A Prof.ª Alzenira da Rosa Abaide e o doutorando Leonardo Nogueira Fontoura da Silva foram agraciados com o “Prêmio Inventor 2020” concedido pela Petrobras, fruto do trabalho desenvolvido durante o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento “Sistema Inteligente Para Previsão Dinâmica e Adaptativa de Carga Considerando Previsões Meteorológicas Regionais de Curto e Médio Prazo”, que resultou em dois depósitos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, intituladas:
- Sistema e método de previsão multirregional de carga de curto prazo
- Sistema e método de previsão de carga baseado em um índice de temperatura calculado a partir de simulações numéricas de tempo
Receberam, também, a premiação, o Prof. Vagner Anabor, Prof. Franciano Scremin Puhales, e o doutorando Kauan Vargas Casarin, vinculados ao Programa de Pós-graduação em Meteorologia – PGMET.
Por conta da Pandemia de Covid-19, o prêmio foi entregue apenas no mês de agosto de 2022, no formato de troféu e certificados. Este tem o objetivo de reconhecer invenções de grande impacto para o setor de petróleo, gás natural e energia que culminam em depósitos de patente pela Petrobras.
O projeto foi coordenado pela Prof.ª Alzenira, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica – PPGEE da UFSM, em cooperação com Programa de Pós-Graduação em Meteorologia – PPGMET, da mesma instituição, contando com a participação docentes e discentes, e tinha como objetivo desenvolver metodologia e ferramenta computacional para previsões dinâmica e adaptativa de carga e condições meteorológicas para macrorregiões do Sistema Interligado Nacionais (SE/CO, S, NE e N), no horizonte de curto e médio prazos. Este projeto tem uma vasta aplicabilidade, com especial enfoque na área de Gás e Energia da Petrobras tendo um papel decisivo na tomada de decisão da compra do gás natural e estudos de despacho de termelétricas.