- Para essa forma de ingresso, o aluno estrangeiro deverá buscar bolsa de estudos para custear-se durante o mestrado ou doutorado, em programas de seu país de origem, instituições internacionais, ou convênios do Brasil (por exemplo, o programa PECPG/CAPES). É importante notar que:
- o candidato deverá buscar informações sobre as fontes potenciais por conta própria. O PPPEC não dispõe de informações completas e atualizadas sobre estas opções.
- o aluno que ingressar por esta via não terá direito a receber bolsa de estudo institucional alocada ao Programa, mesmo que após iniciar seu mestrado ou doutorado no PPGEC perca sua bolsa de estudo por qualquer razão.
- Informar-se sobre as linhas de pesquisa e orientadores potenciais. Entrar em contato diretamente com o orientador pretendido e, se este estiver de acordo com lhe orientar, elaborar projeto de pesquisa para dissertação ou tese.
- Para inscrever-se como candidato, é necessário submeter um email a ppgec@ufsm.br com os seguintes documentos:
- cópia de diplomas de graduação e de mestrado (se já concluído) e respectivos históricos escolares. Para inscrever-se como candidato no PPGEC, não há necessidade de reconhecimento consular ou de tradução juramentada (mas, caso seja aceito no Programa, para a matrícula na Universidade e obtenção de visto para o Brasil, há exigências específicas).
- cópia de documento de identidade e passaporte, se tiver
- currículo em até 5 páginas.
- carta de intenções (máximo 2 páginas), explicando sua motivação para realizar o mestrado e doutorado no Brasil, e especificamente no PPGEC/UFSM, sua escolha de tema de trabalho e sua expectativa de carreira profissional que seguirá após o doutorado ou mestrado.
- projeto de pesquisa, em máximo 5 páginas, contendo: introdução e justificativa; objetivos; caracterização da área e do sistema de estudo, mais detalhado se fora do Brasil; métodos, incluindo trabalho de campo e desenho experimental, conforme o caso, e de análise de dados; cronograma de desenvolvimento; plano de custeio do trabalho (materiais de consumo, despesas de campo e viagens necessárias). O projeto poderá ser redigido em português, espanhol ou inglês.
- carta de aceitação do futuro orientador, com aprovação do projeto apresentado
- exame ou documento de suficiência em inglês ou português (fluência de leitura e redação de textos científicos)
- nome, endereço de correio, email e telefone de 3 docentes ou profissionais que possam fornecer recomendações e informações
- cópia (preferencialmente eletrônica, em formato pdf ou equivalente) de sua tese de mestrado ou de graduação e de trabalhos publicados, aceitos ou submetidos a publicação.
- A documentação acima será avaliada pela Coordenação e por outros docentes do PPGEC. A Coordenação deverá solicitar informações e recomendações às pessoas indicadas pelo candidato.
- Caso o projeto e o candidato sejam avaliados positivamente, será realizada uma entrevista, por teleconferência (Google Meet) ou outro meio de comunicação, em data e horário previamente marcados.
- Uma vez que estas exigências sejam cumpridas, a Coordenação do PPGEC poderá emitir carta de que o candidato preencheu os requisitos para ser avaliado para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
- Uma vez aprovado nas etapas acima, a Coordenação do PPGEC informará a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e a Coordenação de Relações Internacionais da UFSM da aceitação do candidato para matrícula.
Esteja ciente que:
- A documentação para inscrição poderá ser submetida em qualquer período e normalmente a avaliação será realizada no prazo de 60 dias, durante os períodos letivos brasileiros (março-junho e agosto-novembro). Nas demais épocas, a avaliação poderá levar mais de 90 dias, devido a férias e viagens para trabalho ou cursos de campo. Recomenda-se fortemente aos candidatos que prevejam 90 dias de avaliação, além dos prazos para tramitação de pedidos de bolsa e vistos.
- O PPGEC não realizará exame de suficiência em português (CELPE/BRAS – https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/celpe-bras), que usualmente é exigido para emissão do visto de estudante. As disciplinas teóricas e práticas são normalmente ministradas em português, e todas as provas, trabalhos e relatórios serão realizados neste idioma. Além disto, a fluência de leitura em inglês científico é indispensável, uma vez que a maior parte da literatura é neste idioma. A tese de doutorado deverá ser redigida em inglês ou português, exceto por capítulos correspondentes a trabalhos já publicados ou aceitos para publicação.
- O PPGEC não oferece suporte para obtenção de vistos ou moradia. Informações e algum apoio podem ser obtidos na Coordenação de Relações Internacionais da UFSM.
- Casos omissos serão decididos pelo Colegiado do Programa.