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Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), código 42002010003P8, foi criado em 1974, com a oferta do primeiro Curso de Mestrado em Engenharia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul.  

Em 1994, realizou-se uma reestruturação do programa definindo novas políticas de ações com destaque para a qualificação do corpo permanente, definição de indicadores internos de produtividade e incentivo para publicações em periódicos relevantes internacionais.  

Como resultado desta reestruturação, o PPGEE obteve seu primeiro conceito “B” no biênio 1996-1997, criando as condições exigidas para, em 1999, obter a recomendação favorável da CAPES para a implantação também do primeiro Curso de Doutorado em Engenharia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul.  

A partir de então, o programa vem constantemente evoluindo nas avaliações da CAPES, obtendo conceito “4” no ano de 2001, conceito “5” nos anos 2004, 2007 e 2010. Em 2013 o PPGEE passou a fazer parte do seleto grupo de Programas de Excelência (PROEX) da CAPES atingindo o conceito “6” no ano de 2013 e mantendo o este mesmo conceito no ano de 2016. Na avaliação quadrienal de 2020, período de 2017 a 2020, o PPGEE manteve-se nos Programas de Excelência (PROEX) alcançando o conceito máximo de avaliação, “7”. 

O programa é estruturado por Grupos de Pesquisa: Centro de Excelência em Energia e Sistemas de Potência (CEESP), Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (GEPOC) e Inteligência em Iluminação (GEDRE). As atuações dos grupos dão sustentação às quatros linhas de pesquisas do PPGEE na área de concentração de Processamento de Energia:  

  1. Eletrônica de Potência
  2. Controle Aplicado
  3. Sistemas de Energia
  4. Sistemas de Iluminação

Também foram criadas comissões específicas que auxiliam a gestão do programa, além do Colegiado: Comissão de Bolsas, Comissão de Ensino e Orientação Acadêmica, Comissão de Gestão, Comissão de Internacionalização, Comissão de Planejamento e Avaliação.  

Para ilustrar o papel importante na formação de mestres e doutores do PPGEE/UFSM, segue o número de defesas anuais do programa desde sua criação:

  • 534 defesas de Mestrado: 2024 – 29 defesas, 2023 – 34 defesas, 2022 – 41 defesas, 2021 – 35 defesas, 2020 – 40 defesas, 2019 – 36 defesas, 2018 – 34 defesas, 2017 – 32 defesas, 2016 – 28 defesas, 2015 – 26 defesas, 2014 – 20 defesas, 2013 – 20 defesas, 2012 – 18 defesas, 2011 – 11 defesas, 2010 – 8 defesas, 2009 – 16 defesas, 2008 – 12 defesas, 2007 – 8 defesas, 2006 – 11 defesas, 2005 – 6 defesas, 2004 – 10 defesas, 2003 – 3 defesas, 2002 – 8 defesas, 2001 – 5 defesas, 2000 – 5 defesas, 1999 – 4 defesas, 1998 – 4 defesas, 1997 – 5 defesas, 1996 – 3 defesas, 1995 – 2 defesas, 1994 – 2 defesas, 1993 – 3 defesas, 1991 – 1 defesa, 1989 – 1 defesa, 1988 – 3 defesas, 1987 – 2 defesas, 1986 – 1 defesa, 1985 – 1 defesa, 1984 – 1 defesa, 1983 – 1 defesa, 1982 – 1 defesa, 1981 – 1 defesa, 1979 – 2 defesas.
  • 217 defesas de Doutorado: 2024 – 17 defesas, 2023 – 17 defesas, 2022 – 18 defesas, 2021 – 18 defesas, 2020 – 12 defesas, 2019 – 13 defesas, 2018 – 20 defesas, 2017 – 25 defesas, 2016 – 9 defesas, 2015 – 9 defesas, 2014 – 6 defesas, 2013 – 7 defesas, 2012 – 12 defesas, 2011 – 1 defesa, 2010 – 4 defesas, 2009 – 5 defesas, 2008 – 6 defesas, 2007 – 5 defesas, 2006 – 3 defesas, 2005 – 3 defesas, 2004 – 3 defesas, 2003 – 4 defesas.

Cabe destacar a manutenção de um número constante e elevado de defesas de mestrado e doutorado, reflexo da maturação de seu corpo docente, onde 19 dos 26 docentes permanentes que atuaram durante o quadriênio são bolsistas de produtividade ou de desenvolvimento tecnológico do CNPq (8 PQ-1, 7 PQ-2, 1 DT-1, 3 DT-2).

O PPGEE tem como objetivo geral a formação e qualificação de profissionais, capacitando na área de Processamento de Energia para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico, com o intuito de propiciar o retorno social e econômico do investimento realizado nos setores eletroenergético e eletroeletrônico. 

Como objetivos específicos do programa têm-se:

  1. Qualidade das atividades de ensino, extensão, produção científica e tecnológica;
  2. Busca de atualização continuada nas áreas de conhecimento;
  3. Formação de recursos humanos qualificados em todos os níveis de atuação da pós-graduação;
  4. Internacionalização do programa;
  5. Inovação e transferência do conhecimento;
  6. Inserção social, econômica e tecnológica.

Atualmente, as atividades de ensino e pesquisa não se restringem apenas às salas de aula e laboratórios, de modo que o programa vem explorando outros meios e experiências para qualificar a formação de seus alunos. Um exemplo é o número expressivo de discentes do PPGEE que participam ativamente do IEEE UFSM Student Branch (https://www.ufsm.br/grupos/ieeesb), que promove uma série de atividades como organização de eventos, workshops, palestras, competições, missões de trabalho e estudo, e visitas técnicas. O programa incentiva, fomenta e apoia institucionalmente as iniciativas desenvolvidas pelos três capítulos técnicos vinculados ao IEEE — Industry Applications Society (IAS), Power & Energy Society (PES) e Robotics and Automation Society (RAS) — além do grupo Women in Engineering (WIE), que busca fomentar a participação de mulheres na engenharia e promover a equidade de gênero na área tecnológica. Essas ações têm contribuído significativamente para o crescimento pessoal, acadêmico e profissional dos alunos envolvidos. 

O PPGEE também promoveu, durante o quadriênio, eventos técnico-científicos internacionais e nacionais de grande porte, com participação ativa dos discentes nas comissões organizadoras, como o IX Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos (SBSE 2022), o 16th Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2024), o 15th SEPOC (2023), o 14th SEPOC (2022), o 13th SEPOC (2021) e o 1º Simpósio de Inovação em Tecnologias para Energia Sustentável (SINTEC 2021). 

Além disso, em função da pandemia da COVID-19, intensificou-se o incentivo à participação em cursos à distância e webinars. Como destaque, o PPGEE se cadastrou na plataforma Coursera for Campus, oferecendo acesso a 1.205 cursos (Massive Open Online Courses – MOOCs), com a participação de cerca de 150 discentes e docentes do programa. Os cursos são ministrados por mais de 190 universidades e empresas reconhecidas internacionalmente, abrangendo diversas áreas do conhecimento. 

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