O processo de internacionalização universitária consiste na mobilidade e contato com uma nova cultura e uma nova realidade de pensamento, na busca da qualificação e absorção das práticas de ensino. O PPGEC já tem esse propósito e abaixo colocamos algumas participações de internacionalização.
- Oferta de vagas exclusivas em processos seletivos a candidatos(as) estrangeiros(as);
- Participação de pesquisadores(as) de outros países como examinador(a) de bancas de defesa;
- Coorientações de discentes do PPGEC;
- Parcerias e atividades de ensino e pesquisa; e
- Demais destacadas abaixo.
O professor Daniel Gustavo Allasia esteve em missão por na Universidade de Auburn nos Estados Unidos durante o mês de junho de 2018, período em que desenvolveu pesquisa conjunta com o professor José Goes Vasconcelos.
Confira, clicando neste link: Convênios Bilaterais da UFSM, e acesse a lista de países e respectivas universidades com as quais a UFSM possui convênio bilateral.
Convênios firmados pelo PPGEC:
– Acordo de Cooperação Internacional entre a Universidade Federal de Santa Maria (Brasil) e o Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (Portugal), baseada na participação conjunta das duas instituições e com base na reciprocidade e na equivalência de ações; com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior e terá vigência de 5 anos, de junho de 2021 a maio de 2026. O professor Rogério Cattelan Antocheves de Lima, docente no PPGEC, é o responsável pelo acordo na UFSM.
Disciplina: ofertada no 2º semestre de 2019 a alunos do PPGEC, a disciplina ECC864 – Projeto de Edificações em Situação de Incêndio com carga horária de 30 horas pelo Prof. João Paulo Correia Rodrigues, da Universidade de Coimbra – Portugal.
Palestra: na área de tratamento de efluentes, em especial com o uso de wetlands”Tannery Industry Effluent Treatment ins Developing Countris” em 24 de novembro de 2017 pelo professor Tomkouani Kodom da Universidade de Lomé (Togo). O docente do PPGEC, professor Elvis Caríssimi, foi o responsável por esta ação.
Disciplinas ministradas aos alunos na língua inglesa, ofertada nos níveis de Mestrado e Doutorado no PPGEC.
Numeral Solutions For Hydro-Envirommental Aplications (ESA896): 30 horas, ministrada pelo professor José Goes Vasconcelos da Universidade de Auburn – AL – EUA, no 1º semestre de 2019.
The Finite Element Method And Applications TO Advanced Problems In Engineering (DEM834): 60 horas/aula, ministrada pelo professor permanente do PPGEC, René Quispe Rodriguez , no 1º semestre de 2021.
Water And Wastewater Treatment (ESA906): 60 horas, ministrada pelo professor permanente do PPGEC, Elvis Carissimi, no 2º semestre de 2021.
1 – Juliana Young: realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa/Portugal durante o período de abril a setembro de 2017. Esteve sob a supervisão do professor Francisco Serdoura na Escola de Lisboa e na UFSM a orientação da professora Jussara Cabral Cruz.
2 – Robson Ilha: realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES na Universidade Martinho Lutero de Halle-Vitemberga (MLU) na Alemanha durante o período de outubro/2017 a março/2018. Esteve sob a orientação na UFSM do professor João Batista Dias de Paiva.
5 – Elaise Gabriel: realizou pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital 19/2020/CAPES – PDSE 2020, na Hochschule Neubrandenburg (Universidade de Ciências Aplicadas de Neubrandenburg) da Alemanha. Esteve sob a supervisão do professor Manfred Köhler, e na UFSM a orientação do professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli. Devido a à pandemia do Covid-19, a viagem somente ocorreu em 13 de janeiro de 2022 a 30 de junho de 2022.
6 – Nátalie de Paula: realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital ao Edital nº 44/2022/CAPES – PDSE 2023, na University of Nevada (UNR), cidade de Reno, Nevada, Estados Unidos, durante o período de 06 de novembro de 2023 a 30 de abril de 2024. Esteve sob a supervisão do professor Krishna Pagilla. Na UFSM a orientação é do professora Elvis Carissimi. Com a proposta de pesquisa, Estudo de tecnologias de tratamento de água para fins potáveis e não potáveis, foram desenvolvidas diversas atividades focadas na aplicação de processos avançados no tratamento de efluentes domésticos. Especificamente, foram utilizadas as técnicas de ozonização e ozonização catalítica heterogênea em combinação com o Soil-Aquifer Treatment (SAT).
7 – Elzon Cassio Rippel: realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital ao Edital nº 44/2022/CAPES – PDSE 2023, na Auburn University, no Alabama, Estados Unidos, durante o período de 15 de agosto de 2023 a 26 de abril de 2024 e esteve sob a supervisão do professor Latif Kalin. Na UFSM a orientação é do professor Daniel Gustavo Allasia Piccilli.
8 – Karina Trevisan Latosinski: realizou as atividades pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE/CAPES em seleção pelo Edital nº 30/2023/CAPES – PDSE 2023-2024, na Universidade de UMinho, cidade de Guimarães – Portugal, durante o período de 01 de abril a 30 de junho de 2024 e esteve sob a orientação da professora Rute Maria Gonçalves Eires. na UFSM a orientação é do professor Alexandre Silva de Vargas. A proposta de pesquisa no projeto: A taipa de pilão e o uso de ativadores alcalinos: potencial de aplicação em solos brasileiro e português.
Abaixo, destacamos algumas atividades com parcerias em pesquisas com instituições e pesquisadores de outros países:
- Grupo de pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias do PPGEC-UFSM, desenvolve pesquisas em parceria com pesquisadores da Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Escócia, Estados Unidos, França, Índia, Irlanda e Itália no desenvolvimento do subprojeto “Tecnologias Limpas” em consonância com o Programa CAPES/PrInt – Projeto Institucional de Internacionalização da UFSM, ainda com a participação dos programas PPGQ (Química) e o PPGEQ (Eng. Química) da UFSM.
- Projeto de pesquisa intitulada “Utilization of micro algal biomass as an adsorbent for the Rhodamine B treatment” com financiamento europeu para convênio e suporte internacional – REMEDI, onde o docente do PPGEC, professor Elvis Carissimi, é o responsável no Brasil e um dos coordenadores, integrando a equipe docentes de instituições de ensino internacionais: Hedda Sander (Universidade de Ostfalia – Alemanha); John Skalbeck (Universidade de Wisconsin-Parkside, nos Estados Unidos); Mika Nieminen (Tampere University – TAMK, na Finlândia).
- Projeto de pesquisa “Strength, Behavior, and Failure mode of hollow concrete masonry constructed with mortars of different stregths”, em desenvolvimento com a Brigham Young University/EUA, professor Fernando S. Fonseca, e com a Eindhoven University/Holanda, professores Ad. T Vermeltfoort e Dirk R. W.Martens. . No PPGEC sob a coordenação do professor Gihad Mohamad.
- Pesquisa sobre Modelagem de LID com Sistema Multi-Objetivo de Otimização, em conjunto da professora Rutineia Tassi do PPGEC com o professor Márcio Giacomonni da University of San Antonio at Texas, College of Engineering.
- Projeto de pesquisas em andamento em Modelagem Distribuída em parceria com a Universidade de Swansea no Reino Unido, com integrantes de BRICS. O projeto terá coordenação do professor Daniel Gustavo Allasia.
- Parceria de pesquisa com o LEPABE – Laboratory for Process Engineering, Environment, Biotechnology and Energy, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), a pesquisa será para a Análise dos Efeitos Ecotoxicológicos e Microbiológicos de Reagentes Naturais e Sintéticos utilizados no Tratamento de Água e Esgoto Doméstico. A Profa Olga Cristina Pastor Nunes é a pesquisadora portuguesa e o professor Elvis Carissimi do PPGEC é o responsável no Brasil.
- Parceria com o laboratório de Engenharia Ambiental, no Instituto de Engenharia da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), para aplicação de Ozoflotação na Recuperação de Biomassa para Produção de Biocombustível. A Profa. Dra. María Teresa Orta é a pesquisadora mexicana e o professor Elvis Caríssimi representa o PPGEC nesta ação.
- O GEPPASV, grupo de pesquisa no PPGEC, mantém desde 2015 uma parceria em pesquisas com a École Nationale des Travaux Publics de L’État (Université de Lyon) com estudos relacionados com a reologia de ligantes e misturas asfálticas e sob a coordenação do professor Luciano Pivoto Specht.
- Cooperação em pesquisa com a Universidade Técnica de Munich (Technical University of Munich – TUM) com a visita técnica do Prof. Eric Brandão Carneiro ao grupo de Vibroacústica em janeiro de 2020.
- Pesquisa conjunta com o professor Dr. João Emílio Almeida, do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas do Porto (Portugal), com início em 2020, sobre o tema Realidade Virtual e Jogos Sérios: Um Novo Paradigma de Treino de Pessoas em Evacuação de Edifícios, coordenada no PPGEC pelo Prof. Rogério Antocheves de Lima.
- Os docentes do PPGEC, Deividi da Silva Pereira e Luciano Pivoto Specht, estiveram em 2020, em visita técnica à Universidade Estadual da Carolina do Norte North (NCSU)em Raleigh, nos Estados Unidos. Na ocasião North Caroline State University cederam 2 softwares desenvolvidos para análise e dimensionamento de pavimentos que vem sendo utilizado pelos alunos do PPGEC.
- Cooperação em pesquisa com a Universidade Técnica da Dinamarca (Technical University of Denmark – DTU) com visita técnica do Prof. Eric Brandão Carneiro em fevereiro de 2020 como pesquisador visitante, dando início a um projeto de pesquisa em medição in situ de absorção e espalhamento com foco em arranjos de sensores acústicos. O projeto de pesquisa está sob apreciação do ERC (European Research Counsil).