Política de Avaliação do Programa |
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Procedimentos empregados na autoavaliação |
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Através da construção de espaços de discussão e interação entre docentes, discentes, técnicos-administrativos em educação (TAEs) e egressos do curso, promoveu-se a reflexão sobre os aspectos positivos do programa, mas também sobre seus gargalos e potencialidades. O autoconhecimento possibilitou o planejamento de ações para melhoria dos processos e atividades desenvolvidas pelo PPGE&D, assim como produziu informações para tomada de decisão estratégica visando ao atendimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI, 2016-2026) da UFSM. Assume-se que, para além de um simples procedimento administrativo, o processo de autoavaliação do PPGE&D subsidiou o parecer acerca da continuidade ou adequação de objetivos e condutas do Programa, tendo em vista o compromisso social com a prestação de serviço público de qualidade e o bom uso dos recursos financeiros e humanos alocados. Assim sendo, o empenho no desenvolvimento da autoavaliação incorporou o esforço em representação das especificidades técnico-científicas das Ciências Econômicas e áreas afins, além de atender às exigências da Área da Economia da Capes. Em particular, empregou-se um dos instrumentos gerenciais mais tradicionais para desenvolver as etapas iniciais do processo de planejamento estratégico e, por conseguinte, da autoavaliação: a construção da matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA). O exercício da construção da matriz FOFA para o PPGE&D foi realizado após a promoção de algumas atividades coletivas e individuais, que contaram com a participação de discentes, docentes, TAE e demais membros da comunidade UFSM. |
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Execução da auto avaliação do Programa |
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Das atividades supracitadas, derivou-se o primeiro conjunto de informações inerentes aos processos de formação em capital humano, de geração de impacto social, construção de conhecimentos e internacionalização do PPGE&D. Foram avaliados os pontos fortes e fracos do PPG, as oportunidades e ameaças, correspondentes ao perfil do ambiente externo ao programa. |
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Script da análise do ambiente interno ao PPGE&D – Forças e Fraquezas |
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Dimensões de análise |
Pontos Fortes |
Ponto Fracos |
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Sobre a proposta do Programa |
Perfil plural do corpo docente e sua adequação à proposta do PPGE&D. | Ausência de um planejamento estratégico formal para o PPGE&. | |
Articulação, aderência e atualização da estrutura curricular/linhas de pesquisa/projetos, bem como da infraestrutura. | Baixa articulação ente os grupos de pesquisa vinculados ao PPGE&D. | ||
formalização de acordos de cooperação e intercâmbio científicos internacionais e nacionais. | Frequência das missões institucionais desenvolvidas. | ||
Sobre a formação |
Qualidade das dissertações e da produção intelectual de discentes e egressos. | Ausência de avaliação formal dos egressos do PPGE&D em relação a formação recebida. | |
Quantitativo expressivo de atividades de pesquisa e da produção intelectual dos docentes, discentes e egressos | Disponibilidade de recursos humanos e financeiros para execução dos processos de formação. | ||
Interação entre grupos de pesquisa vinculados ao PPGE&D e instituições estrangeiras. | Centralização das ações em internacionalização a poucos grupos de pesquisa vinculados ao PPGE&D. | ||
Sobre o Impacto Social |
Articulação com organizações sociais, civis, militares (entre outras) locais para realização de ações conjuntas. | Caráter inovador da produção intelectual do PPGE&D. | |
Pluralidade das ações desenvolvidas em resposta /ás demandas sociais locais/regionais/nacionais. | Visibilidade das ações de ensino/pesquisa/extensão do PPGE&D em âmbito local/regional. | ||
Script da análise do ambiente externo ao PPGE&D – Oportunidades e Ameaças |
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Dimensões de análise |
Oportunidades |
Ameaças |
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Do Programa |
Protagonismo na oferta do cursos de mestrado em economia e desenvolvimento em nível local/regional. | Baixos incentivos institucionais aos cursos da área das ciências humanas e sociais. | |
Emergência dos enfoques interdisciplinares ao estudo dos fenômenos socioeconômicos. | Concorrência interinstitucional na captação de recursos para fomento das atividades de pesquisa e extensão | ||
Alta demanda internacional por estudos acerca da realidade socioeconômica de países da América Latina. | Insuficiente fomento nacional ao intercâmbio com instituições estrangeiras e nacionais. | ||
Sobre a formação |
Alta demanda social pela construção de conhecimentos especializados. | Volatilidade das transformações institucionais/legais em educação no Brasil. | |
Parcerias interinstitucionais locais e regionais para atender às demandas de pesquisa e extensão. | Descontinuidade dos programas de apoio e linhas de financiamento para pesquisa e extensão. | ||
Captação de recursos financeiros proveniente de editais internacionais para fomento de ações de pesquisa. | Concorrência interinstitucional na captação de recursos para fomento das atividades de pesquisa. | ||
Sobre o impacto social |
Alta demanda social por atividades exploradas pelo PPGE&D. | Fraca cultura de interação Universidade-Comunidade Local. | |
Parcerias interinstitucionais locais e regionais para atender às demandas da comunidade empresarial em inovação e gerenciamento. | Fraca cultura de interação Universidade-Empresa. | ||
Os principais resultados estão sistematizados |
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Considera-se que a autoavaliação representou um meio para a aprendizagem com vistas a atingir os objetivos institucionais com eficiência, eficácia e efetividade, como também a oportunidade para propor uma metodologia particular de avaliação institucional, de forma a incorporar na análise indicadores e métricas que tenham relação direta com o perfil de atividades desempenhadas pelo PPGE&D e pela área do conhecimento das Ciências Sociais e Humanas. Assim sendo, o empenho no desenvolvimento da autoavaliação incorporou o esforço em representação das especificidades técnico-científicas das Ciências Econômicas e áreas afins, além de atender às exigências da Área da Economia da Capes. Sobretudo, as modificações operadas com base no processo de autoavaliação não alteraram a estrutura fundamental do Programa, que permanece na área de concentração de Economia e Desenvolvimento e na área de avaliação em Economia. Contudo, permitiram que o PPGE&D qualificasse e ampliasse as produções científicas, bem como a oferta de atividades formativas de ensino, pesquisa e extensão. Sobretudo, nos dias atuais, as linhas de pesquisa do PPGE&D representam a diversidade de temas de pesquisa do corpo docente, bem como de acadêmicos e de docentes de outros centros de ensino da UFSM e de outras Instituições. Os assuntos delineados nas linhas de pesquisa criadas no ano de 2019 e que foram introduzidas a partir do ano de 2020, aparecem na produção científica do Programa, demonstrando a maturidade e o empenho dos corpos docente e discente do PPGE&D, bem como as vinculações estabelecidas pelo Programa sobretudo com pesquisadores de fora da UFSM, (inclusive do exterior). A criação destas três novas linhas de pesquisa teve como principal objetivo agregar e organizar esforços em torno das atividades de ensino e de pesquisa realizadas pelos docentes e discentes do Programa, em associação com pesquisadores de fora da UFSM. Assim, o PPGE&D tem priorizado a criação/consolidação de Grupos de Pesquisa, que acabam por dar suporte às linhas de pesquisa do Programa. Atualmente, são quatro Grupos de Pesquisa formalmente cadastrados junto ao Diretório CNPq: DEID, GPEA, DISGOS e Métodos Quantitativos em Economia.
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Os instrumentos desenvolvidos e os relatórios síntese de autoavaliação são disponibilizados em aba específica no site do Programa, sendo também publicizados, por meio dos canais de comunicação interna, a todo corpo docente e discente. Resultado Última avaliação – Aqui. |