Ir para o conteúdo PPGE&D Ir para o menu PPGE&D Ir para a busca no site PPGE&D Ir para o rodapé PPGE&D
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projetos de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

Projetos por Docente

ECONOMIA SOCIAL, DESIGUALDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 Coordenador: CLAILTON ATAIDES DE FREITAS

  • Projeto: Análise de impacto de políticas de regulação da oferta de alimentos nas cantinas escolares brasileiras.
  • Resumo: Avaliar o impacto das medidas de regulação da oferta de alimentos das cantinas escolares nos indicadores de saúde dos estudantes. Para isso, utiliza-se o método Propensity Score Matching e os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar para o ano de 2015. 
  • Projeto: Índice de criminalidade (ic) para as cidades gaúchas 
  • Resumo: Disponibilizar para a sociedade gaúcha um índice de criminalidade dos municípios. Objetivos específicos: Promover a educação popular em economia do crime; disponibilizar relatórios da situação da violência nos municípios; promover seções de discussão abertas à comunidade para a sensibilização sobre os impactos locais e regionais da criminalidade. 

Coordenador: DANIEL ARRUDA CORONEL

  • Projeto: OBSERVATÓRIO SOCIOECONÔMICO DA COVID-19: UMA ANÁLISE DO IMPACTO DA PANDEMIA EM QUESTÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA ESTADUAL, REGIONAL E NACIONAL 
  • Resumo: Este projeto visa identificar os impactos socioeconômicos causados pela pandemia de COVID-19 dentro da realidade do Rio Grande do Sul, das macrorregiões brasileiras e na economia brasileira como um todo e quais são os possíveis cenários a serem estimados para a recuperação das economias e realidades sociais de cada localidade. Especificamente, pretende-se: criar um observatório de padronização dos impactos nas realidades estadual, regional e nacional; identificar as diferenças dos impactos nas diferentes localidades realizando sua divulgação por meio do observatório; elaborar planos de ações de cunho econômico e social visando subsidiar políticas públicas para combater os impactos negativos no âmbito estadual, regional e nacional, realizando sua divulgação por meio do observatório socioeconômico; reunir estudos e discussões no observatório sobre os impactos socioeconômicos da pandemia de COVID-19, tendo em vista a dinâmica de atualização que a expansão da doença e o decorrer do tempo exigem. Nesse sentido, utilizar-se-á dos instrumentais de Econometria de Séries Temporais e do instrumental Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG).

Coordenadora: KALINCA LEIA BECKER

  • Projeto: Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Desenvolvimento Socioeconômico
  • Resumo: As políticas públicas e programas sociais do governo demandam a aplicação de recursos públicos e, por isso, necessitam ser avaliadas de forma a identificar se as ações estão produzindo os resultados propostos e se os recursos estão devidamente alocados. Essas informações contribuem para o aumento da responsabilização na gestão pública (accountability), para desenvolver e melhorar as estratégias de intervenção, para orientar os tomadores de decisão quanto a continuidade, necessidade de correção ou suspenção das políticas e para a promoção social e desenvolvimento institucional, uma vez que a avaliação deve ser capaz de abrir espaço para a democratização da atividade pública, para a incorporação de grupos sociais excluídos e para o aprendizado institucional e fortalecimento das instituições envolvidas. Dessa forma, a principal contribuição do estudo é desenvolver pesquisa, análise e diagnóstico das políticas públicas e programas sociais do governo, através da análise de dados e de um conjunto de estratégias destinadas a isolar e mensurar as consequências dos resultados obtidos dessas políticas e programas, denominadas de avaliação de impacto. 
  • Projeto: Avaliação de Políticas Públicas: Uma análise do Programa Saúde na Escola (PSE) sobre a violência e o consumo de drogas
  • Resumo: A contribuição do estudo é fornecer evidências empíricas do impacto do PSE nessas duas linhas a fim de proporcionar uma melhor visão do grau de efetividade da política e a indicação dos instrumentos mais apropriados para a revisão dessa. Objetivos Objetivo geral: Analisar o impacto do PSE sobre a violência e o consumo de drogas dos jovens nas escolas brasileiras. Objetivos específicos: a) Identificar as variáveis que afetam a violência e o consumo de drogas na escola; b) Orientar a elaboração de políticas públicas para a prevenção da violência e do consumo de drogas nas escolas.

Coordenador:  PAULO HENRIQUE DE OLIVEIRA HOECKEL 

  • Projeto: O Plano Nacional de Energia e as possíveis implicações sobre os preços dos alimentos no Brasil
  • Resumo: O projeto de pesquisa proposto está centrado em um estudo que pretende estimar as elasticidades de oferta e de demanda para a produção de commodities alimentares no Brasil utilizando a equivalência calórica na análise das interações entre os mercados agrícolas. A partir das elasticidades estimadas e das projeções de aumento de demanda por biocombustíveis do Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030), utilizando coeficientes técnicos de produção de etanol com o uso da cana-de-açúcar e de milho como insumos, será simulado como o aumento na demanda se relacionam com o preço dos alimentos dado variações na proporção utilizada de cana-de-açúcar e milho para produção que atenda o ?novo? padrão de consumo de combustíveis renováveis 

Coordenadora: RITA INES PAETZHOLD PAULI

  • Projeto: AS POLITICAS PÚBLICAS PARA SEGURANÇA ALIMENTAR NO BRASIL NO SÉCULO XXI 
  • Resumo: A pesquisa tem por objetivo promover uma análise das políticas públicas de segurança alimentar para o combate da fome no Brasil de 2001 a 2021. Parte de uma recomposição histórica das políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional no Brasil, com ênfase no Fome Zero, PAA, PNAE, PRONAF, e culmina com os desdobramentos recentes à luz da mudança governamental. São considerados os avanços e recuos em todo o período analisado desde o desmonte de algumas dessas políticas e explicitadas as implicações no contexto da pandemia da COVID-19.
  • Projeto: Inovação e tecnologias sociais: transformação e criatividade nas experiências populares de geração de trabalho e renda no Rio Grande do Sul 
  • Resumo: O objetivo geral do projeto é avaliar as múltiplas experiências de inovação e tecnologias sociais no estado do Rio Grande do Sul vis-à-vis às experiências de sucesso nos países latino-americanos. Dentre os objetivos específicos: i. Mapear e analisar experiências de TS nos territórios prioritários em municípios selecionados do estado do Rio Grande do Sul, buscando evidenciar as particularidades que permitem caracterizá-las como tais, bem como seu potencial de propulsionar formas inclusivas e sustentáveis de desenvolvimento nestes territórios. ii. Analisar o potencial de reaplicação das TS, sistematizar e divulgar os resultados para disseminação, a fim de possibilitar o uso e reaplicação por outros grupos. iii. Constituir uma rede de pesquisadores engajados com os temas da superação das vulnerabilidades socioeconômicas e do desenvolvimento sustentável, para produzir estudos e atividades de formação, desenvolvimento, reaplicação e análises de TS no âmbito latino-americano.

Coordenadora: SIBELE VASCONCELOS DE OLIVEIRA

  • Projeto: Análise das condições de produção e inserção no mercado dos empreendimentos agrícolas do Rio Grande do Sul
  • Resumo: O principal objetivo desta proposta é criar as condições para que os alunos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UFSM possam colocar em prática seus conhecimentos, a partir da elaboração de estudos de viabilidade econômica de EEPS do estado no Rio Grande do Sul. De maneira específica, os objetivos desta proposta são: • Elaborar estudos que demonstrem as condições de produção dos EEPS do Rio Grande do Sul, por meio da análise das condições internas destes empreendimentos – matéria-prima, recursos humanos e financeiros, estrutura organizacional e capacidade técnica. • Estudar as condições de concorrência dos EEPS do Rio Grande do Sul, por meio da análise das condições externas a estes empreendimentos – fatores econômicos, socioculturais, político-legais, concorrência e parcerias. • Fornecer as condições para a formação empírica dos alunos do curso de Economia da UFSM, inserindo-os no ambiente real dos empreendimentos produtivos (EEPS) do Rio Grande do Sul. 
  • Projeto: As ações de pesquisa ensino e extensão da Universidade Federal de Santa Maria de estímulo do desenvolvimento local e regional 
  • Resumo: O projeto tem como principal objetivo quantificar e explicitar as diferentes ações nos âmbitos de pesquisa, ensino e extensão da UFSM, com foco no desenvolvimento local e regional no período 2013-2018. Objetivos Específicos: a) promover um mapeamento quantitativo das atividades por pesquisador da UFSM, vinculado à grupos de pesquisa do CNPQ; b) promover análise qualitativa de organização das informações com vistas à identificação da intersetorialidade das ações. As variáveis escolhidas para a segunda fase são obtidas a partir de um agrupamento empírico que considera as temáticas de sustentabilidade ambiental, agroecologia, políticas públicas, cooperativismo e economia solidária, agronegócio (agricultura e pecuária), agricultura familiar, reflorestamento, história e patrimônio cultural, saúde humana e animal, gestão administrativa. 
  • Projeto: ENSAIOS EM ECONOMIA DA EDUCAÇÃO: ANÁLISES ACERCA DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO 
  • Resumo: É possível perceber que a qualidade do ensino superior, mensurada enquanto desempenho dos estudantes, pode ser afetada por diferentes variáveis. Neste sentido, questiona-se: quais fatores influenciam a qualidade do ensino superior brasileiro quando são avaliados dados estatísticos contemporâneos? Mais especificamente, a qualidade do ensino superior no Brasil é afetada pela política de cotas? E pelos gastos públicos com educação, especificidades das instituições e dos alunos? Com a finalidade de responder às indagações de pesquisa, pretende-se desenvolver três estudos complementares, organizados em formato de artigo científico, de modo que a presente proposta de dissertação implemente análises multinível e multi-ferramentas. Segue que o objetivo geral do estudo é analisar o desempenho dos estudantes no ensino superior vis a vis aos gastos com educação e às condições socioeconômicas e infraestruturais de acesso às universidades, bem como ao conjunto de ações afirmativas ofertadas na contemporaneidade no Brasil. 
  • Projeto: INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS SOCIAIS: TRANSFORMAÇÃO E CRIATIVIDADE NAS EXPERIÊNCIAS POPULARES DE GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA NO RIO GRANDE DO SUL 
  • Resumo: A iniciativa intitulada Inovação e Tecnologias Sociais: Transformação e Criatividade nas Experiências Populares de Geração de Trabalho e Renda no Rio Grande do Sul caracteriza-se por ser um projeto de avaliação de tecnologias sociais. O foco da análise são as tecnologias sociais implementadas por produtores rurais de territórios prioritários nos municípios de Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Santa Maria e São Pedro do Sul, Santana do Livramento e Tenente Portela, considerando um conjunto plural e multidimensional de macro-critérios. Define-se o objetivo geral da proposta como: avaliar as múltiplas experiências de inovação e tecnologias sociais no estado do Rio Grande do Sul vis-à-vis às experiências de sucesso nos países latino-americanos. Em suma, os procedimentos metodológicos da proposta são: 1) revisão bibliográfica e elaboração de textos analíticos-científicos sobre Tecnologia Social, em sua interrelação direta com os temas da Economia Popular e Solidária; Inovações sociais, Sustentabilidade, Agroecologia, e indireta, com os temas do Desenvolvimento econômico (e social), Agricultura familiar, medidas de combate à pobreza, e inclusão social produtiva. 2) Levantamento de dados, por meio de visitas e/ou imersões nas realidades, realização de entrevistas semi-estruturada, dinâmicas participativas de coleta de dados, etc.; 3) Análise dos dados e elaboração de textos finais; 4) Divulgação dos resultados em livro e vídeo. 

 

INSTITUIÇÕES,

INOVAÇÃO

E DESENVOLVIMENTO

 

 

 

 

Coordenador: ADRIANO JOSÉ PEREIRA

  • Projeto: O Estado na economia institucional 
  • Resumo: Dentro do que se entende por economia institucional, existem diferentes concepções acerca do significado, da forma e do papel que as instituições exercem (ou deveriam exercer) no desempenho das economias. Nesse sentido, pretende-se destacar duas perspectivas analíticas acerca do papel das instituições no desempenho das economias: de um lado, o “velho” ou “institucionalismo original”, cuja abordagem é evolucionária e, de outro, a Nova Economia Institucional (NEI), cuja abordagem tem viés contratualista, centrada sobretudo na Teoria dos Custos de Transação (TCT) (WILLIAMSON, 1999; NORTH, 1994). Cabe destacar que a compreensão do papel do Estado na economia, para estas duas perspectivas, implica em analisar conjuntamente a função do mercado, enquanto instituição capitalista fundamental, sobretudo porque existe em economia uma percepção predominante (com destaque para a teoria liberal) de que mercado e estado não são complementares. 
  • Projeto: Transformações globais, empresas transnacionais e o desenvolvimento de economias periféricas 
  • Resumo: O projeto visa abordar o papel das ETNs em economias periféricas, com ênfase na Brasileira, em diferentes perspectivas: como agente produtivo-inovativo; a partir da influência no comércio internacional (CGVs etc); como ator no cenário internacional (estruturas de poder etc). Para tanto, a temática geral foi subdividida em seis outras temáticas que, por sua vez, são passíveis de outros desdobramentos: aspectos produtivos; comercialização/serviços; fluxos financeiros; estratégias organizacionais/corporativas; estrutura de poder/aspectos institucionais; processos inovativos (dependência tecnológica, SNI etc.). 

Coordenadora: EDNALVA FELIX DAS NEVES

  • Projeto: ANÁLISE DA CONJUNTURA ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA E PROPOSIÇÃO DE CENÁRIOS 
  • Resumo: A análise de conjuntura econômica estuda a dinâmica da economia. Para tal, a análise contará com a coleta e análise de um conjunto de variáveis (indicadores), tais, como, o nível de produção e a renda nacional, os investimentos (a formação bruta de capital fixo) e os estoques das empresas, a quantidade de pessoas empregadas e/ou desempregadas, o nível de consumo das famílias, as receitas, as despesas do governo e a situação de endividamento do governo, a taxa de juros, a inflação e a taxa de juros, dentre outros. Estes indicadores serão coletados em sites oficiais do governo. Tendo como base o tripé ensino-pesquisa-extensão, o principal objetivo do projeto é analisar a conjuntura e a política econômica e social brasileira, a fim de gerar resultados que serão socializados com a sociedade e poder público local/regional. Para tal, a proposta prevê a complementação prática na formação dos discentes dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais para a realização de análises de conjuntura. O projeto será executado de 01/02/2023 a 31/01/2024 e tem como público beneficiário, a comunidade local externa, especialmente do município de Santa Maria e região central do Rio Grande do Sul. Os resultados esperados são: criar resultados de análises para serem divulgados para a população, sendo eu, para tal: formar discentes para a realização da análise de conjuntura; realizar um levantamento e análise de dados macroeconômicos e sociais (nacionais e internacionais). 

Coordenador: JULIO EDUARDO ROHENKOHL

  • Projeto: Os mercados de qualidade 
  • Resumo: A dimensão qualitativa das mercadorias é em boa medida secundarizada pela corrente central da teoria econômica. Mercadorias abrange tanto produtos e serviços confeccionados para que sejam vendidos, como pessoas (trabalho) e dinheiro, os quais são comercializados em mercados, porém não são propriamente concebidos para este fim. As pessoas têm dimensões de sua formação comprometidas com outros interesses que não sejam apenas a de força de trabalho. O dinheiro é antes de tudo um símbolo. Mesmo nesta condição, trabalho e dinheiro também são passíveis de avaliações quanto a sua qualidade e a repercussão em salários e juros. A compreensão compartilhada de que trabalho e dinheiro consubstanciam mercados específicos decorreu de longos processos de institucionalização da forma de pensar o sistema econômico e de normatizar as interações sociais.A qualidade das mercadorias produzidas é múltipla e abarca ao menos três dimensões: horizontal (pouca repercussão em custos), vertical (significativa repercussão nos custos) e inovativa. A pesquisa vai identificar elementos históricos da exploração dos diferenciais de qualidade das mercadorias, mapear autores e teorias que procuraram incorporá-los às análises científicas e estabelecer inferências organizadas sobre a dimensão das variações qualitativas das mercadorias e suas consequências econômicas e sociais (preços, demanda, comportamento das pessoas).

Coordenador: ORLANDO MARTINELLI JUNIOR

  • Projeto: Capacitação e processos de inovação tecnológica em configurações produtivas selecionadas 
  • Resumo: Execução de estudos sobre as interconexões entre as dinâmicas econômica, social e tecnológica, e as características dos mercados (lato sensu) em configurações produtivas selecionadas. Os estudos – empíricos ou teóricos – alinham-se metodologicamente com o conceito teórico de sistemas de inovação tecnológica (SIT), e visam aprofundar o conhecimento e a importância de características, condicionantes e políticas industriais e tecnológicas que atuam (positivamente ou não) nos processos de geração, capacitação, e difusão de inovação nessas configurações produtivas. Os estudos pautam-se seja pelo plano analítico das empresas, bem como pelos planos de setores, indústrias, e dos mercados nacional ou internacional. Procura-se ainda destacar analiticamente a importância e as características de políticas industriais e tecnológicas e seus impactos na dinâmica dos SIT associados às configurações produtivas selecionadas. 

 

RELAÇÕES ECONÔMICAS INTERNACIONAIS

 

 

 

 

 

 

 

 

Coordenador: ADRIANO JOSE PEREIRA

  • Projeto: Complexidade econômica e integração produtiva na economia brasileira 
  • Resumo: O projeto tem como objetivo principal analisar a perda de complexidade econômica da economia brasileira e sua relação com a desintegração produtiva da indústria de transformação desde a década de 1990. Também tem como objetivo caracterizar o processo de abertura econômica e reestruturação produtiva da economia brasileira em relação aos seus efeitos sobre a indústria de transformação no século XXI, com ênfase no processo de desindustrialização, a partir de uma análise integrada, abarcando complexidade econômica e a integração produtiva da indústria de transformação brasileira. 

Coordenador: CLAILTON ATAIDES DE FREITAS

  • Projeto: ANALISANDO PROBLEMAS ECONÔMICOS EMPÍRICOS SOB DIVERSOS ÂNGULOS: ABORDAGENS USANDO OS MÉTODOS QUANTITATIVOS 
  • Resumo: O principal objetivo do presente projeto é servir de “guarda-chuva” para o desenvolvimento de subprojetos de pesquisas e guiar a orientação de trabalhos científicos (dissertações, trabalho de conclusão de curso de graduação e artigos científicos desenvolvidos em parcerias com os alunos), em várias áreas da Ciências Econômicas, como por exemplo: a economia agrícola, o comércio internacional e a economia social, usando, sempre que possível, os microdados. Para a efetivação de todas as pesquisas, sob a aba do presente projeto, serão usados os métodos quantitativos, principalmente, os modelos matemáticos, econométricos e de estatística multivariada. Os principais resultados das pesquisas concluídas serão, conforme apresentarem contribuições relevantes para o estado da arte, amplamente divulgadas em congressos, publicados em periódicos com qualis Capes e capítulos de livros. 

Coordenador: DANIEL ARRUDA CORONEL

  • Projeto: ANÁLISE DOS IMPACTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO ACORDO ABRANGENTE E PROGRESSIVO DA PARCERIA TRANSPACÍFICA (CPTPP) PARA A ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL 
  • Resumo: O objetivo deste projeto é o de verificar empiricamente os impactos econômicos e sociais do Acordo Abrangente e Progressivo da Parceria Transpacífica (CPTPP), nas macrorregiões brasileiras, através do modelo de Equilíbrio Geral PAEGinGAMS. Especificamente visa-se caracterizar os fluxos comerciais das macrorregiões brasileiras com os países signatários do CPTPP; e mensurar os impactos econômicos no bem-estar das famílias brasileiras desagregadas por classe de renda com a formação deste acordo. 
  • Projeto: IMPACTOS DOS ACORDOS REGIONAIS DE COMÉRCIO NA ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DE EQUILÍBRIO GERAL COMPUTÁVEL 
  • Resumo: O objetivo deste projeto é o de analisar o impacto dos principais Acordos Regionais de Comércio na Economia Brasileira. Especificamente visa-se a) avaliar os impactos nos fluxos comerciais do setor industrial brasileiro a partir da intensidade tecnológica dos produtos; determinar o impacto dos acordos comerciais sobre o PIB e os níveis de bem-estar dos consumidores; c) avaliar os impactos na quantidade produzida e nos preços domésticos a partir da intensidade tecnológica dos produtos. d) analisar a sensibilidade das elasticidades de substituição entre os insumos domésticos e importados e das elasticidades de substituição entre bens impor tados de diferentes regiões, oriundos da efetivação dos acordos de comércio. Neste sentido, irá utilizar-se os Modelos de Equilíbrio Geral (MEG), os quais são construídos sobre sólidas bases microeconômicas, já que é preciso definir os agentes (consumidores, produtores, governo e resto do mundo) através de equações de comportamento, além de apresentarem consistência interna entre todas as variáveis, uma vez que derivam de uma base de dados necessariamente consistente e coerente. 

Coordenador: DIEISON LENON CASAGRANDE

  • Projeto: Produtividade, Vantagens Comparativas e o Comércio Internacional: Evidências ao nível de firmas da Indústria de Transformação Brasileira 
  • Resumo: Embasado na teoria de firmas heterogêneas, a participação no mercado internacional leva a mudanças de desempenho e a ganhos de eficiência ao nível de firmas. Os estudos sobre as vantagens comparativas no comércio exterior brasileiro anteriormente realizados são agregados e geralmente admitem que todas as firmas são idênticas. As evidências mostram que essa hipótese não é verdadeira no caso da economia brasileira. Este projeto de pesquisa pretende utilizar microdados ao nível de firmas da indústria de transformação do Brasil (período de 2007-2018), para aprofundar a análise sobre a inserção das firmas brasileiras no comércio internacional, para investigar o impacto de iniciar a exportar sobre a trajetória da produtividade e intensidade dos fatores ao nível de firmas (o aproveitamento ou não de vantagens comparativas) 

Coordenador: PAULO RICARDO FEISTEL

  • Projeto: Comércio internacional das regiões do Brasil: análise do ambiente comercial e institucional à luz do modelo gravitacional
  • Resumo: Os objetivos dessa pesquisa são: i) verificar se no comércio internacional de produtos agrícolas será o mais afetado negativamente pelos fatores onerosos do comércio; ii) analisar como as regiões brasileiras são impactadas pelos custos de comércio; iii) verificar com o ambiente institucional afeta o comercio internacional das regiões brasileiras.
  • Projeto: Custos e Benefícios nas Relações Econômicas e de Comércio Internacional na Economia Brasileira 
  • Resumo: Pretende-se nesse projeto entender a situação da economia regional e brasileira em um contexto em que o comércio internacional de bens e serviços tem se expandido constantemente ao longo de seis décadas, graças aos declínios nos custos de transporte e comunicação, reduções negociadas globalmente nas barreiras comerciais do governo, à terceirização generalizada das atividades de produção e a uma maior consciência dos produtos e culturas estrangeiras. Tecnologias de comunicação novas e melhores, notavelmente a Internet, revolucionaram a forma como as pessoas em todos os países obtêm e trocam informações. O assunto central da economia internacional, portanto, consiste em aspectos levantados pelos problemas especiais da interação econômica entre estados soberanos. Sete temas são recorrentes durante o estudo da economia internacional: (1) ganhos decorrentes do comércio, (2) padrão de comércio, (3) protecionismo, (4) equilíbrio dos pagamentos, (5) determinação da taxa de câmbio, (6) coordenação da política internacional e (7) mercado de capitais internacional. 
  • Projeto: Demanda por exportação de castanha de caju da guiné-bissau (1990-2011): aplicação do modelo var e modelo gravitacional
  • Resumo: Este tem por objetivo estimar via VAR ed o Modelo gravitacional a reação da demanda de exportação de castanha de caju de Guiné-Bissau aos choques da renda mundial, câmbio, preço externo, preço interno e dos efeitos da Guerra Civil, ocorrida no país de 1990 a 2011. O estudo irá utilizar as ferramentas da econometria de séries temporais como: os testes de estacionariedade, a função impulso-resposta e a decomposição da variância. Ademais, será destinada uma seção do artigo para refletir acerca dos efeitos da Guerra Civil de 1998, ocorrida em Guiné-Bissau e que afetou profundamente a sua economia e, consequentemente, a demanda externa de castanha de caju. 
  • Projeto: Os Efeitos Climáticos do Setor Agrícola no Comércio Entre Brasil e a União Europeia: Uma Abordagem do Modelo Gravitacional 
  • Resumo: O estudo proposto buscará responder a seguinte questão: o aumento do nível de comércio causa uma deterioração do meio ambiente nas regiões em análise, em particular, no Brasil? A fim de responder à questão central, o presente estudo tem como objetivo: i) analisar se o aumento dos fluxos comerciais da soja entre Brasil e UE tem contribuído para aumentar a deterioração do meio ambiente no Brasil, especialmente, no que se refere ao aumento das emissões de CO2, no período de 1990 a 2017. ii) busca-se detalhar historicamente a comercialização da soja do Brasil para a UE; iii) examinar o papel da soja para a economia brasileira e verificar as emissões de CO2 pelo cultivo da soja no Brasil.