Ir para o conteúdo PPGEE Ir para o menu PPGEE Ir para a busca no site PPGEE Ir para o rodapé PPGEE
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Autoavaliação e Planejamento Estratégico

Autoavaliação

A autoavaliação do PPGEE/UFSM é conduzida pela comissão interna de Planejamento e Avaliação do programa, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, sendo realizada de forma contínua e sistêmica. Nos menus abaixo, pode-se visualizar como é realizada cada autoavaliação, a Institucional e a do PPGEE.

O processo de autoavaliação da Instituição envolve uma metodologia estruturada para avaliar diferentes aspectos institucionais, com foco na melhoria contínua da qualidade acadêmica e administrativa. A Comissão Própria de Avaliação (CPA), juntamente com as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), coordena as etapas que englobam três avaliações principais: a Avaliação Geral, a Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem e a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos. Semestralmente a avaliação Ensino-Aprendizagem, com foco na formação discente, capta a percepção do aluno sobre sua satisfação em relação ao conteúdo da disciplina, a atuação do professor e sobre as estratégias de ensino adotadas para o atingimento dos objetivos de aprendizagem, além de comentários dos alunos que desejarem inserir. Os resultados são apresentados, observado os critérios para cada segmento, via portal para os respectivos docentes, seus chefes bem como disponibilizadas neste link (https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/ensino-aprendizagem), via painel Power BI para toda comunidade. 

Já a Avaliação Geral, considerando a realização do processo contínuo de autoavaliação institucional, inclui questões abrangentes sobre a formação integral dos discentes, com ênfase na percepção dos alunos sobre a cultura de inovação e empreendedorismo fomentada ao longo do curso. Além disso, a autoavaliação examina as oportunidades oferecidas para participação em eventos acadêmicos e científicos, como congressos e workshops, essenciais para a ampliação do networking e da disseminação de conhecimentos. Esses aspectos são fundamentais para garantir que os estudantes não apenas adquiram competências técnicas e teóricas, mas também estejam preparados para atuar de forma inovadora e empreendedora no mercado. O feedback coletado por meio das autoavaliações contribui diretamente para o aperfeiçoamento das estratégias de ensino e para o fortalecimento de uma cultura de pesquisa e inovação no programa. Link da avaliação geral (https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/avaliacao-geral-ufsm). 

A autoavaliação do programa sobre a produção intelectual está atrelada a diversos sistemas institucionais e iniciativas de monitoramento, garantindo uma visão abrangente do desempenho acadêmico. Um dos principais elementos é o Repositório Institucional, uma plataforma digital onde todas as dissertações, teses, artigos, livros e produções técnicas são depositados, permitindo o acompanhamento contínuo da produção acadêmica. Além disso, a Produção Técnica e Inovação é monitorada em áreas como patentes, registros de software e participação em projetos de inovação e empreendedorismo, especialmente em cursos com foco em tecnologia. Editais internos institucionais voltados à criação de spin-offs, registro de novas empresas e produtos derivados das pesquisas também são parte fundamental de fortalecimento desse processo e são oferecidos de forma institucional por parte da Pró-reitoria de inovação e empreendedorismo. 

O programa também monitora a participação de docentes e discentes em congressos nacionais e internacionais, seja como apresentadores, membros de comitês organizadores ou conferencistas convidados, destacando a relevância acadêmica em eventos de destaque. As colaborações internacionais são outro ponto-chave, com ênfase na coautoria de artigos com pesquisadores estrangeiros e projetos de pesquisa financiados internacionalmente. Além disso, a participação institucional em rankings mundiais como o QS e o Times Higher Education é acompanhada, uma vez que esses rankings consideram critérios relacionados à pesquisa, inovação e impacto científico. A autoavaliação constante permite ajustar e intensificar parcerias internacionais, fortalecendo a rede de pesquisa e melhorando o desempenho em indicadores de internacionalização. Finalmente, a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos, realizada pela CPA, é utilizada para monitorar a inserção profissional e acadêmica dos ex-alunos, avaliando o impacto da formação recebida e oferecendo insights valiosos para o aprimoramento do programa.  

A autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFSM é um processo contínuo e estruturado, conduzido pela Comissão Interna de Planejamento e Avaliação, em colaboração com a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP). O principal objetivo dessa avaliação é identificar oportunidades de aprimoramento para fortalecer a formação discente, otimizar a produção científica e consolidar a inserção nacional e internacional do programa. 

Esse processo é orientado por princípios fundamentais, incluindo: 

  • Melhoria Contínua: Utilização dos resultados da avaliação para embasar decisões estratégicas do programa. 
  • Participação Ativa da Comunidade Acadêmica: Envolvimento de docentes, discentes, técnicos administrativos e egressos no processo de avaliação e planejamento. 
  • Transparência e Gestão Baseada em Evidências: Uso de indicadores quantitativos e qualitativos para assegurar um diagnóstico preciso do programa. 
  • Alinhamento com as Diretrizes Institucionais e da CAPES: Integração da autoavaliação com os objetivos estratégicos da UFSM e os parâmetros estabelecidos para a pós-graduação no Brasil. 

A autoavaliação do PPGEE está diretamente integrada ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM (2016-2026), atendendo aos desafios institucionais relacionados à internacionalização, inovação, inclusão social, modernização organizacional e sustentabilidade. 

A autoavaliação realizada permitiu uma análise detalhada do desempenho do programa, utilizando a Matriz SWOT para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Pontos Fortes (Forças Internas)

  • Excelência Acadêmica: Estrutura curricular bem definida, com oferta de disciplinas inovadoras e abordagem interdisciplinar.
  • Corpo Docente Qualificado: Maioria dos docentes com bolsa de produtividade CNPq, envolvimento ativo em redes científicas internacionais e alto índice de publicações em periódicos de impacto.
  • Infraestrutura de Pesquisa: Laboratórios de referência internacional em energias renováveis, eletrônica de potência e controle, além de recursos de última geração para experimentação científica.
  • Alta Produção Científica: Expressiva participação em publicações indexadas, colaboração com pesquisadores estrangeiros e desenvolvimento de patentes e registros tecnológicos.
  • Impacto Social e Econômico: Parcerias com empresas do setor elétrico e atuação em projetos estratégicos de inovação tecnológica para a indústria e setor público.
  • Inserção Internacional: Projetos de cooperação acadêmica e participação ativa em eventos e redes de pesquisa globais.

Pontos Fracos (Fraquezas Internas)

  • Baixa Diversidade Docente: Maioria dos professores formados na UFSM, com pouca diversidade regional e institucional na composição do corpo docente.
  • Necessidade de Expansão das Ações de Internacionalização: Limitação na oferta de disciplinas em inglês, baixa participação de docentes visitantes estrangeiros e número reduzido de alunos estrangeiros.
  • Dificuldades na Atração de Talentos: Barreiras institucionais para atração de novos docentes e discentes de alto impacto, especialmente de outros estados e países. Diminuição do ingresso de alunos egressos da UFSM e de outras IES nacionais nos últimos anos.
  • Desafios no Acompanhamento de Egressos: Necessidade de aprimorar o sistema de monitoramento da inserção profissional dos formados.

Oportunidades (Fatores Externos Positivos)

  • Expansão da Internacionalização: Fortalecimento de programas de cooperação internacional, ampliação da mobilidade acadêmica e criação de redes de pesquisa globais.
  • Incentivo à Inovação Tecnológica: Possibilidades de captação de novos recursos para pesquisa aplicada, parcerias com indústrias e ampliação da atuação do programa em inovação e transferência de tecnologia.
  • Avanços Institucionais: Modernização dos processos administrativos da UFSM e políticas institucionais para fortalecimento dos programas de pós-graduação.
  • Novas Demandas de Mercado: Expansão das áreas de energia renovável e automação, abrindo espaço para novas linhas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias emergentes.

Ameaças (Fatores Externos Negativos)

  • Redução do Financiamento Público: Corte de verbas para a pós-graduação e pesquisa pode comprometer a sustentabilidade de projetos estratégicos.
  • Evasão Discente e Impacto Econômico: Dificuldades de financiamento estudantil e falta de bolsas podem afetar a retenção de alunos e o desempenho acadêmico.
  • Concorrência Internacional: Aumento da competitividade entre programas de excelência pode impactar a capacidade de atração de talentos e parcerias estratégicas.
  • Evasão Docente: Ofertas de trabalho no Brasil e no exterior estão atraindo professores do PPGEE. No quadriênio 2021-2024 dois professores do PPGEE assumiram cargos em outras instituições, uma nacional e outra estrangeira.

Os resultados da autoavaliação realizados no quadriênio 2017-2020 foram utilizados para embasar ações concretas de aprimoramento do PPGEE. Entre as principais medidas já implementadas ou em andamento, destacam-se:

  • Ampliação da Internacionalização: Aumento na oferta de disciplinas em inglês e fortalecimento de parcerias internacionais.
  • Revisão e Atualização Curricular: Maior flexibilização do currículo para adaptação às novas demandas do setor produtivo e acadêmico.
  • Aprimoramento do Acompanhamento de Egressos: Criação de um banco de talentos para facilitar a inserção profissional dos formados.
  • Modernização da Gestão Acadêmica: Digitalização de processos administrativos e melhorias nos sistemas de acompanhamento acadêmico.

O compromisso do PPGEE com a excelência acadêmica e científica se reflete na utilização estratégica dos resultados da autoavaliação, garantindo que o programa continue evoluindo e se consolidando como referência nacional e internacional.

Detalhadamente, as ações realizadas no quadriênio em avaliação, embasadas pela autoavaliação realizada no quadriênio anterior, resultaram no atendimento total ou parcial das metas estabelecidas. Desta forma, a seguir são apresentados todos os indicadores e metas propostos na Proposta do quadriênio 2017-2020, assim como os resultados alcançados no quadriênio 2021-2024 e as justificativas correspondentes.

Estas metas foram estabelecidas por grupos: Programa (infraestrutura; disciplinas ofertadas; perfil do corpo docente); Formação (qualidade das dissertações e teses; destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida; qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do programa); Impacto na Sociedade (impacto e caráter inovador das produções/produtos; impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; internacionalização e visibilidade do programa); conforme descritas a seguir:

 

i. Grupo Programa (infraestrutura; disciplinas ofertadas; perfil do corpo docente):

– Objetivo: melhoria da infraestrutura física administrativa do PPGEE/UFSM
– Indicador: nível da infraestrutura do programa (qualitativo: muito boa, boa, precária)
– Status 2017 – 2020: Muito boa (novas instalações)
– Meta: Muito Boa
– Status 2021 – 2024: Muito boa
– Justificativa: após a mudança do espaço físico do PPGEE para a nova estrutura com a integração dos cursos de pós-graduação do Centro de Tecnologia da UFSM, os laboratórios do Instituto de Redes Inteligentes (INRI) seguiu expandindo seu espaço físico, dando lugar a novos espaços de pesquisa para o PPGEE.

 

– Objetivo: atualização das resoluções internas do PPGEE/UFSM
– Indicador: revisão das resoluções internas do programa (qualitativo: sim ou não)
– Status 2017 – 2020: Sim (criação da resolução de (re)crendendiamento de docentes colaboradores na categoria de Jovens Recém Doutores Apadrinhados – JDP; atualização da resolução de (re)crendendiamento de docentes permanentes; atualização da resolução de (re)crendendiamento de docentes colaboradores; criação da resolução para a elaboração de dissertações e teses na forma de artigos científicos; atualização da resolução de publicações de artigos em periódicos para discentes de doutorado; atualização da resolução de distribuição de bolsas; atualização da resolução de distribuição de recursos PROEX)
– Meta: revisão anual
– Status 2021 – 2024: Sim (Deliberação Nº 05/2024 PPGEE/CT, Deliberação Nº 04/2023 PPGEE/CT, Deliberação Nº 03/2023 PPGEE/CT, Deliberação N° 02/2023 PPGEE/CT, Deliberação N° 01/2023 PPGEE/CT)
– Justificativa: O PPGEE vem revisando periodicamente suas deliberações, de modo a atualizar seu regulamento em função das necessidades do programa.

 

– Objetivo: atualização da estrutura curricular do PPGEE/UFSM
– Indicador: revisão da estrutura curricular do programa (qualitativo: sim ou não)
– Status 2017 – 2020: Sim (criação das disciplinas Electric Mobility: Electric Vehicles, Infrastructure And Integration With The electricity Grid; Estabilidade de Sistemas Elétricos de Potência; Resonant Power Converters; Fundamental of IoT Cybersecurity; Sistemas Auto-Oscilantes; Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica)
– Meta: revisão anual
– Status 2021 – 2024: Sim (criação das disciplinas Standardization and Metrology; Engenharia Assistida por Computador – CAE; Energy Storage)
– Justificativa: O PPGEE vem revisando periodicamente suas disciplinas, de modo a atualizar a estrutura curricular do programa de acordo com as novas tendências do mercado. Além disso, várias disciplinas do programa foram reformuladas e agora estão sendo ministradas em inglês.

 

– Objetivo: oferta de disciplinas em língua estrangeira no PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de disciplinas ofertadas em língua estrangeira no programa ao ano
– Status 2017 – 2020: 1,333 ao ano (5 disciplinas no quadriênio)
– Meta: 03 no ano
– Status 2021 – 2024: 06 ao ano (24 disciplinas no semestre)
– Justificativa: devido ao aumento expressivo de alunos estrangeiros no programa, várias disciplinas passaram a ser ministradas em inglês. Com isso, a meta estabelecida para o quadriênio 2025-2028 passou a ser de 10 disciplinas em inglês ao ano, conforme apresentado no planejamento estratégico de curto prazo na seção 1.3.4 desta proposta.

 

– Objetivo: docentes do PPGEE/UFSM serem bolsistas de produtividade do CNPq
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa com bolsa produtividade CNPq PQ ou DT
– Status 2017 – 2020: 79,3 %
– Meta: 70 %
– Status 2021 – 2024: 69,5 %
– Justificativa: o decremento de bolsistas PQ e DT do programa se deve à saída de dois professores do corpo docente permanente para outras IES. No entanto, ainda se esteve muito próximo à meta estabelecida de 70 %. Com a inserção de novos docentes produtivos no programa, a tendência é do aumento deste percentual, por isso foi estabelecida uma meta de 75 % para o próximo quadriênio.

 

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM na modalidade de professor visitante no exterior (pós-doutorado)
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa que realizaram pós-doutorado no exterior com duração mínima de 3 meses
– Status 2017 – 2020: 02
– Meta: 02 no ano
– Status 2021 – 2024: 07
– Justificativa: houve um aumento expressivo de missões de pós-doutorado no exterior de professores do PPGEE, com relação ao quadriênio anterior. No entanto, ainda por reflexo da pandemia no início do quadriênio, não foi atingida a meta de 08 missões no quadriênio.

 

– Objetivo: participação de docentes estrangeiros como professores visitantes no PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de professores visitantes estrangeiros no programa
– Status 2017 – 2020: 05
– Meta: 02 no ano
– Status 2021 – 2024: 04
– Justificativa: ainda por reflexo da pandemia no início do quadriênio, não se atingiu a meta estabelecida para esse indicador. Portanto, a meta foi mantida para o próximo quadriênio e se espera conseguir cumpri-la a partir de ações de atração de professores estrangeiros.

 

– Objetivo: realização de ações afirmativas para igualdade de gênero de docentes no PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa do sexo feminino
– Status 2017 – 2020: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
– Meta ano: 10 %
– Status 2021 – 2024: 13 %
– Justificativa: foram realizadas modificações na deliberação de credenciamento de docentes permanentes, buscando fomentar a igualdade de gênero. Com isso, a professora Fernanda de Morais Carnielutti foi credenciada, aumento o percentual de docentes do sexo feminino no programa.

 

ii. Grupo Formação (qualidade das dissertações e teses; destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida; qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do programa):

– Objetivo: publicação de artigos em periódicos relevantes com participação de docentes e discentes/egressos do PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de publicações em periódicos relevantes dos docentes permanentes do programa com coautoria de discentes e/ou egressos
– Status 2017 – 2020: 133
– Meta: 30 no ano / 120 no quadriênio
– Status 2021 – 2024: 221
– Justificativa: houve um aumento expressivo de publicações em periódicos relevantes com participação de discentes, com isso a meta para o quadriênio 2025 – 2028 foi atualizada para 60 publicações em periódicos relevantes ao ano.

 

– Objetivo: formação de mestres e doutores no PPGEE/UFSM
– Indicador: média de mestres e doutores titulados por docentes permanentes do programa
– Status 2017 – 2020: 6,18 mestres por docente permanente no quadriênio
– Status 2017 – 2020: 3,05 doutores por docente permanente no quadriênio
– Meta: 1,0 mestres por docentes permanentes ano / 4 por quadriênio
– Meta: 0,5 doutores por docente permanentes ano / 2 por quadriênio
– Status 2021 – 2024: 6,04 mestres por docente permanente no quadriênio
– Status 2021 – 2024: 3,04 doutores por docente permanente no quadriênio
– Justificativa: este indicador permaneceu quase inalterado do quadriênio anterior para o atual. No entanto, optou-se por manter a mesma meta devido à diminuição de alunos matriculados no programa, que foi uma ameaça detectada durante a autoavaliação atual.

 

– Objetivo: participação de discentes do PPGEE/UFSM na modalidade de doutorado sanduíche
– Indicador: quantidade de discentes do programa que realizaram mobilidade de doutorado sanduíche
– Status 2017 – 2020: 11
– Meta: 02 no ano
– Status 2021 – 2024: 10
– Justificativa: este indicador se manteve estável pelo fato de ambos os quadriênios terem sido afetados pela pandemia de Covid-19. No entanto, aumentou-se essa meta para 03 ao ano para o próximo quadriênio.

 

– Objetivo: participação de alunos estrangeiros no PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual de discentes bolsistas do programa de mestrado, doutorado e pós-doutorado de nacionalidade estrangeira
– Status 2020: 10,28 %
– Meta: 10 %
– Status 2021 – 2024: 18,96 %
– Justificativa: o PPGEE começou uma ação de atração de alunos estrangeiros, devido à baixa procura de alunos brasileiros. Com isso o percentual de alunos estrangeiros no programa aumentou 84% do quadriênio anterior para o atual, e a meta do próximo quadriênio foi atualizada para 20%.

 

– Objetivo: realização de ações afirmativas para igualdade de gênero de discentes do PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual de discentes do programa do sexo feminino
– Status 2017 – 2020: 11,23 %
– Meta: 10 %
– Status 2021 – 2024: 14,15 %
– Justificativa: estão sendo desenvolvidas ações em parceria com o grupo de afinidade Women in Engineering – WIE do IEEE UFSM Student Branch, incentivando alunas dos cursos de engenharia da UFSM a ingressarem no PPGEE. Com isso, houve um aumento expressivo de discentes do sexo feminino no programa. A meta para esse indicador foi atualizada para 15% para o próximo quadriênio.

 

– Objetivo: acompanhamento de egressos do PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual de egressos do programa atuando no mercado de trabalho, em docência ou em pós-graduação
– Status 2017 – 2020: 94,35 %
– Meta: 90 %
– Status 2021 – 2024: 100%.
– Justificativa: a partir de um acompanhamento mais próximo dos egressos, como aplicação de questionários e manutenção de um grupo de comunicação instantânea com todos os egressos do programa, conseguiu-se informações precisas da atuação destes no mercado de trabalho.

 

– Objetivo: participação de docentes permanentes com dedicação exclusiva no PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa com dedicação exclusiva
– Status 2017 – 2020: 78,26 %
– Meta: 70 %
– Status 2021 – 2024: 82,78 %
– Justificativa: o PPGEE realizou uma ação de esclarecimento a respeito da importância da DE no programa. Assim, alguns docentes do programa que não tinham dedicação exclusiva passaram a tê-la.

 

– Objetivo: participação dos docentes permanentes nas atividades do PPGEE/UFSM
– Indicador: D3A
– Status Quadriênio 2017 – 2019: 91,67 %
– Meta: 80 % no quadriênio
– Status 2021 – 2024: 86,95 %
– Justificativa: atualmente, o Reitor da UFSM, o Diretor do Centro de Tecnologia, e o Pró-Reitor da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (Proinova) são docentes permanentes do PPGEE. Isto impossibilitou que eles ministrassem disciplinas no quadriênio, reduzindo o valor desse indicador.

 

iii. Grupo Impacto na Sociedade (impacto e caráter inovador das produções/produtos; impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; internacionalização e visibilidade do programa):

– Objetivo: impacto das publicações de artigos em periódicos relevantes pelo PPGEE/UFSM
– Indicador: índice h2, na base ISI Web of Science, do corpo docente permanente do programa
– Status Quadriênio 2017 – 2020: 12
– Meta: 10 no quadriênio
– Status 2021 – 2024: 13
– Justificativa: o amadurecimento do corpo docente resultou no aumento do indicador h2 do programa. Contando com a continuidade neste item, estabeleceu-se uma nova meta de h2=15 para o próximo quadriênio.

 

– Objetivo: produções tecnológicas do PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de patentes depositadas e concedidas pelos docentes permanentes do programa
– Status 2017 – 2020: 12
– Meta: 02 no ano
– Status 2021 – 2024: 32
– Justificativa: o aumento expressivo de projetos envolvendo indústrias durante o quadriênio, principalmente após a consolidação da unidade Embrapii, fez com que houvesse um número elevado de patentes depositadas. Deste modo, este indicador foi atualizado como meta do próximo quadriênio para 30 patentes.

 

– Objetivo: captação de recursos com fomento externo pelo PPGEE/UFSM
– Indicador: valores captados de financiamento externo pelos docentes permanentes do programa
– Status Quadriênio 2017 – 2020: R$ 42,3 milhões
– Meta: R$ 12 milhões no quadriênio
– Status 2021 – 2024: R$ 74 milhões
– Justificativa: apesar do valor expressivo captado no quadriênio 2017 – 2020, optou-se por manter uma meta moderada de R$ 12 milhões no quadriênio atual. No entanto, o valor captado no quadriênio atual seguiu aumentando, atingindo a marca expressiva de R$ 74 milhões. Assim, a meta para o próximo quadriênio foi atualizada para R$ 80 milhões.

 

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM como editores de periódicos internacionais Qualis A
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa com participação como editores de periódicos internacionais Qualis A
– Status 2017 – 2020: 02
– Meta: 02
– Status 2021 – 2024: 06
– Justificativa: com o amadurecimento do corpo docente, mais professores passaram a assumir a editoria de periódicos relevantes.

 

– Objetivo: prospecção de programas e projetos de cooperação internacional pelo PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de programas e projetos de cooperação internacional
– Status Quadriênio 2017 – 2020: 02
– Meta: 02 no quadriênio
– Status 2021 – 2024: 02
– Justificativa: indicador se manteve inalterado.

 

– Objetivo: organização de eventos internacionais ou nacionais de grande porte pelo PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de eventos internacionais ou nacionais de grande porte organizados pelo PPGEE/UFSM
– Status Quadriênio: 04 (CBA 2020, IEEE PES ISGT LA 2019, SEPOC 2018, SEPOC 2017)
– Meta: 02 no quadriênio
– Status 2021 – 2024: 06 (SBSE 2022, SEPOC 2024, SEPOC 2023, SEPOC 2022, SEPOC 2021, SINTEC 2021)
– Justificativa: o PPGEE apresentou capacidade de organizar ao menos um congresso ao ano, assim a meta do próximo quadriênio foi aumentada para 04.

Planejamento Estratégico

As estratégias foram definidas para curto prazo, médio prazo e longo prazo, com o intuito de trabalhar nos pontos que carecem de evolução no programa, bem como maximizar suas potencialidades e aproveitar as oportunidades. 

As estratégias também estão divididas por grupos: Programa (infraestrutura; disciplinas ofertadas; perfil do corpo docente); Formação (qualidade das dissertações e teses; destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida; qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do programa); Impacto na Sociedade (impacto e caráter inovador das produções/produtos; impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; internacionalização e visibilidade do programa); conforme descritas abaixo:

O planejamento estratégico de curto prazo, para o próximo quadriênio, apresentará o status de cada ano do quadriênio anterior, assim como a meta estabelecida.

i. Grupo Programa (infraestrutura; disciplinas ofertadas; perfil do corpo docente):

– Objetivo: infraestrutura física administrativa do PPGEE/UFSM
– Ação: mudança da infraestrutura física administrativa do programa, proporcionando melhores recursos aos discentes e docentes, além de propiciar a integração com os demais programas de pós-graduação do Centro de Tecnologia da UFSM
– Indicador: nível da infraestrutura do programa (qualitativo: muito boa, boa, precária)
Meta: Muito Boa

  • Status 2024: Muito boa
  • Status 2023: Muito boa
  • Status 2022: Boa
  • Status 2021: Boa

 

– Objetivo: atualização das resoluções internas do PPGEE/UFSM
– Ação: revisão periódica das resoluções internas do PPGEE/UFSM com atualização das existentes ou criação de novas de acordo com as necessidades do programa
– Indicador: revisão das resoluções internas do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: revisão anual

  • Status 2024: Sim (Deliberação Nº 05/2024 PPGEE/CT)
  • Status 2023: Sim (Deliberação Nº 04/2023 PPGEE/CT, Deliberação Nº 03/2023 PPGEE/CT, Deliberação N° 02/2023 PPGEE/CT, Deliberação N° 01/2023 PPGEE/CT)
  • Status 2022: Não
  • Status 2021: Não

Obs.: todas resoluções e deliberações do PPGEE podem ser consultadas em https://www.ufsm.br/cursos/pos-graduacao/santa-maria/ppgee/regulamentos-e-resolucoes

 

– Objetivo: atualização da estrutura curricular do PPGEE/UFSM
– Ação: revisão periódica das disciplinas, com a atualização de ementa das existentes ou criação de novas de acordo com as necessidades de formação dos discentes
– Indicador: revisão da estrutura curricular do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: revisão anual

  • Status 2024: Sim (criação das disciplinas Standardization and Metrology e Engenharia Assistida por Computador – CAE)
  • Status 2023: Não
  • Status 2022: Não
  • Status 2021: Sim (criação da disciplina Energy Storage)

 

– Objetivo: oferta de disciplinas em língua estrangeira no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a oferta de disciplinas em língua estrangeira, preferencialmente inglês, pelo PPGEE/UFSM
– Indicador: quantidade de disciplinas ofertadas em língua estrangeira no programa
– Meta: 10 no ano

  • Status 2024: 08
  • Status 2023: 06
  • Status 2022: 06
  • Status 2021: 04

 

– Objetivo: docentes do PPGEE/UFSM serem bolsistas de produtividade do CNPq
– Ação: adequação dos critérios de permanência no programa como docente permanente, valorizando os pesquisadores produtividade CNPq PQ ou DT
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa com bolsa produtividade CNPq PQ ou DT
– Meta: 75 %

  • Status 2024: 69,5% (16 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
  • Status 2023: 69,5% (16 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
  • Status 2022: 65,2% (15 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)
  • Status 2021: 73,9% (17 bolsistas CNPq PQ ou DT de 23 permanentes)

 

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM na modalidade de professor visitante no exterior (pós-doutorado)
– Ação: incentivo a participação dos professores em pós-doutorado, com destaque para o Programa Redes para Internacionalização Institucional – CAPES Global e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa que realizaram pós-doutorado no exterior com duração mínima de 3 meses
– Meta: 03 no ano

  • Status 2024: 01
  • Status 2023: 02
  • Status 2022: 04
  • Status 2021: 00

Obs.: Em decorrência da pandemia COVID-19, as missões de 2021 foram executadas em 2022.

 

– Objetivo: participação de docentes estrangeiros como professores visitantes no PPGEE/UFSM
– Ação: a UFSM, com recursos próprios, vem promovendo sistematicamente o processo de contratação de Professores Visitantes Estrangeiros na instituição, com vistas à qualificação dos programas de pós-graduação, além dos fomentos pelo INCT-GD e programas CAPES PrInt e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM
– Indicador: quantidade de professores visitantes estrangeiros no programa
– Meta: 02 no ano

  • Status 2024: 00
  • Status 2023: 01
  • Status 2022: 02
  • Status 2021: 01

 

– Objetivo: realização de ações afirmativas para igualdade de gênero de docentes no PPGEE/UFSM
– Ação: inclusão de ações afirmativas para igualdade de gênero na resolução de (re)credenciamento de docentes permanentes do PPGEE/UFSM e incentivos para pesquisadoras atuarem no programa
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa do sexo feminino
– Meta ano: 15 %

  • Status 2024: 13 % (03 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
  • Status 2023: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
  • Status 2022: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)
  • Status 2021: 8,6 % (02 docentes do sexo feminino de 23 permanentes)

 

ii. Grupo Formação (qualidade das dissertações e teses; destino, atuação e avaliação dos egressos em relação à formação recebida; qualidade da produção intelectual de docentes, discentes e egressos; qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades do programa):

– Objetivo: prospecção de estudantes de mestrado e doutorado para o programa
– Ação: realizar ações de prospecção de alunos para o PPGEE para contrapor a redução no número de discentes matriculados no programa
– Indicador: quantidade de alunos com matrícula ativa no ano
– Meta: 250 no ano

  • Status 2024: 225
  • Status 2023: 248
  • Status 2022: 281
  • Status 2021: 295

 

– Objetivo: publicação de artigos em periódicos relevantes com participação de docentes e discentes/egressos do PPGEE/UFSM
– Ação: adequação dos critérios de permanência no programa como docente permanente, valorizando as publicações de artigos em periódicos relevantes com participação de discentes e egressos, bem como os critérios de publicação dos discentes para integralização dos cursos
– Indicador: quantidade de publicações em periódicos relevantes dos docentes permanentes do programa com coautoria de discentes e/ou egressos
– Meta: 60 no ano

  • Status 2024: 57
  • Status 2023: 55
  • Status 2022: 49
  • Status 2021: 60

 

– Objetivo: formação de mestres e doutores no PPGEE/UFSM
– Ação: promoção de série de ações para formação qualificada de mestres e doutores no PPGEE/UFSM
– Indicador: média de mestres e doutores titulados por docentes permanentes do programa
– Meta: 1,5 mestre por docente permanente ao ano

  • Status 2024: 1,26
  • Status 2023: 1,48
  • Status 2022: 1,78
  • Status 2021: 1,52

– Meta: 0,75 doutores por docente permanentes ao ano

  • Status 2024: 0,74
  • Status 2023: 0,74
  • Status 2022: 0,78
  • Status 2021: 0,78

 

– Objetivo: participação de discentes do PPGEE/UFSM na modalidade de doutorado sanduíche
– Ação: oferta anual de cotas de bolsas de doutorado sanduíche pelos Programas CAPES Global e CAPES/DAAD PROBRAL da UFSM, bem como participações dos alunos em programas individuais como o SWE/CNPq. O PPGEE também incentiva a realização de cotutela e diploma com titulação simultânea, com aproveitamento de disciplinas equivalentes realizadas no exterior e realização de defesa única
– Indicador: quantidade de discentes do programa que realizaram mobilidade de doutorado sanduíche
– Meta: 03 no ano

  • Status 2024: 03
  • Status 2023: 04
  • Status 2022: 01
  • Status 2021: 02

 

– Objetivo: participação de alunos estrangeiros no PPGEE/UFSM
– Ação: definição de política de oferta de bolsas de mestrado, onde mais de 10 % das bolsas do programa são prioridade para alunos estrangeiros, sendo ofertadas nos editais de ingresso regular de alunos no PPGEE/UFSM e em específicos para alunos estrangeiros, como o PAEC OEA/GCUB.
– Indicador: percentual de discentes bolsistas do programa de mestrado, doutorado e pós-doutorado de nacionalidade estrangeira
– Meta: 20 %

  • Status 2024: 17,24 % (10 discentes bolsistas estrangeiros de 58 bolsas)
  • Status 2023: 15,51 % (9 discentes bolsistas estrangeiros de 58 bolsas)
  • Status 2022: 24,13 % (14 discentes bolsistas estrangeiros de 58 bolsas)
  • Status 2021: 18,96 % (11 discentes bolsistas estrangeiros de 58 bolsas)

 

– Objetivo: realização de ações afirmativas para igualdade de gênero de discentes do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a redução da desigualdade de gênero promovendo ações com alunos de graduação e pós-graduação, com destaque para aquelas desenvolvidas em parceria com o grupo de afinidade Women in Engineering – WIE do IEEE UFSM Student Branch
– Indicador: percentual de discentes do programa do sexo feminino
– Meta: 15 %

  • Status 2024: 16,00 % (36 discentes do sexo feminino de 225 discentes)
  • Status 2023: 14,92 % (37 discentes do sexo feminino de 248 discentes)
  • Status 2022: 12,81 % (36 discentes do sexo feminino de 281 discentes)
  • Status 2021: 12,88 % (38 discentes do sexo feminino de 295 discentes)

 

– Objetivo: realização de ações afirmativas para inclusão de pessoas pretas e pardas, indígenas e pessoas com deficiência como discentes do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo ao ingresso de pessoas pretas e pardas, indígenas e pessoas com deficiência através de reserva de vagas nos editais de ingresso do PPGEE
– Indicador: percentual de discentes do programa através de ações afirmativas
– Meta: 20 %

  • Status 2024: 15,55 % (35 de 225 discentes)
  • Status 2023: 14,51 % (36 de 248 discentes)
  • Status 2022: 13,87 % (39 de 281 discentes)
  • Status 2021: 13,22 % (39 de 295 discentes)

 

– Objetivo: acompanhamento de egressos do PPGEE/UFSM
– Ação: acompanhamento contínuo dos egressos, onde verifica-se que a maioria atua no mercado de trabalho (empresas dos setores eletroenergético ou eletroeletrônico), em docência (instituições de ensino superior) ou em pós-graduação (doutorado ou pós-doutorado).
– Indicador: percentual de egressos do programa atuando no mercado de trabalho, em docência ou em pós-graduação
– Meta: 100 %

 

– Objetivo: participação de docentes permanentes com dedicação exclusiva no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos docentes permanentes atuarem exclusivamente no programa
– Indicador: percentual de docentes permanentes do programa com dedicação exclusiva
– Meta: 80 %

  • Status 2024: 82,6 % (19 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)
  • Status 2023: 82,6 % (19 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)
  • Status 2022: 82,6 % (19 docentes com dedicação exclusiva de 23 permanentes)
  • Status 2021: 83,33 % (20 docentes com dedicação exclusiva de 24 permanentes)

 

– Objetivo: participação dos docentes permanentes nas atividades do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos docentes permanentes para orientarem alunos, ministrarem disciplinas e publicarem em periódicos relevantes no quadriênio
– Indicador: D3A
– Meta: 90 % no quadriênio

  • Status Quadriênio: 86,95%

 

iii. Grupo Impacto na Sociedade (impacto e caráter inovador das produções/produtos; impacto econômico, social e cultural; inserção local, regional e nacional; internacionalização e visibilidade do programa):

– Objetivo: impacto das publicações de artigos em periódicos relevantes pelo PPGEE/UFSM
– Ação: adequação dos critérios de permanência no programa como docente permanente, valorizando as citações e fator de impacto das publicações
– Indicador: índice h2, na base ISI Web of Science, do corpo docente permanente do programa
– Meta: 15 no quadriênio

  • Status Quadriênio: 13

 

– Objetivo: produções tecnológicas do PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos docentes permanentes do PPGEE/UFSM realizarem produções tecnológicas, valorizando nos critérios de produção docente e apoio técnico e financeiro da Pró-Reitoria de Inovação e Empreendedorismo (PROINOVA) da UFSM.
– Indicador: quantidade de patentes depositadas e/ou concedidas pelos docentes permanentes do programa
– Meta: 30 no quadriênio

  • Status Quadriênio: 32 patentes (2021: 11; 2022: 7; 2023: 6; 2024: 8)

 

– Objetivo: captação de recursos com fomento externo pelo PPGEE/UFSM
– Ação: captação contínua de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com destaque para projetos do programa de P&D/ANEEL e EMBRAPII
– Indicador: valores captados de financiamento externo pelos docentes permanentes do programa
– Meta: R$ 80 milhões no quadriênio

  • Status Quadriênio: R$ 74 milhões no quadriênio

 

– Objetivo: inserção social, econômica e tecnológica do PPGEE/UFSM
– Ação: desenvolvimento de soluções e produtos inovadores por meio de projetos de pesquisa com as empresas, com destaque para os projetos do programa de P&D/ANEEL e EMBRAPII. Também foram aprovados projetos institucionais nas chamadas CNPq de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI e DAI), que disponibiliza bolsas de mestrado e doutorado para atuar em projetos de interesse do setor empresarial, mediante parceria com empresas locais. O PPGEE também incentiva o empreendedorismo dos alunos (startups), além de acompanhar a inserção profissional de seus egressos
– Indicador: nível de inserção social, econômica e tecnológica do programa (qualitativo: alta, média, baixa)
– Meta: Alta

  • Status 2024: Alta (P&D/ANEEL, EMBRAPII, CNPq MAI/DAI)
  • Status 2023: Alta (P&D/ANEEL, EMBRAPII, CNPq MAI/DAI)
  • Status 2022: Alta (P&D/ANEEL, EMBRAPII, CNPq MAI/DAI)
  • Status 2021: Alta (P&D/ANEEL, EMBRAPII, CNPq MAI/DAI)

 

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM em comitês de assessoramento, sociedades científicas nacionais e internacionais
– Ação: incentivo a participação de comitês de assessoramento (CAPES, CNPq, FAPERGS), sociedades científicas nacionais (SOBRAEP, SBA) e internacionais (IEEE, CIGRE), entre outros
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa com participação em comitês de assessoramento, sociedades científicas nacionais e internacionais
– Meta: 07 no quadriênio

  • Status Quadriênio: 07

 

– Objetivo: participação de docentes do PPGEE/UFSM como editores de periódicos internacionais Qualis A
– Ação: incentivo a participação como editores de periódicos internacionais, preferencialmente, Qualis A1
– Indicador: quantidade de docentes permanentes do programa com participação como editores de periódicos internacionais Qualis A
– Meta: 02 no ano

  • Status 2024: 02
  • Status 2023: 02
  • Status 2022: 02
  • Status 2021: 02

 

– Objetivo: prospecção de programas e projetos de cooperação internacional pelo PPGEE/UFSM
– Ação: aprovação de projetos de cooperação internacional, com destaque para os programas CAPES PrInt, CAPES Global e CAPES/DAAD PROBRAL
– Indicador: quantidade de programas e projetos de cooperação internacional
– Meta: 02 no quadriênio

  • Status Quadriênio: 02 (CAPES PrInt, CAPES/DAAD PROBRAL)

 

– Objetivo: organização de eventos internacionais ou nacionais de grande porte pelo PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo a organização de eventos nacionais e internacionais
– Indicador: quantidade de eventos internacionais ou nacionais de grande porte organizados pelo PPGEE/UFSM
– Meta: 04 no quadriênio

  • Status Quadriênio: 06 (SBSE 2022, SEPOC 2024, SEPOC 2023, SEPOC 2022, SEPOC 2021, SINTEC 2021)

 

– Objetivo: aumento da visibilidade do PPGEE/UFSM
– Ação: reformulação da identidade visual do programa e de suas mídias (website, facebook, instagram, youtube…), com informações em português, inglês, espanhol, italiano e francês
– Indicador: nível de visibilidade do programa (qualitativo: alta, média, baixa)
– Meta: Alta

  • Status 2024: Alta (Website, Facebook, Instagram, YouTube)
  • Status 2023: Alta (Website, Facebook, Instagram, YouTube)
  • Status 2022: Médio (Website, Facebook, Instagram, YouTube)
  • Status 2021: Médio (Website, Facebook, Instagram, YouTube)

Em relação ao planejamento de médio prazo (quadriênio de avaliação seguinte), pretende-se incluir os novos objetivos elencados a seguir, além de manter os do quadriênio atual com revisão de ações e metas:

 

– Objetivo: aprimoramento das capacitações da coordenação, docentes e secretários do PPGEE/UFSM
– Ação: reformulação das capacitações direcionadas à pós-graduação junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) da UFSM por trilhas de desenvolvimento
– Indicador: implementação das trilhas de desenvolvimento (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

 

– Objetivo: aprimoramento da autoavaliação e planejamento do PPGEE/UFSM
– Ação: inclusão de novas técnicas no processo de autoavaliação e planejamento do PPGEE/UFSM como 5W2H (What – o que será feito?, Why – por que será feito?, Where – onde será feito?, When – quando será feito?, Who – por quem será feito?, How – como será feito?, How much – quanto vai custar?)
– Indicador: implementação das novas técnicas (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

 

– Objetivo: aprimoramento dos mecanismos/sistemas de acompanhamento de egressos do PPGEE/UFSM
– Ação: reformulação do sistema institucional para acompanhamento contínuo e eficiente de egressos de pós-graduação
– Indicador: implementação do sistema (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

 

– Objetivo: criação de programas de valorização dos discentes de pós-graduação da UFSM
– Ação: realização de iniciativas institucionais que promovam a valorização dos discentes como a criação do prêmio de dissertações e teses da UFSM
– Indicador: implementação do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

 

– Objetivo: atualização do regimento geral do PPGEE/UFSM
– Ação: revisão e atualização do regimento geral do PPGEE/UFSM
– Indicador: publicação da versão atualizada do regimento geral do programa (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

 

– Objetivo: expansão das ações afirmativas para discentes do PPGEE/UFSM, incluindo igualdade étnico-racial e pessoas portadoras de deficiência
– Ação: implementação da política de cotas de ações afirmativas para ingresso e permanência de discentes no PPGEE/UFSM
– Indicador: percentual anual de ingresso de discentes de mestrado e doutorado do programa para pessoas pretas e pardas, indígenas e com deficiência
– Meta: 20 %

 

– Objetivo: realização de defesas de mestrado e doutorado em língua estrangeira no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo aos discentes escreverem e defenderem as dissertações e teses em língua estrangeira, preferencialmente inglês
– Indicador: quantidade de defesas em língua estrangeira por discentes do programa
– Meta: 20 % das defesas realizadas

 

– Objetivo: participação do PPGEE/UFSM em programa multi‐institucional e internacional para oferta compartilhada de disciplinas
– Ação: fomentar junto a instituições renomadas internacionais a criação de oferta compartilhada de disciplinas, no qual cada instituição ministra os conteúdos de sua expertise, com possibilidade dos discentes de cada instituição participarem
– Indicador: criação da oferta compartilhada de disciplinas multi‐institucional e internacional (qualitativo: sim ou não)
– Meta: Sim no quadriênio

E em relação ao planejamento de longo prazo (dois seguintes quadriênios de avaliação), pretende-se incluir os objetivos elencados a seguir, além de manter os do quadriênio atual e os previstos de médio prazo com revisão de ações e metas:

 

– Objetivo: criação de novas linhas de pesquisa no PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo ao crescimento do programa com a inclusão de novas linhas de pesquisa
– Indicador: quantidade de linhas de pesquisa adicionais do programa
– Meta: 01 no quadriênio

 

– Objetivo: realização de DINTER internacional pelo PPGEE/UFSM
– Ação: fomento de DINTER internacional com instituição preferencialmente da América do Sul
– Indicador: quantidade de programas de DINTER internacional
– Meta: 01 no quadriênio

 

– Objetivo: captação de recursos de agências de fomento estrangeiras pelo PPGEE/UFSM
– Ação: incentivo à participação de chamadas para captação de recursos de agências de fomento estrangeiras por meio da realização de projetos estratégicos de internacionalização
– Indicador: valores captados de financiamento de agências de fomento estrangeiras pelos docentes permanentes do programa
– Meta: R$ 4 milhões no quadriênio

 

– Objetivo: criação de polo do PPGEE
– Ação: criação de um polo do PPGEE em uma região não contemplada com programa de pós-graduação na área de Engenharias IV, para redução de assimetrias
– Indicador: criação de polo
– Meta: 01 no quadriênio

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.