Ir para o conteúdo PPGE&D Ir para o menu PPGE&D Ir para a busca no site PPGE&D Ir para o rodapé PPGE&D
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Cooperação Institucional


COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO – PPGE&D

     O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento tem implementado uma diversidade de ações, convênios, programas e projetos relevantes de cooperação, intercâmbio e/ou parceria. Os esforços de cooperação e intercâmbio, tanto com instituições nacionais quanto internacionais, traduzem-se na qualificação das atividades de ensino, extensão e pesquisa do Programa.  

Cooperação Institucional – PPGE&D/UFSM

PPG em Relações Internacionais (PPGRI)       O PPGE&D possui estreita relação de parceria com diversos Programas de Pós-Graduação da UFSM, incluindo ações cooperadas com o PPG em Relações Internacionais (PPGRI), o PPG Agronegócios, o PPG Extensão Rural, o PPG Gestão de Organizações Públicas (PPGOP) e o PPG Administração Pública (PPGA). Tais parcerias resultam na promoção de eventos, minicursos, seminários, palestras e produções científicas em conjunto, de forma a oportunizar intercâmbios científicos entre docentes e discentes de ambos os PPGs. Tais parcerias têm sido ainda mais relevantes na medida em que alguns Professores do PPGE&D também têm atuado em outros programas da UFSM, contribuindo para uma maior integração da pós-graduação na Instituição.
PPG Agronegócios
PPG Extensão Rural
PPG Gestão de Organizações Públicas (PPGOP)
PPG Administração Pública (PPGA)

Parcerias e convênios do PPGE&D com as seguintes Instituições Nacionais

UNISINOS

     O PPGE&D/UFSM e o Programa de Pós-Graduação em Economia da UNISINOS (PPGE) firmaram acordo de cooperação e intercâmbio com objetivo de ampliar a interação acadêmica e de pesquisa entre seus respectivos programas de pós-graduação. Desde 2014 docentes e discente de ambos os programas realizam trabalhos conjuntos, mas em março de 2021 inauguraram uma nova fase de pesquisa, com a formalização do Grupo Integração Internacional: estudos empíricos de comércio e de finanças internacionais (CNPq dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7228609749911283). Esse grupo de pesquisa trabalha com abordagens teórico-metodológicas que refletem o novo contexto comercial internacional. Participam do grupo de pesquisa tanto doutores dos programas de pós-graduação da UNISINOS, da UFSM, da PUC/RS e também o professor colaborador Paulo Reis Mourão, da República Portuguesa. Os resultados dessa parceria institucional foram efetivados no intercâmbio de seminários e palestras na área de Economia Internacional realizadas na UNISINOS e UFSM. Além disso, houve a formalização de um projeto de pesquisa, três coorientações de dissertações, três publicações de artigos em revistas com Qualis Capes e trabalhos aceitos em anais de congressos de âmbito nacional e regional na área de economia.

     Outra linha de cooperação entre PPGE&D e Unisinos dá-se no âmbito da organização industrial e inovação tecnológica. Esta atuação se consubstanciou pela participação em bancas de defesa de dissertações e pela realização de pesquisas conjuntas envolvendo a organização industrial e a inferência de processos de gestão do conhecimento e inovação tecnológica. Do lado na UNSINOS a principal pesquisadora envolvida foi a Drª Janaína Ruffoni e pelo PPGE&D os professores Orlando Martinelli e Júlio Rohenkohl.

Unicamp

     Desde 2020 o PPGE&D, em parceria com pesquisadores da Unicamp, vem realizando reuniões de trabalho de forma a identificar temáticas de pesquisa em andamento e/ou a serem desenvolvidas conjuntamente, visando o estreitamento das relações dos dois Programas para o fortalecimento/consolidação das linhas de pesquisa do PPGE&D. Derivados das reuniões de trabalho, já foram promovidos Workshops (a exemplo do debate “Chinese Developmental State uniqueness: an interpretation based on productive development policies and the dynamics of institutional change”, promovido pelos professores Antonio Carlos Diegues, da IE/UNICAMP, e Adriano José Pereira, do PPGE&D;  discussões metodológicas e elaboração de um programa de disciplina sobre Fuzzy Sets, promovidos pelos professores Rosangela Balinni (Unicamp), Orlando Martinelli, Júlio Eduardo Rohenkohl e Sibele Vasconcelos de Oliveira, do PPGE&D, resultando na oferta da disciplina de Tópicos Especiais em Desenvolvimento no PPGE&D em 2023/1; promoção de palestras, especialmente aquelas ofertadas junto ao Seminário Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento, evento oficial do PPGE&D, onde já participaram Antonio Carlos Diegues, Adriana Stankiewicz Serra, Celio Hiratuka, Renato Garcia, entre outros. Recentemente, cita-se a realização de um Seminário conjunto, envolvendo como organizadores o PPGE&D/UFSM, o PPGRI/UFSM e o Instituto de Economia da Unicamp.

UFSC

     Marcelo Arend, professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esteve realizando atividades no PPGE&D/UFSM, mediante licença para capacitação, a partir do projeto de pesquisa intitulado “Mudança Estrutural Redutora da Produtividade e Estagnação Industrial”, entre março e junho de 2023. Esta atividade de pesquisa foi objeto de convite do Professor Adriano José Pereira, e está relacionado ao projeto intitulado “Transformações globais, empresas transnacionais e o desenvolvimento de economias periféricas”. Ao longo dos três meses em que esteve em Santa Maria-RS, o Professor Marcelo Arend ministrou um minicurso intitulado “Mudança estrutural na economia brasileira: dos ciclos endógenos à estagnação”, e uma palestra para professores e alunos de graduação e de pós-graduação, do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM, em promoção conjunta dos Programas de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM) e em Relações Internacionais (PPGRI/UFSM). Parte da pesquisa, decorrente das atividades desenvolvidas, também teve como um de seus resultados a elaboração de um artigo intitulado “Celso Furtado (1966) errou? Estagnação Econômica e Desindustrialização Prematura na Economia Brasileira”, que será submetido a um Periódico Internacional. Considera-se que esta oportunidade de trabalho conjunto virá fortalecer ainda mais os vínculos acadêmicos e ampliar a colaboração científica entre os Programas de Pós-graduação em Economia da UFSM e da UFSC.

Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN)

     A Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação (ABEIN) foi fundada em 2015 e tem por objetivos desenvolver e promover o conhecimento científico em áreas da Economia Industrial, Ciência, Tecnologia e Inovação, visando fornecer subsídios para políticas, pesquisas e investigação voltados ao desenvolvimento econômico e social. Os professores Orlando Martinelli Júnior e Júlio Eduardo Rohenkohl têm participado ativamente das atividades propostas pela ABEIN. Em exemplo, a Abein promoveu, entre 2016 a 2023, o total de sete Encontros da Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI), com apresentação de trabalhos de pesquisadores e publicados em Anais. Os professores Orlando e Júlio foram membros dos Comitês Científicos para avaliação de trabalhos (do I ao VI ENEI). O prof. Orlando foi membro do Conselho Fiscal de 2015 a 2022 e, atualmente, foi eleito para Secretário da ABEIN na gestão 2023-2024. No VII ENEI, realizado em maio de 2023, os professores Dr. Orlando e Dr. Júlio participaram como membros do Comitê Organizador do Evento, que foi hospedado em formato virtual e organizado em conjunto nos Programas de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, UFSM e Unisinos.

    O trabalho conjunto com a ABEIN também resulta na contribuição do grupo de pesquisas DEID/UFSM na Organização do I Encontro de Jovens Pesquisadores (ENJP), em 2022, e do II ENJP em 2023 evento destinado à avaliação e apresentação de trabalho de graduandos e pós-graduandos que de dedicam a pesquisas em organização industrial e inovação tecnológica e seus desdobramentos nos processos de desenvolvimento.

UNIPAMPA

    O PPGE&D propôs um acordo de cooperação técnica com o Programa de Pós-Graduação de Administração/UNIPAMPA, para a conjugação de esforços e realização de projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão que visem o desenvolvimento e difusão de conhecimentos, de forma a contribuir com o desenvolvimento social, econômico e sustentável. Desde 2018, integrantes do de ambos os PPGs vêm dialogando no sentido de aproximar suas atuações. Nesse sentido, integraram o projeto “Inovação e tecnologias sociais: transformação e criatividade nas experiências populares de geração de trabalho e renda no Rio Grande do Sul”, submetido à Chamada Nº 36/2018 – C – Avaliação de Tecnologia Social, promovida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Destaca-se também a realização de um evento científico, I Círculo de Debates: “Produzir comida, produzir sustentabilidade: estamos caminhando rumo ao desenvolvimento sustentável?”;  a promoção de quatro reuniões temáticas, com destaque para a segunda: Fome, escolhas políticas e medidas de combate, na qual a professora Drª Sibele Vasconcelos de Oliveira foi responsável pelo painel “As condições de vida e a fome no Brasil; a promoção de um minicurso: “Metodologia Alkire-Foster: o uso da matemática para a mensuração das privações. Também está sendo realizada uma coorientação de mestrado, oportunidade em que a docente Alessandra Troian supervisiona a execução de uma dissertação do PPGE&D. Da mesma forma, menciona-se a publicação de artigos científicos em revistas, apresentação de trabalhos científicos em eventos e a publicação de capítulos de livros envolvendo participantes da UNIPAMPA e PPGE&D

Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM)

     O PPGE&D propôs um acordo de cooperação técnica, cujos resultados envolvem a geração de estudos sobre o perfil socioeconômico de Santa Maria, a partir de uma demanda da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), atendendo uma necessidade da Prefeitura Municipal de Santa Maria para uma gestão pública eficiente. O projeto prevê parcerias de extensão entre a UFSM, a UFN e a FISMA, para servirem de subsídio à tomada de decisões estratégicas por parte de agentes públicos, privados e sociedade civil organizada. Das ações em andamento, estão a realização de um “mapeamento do perfil socioeconômico do município de Santa Maria-RS”, visando reunir um conjunto de informações estatísticas, que servirão de suporte para análises relacionadas a uma série de atividades que ocorrem no município, com ênfase em aspectos socioeconômicos. O projeto será executado a partir do levantamento de dados junto a fontes oficiais, para dar suporte quantitativo às análises e diagnósticos a serem realizados, a partir de trabalhos acadêmicos, bem como de relatórios de atividades conjuntas a serem executadas pelas Instituições participantes. O acordo de cooperação técnica está previsto para  vigorar no ano de 2024, com possibilidade de renovações anuais até  2027.

Universidade Franciscana de Santa Maria (UFN)

Faculdades Integradas de Santa Maria (FISMA)

Prefeitura Municipal de Santa Maria

     Em 2020 o PPGE&D iniciou uma parceria com a Prefeitura Municipal de Santa Maria, mais particularmente com o Conselho Municipal de Política Cultural, de forma a colaborar com a construção do Censo da Cultura e também para o mapeamento da Economia Criativa do município. Desde então, uma equipe de docentes e discentes vem participando ativamente das discussões sobre o fomento do Distrito Criativo Centro-Gare. Atualmente, a professora Sibele Vasconcelos de Oliveira participa do Comitê de Economia Criativa. Dentre as produções vinculadas à parceria PPGE&D e PMSM, cita-se: a realização de seminários, a produção de cartilhas virtuais, além de publicações científicas.

UFMT

    Desde o ano de 2019, o Professor Dieison Casagrande é membro do Núcleo de Pesquisas Econômicas e Socioambientais (NuPES) da Universidade Federal de Mato Grosso. Junto ao núcleo, tem participado de atividades de pesquisa na área de Avaliação de Políticas Públicas, em parceria com o Ministério da Cidadania (atual Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Atualmente, vem sendo desenvolvido o projeto “Avaliação de Impactos Econômicos dos Programas Sociais”, com foco na avaliação dos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), Criança Feliz, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Cisternas Segunda Água, Fomento Rural e Casa Verde Amarela. O projeto é desenvolvido em parceria com os pesquisadores Felipe Resende Oliveira (UFMT), Lucas Emanuel da Silva (UFBA), Carlos Eduardo de Freitas (UFR), Charline Dassow (UFMT), Fábio Nishimura (UFR) e Alex Felipe Lima (Instituto Mauro Borges – Goiás). O principal produto gerado consiste em relatórios técnicos, que serviram e continuam fornecendo suporte para o aprimoramento das políticas públicas pelos gestores públicos. Além disso, artigos acadêmicos têm sido elaborados, os quais foram apresentados em importantes eventos nacionais, tais como: 50° Encontro Nacional de Economia (ANPEC 2022), XX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (ENABER, 2022), entre outros.


Parcerias e convênios do PPGE&D com as seguintes instituições internacionais

University of South Bohemia (República Theca)

      Ambas as instituições (PPGE&D/UFSM e University of South Bohemia) firmaram acordo em 2019 com a intenção de estimular e implementar programas de cooperação técnico-científica e cultural, em conformidade com a legislação vigente em seus respectivos países e com as Normas de Direito Internacional. Deu início ao acordo de cooperação internacional o professor Valny Giacomelli, à época integrante do corpo docente permanente do PPGE&D, que de 2018 a 2019 realizou um curso de Pós-Doutorado em Bioeconomy, Green Economy and Transition from Fossil Fuels to Renewable Sources of Energy na instituição Jihoceská univerzita v Ceských Budejovicích (University of South Bohemia), em Ceské Budejovice/República Tcheca.

University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA)

      Em 2018, a profª Kalinca participou do programa Fulbright Visiting Scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Na ocasião desenvolveu a pesquisa “Analysis of the test score gap by white and non-white students in Brazil – SAEB 2015” em parceria com a professora Mary Arends-Kuenning do Agricultural & Consumer Economics Department (ACE/UIUC), publicado na revista “The Review of Black Political Economy” em 2019.

PPGE&D, UFRGS e Cardiff University (Reino Unido)

      A interação com a Cardiff University (Reino Unido) teve início no ano de 2017, oportunidade em que a professora Rita Inês Paetzhold Pauli realizou o pós-doutoramento no Sustainable Places Research Institute. Desde então, já ocorreram duas missões institucionais, com as vindas do professor Terry Marsden para conferências, palestras, reuniões e visitas de campo de experiências cooperativas e de agricultura sustentável em Santa Maria. A última visita deste professor no PPG&ED ocorreu nos dias 22 e 23 de novembro de 2022, que teve suas atividades locais coordenadas pela Prof. Rita Pauli. Na ocasião, o docente e pesquisador da Cardiff University lançou seu livro sobre Place Base Making. Outra importante interação vem ocorrendo com o docente Abid Mehmood do Sustainable Places Research Institute da mesma universidade. Está programada para ocorrer no dia 08 de agosto de 2023 a realização de uma Palestra por este professor/pesquisador sobre inovação social, cujo tema coaduna interesse de duas linhas de pesquisa do PPGE&D (Linha 1 e 3). A Palestra é intitulada ‘ Social Innovation as a Transformative Endeavour’ e tem por objetivo promover avanços teóricos das bases conceituais e metodológicas dessa abordagem transversal. Da mesma forma, a interação com a UFRGS vem ocorrendo a partir de envolvimento com o Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural. Foram promovidas, por dois anos consecutivos (2021 e 2022), missões de trabalho do professor Sérgio Schneider à Santa Maria. Nas oportunidades, o professor proferiu palestras, participou de reuniões e visitas de campo. Em 2023, a docente da Linha 3, Rita Paulo, participou da Banca de defesa de pós-graduação daquele Programa. Além do mais, desde 2022 o professor do PGDR, Marcelino Souza, vem contribuindo como pesquisador do Grupo DISGOS (Inovação Social, Governança e Sustentabilidade). Este professor/pesquisador vem participando do Projeto de Pesquisa intitulado “Intersetorialidade na Promoção da Segurança Alimentar no Município de Santa Maria-RS”. A partir do segundo semestre de 2023, a docente Rita Pauli iniciará colaboração com o PGDR via co-orientação de tese de doutorado sobre cooperativismo no PGDR.

Universidad de Alicante (Espanha)

      O PPGE&D propôs o acordo de cooperação e intercâmbio acadêmico com a Universidade de Alicante (Espanha), que visa ao desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão de forma integrada com ambas as instituições. Em especial, as ações desenvolvidas têm oportunizado o aperfeiçoamento do corpo acadêmico, bem como o desenvolvimento institucional. O convênio firmado está subscrito pelo Departamento de Geografia Humana da Universidade de Alicante. Em especial, o contato prévio entre o grupo de pesquisa vinculado ao PPGE&D denominado “Desenvolvimento, Inovação Social, Governança e Sustentabilidade” (DISGOS) e o grupo internacional oficial de pesquisa da Universidade de Alicante denominado “Cooperativismo, Desarrollo Rural y Emprendimientos Solidarios en la Unión Europea y Latinoamérica” (COODRESUEL), motivou a formalização de suas ações de pesquisa, ensino e extensão. O COODRESUEL, ligado ao Instituto Universitario de Estudios Sociales de América Latina (IUESAL), é coordenado pelo professor Dr. José Daniel Gómez López. O grupo tem um caráter multidisciplinar e vem trabalhando com temas como cooperativismo, economia social e desenvolvimento territorial e tem se dedicado, especialmente à pesquisa destas temáticas na América Latina. Desde 2019, o DISGOS e O COODRESUEL vêm dialogando no sentido de aproximar suas atuações. Em virtude disso, já foram realizadas: reuniões entre os grupos (por meio virtual), realizada uma missão institucional de trabalho, oportunidade em que os professores espanhóis José Daniel Gómez, Francisco Javier Olivares e Roque Moreno estiveram em Santa Maria; promoção de um evento científico “I Seminário Internacional Brasil-Espanha”; promoção de uma banca de qualificação de mestrado com a participação de pesquisadores de ambas as instituições; entre outras ações. A aproximação com Alicante traz a perspectiva de titulação de doutoramento em cotutela mencionada em documento de intenções daquela instituição.

Universidade de Lisboa (Portugal)

     Está vigente um protocolo de colaboração entre o PPGE&D-UFSM e a Universidade Federal de Viçosa, por intermédio do Observatório Socioeconômico da COVID-19 e o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Tal ação é coordenada pelo Prof. Dr. Daniel Arruda Coronel, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS e registrada pelo Processo PEN-SIE n. 23081.026243/2020-72. Dentre as atividades realizadas, cita-se a disposição das partes na participação em Seminários Interinstitucionais; Participação em Juris de Mestrado e Doutoramento; Orientação e coorientação de projetos de investigação; Ação de Formação (Proposta de Escolas de Verão sobre métodos), dentre outras atividades.