A Prof.ª Luciane Neves Canha é uma das 10 pesquisadoras de Santa Maria indicadas ao primeiro Prêmio Ana Primavesi. Luciane Neves é doutora em Engenharia Elétrica, docente do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência da UFSM e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFSM. Luciane é pesquisadora PQ 1D do CNPq e foi reconhecida como uma das 21 mulheres mais influentes na mobilidade mundial em 2021 e recebeu o Prêmio Pesquisador Gaúcho da Fapergs em 2022. A docente foi responsável pela instalação do 1º eletroposto rápido para recargas de veículos elétricos do RS e coordenou Projetos Estratégicos da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Integra o Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE Power and Energy Society e IEEE Women in Engineering).
Confira, clicando aqui, a reportagem especial do Diário de Santa Maria sobre a professora Luciane.
O 1º Prêmio Ana Primavesi celebra a trajetória de 10 pesquisadoras que se destacaram no desenvolvimento da ciência. O prêmio, organizado pelo Grupo Diário e idealizado pela jornalista Fabiana Sparremberger, é um tributo à Ana Primavesi, pioneira na agroecologia e defensora da agricultura sustentável.
A premiação visa promover a equidade de gênero e incentivar mulheres a seguir carreiras científicas. A seleção das homenageadas envolveu indicações feitas pela UFSM, UFN, e outras instituições educacionais, com uma curadoria de jornalistas e apoio de diversas entidades.
Convidamos a todos para prestigiar a premiação, a ser realizada dia 31 de julho, às 19h, no Theatro Treze de Maio.
Leia a matéria completa no Diário de Santa Maria, sobre as 10 mulheres homenageadas, clicando aqui.