O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento da UFSM tem a honra de anunciar que no dia 4 de maio, às 17h, na sessão coletiva de apresentações da 50ª Feira do Livro em Santa Maria, ocorreu o lançamento do livro “Institucionalismo, Desenvolvimento e a Economia Brasileira“, de autoria do Prof. Adriano José Pereira, docente permanente do PPG em Economia e Desenvolvimento, em coautoria com o Prof. Herton Castiglioni Lopes, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e o Prof. Octavio Augusto Camargo Conceição, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em relação à obra “Institucionalismo, Desenvolvimento e a Economia Brasileira“, o Professor Adriano Pereira introduz a temática aos(às) leitores(as) da seguinte maneira:
“Desenvolvimentismo não é apenas um tema relevante, sobretudo uma forma de condução de uma estratégia de desenvolvimento, que ainda faz sentido para economias que, como a brasileira, vêm há décadas buscando formas de atingir uma condição de desenvolvimento semelhante aos países que hoje identificamos como desenvolvidos. Em grande medida, parte das economias desenvolvidas atingiram tal condição justamente porque adotaram estratégias desenvolvimentistas, como evidenciado no século XIX por Friedrich List, e nos séculos XX e XXI por Ha-Joon Chang, entre outros. Uma questão fundamental é saber em que medida, como uma estratégia, o desenvolvimentismo ainda é válido no século XXI para economias como a brasileira, e como os aspectos institucionais são parte constitutiva fundamental desse processo. Essa é uma das propostas centrais deste livro.”