No dia 12 de setembro de 2022, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou que foi homologado pela Justiça Federal um acordo com o Ministério Público para divulgação dos resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020.
Sendo assim, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEE/UFSM) tem a satisfação de divulgar que foi recomendado pela CAPES com a nota máxima – Conceito 7.
O PPGEE/UFSM agradece a todos que estiveram envolvidos neste processo: docentes, discentes, egressos e secretários, por todo o empenho dispensado em seus trabalhos, pesquisas de qualidade, dedicação e empenho, mantendo a Excelência do Programa e agora elevando seu nível ao máximo, possibilitando fazer parte de um seleto grupo de Programas na área de Engenharias IV no País!
De acordo com a CAPES, os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas ao Programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado. Esta análise é conduzida nas comissões de área de avaliação e, posteriormente, no CTC-ES, que homologa os resultados finais.
No início dos anos 90, na Avalição do Biênio 1990-1991 o programa recebeu uma recomendação de fechamento do curso por parte da CAPES. Isso fez com que um grupo de professores da época se organizassem e trabalhassem com um planejamento estratégico com foco nos indicadores da CAPES a fim de reverter a situação. O atual coordenador, Prof. Marco Antônio Dalla Costa, conta que, desde então, todas as ações foram feitas não só para recuperar o conceito favorável da CAPES, mas também para atingir a nota máxima. “Isso é resultado de um planejamento realizado há cerca de 30 anos, que passou desde uma recomendação de descredenciamento do programa a um dos principais em nível de excelência”, explica (adaptado de UFSM.BR).