de forma a minimizar os custos diários de energia elétrica, levando em consideração critérios técnicos e operacionais sob a ótica dos consumidores e das concessionárias de energia elétrica. O modelo desenvolvido consegue replicar situações na qual o planejamento e a operação em tempo real se fazem necessários. Para isto, o caráter estocástico apresentado pelo modelo desenvolvido, tanto na variação estocástica da geração, carga e tarifa se tornam importantes porque o planejamento é corrigido com base nas estimativas de correção pré-estabelecidas, ou seja, é tratado o caráter estocástico no modelo e com isto a proposta do modelo torna-o viável e aplicável para a operação, diferente dos outros. Desta forma, as principais características e vantagens da invenção estão relacionadas a um modelo de gerenciamento de energia residencial que não realiza o corte de carga; que permite uma reserva mínima técnica de energia por meio do banco de baterias, preservando assim sua vida útil e permitindo uma capacidade técnica de reserva de energia que pode ser utilizada pelo consumidor para atender determinadas cargas e/ou atender as concessionárias de energia elétrica mediante contratos pré definidos; interage em tempo real com a carga, sistema de tarifação dinâmico, inversor híbrido, sistema de geração distribuída (GD) solar fotovoltaico, Banco de baterias e critérios técnicos operacionais das redes de distribuição tais como: nível de tensão no ponto de conexão, carregamento e fator de potência. A patente é relacionada à tese de doutorado do Rodrigo Motta de Azevedo.
– Financiador: COPEL Distribuição S.A.
– Mecanismo de transferência para a sociedade: patente de invenção depositada no INPI e termo de cooperação assinado entre a UFSM e a COPEL-DIS (projeto P&D/ANEEL).
– Abrangência: Nacional

O PPGEE também promove eventos técnico-científicos internacionais e nacionais de grande porte com participação dos discentes nas comissões organizadoras, como o IEEE PES Innovative Smart Grid Technologies Conference Latin America (IEEE PES ISGT LA 2019), realizado em Gramado-RS, e o XXIII Congresso Brasileiro de Automática (CBA 2020), realizado de forma virtual, além do Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2017 e 2018), realizados em Santa Maria-RS.

Durante o mês de maio de 2018, os professores Cassiano Rech e Marco Antônio Dalla Costa, ambos do PPGEE/UFSM, foram indicados para atuarem como Editores Associados de importantes periódicos na área Engenharias IV da CAPES.

Os professores irão atuar como Editores Associados da IEEE Transactions on Industrial Electronics (periódico Qualis A1 da CAPES, com fator de impacto 7,168). Trata-se do 12º periódico com maior fator de impacto em toda área de Engenharia Elétrica e com significativa importância em diversas áreas da Engenharia Elétrica.

Além disso, o Prof. Marco Dalla Costa também atuará como Editor Associado do IEEE Journal of Emerging and Selected Topics in Power Electronics (também com classificação Qualis A1 da CAPES, com fator de impacto 4,269).