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Projetos de Extensão

 

Projeto de Extensão por Docente

Coordenador: DANIEL ARRUDA CORONEL

  • Projeto: Observatório Socioeconômico da COVID-19 como prestador de serviço à sociedade: Propostas de ferramental de cursos e planos de combate à crise para recuperação econômica e social
  • Resumo: Este projeto visa propor cenários de recuperação para as economias e realidades sociais de cada localidade interessada por meio da criação de ferramentas de gestão. Especificamente, pretende-se desenvolver um curso a distância sobre o momento atual por que a sociedade está passando e os possíveis cenários de retomada em nível socioeconômico; elaborar relatórios de análise das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas locais; elaborar boletim socioeconômico com os principais impactos da pandemia na realidade local; desenvolver um APP em sistema Android, com todos os relatórios produzidos pela pesquisa; propor eventos para divulgação dos resultados e mobilização da sociedade regional. Nesse sentido, utilizar-se-ão planos de ações, relatórios, aplicações digitais e outros ferramentais de gestão para contribuir na discussão socioeconômica com a realidade local. A metodologia deste projeto é colaborativa, podendo ser modificada e adaptada conforme demandas das realidades locais.

 

Coordenadora: EDNALVA FELIX DAS NEVES

  • Projeto: ANÁLISE DA CONJUNTURA ECONÔMICA E SOCIAL BRASILEIRA E PROPOSIÇÃO DE CENÁRIOS
  • Resumo: A análise de conjuntura econômica estuda a dinâmica da economia (SANDRONI, 2009). Para tal, a análise se baseia em um conjunto de variáveis (indicadores), tais, como, o nível de produção e a renda nacional, os investimentos (a formação bruta de capital fixo) e os estoques das empresas, a quantidade de pessoas empregadas e/ou desempregadas, o nível de consumo das famílias, as receitas, as despesas do governo e a situação de endividamento do governo, a taxa de juros, a inflação e a taxa de juros, dentre outros. Tendo como base o tripé ensino-pesquisa-extensão, o principal objetivo do projeto é analisar a conjuntura e a política econômica e social brasileira, a fim de gerar resultados que serão socializados com a sociedade e poder público local/regional. Para tal, a proposta prevê a complementação prática na formação dos discentes dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais para a realização de análises de conjuntura. O público beneficiário do projeto é a comunidade local externa, especialmente do município de Santa Maria e região central do Rio Grande do Sul. Apesar da mídia, em seus diferentes formatos, possibilitar o acesso da população a dados de conjuntura que permitem, também, antever em certa medida a situação econômica do país, ainda assim, existe forte credibilidade de estudos de instituições locais para a população local e regional inseridas em um contexto ampliado (nacional e/ou internacional).

Coordenador: JULIO EDUARDO ROHENKOHL 

  • Projeto: A Festa da Matemática
  • Resumo: O projeto proporciona que os alunos de anos iniciais do ensino fundamental construam o seu conhecimento de matemática aplicada ao uso do dinheiro através da interação com colegas. Ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades de raciocínio, os pequenos são chamados para a criatividade, harmonia, cooperação, coleguismo, rapidez e interatividade. Saber como usar o dinheiro traz desafios de soma, subtração, multiplicação e divisão de números inteiros e fracionados. Para além deste desafio matemático, há o desafio de compreender como ele pode ajudar a prover necessidades e desejos, e perceber que, conjuntamente com o potencial de abrir oportunidades materiais, o uso do dinheiro também traz responsabilidades de guardar e de dar algo em troca. O dinheiro implica lidar com o tempo (poupar para o futuro), imaginar (equivalências para trocar), poder (de compra) e dever (de pagar). A culminância deste projeto será com apresentação dos dados desenvolvidos durante as festas, uma em cada turma dos 3ºs anos do Colégio Riachuelo (Camobi), na Mostra da Educação Financeira à comunidade escolar e famílias em 28 de outubro.
  • Projeto: A Festa da Matemática na Floresta
  • Resumo: Este projeto tem por objetivo tornar as atividades de calcular prazerosas para os alunos e possibilitar-lhes uma visão lúdica de aplicações de cálculo para atividades cotidianas, tais como o uso do dinheiro e a avaliação nutricional de alimentos. Almeja-se comunicar de forma descontraída a importância de fazer contas com números e, ao mesmo tempo, qualificar a ação a partir da discussão da importância da alimentação adequada e de uma organização financeira. No plano do uso do dinheiro, haverá estimulação à reflexão sobre a importância do dinheiro para acessar necessidades e desejos, os atos de poupar e investir, e o impacto das dívidas e do consumismo. Além do uso individual do dinheiro, a atividade pretende despertar para a dimensão sistêmica envolvida na emissão do dinheiro por países. As crianças serão estimuladas a criarem a moeda da sua turma, mediante validação de uma certificação de valor pela professora: a invenção do dinheiro passa a valer mediante a certificação de um regulador do dinheiro, semelhantemente ao ato de bancos centrais normatizarem a circulação de dinheiro nos países. No plano da alimentação, as atividades instigarão o uso de contas de soma e de subtração para que as crianças percebam o valor nutricional dos alimentos que consomem frente ao recomendado para a sua faixa etária. O cálculo nutricional dos alimentos que fizerem parte da Festa da Matemática oportuniza a apresentação da tabela nutricional brasileira e a extensão do exercício de avaliação para outros alimentos de uso cotidiano na cultura local. A combinação destes dois planos, o pecuniário e o alimentar, em uma brincadeira que propõe uma feirinha de compra e venda de alimentos organizada pela turma de aluno(a)s, abarca tanto a perspectiva de valor de troca das mercadorias, mensurada em dinheiro, como uma dimensão de valor de uso dos alimentos, avaliada em critérios nutricionais. Esta conexão traz para este exercício pedagógico um dos grandes desafios para a atuação autônoma e reflexiva dos cidadãos que vivem nos sistemas de mercado, qual seja, as lógicas distintas entre valor de uso e valor de troca presentes em todos os produtos e serviços consumidos. O método de trabalho consistirá de: 1) revisão de literatura sobre o uso e significado do dinheiro, 2) revisão sobre tabela nutricional de alimentos e consumo alimentar recomendado para a faixa etária das crianças, 3) acompanhamento da aplicação do exercício de uso de dinheiro pelas crianças, 4) acompanhamento de cálculos sobre categorias de qualidade nutricional dos alimentos comprados e vendidos na Festa da Matemática, 5) organização de dados do exercício e 6) elaboração de relatório avaliativo da atividade. Espera-se que as crianças desenvolvam a capacidade de fazer escolhas conscientes no que se refere ao dinheiro e sejam capazes de administrar seus recursos financeiros. Analogamente, que iniciem reflexões sobre a qualidade do alimento que ingerem. Subsidiariamente, despertar os pequenos para a validação de valor do dinheiro por uma autoridade monetária e para capacidade de emissão de moeda fiat por um país. Espera-se, neste quesito, sensibilizar as famílias para a reflexão sobre a circulação monetária e sua relação com a soberania nacional, bem como ao direito humano da alimentação adequada.

Coordenadora: KALINCA LEIA BECKER

  • Projeto: Projeto Sumo Educacional
  • Resumo: O Projeto Sumo Educacional é um programa extensionista criado com a missão transformar vidas e realidades através da democratização da educação financeira, atingir o público socialmente vulnerável e contribuir com os avanços na educação e qualidade de vida dos brasileiros. Para isso, pretende-se capacitar os professores da rede pública de ensino sobre a temática de educação financeira, e auxiliar no repasse do conhecimento aos alunos.

Coordenador: PAULO RICARDO FEISTEL 

  • Projeto: Influência das Exportações por Intensidade Tecnológica no Crescimento Econômico das Microrregiões Nordestinas no Período de 2010 a 2016: Uma Abordagem em Dados em Painel Espacial
  • Resumo: Esta pesquisa busca identificar os níveis de exportação das microrregiões do nordeste brasileiro durante o período de 2010 a 2016 de acordo com as suas intensidades tecnológicas, buscando observar em quais setores as exportações nordestinas estão distribuídas. Além disso, visa relacionar o volume exportado com o crescimento econômico. 

Coordenadora: RITA INES PAETZHOLD PAULI 

  • Projeto: Direito humano à produção e ao consumo de alimentação adequada na infância e adolescência nas escolas públicas do município de Santa Maria ? RS 
  • Resumo: O objetivo do projeto consiste em discutir a temática que envolve as políticas públicas de segurança alimentar nas escolas estaduais e municipais de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no período de 01/06/2022 a 01/12/2022. Especificamente, busca-se abordar com os estudantes vinculados à sétima e oitava série do ensino fundamental o tema Segurança alimentar e nutricional a partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Especificamente, serão abordados: i) conceitos de políticas públicas e as particularidades que se vinculam à criação dessas políticas; ii) o Direito Humano à Alimentação Adequada, a partir de seus princípios constitucionais; iii) as diretrizes do PNAE; iv) a intersetorialidade da política pública do PNAE. Os procedimentos metodológicos consistem na elaboração de materiais (cartilhas virtuais) que servirão de instrumentos facilitadores do diálogo com os estudantes. Com este projeto espera-se que os estudantes da rede pública de ensino fundamental (7ª e 8ª séries) fortaleçam sua compreensão de uma temática que está excluída do sistema curricular, mas, que permitirá a esses jovens um maior conhecimento e, por conseguinte, uma maior complementariedade no conhecimento dos conteúdos programáticos previstos e, aumento da capacidade potencial de inserção social ativa na comunidade. Aos discentes vinculados diretamente na execução do Projeto, permitirá uma aproximação mais estreita com as temáticas abordadas e, práticas interativas auxiliarão na capacitarão de sua formação didática. Aos docentes e demais pesquisadores externos reforçará à capacitação no esforço da interdisciplinariedade e transdisciplinariedade passíveis de seu exercício no contexto particular da natureza desta proposta. 

Coordenadora: SIBELE VASCONCELOS DE OLIVEIRA

  • Projeto: X SEMINÁRIO DE JOVENS PESQUISADORES EM ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
  • Resumo: Em atendimento às demandas sociais e ao aprimoramento às ações desenvolvidas pelo PPGE&D, a décima edição do Seminário Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento busca dar dinâmica aos trabalhos a serem realizados entre os dias 10 e 11 de outubro de 2023. O evento terá caráter extensionista, ao promover espaços plurais de interrelação da Universidade com os outros setores da sociedade. Neste sentido, serão incentivadas interações entre pesquisadores (docentes e discentes), sociedade civil organizada, movimentos sociais, entidades representantes de classes, entre outros. A ideia é que possamos incentivar debates sobre temas de interesses e necessidades da maioria da população, de forma a pensarmos coletivamente acerca das estratégias passíveis de serem implementadas rumos ao desenvolvimento social e regional e, também, para o aprimoramento das políticas públicas. Sobretudo, o Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento figura como uma ação de Extensão Universitária ao possibilitar a comunicação de conhecimentos científico e tecnológico desenvolvidos por integrantes do PPGE&D, dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, bem como dos demais participantes do evento. Ademais, ao possibilitará a troca de experiências entre a comunidade local, movimentos sociais e entre pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação, com produção de notória qualidade e conceito junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
  • Projeto: XIX Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento
  • Resumo: Em atendimento às demandas sociais e ao aprimoramento às ações desenvolvidas pelo PPGE&D, a nona edição do Seminário Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento busca dar nova dinâmica aos trabalhos a serem realizados entre os dias 21 e 22 de novembro de 2022. O evento terá caráter extensionista, ao promover espaços plurais de interrelação da Universidade com os outros setores da sociedade. Neste sentido, serão incentivadas interações entre pesquisadores (docentes e discentes), sociedade civil organizada, movimentos sociais, entidades representantes de classes, entre outros. A ideia é que possamos incentivar debates sobre temas de interesses e necessidades da maioria da população, de forma a pensarmos coletivamente acerca das estratégias passíveis de serem implementadas rumos ao desenvolvimento social e regional e, também, para o aprimoramento das políticas públicas. Sobretudo, o Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento figura como uma ação de Extensão Universitária ao possibilitar a comunicação de conhecimentos científico e tecnológico desenvolvidos por integrantes do PPGE&D, dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais da UFSM, bem como dos demais participantes do evento. Ademais, ao possibilitará a troca de experiências entre a comunidade local, movimentos sociais e entre pesquisadores de diferentes programas de pós-graduação, com produção de notória qualidade e conceito junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

 

  • Projeto: Santa Maria, Cidade Cultura no Coração do Rio Grande: Economia Criativa e as dinâmicas de desenvolvimento local
  • Resumo: O município de Santa Maria está localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul, com extensão territorial de 1.781,566 km² e população estimada de 282.123 habitantes. Aproximadamente 94,9% dos habitantes do município vivem no meio urbano, de forma que os setores de serviços e comércio foram responsáveis por 70,9% do Valor Agregado (VA) do município em 2015 (IBGE, 2020). Apesar da presença de várias instituições educacionais, o município apresenta problemas socioeconômicos de diversas ordens. Em especial, cita-se a incidência de pobreza, que aflige 25,26% de seus habitantes (IBGE, 2000) (OLIVEIRA et al., 2018). Segundo dados do IBGE (2018), 30,5% da população santa-mariense apresenta rendimento nominal mensal per capita de até ½ salário mínimo e, para o ano de 2016, 70,6% da população santa-mariense era considerada potencialmente ativa. Apesar dos desafios socioeconômicos, o município de Santa Maria é reconhecido pelas experiências em economia criativa, que podem ser potencialidades em prol do desenvolvimento local. Através de tais iniciativas, Santa Maria tem a capacidade de ser consolidada regionalmente como referência na produção de tecnologias sociais que possibilitam a promoção da vida humana, a instituição de atividades econômicas plurais e a inclusão social. Ao considerar a importância da Economia Criativa para o município de Santa Maria, o objetivo geral do projeto é disponibilizar para as sociedades santamariaense e gaúcha indicadores de desenvolvimento local pautadas na avaliação da economia criativa. Sendo assim, após realizado o mapeamento das atividades desenvolvidas no âmbito de iniciativas culturais e criativas em Santa Maria, busca-se: a) promover espaços de formação de capital humano em economia criativa; b) disponibilizar relatórios de análise de conjuntura sobre a economia criativa no município de Santa Maria; c) Promover sessões de discussão abertas à comunidade para sensibilização sobre as sinergias geradas pela economia criativa em compromissos com o desenvolvimento local.