SALAS DE AULA
No segundo semestre do ano de 2018 o PPGEC foi transferidas para uma edificação na UFSM com infraestrutura mais moderna, espaço mais amplo e destinado a todos os cursos de Pós-graduação do Centro de Tecnologia. O PPGEC está localizado no Prédio do INPE na UFSM.
Com isso, o acesso à secretaria do PPGEC e salas de aula se dá por uma entrada exclusiva. As salas de aula foram modernizadas, com iluminação adequada, novo mobiliário, instalação de sistema de multimídia, com televisão, microfones onidirecionais, habilitando as mesmas para realização de videoconferências, quando for o caso.
O prédio onde está o PPGEC conta com um auditório, que é utilizado para palestras, defesas, encontros, entre outros. Também se destaca que Centro de Tecnologia finalizou em 2019 um novo espaço de coworking destinado aos alunos de pós-graduação, que além de propiciar um excelente espaço de trabalho permite a integração com os demais cursos do CT/UFSM. Esta sala está localizada nas dependências do INPE.
A UFSM disponibiliza diversas salas para realização de videoconferências. Essas salas encontram-se em diferentes unidades da instituição, podendo ser utilizadas a qualquer momento. As salas mais utilizadas pelo PPGEC encontram-se no Centro de Processamento de Dados da UFSM, sala do Núcleo de Tecnologia Educacional, sala de videoconferência do espaço Multiweb e sala de videoconferência do grupo de pesquisa GEPPASV.
O PPGEC conta ainda com a própria infraestrutura de recursos compartilhados do Centro de Tecnologia (Auditórios Wilson Aita (600 lugares), Auditório Pércio Reis (120 lugares), e Auditório 355 (100 lugares)), diversas salas informatizadas, salas de reuniões multimídia, assim como a infraestrutura compartilhada da Universidade que contam inclusive com um Teatro.
SECRETARIA
O PPGEC conta com uma secretaria própria para atendimento das demandas do Programa. A secretaria do PPGEC conta hoje com área destinada ao atendimento ao público, com mesas, armários e demais infraestrutura relacionadas. Anexa à sala secretaria há uma sala de reuniões, do Colegiado, Comissão de Credenciamento, Comissão de Bolsas, entre outros, além de permitir a realização de videoconferências.
BIBLIOTECA
A Universidade Federal de Santa Maria conta com uma rede de bibliotecas setoriais interligadas, das quais são de interesse direto ao PPGEC as bibliotecas do Centro de Tecnologia (CT), do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e do Centro de Ciências Rurais (CCR), além da biblioteca Central.
O acervo é caracterizado por livros físicos e digitais, periódicos, dissertações, teses nas áreas de Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Geociências, Hidráulica, Hidrologia e Acústica. Além disso, a biblioteca permite o acesso ao catálogo da ABNT, que disponibiliza normas técnicas.
Os alunos têm acesso ao Portal de Periódicos Capes nos computadores da instituição. No sítio eletrônico do PPGEC também são disponibilizadas as dissertações e teses para download. As versões mais antigas estão disponíveis na Biblioteca Central e na secretaria do PPGEC.
LABORATÓRIOS
O PPGEC/UFSM desenvolve suas atividades de pesquisa e a parte experimental das dissertações e teses apoiado diretamente na infraestrutura disponibilizada por subunidades vinculadas diretamente ao Centro de Tecnologia da UFSM, a exemplo do Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC), Laboratório de Engenharia de Meio Ambiente (LEMA), ou ainda com o apoio de laboratórios vinculados a departamentos, como o Laboratório de Engenharia Acústica. Também, o PPGEC conta com equipamentos para medições in situ, de acordo com especificações técnicas adequadas às normas nacionais e internacionais, de variáveis térmicas e lumínicas, como dataloggers para medições de temperatura do ar, umidade do ar (interno e externo) e iluminância, câmara termográfica, além do programas livres e comerciais para simulação termoenergética e lumínica (EnergyPlus e Design Builder).
Para complementar as pesquisas, utilizam-se outros Laboratório da UFSM, com destaque para: Laboratório de Caracterização de Rochas e Solos do Departamento de Geociências; Laboratório de Solos da Agronomia; Laboratório de Química Analítica do Departamento de Química; Laboratório de Química Inorgânica do Departamento de Química; e Laboratório de Microscopia Eletrônica do Departamento de Engenharia Mecânica.
Nos últimos anos os laboratórios foram ampliados em termos de área construída e de equipamentos adquiridos; isso foi possível através de recursos próprios da UFSM e da captação pelos grupos atuantes no PPGEC. A infraestrutura laboratorial disponível é uma das melhores do Brasil, e atende bem às pesquisas do programa.
Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC)
O laboratório de materiais de construção (LMCC) da UFSM conta com toda a infraestrutura para a caracterização de cimento, argamassas e concreto asfáltico e de cimento Portland, assim como outros materiais e sistemas construtivos. O laboratório é amplamente reconhecido na região pela prestação de serviços de extensão na caracterização de cimentos, argamassas, concretos, produtos cerâmicos e outros materiais/elementos. Igualmente o laboratório dá suporte em diferentes disciplinas da graduação atendendo aproximadamente 200 alunos por semestre. Igualmente dá apoio em todas as atividades de pesquisa no PPGEC, com a participação de mais de 20 alunos por ano. Dos equipamentos instalados no laboratório ressalta-se uma prensa Hidráulica ZD100, prensa Hidráulica 300t, prensa Hidráulica Amsler 20t, peneiras, balanças, prensa CBR, moldes de corpos de prova (para concreto e argamassa), frasco Lechatelier, estufas, forno, câmara de carbonatação, câmaras climáticas, equipamento rotarex, viscosímetro, dispersor, tronco de Cone, mesa Vibratória, esclerômetro, ultra-som, moinho de bolas, entre outros. Com a utilização destes equipamentos é possível a realização dos seguintes ensaios/testes/experiências: Resistência à Compressão do Concreto, tração e dobramento de barras de aço, ensaios físicos de agregados graúdos e miúdos (massa específica, análise granulométrica, massa unitária) e ensaios físicos de cimento (finura, tempo de pega, compressão de CPs, massa específica, espaço físico com temperatura e umidade controlada para ensaios em argamassas, entre outros).
Como destaque na área de geotécnica e pavimentação com uma infra-estrutura instalada de ~700 m² onde é de destacar os seguintes equipamentos: prensa pneumática e sistema de medição de temperatura de pavimentos, prensa triaxial e diametral para ensaios dinâmicos, reômetro de cisalhamento dinâmico para ligantes asfálticos, reômetro de viga à flexão para ligantes asfálticos, estufa tipo RTFOT para ligantes asfálticos, estufa tipo PAV para ligantes asfálticos e câmara de envelhecimento SUN TEST.
Laboratório de Engenharia de Meio Ambiente (LEMA)
Os diferentes laboratórios do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental foram agrupados em uma subunidade do Centro de Tecnologia da UFSM, com a criação do Laboratório de Engenharia do Meio Ambiente (LEMA). O LEMA está organizado em setores: Físico-química; microbiologia; sedimentometria e hidrometria; mecânica dos fluídos e hidráulica; ecotecnologias e instalações hidrossanitárias; geoprocessamento; gestão de recursos hídricos; e logística.
Este laboratório está apto para realizar as seguintes atividades:
1) Análises Físico-químicas e de qualidade da água: DQO, DBO, OD, condutividade, salinidade, turbidez, pH, série de sólidos, série nitrogenados, série fosforados, cloro residual, gases no ambiente (CO, O2, H2S, gás combustível – como CH4), gorduras totais, fluoreto, teste de jarros, coloração da água; análise colorimétrica (método de Nessler): alumínio, amônia, análise de cor, cloro, cobre, cromo VI, ferro total, fluoreto, fosfato, manganês e nitrito; cromatografia de íons; coleta de amostras aquáticas e de sedimentos; fotometria de chama: lítio, sódio e potássio;
2) Experimentos didáticos em Microbiologia: Coliformes totais e E. Coli; tubos múltiplos (coliformes totais e E. coli ), semeadura, inoculação e contagem de colônias; microscopia para microbiologia; coleta de amostras aquáticas para contagem de algas e quantificação de clorofila.
3) Experimentos didáticos em Termodinâmica e Hidrologia:
Temperatura do corpo hídrico, diversas analises de qualidade já mencionadas anteriormente.
Para o desenvolvimento das atividades mencionadas, o laboratório conta com uma série de equipamentos, entre os quais se destacam: Agitador magnético com aquecimento, Autoclave, balança de precisão diversas, banho de ultrasso, banho-maria microprocessado, bloco digestor microprocessado (análise de DQO), bomba de vácuo, centrífugas microprocessadas, clorímetros, condutivímetro, contador eletrônico de colônias, desionizador de leito separado, detector de gases digital, espectrofotômetro UV-Visivel, estufas e fornos tradicionais, incubadoras e a vácuo, extrator de gordura de Soxhlet, fluorímetros, microscópios, ph-ametros, medidores de OD, cloro livre, etc.
sedimentometria e hidrometria: dá apoio às atividades monitoramento hidrossedimentométrico e de qualidade da água. As atividades são prioritariamente desenvolvidas no campo. Dentre as atividades realizadas, destacam-se as medições de vazões líquidas para estabelecimento da curva chave, além do monitoramento da precipitação, nível de água, vazão e concentração de sedimentos em suspensão. A partir destes dados busca-se relacionar a complexidade hidrossedimentológica com a aplicação de modelos físicos e matemáticos, permitindo avaliar os impactos ambientais da urbanização, agricultura e pecuária, sobre as cheias, a produção, transporte e deposição de sedimentos e sobre a qualidade da água em pequenas bacias hidrográficas e reservatórios.
O setor de Geoprocessamento está equipado com plotter HP formato A0, scanner de alta resolução, mesa digitalizadora formato A1, estações tatais, GPS vários, softwares diversos onde destaca-se a coleção do pacote ArcGIS 10 em 31 computadores utilizados Para ensino e pesquisa. Adicionalmente, tem um drone para foto-levantamentos.
O Setor de Ecotecnologias e Instalações Prediais desenvolveu no ano de 2018 um conjunto de estações de monitoramento hidrológico de baixo custo, que se somaram à capacidade de monitoramento do LEMA. Também contamos com equipamentos específicos para instalação em um sistema de wetland construído na UFSM.
Laboratório de Engenharia Acústica
O Laboratório de Acústica conta com modernos equipamentos e câmaras especiais, projetadas em conformidade com normas internacionais para ensaios de ruído aéreo e de impacto, bem como para avaliação de potência sonora de equipamentos como absorção e difusão acústica, isolamento acústico e ruído de impacto e potência sonora.
Entre os equipamentos destaca-se:
- câmara de dois pavimentos para avaliação da transmissão sonora por impacto
- câmara reverberante de 207 m3 para determinação de potência sonora e coeficientes de absorção acústica.
- câmara reverberante dupla de 60 / 67 m3 para avaliação de transmissão sonora
- medidores de nível de pressão sonora BK 2270
- microfones para campos livre difuso e de pressão
- acelerômetros
- shakers e martelos de impacto com cabeça de impedância
- analisadores de sinais
- manequim para medições biauriculares e de fones de ouvido
- medidor de vibração no corpo humano
- fontes sonora omnidirecionais
- fonte sonora de diretividade variável (monopolo ou dipolo)
- fonte sonora especial para acústica de dutos e silenciadores
- tapping machines para avaliação de ruído de impacto
- sonda de medição de intensidade sonora
- fones de ouvido eletrodinâmicos Sennheiser HD 600