A professora Kalinca Léia Becker é uma das 10 pesquisadoras de Santa Maria indicadas ao primeiro Prêmio Ana Primavesi. Desenvolvido pelo Diário de Santa Maria, o prêmio homenageia as mulheres que são destaque no desenvolvimento da ciência e que causam impacto na sociedade.
Bacharel em Ciências Econômicas, Mestre e Doutora em Economia Aplicada, a professora Kalinca desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da economia social e políticas públicas. Uma das ações de alto impacto social que a docente coordena é o Programa Sumo Educacional, que trabalha a educação financeira em escolas da 8ª Coordenadoria Regional de Educação e crianças em vulnerabilidade social.
A professora Kalinca é Bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq e lidera o Grupo de Pesquisa em Economia Aplicada (GPEA). Nos últimos anos, vem se dedicando ao campo de pesquisa da Avaliação de Políticas Públicas e Economia Social por meio da abordagem quantitativa. No PPGE&D, é responsável pela oferta da disciplina de “Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas” e já orientou cinco dissertações:
Análise de impacto de políticas de regulação da oferta de alimentos nas cantinas escolares brasileiras (DIAS, 2021)
Análise de impacto do programa estratégia saúde da família sobre medidas de saúde da população no Brasil – 2019 (SILVA, 2022)
Uma análise da violência no ambiente das escolas públicas brasileiras (OLIVEIRA, 2023)
Efeitos da violência física contra a mulher no mercado de trabalho no Brasil em 2019 (LIMA, 2023)
Avaliação de impacto da gamificação na alfabetização financeira de alunos de escolas públicas (SILVA, 2024)
A comunidade PPGE&D orgulha-se de contar com a professora Kalinca em seu quadro docente. Convidamos a todos para prestigiar a premiação, a ser realizada dia 31 de julho, às 19h, no Theatro Treze de Maio.