O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento tem a honra que comunicar que o artigo intitulado “Trade liberalization and total factor productivity in Brazil: a VECM modeling”, de autoria de Edivo Oliveira de Almeida, Julio Vicente Cateia ,William Barbosa e Clailton Ataides de Freitas, foi publicado na Plos-One. O periódico tem classificação Qualis A1, com fator de impacto JCR de 2.900.
O objetivo do estudo foi investigar os efeitos da abertura comercial, da capacidade de absorção da economia e, também, dos efeitos dos componentes permanentes e cíclicos na produtividade total dos fatores (TFP) no Brasil, com dados mensais de 1991 à 2024. Os componentes permanentes e cíclicos foram decompostos da TFP, usando o teorema de Beveridge e Nelson. Como se trata de um estudo com séries multivariadas, então, recorreu-se ao modelo vetorial de correção de erros (VECM). Os principais achados foram que a capacidade de absorção da economia, medida pela formação bruta de capital fixo, não impactou significativamente o TFP, mesmo no curto prazo. Por outro lado, o aumento da abertura contribui para elevar o TFP, tanto no curto quanto no longo prazo.
O trabalho é fruto da interação científica entre os autores, que se conheceram no PPGE&D em 2016. Durante o curso de mestrado, os egressos Edivo Almeda, Julio Cateia e William Barbosa cursaram a disciplina de Econometria, que permitiu o contato com uma série de ferramentais econométricos, aplicados no estudo publicado na Plos-One. No PPGE&D, além de ministrar a disciplina de Econometria, o professor Clailton Ataides Freitas é responsável pela oferta da disciplina de Métodos Econométricos e de Estatística Multivariada.