Ir para o conteúdo PPGEC Ir para o menu PPGEC Ir para a busca no site PPGEC Ir para o rodapé PPGEC
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Qualificação de Doutorado – Defesa

O exame de qualificação tem o objetivo de avaliar e qualificar o projeto de pesquisa, bem como a capacidade do doutorando em sua consecução.
A Qualificação para o Doutorado constará da apresentação pelo(a) discente do seu projeto de Tese a uma Comissão Examinadora e tem o objetivo de avaliar o projeto de pesquisa, a sua originalidade, os resultados parciais (quando disponíveis), a competência e o potencial do(a) discente para conduzir pesquisas inovadoras, especialmente no caso do doutorado, e de uma maneira criativa na área de estudo, e/ou seus conhecimentos gerais de ciência e pesquisa, podendo ser agregada a defesa de uma produção intelectual.

O curso de Doutorado terá duração mínima de vinte e quatro (24) meses e máxima de quarenta e oito (48) meses, a qualificação de doutorado deverá ocorrer até o 24º mês de ingresso no curso. Mas, poderá solicitar a abertura do processo de defesa do exame de qualificação, o(a) discente de doutorado que tiver concluído, no mínimo, 1 (um) semestre letivo do curso.

Para a qualificação de doutorado o(a) aluno(a) deverá:
» Ter concluído, no mínimo, 75% dos créditos exigíveis ao curso (36 créditos);
» Ter registrado no histórico escolar a suficiência em pelo menos uma língua estrangeira;
» Ter concluído, no mínimo, um semestre letivo do curso.

COMO PROCEDER:
 1) O discente é o responsável pela abertura do processo conforme o Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT com no mínimo vinte (20) dias que antecedam a data da defesa, com o aval do(a) seu(sua) orientador(a) para a definição da data e membros da banca examinadora.
2) A banca examinadora de qualificação de doutorado deverá ser constituída, no mínimo três membros efetivos e um membro suplente. Os membros efetivos serão o orientador(a) como presidente e dois examinadores em que pelo menos um deverá ser externo à UFSM.
  2.1) A nominata da banca examinadora deverá ser sugerida de comum acordo entre o(a) orientador(a) e o(a) doutorando(a).
  2.2) Para a abertura do processo de defesa serão necessário os dados do(s) membro(s) externo(s) à UFSM: nome completo e correto, instituição de origem, nº do CPF e data de nascimento.
  2.3) Todos os componentes da banca examinadora deverão possuir o título de doutor(a).
  2.4) Não poderão fazer parte das bancas de defesa de exame de qualificação, o(a) cônjuge do candidato(a) ou do orientador(a) e/ou parentes afins do(a) candidato(a) até o terceiro grau inclusive.
3) O processo de defesa tramitará ao orientador(a) para anuência e, após, à coordenação do curso para análise e aprovação da banca, tendo a concordância do Colegiado do programa.
4) Enviado pela secretaria do programa o discente e seu/sua orientador(a) irão receber por e-mail, a documentação e as Instruções para a realização de defesa de Qualificação de Doutorado.
5) Poderá presidir os trabalhos do exame de qualificação, o(a) orientador(a), coorientador(a) ou outro docente do programa de pós-graduação, homologado pelo colegiado do PPG.
6) Por motivo justificado poderá ser solicitado ao(a) coordenador(a) do programa, que seja adiada a data da defesa de qualificação desde que obedeça aos prazos máximos estabelecidos.
7) Será considerado(a) aprovado(a), na defesa de qualificação, o(a) candidato(a) que obtiver aprovação por maioria simples dos membros da banca examinadora.
  7.1) O(A) candidato(a) reprovado(a) poderá ter, a critério da banca examinadora, ter até 6 (seis) meses para se submeter a uma única nova defesa do exame de qualificação.
  7.2) Em caso de 2ª (segunda) reprovação no exame de qualificação o(a) aluno(a) será desligado do curso.

A defesa de dissertação, exame de qualificação ou tese devem ser abertas ao público e podem ser realizadas e podem ter a participação dos(as) membros(as) da banca de forma presencial, por meio de videoconferência para todos(as) ou ser com participação híbrida, parte presencial e parte por meio de videoconferência. 

No caso de informações sigilosas do projeto de pesquisa, o exame de qualificação não será público e os membros externos da comissão examinadora exercerão suas atividades mediante assinatura do termo de confidencialidade e sigilo, que ficará de posse da coordenação do respectivo programa de pós-graduação. Mais informações em: Defesa Fechada ao Público.

Poderá ocorrer a prorrogação de prazo de qualificação de doutorado de até (03) três meses. Para saber sobre isso acesse este link: Prorrogação de Prazo de Defesa de Qualificação de Doutorado.

As instruções de como ocorrerá a defesa da qualificação acessar em Instruções para a realização de defesa de Dissertação/Tese e Qualificação de Mestrado/Doutorado.

 

Resolução nº 002 de 24 de julho de 2018

Tutorial de Solicitação de Defesa de MDT